Vous êtes sur la page 1sur 61

ESPLANCNOLOGIA

Vsceras, viscus, splancnus; Antigamente, todos os sistemas orgnicos (-) locomotor , (-)neurosensorial e vascular (origem ectodrmica) Meso e endodrmica sistemas respiratrio, digestrio, uro-genital.

DIVISO DO SISTEMA CIRCULATRIO

SISTEMA CRDIO-VASCULAR (sangue)

SISTEMA LINFTICO (linfa)


TECIDOS E RGOS HEMOCITOPOTICOS (formao dos elementos morfolgicos do sangue)

SISTEMA CRDIO-VASCULAR

O corao um rgo muscular, cavitrio, localizado abaixo do osso anterior do trax (o.esterno). Tem aproximadamente o tamanho de um punho de um adulto, fechado.

CORAO

Apresenta-se como uma bomba muscular, cuja funo primria impulsionar o sangue, para todas as partes do corpo por um sistema fechado de vasos sangneos e desse sistema para uma rede de tubos endoteliais, onde ocorrem trocas gasosas; bem como produtos de digesto, hormnios, enzimas, etc., podem atravessar as paredes desses tubos e serem encaminhadas para diferentes partes do organismo. (Gray, 1979).

Bloco em vista anterior/Corao sem pericrdio: Bloco Anatmico em vista anterior. Observe os eixos de orientao do corao (longitudinal, transversal e ntero-posterior)

CORAO

POSIO DO CORAO

LOCALIZA-SE ENTRE OS PULMES, NO MEDIASTINO, ONDE SITUA-SE OBLIQUAMENTE.


No tocante sua orientao, o corao encontra-se 1/3 localizado a direita do plano mediano e 2/3 localizados a esquerda.

O corao est situado na cavidade torcica entre os pulmes, num espao denominado mediastino. Admite-se que o mediastino compreenda as seguintes regies: um mediastino superior, acima do nvel do pericrdio, e trs divises inferiores, denominadas anterior, mdia e posterior.
Bloco em vista anterior. Corao com pericrdio: Bloco Anatmico em vista anterior. Atentar para o pericrdio envolvendo o corao. A seta preta mostra a face mediastinal do pulmo esquerdo.

Figure 3.35 Pleural cavities.

Downloaded from: StudentConsult (on 3 August 2006 10:28 PM) 2005 Elsevier

O mediastino mdio contm o pericrdio e o corao, bem como as pores adjacentes dos grandes vasos, junto com os brnquios principais e outras estruturas das razes dos pulmes. O mediastino anterior est situado na frente do pericrdio e atrs do osso esterno. Seu principal componente o timo, que ocupa tambm a poro anterior do mediastino superior. O mediastino posterior, est situado atrs do pericrdio e contm, dentre outras estruturas, o esfago e a aorta torcica, que o alcanam vindos do mediastino superior. O mediastino superior contm o esfago e a traquia, posteriormente; o timo (ou seu remanescente) anteriormente; e, entre eles, os grandes vasos relacionados ao corao e pericrdio.

Figure 3.5 Subdivisions of the mediastinum.

Downloaded from: StudentConsult (on 3 August 2006 11:04 PM) 2005 Elsevier

Figure 3.52 Subdivisions of the mediastinum.

Downloaded from: StudentConsult (on 3 August 2006 10:29 PM) 2005 Elsevier

Formato: Apresenta uma forma semelhante a um "cone", estando determinado no mediastino por 3 eixos que o dispem anatomicamente: a) um eixo orientado de cima para baixo - eixo longitudinal; b) eixo orientado da direita para a esquerda - eixo transversal; c) um eixo orientado pstero-anteriormente - eixo correspondente sua amplitude.

O CORAO POSSUI UMA BASE, UM PICE E FACES ESTERNO-COSTAL DIAFRAGMTICA E PULMONAR.

Face

esterno-costal: a face anterior do corao voltada para frente para cima e para a esquerda.
Corao, vista anterior: Vista anterior do corao (Face esterno costal); 1) trio direito (Aurcula direita); 2) trio esquerdo (Aurcula esquerda); 3) Ventrculo direito; 4) Ventrculo esquerdo; 5) Cone Arterial; 6) Tronco da artria pulmonar; 7) Aorta (parte ascendente). A seta vermelha indica o sulco coronariano; a seta preta nos mostra a margem direita do corao.

Aparece dividida em 3 sub-regies: ventricular, atrial e vascular.


A sub-regio ventricular apresenta-se constituda em seus 2/3 pelo VD e 1/3 pelo VE, cuja separao demarcada pela presena do sulco interventricular anterior e posterior. O ventrculo direito apresenta uma peculiaridade, pois prolonga-se para cima ao longo do tronco da a. pulmonar formando uma espcie de cone que recebe o nome de infundbulo ou cone arterial.

A sub-regio vascular apresenta-se constituda pela eminncia de 2 importantes vasos arteriais, o tronco da artria pulmonar e aorta ascendente. A sub-regio atrial aparece predominantemente constituda do AD, apresentando sua respectiva aurcula e pela aurcula esquerda, visto que o restante do AE aparece totalmente recoberto pelos troncos da pulmonar e aorta.

Face diafragmtica: a face inferior do corao, orientada para baixo e ligeiramente para trs, estando formada pelos ventrculos, predominantemente pelo VE.

Corao/face diafragmtica com pericrdio: Vista da face diafragmtica do corao (revestido pelo saco pericrdico). D) resqucios do msculo diafragma; V) Veia cava inferior ("perfurando" o diafragma).

A face diafragmtica encontra-se, atravs do pericrdio, intimamente relacionada com o centro tendneo do msculo diafragma a razo pela qual recebe o nome de face diafragmtica. Apresenta em sua superfcie a evidncia externa do septo interventricular, o sulco interventricular posterior. A face diafragmtica encontra-se separada da base do corao pelo sulco coronrio, que uma depresso que percorre o corao em 360 a partir da aorta ascendente, anteriormente, formando uma espcie de coroa.

Face pulmonar: a face esquerda do corao dirigida para cima e para trs e apresentando-se constituda em maior parte pelo ventrculo esquerdo inferiormente, e por pequenas pores do trio e aurcula esquerda superiormente. Apresenta-se convexa de diante para trs e de cima para baixo. esta poro que causa uma impresso profunda no pulmo esquerdo, impresso situada abaixo e na frente do hilo pulmonar.

Corao, face pulmonar: 1) Ventrculo esquerdo.

pice: a regio arredondada do corao formada totalmente pelo ventrculo esquerdo. Encontra-se dirigido para baixo, para frente e para esquerda, situado normalmente ao nvel da 6 cartilagem costal. O chamado batimento do pice, que um impulso desencadeado pelo corao, pode ser sentido na frente e do lado esquerdo do trax, na maioria dos indivduos.

Base: a regio posterior do corao, tendo a forma mais ou menos quadriltera. Apresenta-se orientada para trs e para a direita, e tm relao com esfago e aorta descendente posteriormente.

Est formada predominantemente pelo trio E e em pequena extenso pelo trio D. As veias pulmonares direita, (duas) provenientes do pulmo direito cruzam o trio direito posteriormente, para entrar na face direita do trio esquerdo. As duas veias pulmonares esquerda entram no lado esquerdo. A veia cava superior penetra na parte superior do trio direito enquanto a veia cava inferior penetra na poro inferior do trio direito. A base do corao apresenta-se separada da face diafragmtica, posteriormente, pelo sulco coronrio (Netter, 1969).

Margem Direita: formada totalmente pelo trio direito, apresenta-se arredondada e quase vertical. Continua-se superiormente com a veia cava superior. A margem direita do corao representa o ponto de encontro entre as faces Esternocostal e face Diafragmtica.

Margem direita do corao: Margem direita do corao. A seta vermelha indica o ramo marginal da a. coronria direita.

ENVOLTRIOS DO CORAO

EST CONTIDO EM UM SACO MEMBRANOSO DE PAREDE DUPLA, DENOMINADO PERICRDIO PERICRDIO FIBROSO PERICRDIO SEROSO

ENVOLTRIOS DO CORAO

PERICRDIO SEROSO VISCERAL - FIRMEMENTE ADERIDO NA SUPERFCIE EXTERNA DO CORAO (=Epicrdio).

PERICRDIO SEROSO PARIETAL - ADERIDO NA SUPERFCIE INTERNA DO PERICARDIO FIBROSO ENTRE OS DOIS ENVOLTRIOS EXISTE UM ESPAO (CAVIDADE PERICRDICA), CONTENDO LQUIDO PERICRDICO

Figure 3.53 Sagittal section of the pericardium.

Downloaded from: StudentConsult (on 3 August 2006 10:29 PM) 2005 Elsevier

Figure 3.55 Posterior portion of pericardial sac showing reflections of serous pericardium.

Downloaded from: StudentConsult (on 3 August 2006 10:29 PM) 2005 Elsevier

ANATOMIA DO CORAO

PARA FUNCIONAR COMO UMA BOMBA, O CORAO APRESENTA CMARAS DE ENTRADA E SADA , VALVAS PARA DIRECIONAR O FLUXO SANGNEO ATRAVS DESTAS CMARAS , TENDO UMA PAREDE EXTREMAMENTE COMPRESSVEL, A FIM DE PROPORCIONAR FORA SUFICIENTE PARA IMPELIR O SANGUE.

CMARAS DO CORAO

TRIO DIREITO
TRIO ESQUERDO VENTRCULO DIREITO VENTRCULO ESQUERDO

trio Direito: Cavidade globosa;

mm. pectneos reforando a parede lateral; fossa oval, resqucio da circulao fetal na parede medial;
desembocam Vv.cavas sup. e inf., e seio coronrio (principal vaso venoso pp do ).

Figure 3.63 Internal view of right atrium.

Downloaded from: StudentConsult (on 3 August 2006 10:29 PM) 2005 Elsevier

Figure 3.64 Internal view of the right ventricle.

Downloaded from: StudentConsult (on 3 August 2006 10:29 PM) 2005 Elsevier

Figure 3.66 Left atrium. A. Internal view. B. Axial computed tomography image showing the pulmonary veins entering the left atrium.

Downloaded from: StudentConsult (on 3 August 2006 10:29 PM) 2005 Elsevier

Figure 3.67 Internal view of the left ventricle.

Downloaded from: StudentConsult (on 3 August 2006 10:29 PM) 2005 Elsevier

CMARAS DO CORAO
Diviso entre lado D e E: SEPTO CARDACO, internamente.

*SEPTO INTERATRIAL *SEPTO INTERVENTRICULAR

Externamente: -entre A e V: Sulco Coronrio -entre VD e VE: Sulcos Interventriculares


anterior e posterior -entre AD e AE: pouco ntido

VALVAS DO CORAO EM DISTOLE


Comunicao

entre trios e ventrculos: STIO TRIOVENTRICULAR (providos de sistema valvar)

VALVAS DO CORAO EM DISTOLE


No

VE: stio da aorta valva da aorta (3 vlvulas semilunares) No VD: stio do tronco pulmonar valva do tronco pulmonar (3 vlvulas semilunares) Valva trio-ventricular Direita: TRICUSPIDADA Esquerda: BICUSPIDADA

Vlvula semilunar do tronco pulmonar

Vlvula semilunar da aorta

VALVAS DO CORAO EM SSTOLE


Todas

as valvas do corao atuam permitindo a passagem do sg em uma nica direo e seu funcionamento processase de modo alternado entre as vlvulas semilunares e vlvulas trio-ventriculares.

VASOS ASSOCIADOS AO CORAO

VEIA CAVA SUPERIOR E INFERIOR VEIAS PULMONARES

VASOS ASSOCIADOS AO CORAO

TRONCO PULMONAR ( ARTRIA PULMONAR DIREITA E ESQUERDA) ARTRIA AORTA

PAREDE DO CORAO

TRS CAMADAS MUSCULARES CONSTITUEM A PAREDE DO CORAO. EPICRDIO:CAMADA MAIS EXTERNA, MUITO FINA. (= folheto visceral do saco seroso pericrdio). MIOCRDIO: CAMADA MAIS VOLUMOSA, CONSTITUDA POR MSCULO CARDACO. ENDOCRDIO: CAMADA QUE REVESTE O INTERIOR DO MIOCRDIO ( DOBRAS DESTE, FORRAM AS VALVAS QUE SEPARAM OS TRIOS DO VENTRCULOS). Reveste tb as faces cardacas das valvas semillunares.

SUPERFCIE INTERNA DO CORAO:


DOBRAS E PONTES DENOMINADAS TRABCULAS CRNEAS PROJEES MUSCULARES EM FORMA DE CONE : MSCULOS PAPILARES CORDES FIBROSOS RESISTENTES: CORDAS TENDNEAS

IRRIGAO DO MIOCRDIO

Artria coronria esquerda emite rr. septais e... r. circunflexo: est no sulco trio-ventricular E, termina com trajeto descendente; r. interventricular ant: no respectivo sulco e at pice do corao.

IRRIGAO DO MIOCRDIO
Artria

coronria direita: situa-se no sulco trio-ventricular D e continua-se como r. interventricular posterior, irrigando ambos os ventrculos.

Figure 3.61 Sulci of the heart. A. Anterior surface of the heart. B. Diaphragmatic surface and base of the heart.

Downloaded from: StudentConsult (on 3 August 2006 10:29 PM) 2005 Elsevier

Figure 3.61 Sulci of the heart. A. Anterior surface of the heart. B. Diaphragmatic surface and base of the heart.

Downloaded from: StudentConsult (on 3 August 2006 10:29 PM) 2005 Elsevier

DRENAGEM DO MIOCRDIO

Seio coronrio

EXCITAO DO MIOCRDIO
Excito-condutor:

responsvel pela propagao das contraes rtmicas peridicas dos trios e ventrculos;
N

sinu-atrial: localizado do AD , envolve v.cava sup. e envia ramificaes aos AD e AE. N trio-ventricular: prximo a poro memb do septp cardaco. Plo post.: prolongamentos para AD. Plo ant.: continua-se como fascculo trio-ventricular.

EXCITAO DO MIOCRDIO

N SINOATRIAL N ATRIOVENTRICULAR FASCCULO ATRIOVENTRICULAR

EXCITAO DO MIOCRDIO

Fascculo

trio-ventricular: poro inicial = tronco do fascculo ( no septo interv. ). Divide-se em dois ramos: D e E, um para cada ventrculo.

EXCITAO DO MIOCRDIO

Vous aimerez peut-être aussi