Vous êtes sur la page 1sur 33

Aula 2: O PROCESSO SADE-DOENA

Professora: Daniela Aquino

De uma forma simplista sade pode ser definida como ausncia de doena e doena como falta ou perturbao da sade.
Encontramos ainda conceitos mais elaborados: Sade um completo estado de bem-estar fsico, mental e social, e no meramente ausncia de doena (OMS). Sade o estado do indivduo cujas funes orgnicas, fsicas e mentais se acham em situao normal (Dicionrio Aurlio).

Sade o resultado do equilbrio dinmico entre o indivduo e o seu meio ambiente.


A Sade direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco da doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao (Constituio Federal, 1988).

Na prtica a informao sobre a falta de sade a mais utilizada. mais freqente encontrarmos referncias a coeficientes de mortalidade e morbidade, e raramente a coeficientes de bem estar fsico, mental ou social.

Processo Sade-Doena
Modo pelo qual ocorre, na coletividade, o processo biolgico de desgaste, e conseqentemente reproduo (desencadeamento), destacando como momentos particulares a presena de um funcionamento biolgico diferente, com conseqncias para o desenvolvimento regular de um evento doena.

HISTRIA NATURAL DA DOENA


Conjunto de processos interativos compreendendo as inter-relaes do agente, do susceptvel e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras foras que criam o estmulo patolgico no meio ambiente, passando pela resposta do homem ao estmulo, at s alteraes que levam a um defeito, invalidez, recuperao ou morte.

Desenvolve-se em dois perodos:

Perodo Epidemiolgico: meio ambiente destinado ocorrncia das pr-condies da doena; Perodo Patolgico: modificaes que se passam no organismo vivo (bioqumicas, histolgicas, fisiolgicas, etc).

A Histria Natural da Doena aponta diferentes mtodos de preveno controle, servindo de base para compreenso de situaes reais especficas, tornando operacionais medidas de preveno.

os e a e as

A doena no se desenvolve de modo uniforme no organismo, podendo apresentar variaes de um caso para outro: 1. Evoluo aguda (rapidamente fatal): ex.: raiva e exposio a altas doses de radiao; 2. Evoluo aguda (clinicamente evidente e com rpida recuperao na maioria dos casos): ex.: muitas doenas infecciosas; 3. Caso de evoluo sem sinais clnicos (salvo se submetido a exames laboratoriais): ex.: infeces subclnicas; 4. Evoluo crnica (letal aps longo perodo): ex.: problemas cardiovasculares degenerativos; 5. Evoluo crnica (perodos assintomticos entremeados de exacerbaes clnicas): ex.: afeces psiquitricas e dermatolgicas.

Concepes da Histria Natural da Doena


A partir de observaes referentes demanda espontnea de pacientes que procuram um servio especializado (assistncia mdica). Ex.: Evoluo da febre reumtica descrita atravs de pesquisas realizadas em centros especializados.

Busca ativa de pacientes na comunidade, atravs de inquritos populacionais, permite entender as fases de patologia propriamente dita e a fase pr-patolgica (grupos de risco e casos subclnicos).
Ex.: Evoluo da forma indeterminada da Doena de Chagas e a incidncia de doena coronariana.

Fases da Histria Natural da Doena


Fase Inicial: ainda no h doena propriamente dita, no sentido clssico de fase patolgica, mas j existem condies que favorecem o seu aparecimento.
Fase Patolgica Pr-clnica: a doena ainda est no estgio de ausncia de sintomatologia, embora o organismo j apresente alteraes patolgicas. Vai desde o incio do processo patolgico at o aparecimento de sintomas ou sinais da doena. O seu curso pode ser subclnico e evoluir para a cura, ou progredir para defeitos permanentes, cronicidade ou morte. Fase Clnica: a doena se encontra em estgio adiantado, podendo a manifestao ser leve, mediana, grave, de evoluo aguda ou crnica.

OBS: A assistncia prestada a muitas doenas, traduz apenas a ponta do iceberg, correspondente demanda espontnea por servios de sade. As informaes estatsticas produzidas pelos registros de estabelecimentos de sade referem-se a parte visvel deste iceberg e, por esta razo, fornecem um perfil de morbidade que nem sempre coincide exatamente com o padro de doenas incidentes na comunidade.

Fase de Incapacidade Residual: a doena no progrediu at a morte ou no houve cura completa, deixando muitas vezes, seqelas.

Etiologia e Preveno de uma doena


So aspectos muitos relacionados, o melhor conhecimento da etiologia indica melhores caminhos para concretizar a preveno.

Preveno
Medidas Preventivas: so aquelas utilizadas para evitar as doenas ou suas conseqncias, quer ocorram sob forma espordica, quer de modo endmico ou epidmico. Ex.: clorao da gua de abastecimento pblico, pasteurizao do leite, controle de vetores, imunizao dos suscetveis, educao em sade da populao, etc. A preveno tem tambm um sentido mais amplo, o de evitar o aparecimento do estgio seguinte da histria natural da doena.

As medidas preventivas so classificadas em: Inespecficas: medidas amplas que promovem o bem-estar das pessoas. Especficas: medidas restritas, que incluem tcnicas prprias para lidar com cada dano sade em particular.

Preveno Primria: ao aplicada em fase pr-patognica, ou seja, no incio biolgico da doena dirigida para a manuteno da sade.
Promoo da Sade (nvel 1): moradia adequada, escolas, lazer, alimentao adequada, educao, emprego, saneamento, etc. Proteo Especfica (nvel 2): imunizao, higiene pessoal e do lar, sade ocupacional, aconselhamento gentico, proteo contra acidentes, controle de vetores, exames pr-natal.

Preveno Secundria: ateno voltada para o perodo patolgico, enquanto a doena ainda est progredindo, seja em fase subclnica, seja de evoluo clinicamente aparente, visando preveno da evoluo do processo patolgico.
Diagnstico Precoce (nvel 3): aplicao de inquritos na comunidade, exames peridicos individuais para constatao de casos, isolamento para evitar a propagao da doena, tratamento para evitar a progresso da doena, intervenes mdicas e cirrgicas. Limitao do dano (nvel 4): evitar futuras complicaes, seqelas, acesso facilitado a servios de sade, tratamento mdico e cirrgico adequado e hospitalizao necessria.

Preveno Terciria: ateno voltada preveno da incapacidade atravs de medidas de reabilitao para atenuao da invalidez, cujas conseqncias proporcionaram seqelas (poliomielite, AVC, etc.).
Reabilitao: fisioterapia, terapia ocupacional, educao do pblico para aceitao do deficiente e emprego para o reabilitado.

Medidas Universais:dieta balanceada, exerccios regulares, higiene dental.


Medidas Seletivas: aconselhadas a grupos especficos da populao, identificados por faixa etria, sexo, ocupao ou outra caracterstica.

Medidas Individualizadas: aplicadas unicamente na presena de uma condio que coloca o indivduo em alto risco para o desenvolvimento futuro da doena. Ex.: controle da hipertenso e da hipercolesterolemia.

Modelos empregados no processo sade-doena


Cadeia de Eventos: modelo simples linear relacionado sade e doena aplicado em vrias situaes. No representa toda a realidade do processo sade-doena.

Modelos Ecolgicos
a)Trade ecolgica: muito empregado em doenas infecciosas mostrando relaes recprocas entre agente, hospedeiro e meio ambiente para esclarecer fatores causais.

OBS: No se deve colocar em igualdade de importncia os elementos da trade, pois raramente corresponde a realidade (nem sempre se conhece o agente especfico).

b)Dupla ecolgica: permite determinar o processo sade-doena com base no hospedeiro e no meio ambiente, os quais costumam apresentar subdivises de fatores envolvidos.

Rede de Causas: tambm chamado modelo da rede, emaranhado, teia ou trama de causas, muito utilizado para representar a natureza multicausal dos agravos sade. Ex.: m nutrio primria.

Mltiplos efeitos: envolve situaes mais complexa acarretando mais de um efeito. Por exemplo, verifica-se que classe social, idade avanada e fumo esto associados com muitos efeitos.

Abordagem sistmica da sade: todo sistema formado por vrios elementos que esto ordenados de maneira racional funcionando estruturalmente. Esses sistemas mantm entre si alguma forma de relao, cabendo ao observador isolar um sistema dos demais para investigar as suas relaes internas e externas.

Etiologia Social da Doena: algumas causas no so encontradas na biologia do ser humano, mas em eventos biopsicossociais.

Vous aimerez peut-être aussi