Vous êtes sur la page 1sur 15

IX ENCONTRO PARANAENSE DE PESQUISA EM JORNALISMO

UEPG Ponta Grossa PR 2011

IMPRENSA NEGRA:
A PRESENA DA CRTICA SOCIAL EM UMA ANLISE

DA SEO OPINIO DE RAA NA REVISTA


RAA BRASIL

Anderson Lopes Orient.: Prof Ms. Fernando Klein

Introduo Breve histrico da Imprensa Negra nacional: a vez e a voz do negro A revista Raa Brasil como espao contemporneo de representao da negritude brasileira A relao simbitica entre o texto opinativo e a crtica social Anlise da seo Opinio de Raa.

Imprensa Negra: veculos, temticas e crtica


A legtima imprensa negra restrita aos anos de 1915-1963

O Menelick (1915), O Clarim da Alvorada (1924), A Voz da Raa (1933): ntida a preocupao em apresentar sempre reivindicaes, contedo pedaggico e posicionamento do negro frente ao mundo do branco.
Circulao, principalmente, em SP, RJ e RS.

Outros exemplos como O Xauter (1918), O Bandeirante (1919), O Alfinete (1919), O Tamoio, Elite, A Liberdade (1920), A Rua (1918). O ltimo jornal da imprensa negra: O Correio dbano (1963).

Revista Raa Brasil: ainda existe uma imprensa negra?


Criada em setembro de 1996, inicialmente pela editora Smbolo e depois comprada pela Escala.

Cobertura acerca de beleza, movimentos sociais afrobrasileiros, anlise da mdia, polticas pblicas a favor dos negros, cultura, culinria e eventos ligados defesa contra a discriminao racial. Revista Raa Brasil: imprensa negrista ou imprensa negra? Argumentos: permanncia da criticidade jornalstica; presena de produo editorial multitnica; combate ao embranquecimento da sociedade/meios de comunicao; leitores bem informados e tambm crticos.

A relao simbitica entre os textos opinativos e a crtica social O conceito anglo-saxo de texto opinativo, segundo Melo (2001, p.2), pode ser representado por editorial, comentrio, artigo, resenha, coluna, crnica, caricatura e cartas do leitor. A seo Opinio de Raa: misto entre editorial e artigo. Crtica sempre presente nos textos opinativos da revista (autor: Maurcio Pestana). Temas abordados de forma crtica: Estatuto da Igualdade Racial, discriminao racial, racismo miditico, representao poltica do negro, indiferena s personalidades negras no pas.

Anlise da seo Opinio de Raa: crtica social (n 115/2007) Nossa existncia no estado brasileiro

Temas abordados: participao e representao poltica (CRP). Crtica social explcita: fica mais fcil observarmos a quase nula presena negra nas instncias de poder administrativo brasileiro. Forte carga semntica na utilizao do termo alcaide. Conclame geral aos leitores (negros) para lutar pelos direitos.

Anlise da seo Opinio de Raa: crtica social (n 146/2010)


Muito alm do Estatuto da Igualdade Racial

Temas abordados: importncia do estatuto, preconceito velado e representao poltica do negro. Crtica social explcita: O Estatuto da Igualdade Racial diferencia-se de vrias das leis raciais que o antecederam (incluindo a Lei urea) no simples fato de no se ater apenas punio ou ao endossamento da tese de que o Brasil no racista. Comparao de relevncia equitativa entre as legislaes (Lei urea/Estatuto)

Anlise da seo Opinio de Raa: crtica social (n 147/2010)


Para onde governo? vamos no prximo

Temas abordados: representao poltica do negro e mudanas notveis em polticas pblicas. Crtica social explcita: (...) chegada ao poder de um presidente que, embora no represente na cor da pele os afrodescendentes, seu histrico de vida no o diferencia em nada dessa populao negra excluda. Status de quase-profeta ao senador Jos Sarney e indagaes reflexivas.

Anlise da seo Opinio de Raa: crtica social (n 152/2011) Ventos do Norte Temas abordados: representao poltica e ensino da histria da cultura afro-brasileira. Crtica social explcita: (...) grande parte da destruio dos narizes das esfinges foi realizada por europeus, no intuito de esconder os traos negroides dos faras. Caractersticas opinativas: redao em 1 pessoa e relato de experincia vivida.

Anlise da seo Opinio de Raa: crtica social (n 156/2011) Um peso, duas medidas Temas abordados: cota aos negros nas universidades e racismo miditico. Crtica social explcita: (...) relatar os danos e atrasos que os 380 anos de escravido nos causaram, e que cotas so simplesmente uma das formas de reparao que o Estado brasileiro pode oferecer com mais de 100 anos de atraso. Presena da disforia e euforia: homenagens a brasileiros famosos.

Anlise da seo Opinio de Raa: crtica social (n 157/2011)


As sobrevidas do Estatuto da Igualdade Racial Temas abordados: indiferena comemorao de um ano do estatuto. Crtica social explcita: Tem lei que pega e tem lei que no pega... como se aqueles que no o mataram antes do seu nascimento tentassem faz-lo agora com o silncio, a invisibilidade e o descrdito.... Uso frequente de nmeros estatsticos e datas histricas para confirmar a situao discriminativa do negro.

Consideraes Finais A revista Raa Brasil configura-se legitimamente como um veculo da imprensa negra. Presena de temas de interesse acerca do pblico negro e forte crtica social em todos os textos analisados.

A relao simbitica entre texto opinativo e crtica social fica ainda mais visvel nas indagaes reflexivas formuladas e nas respostas fornecidas ainda durante o texto.

Referncias Bibliogrficas
BALSALOBRE, Sabrina R. G. Lngua e 32, 2006. sociedade nas pginas da imprensa negra paulista um olhar sobre as PESTANA, Maurcio. Nossa existncia no formas de tratamento. So Paulo: Cultura estado brasileiro. Revista Raa Brasil. Acadmica, 2010. Acesso em: 14 de setembro de 2011. Disponvel em: < DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. http://racabrasil.uol.com.br/culturaMtodos e tcnicas de pesquisa em gente/115/artigo64570-1.asp>. comunicao. 2 ed., So Paulo: Atlas, 2006. _________________. Muito alm do Estatuto da Igualdade Racial. Revista FREITAS, Jorge R. Imprensa Negra: a Raa Brasil. Acesso em: 14 de setembro trajetria visvel. 1 ed. Rio de Janeiro: de 2011. Disponvel em: < CEAP, 2009. http://racabrasil.uol.com.br/culturagente/146/artigo180930-1.asp>. MOURA, Clvis; FERRARA, Miriam. Imprensa Negra Estudo Crtico. So _________________. Para onde vamos Paulo: Imprensa Oficial/Sindicato dos no prximo governo. Revista Raa Brasil. Jornalistas no Estado de So Paulo, 2002. Acesso em: 14 de setembro de 2011. Disponvel em: < OLIVEIRA, Denis. Ambivalncias raciais. http://racabrasil.uol.com.br/culturaRevista do Grupo Mdia e Etnia a gente/147/artigo184957-1.asp>. imagem do negro nos meios de comunicao, So Paulo, v. 1, n. 1, p. 29-

Referncias Bibliogrficas
_________________. Ventos do Norte. Revista Raa Brasil. Acesso em: 14 de setembro de 2011. Disponvel em: < http://racabrasil.uol.com.br/culturagente/152/artigo211060-1.asp>. _________________. Um peso, duas medidas. Revista Raa Brasil. Acesso em: 15 de setembro de 2011. Disponvel em: < http://racabrasil.uol.com.br/culturagente/156/artigo221143-1.asp>. _________________. As sobrevidas do Estatuto da Igualdade Racial. Revista Raa Brasil. Acesso em: 15 de setembro de 2011. Disponvel em: < http://racabrasil.uol.com.br/culturagente/157/artigo226087-1.asp>. Rafael. Opinio dos Jornais: uma discusso sobre o jornalismo opinativo atual como construo histrica. In: CONGRESSO DE CINCIAS DA COMUNICAO DA REGIO SUL, 12, 2011, Londrina-PR. Anais... Londrina, UEL/UNOPAR, 2011, p. 1-11.

SODR, Muniz. Sobre imprensa negra. Lumina - FACOM, Juiz de Fora MG, v. 1, n. 1, p. 23-32, jul./dez. 1998.
VALIM, Jos Renan; SCHOENHERR,

Vous aimerez peut-être aussi