Vous êtes sur la page 1sur 29

Ansiolticos e Hipnticos

Daniel Damiani Disciplina de Farmacologia 2003

Definies
Classe de frmacos que atuam no Sistema Nervoso Central; Freqentemente so associadas (ansiolticos e hipnticos) em virtude da sintomatologia apresentada pelo paciente; Hipnticos so utilizados no estmulo do sono sedao (casos de insnia); Ansiolticos so frmacos que atuam na diminuio da atividade do SNC, so, por sua vez, hipnticos e redutores da ansiedade.
D. Damiani 2003

Definies
Administradas em grandes quantidades, os ansiolticos provocam morte por parada cardiorespiratria; O grupo dos Benzodiazepnicos constituem a categoria de drogas mais expressivas no uso clnico atual; Associao com drogas que fazem bloqueio na recaptao da serotonina (5-HT) so eficazes.
D. Damiani 2003

Ansiedade
Deve-se diferenciar a Ansiedade Fisiolgica da Ansiedade Patolgica fazendo anamnese com o paciente e seus familiares. Freqentemente a ansiedade associada a distrbios depressivos. S. Freud: h dois tipos de ansiedade

Ansiedade resultante da libido frustrada (descarga da ansiedade com o intercurso sexual); Ansiedade decorrente de um sentimento difuso de preocupao ou temor que se origina de um pensamento ou desejo reprimido.

D. Damiani 2003

Ansiedade
Sinais do Sistema Nervoso Autnomo em resposta Ansiedade:

Diarrias, Tonturas, Hiperidroses, Hipertenso, Taquicardias, Midrase pupilar, Inquietao, Atividade Central Exarcebada, Tremores, Urgncias Urinrias e Formigamentos.

D. Damiani 2003

Ansiedade vs. Medo


Ansiedade decorre de um estmulo desconhecido, imaginrio, vago e conflituoso. Medo um sinal de alerta como resposta a um estmulo conhecido, definido e noconflituoso.
D. Damiani 2003

Farmacologia da Ansiedade
Distrbio do SNC primrio com estimulao exagerada do SNA. Neurotransmissores envolvidos:

Noradrenalina locus ceruleus da ponte projetam-se para crtex cerebral, sistema lmbico, tronco cerebral e medula.
Clonidina vs. Isoproterenol e Ioimbina

Serotonina ncleos da rafe projeta-se para o crtex, sistema lmbico e hipotlamo. Base dos antidepressivos modernos (ISRS).

D. Damiani 2003

Farmacologia da Ansiedade

GABA local de ao dos Benzodiazepnicos canais GABAA

Canal Inico Gabargico - GABAA


GABA Benzodiazepnicos Barbitricos

Etanol Neuroesterides

D. Damiani 2003

CLORETO

Anatomia da Ansiedade

D. Damiani 2003

Farmacologia da Ansiedade
A grande dificuldade em tratar distrbios do SNC, incluindo ansiedade, a capacidade de inter-relaes dos variados neurnios e seus neurotransmissores, no conseguimos atingir um alvo-especfico.
DOPAMINA Sistema Lmbico

Neurnio Dopaminrgico

Via Mesolmbica

Stio disparador da via mesolmbica

Neurnio Serotoninrgico

Neurnio Adrenrgico

D. Damiani 2003

Agentes Ansiolticos e Hipnticos


Benzodiazepnicos BNZ Atuam de modo seletivo sobre os receptores GABAA Ativam os neurnios GABA-rgicos aumentando o influxo de cloreto via GABA Utilizao do GABA endgeno No interferem na Glicina e Glutamato Anticonvulsivantes Efeitos txicos, tolerncia e dependncia so observados

D. Damiani 2003

Agentes Ansiolticos e Hipnticos


BNZ: Clordiazepxido Diazepam Lorazepam Alprazolam Midazolam Flumazenil
D. Damiani 2003

Agentes Ansiolticos e Hipnticos


Barbitricos:

Hipnticos, sedativos e ansiolticos usados no incio do sculo Atividades depressoras do SNC semelhante aos anestsicos gerais administrados via inalaes Causam morte por depresso cardiorespiratria Atuam em canal GABA-rgico aumentando o influxo de cloreto, atividade do GABA endgeno e bloqueio aos receptores AMPA Anticonvulsivantes Dependncia e Tolerncia so observados Induzem Citocromos P450

Agentes Ansiolticos e Hipnticos


Barbitricos: Fenobarbital Pentobarbital Tiopental Tionembutal

D. Damiani 2003

Agentes Ansiolticos e Hipnticos


Buspirona: agonista do receptor serotoninrgico 5HT1A utilizados no tratamento da ansiedade reduzindo tambm a atividade do locus ceruleus no SNC Antagonista do receptor 2:

Clonidina

Antagonistas dos receptores -adrenrgicos: Propranolol, Labetalol.

D. Damiani 2003

Antidepressivos
Distrbios que relacionam-se com alteraes do humor (depresso ou mania) do que por distrbios do pensamento. Sintomas: aflies, apatia, pessimismo, baixa autoestima, indeciso, perda da motivao, perda da libido, perda do sono e do apetite. Humor e aes so inadequados s situaes.

D. Damiani 2003

Antidepressivos
Depresso Unipolar: flutuao do humor ocorre em uma nica direo; Depresso Bipolar: depresso alterna momentos manacos (exuberncia excessiva) com momentos pessimistas; Teoria das Monoaminas Cerebrais: dficits representados por depresses enquanto excessos representados por manias.

Noradrenalina Serotonina

D. Damiani 2003

Mecanismos Depressivos
LC: locus cereleus Noradrenalina DR: Rafe dorsal - Serotonina RM: Rafe Magna Serotonina RP: Rafe palida Serotonina mcn: ncleo mesocortical PRF: formao pontoreticular PPN: ncleo pedunculopontino CRF: liberador de corticotrofina AP: rea postrema PVN: ncleo paraventricular VMN: ncleo ventromedial AH: hipotlamo anterior

D. Damiani 2003

Agentes Antidepressivos
Antidepressivos Tricclicos (ADT) Inibidores Seletivos da Recaptao da Serotonina (ISRS) Inibidores da Monoamina Oxidase (IMAO) Antidepressivos Atpicos Receptores 2 e 1

D. Damiani 2003

Agentes Antidepressivos
ADT:

Imipramina, Desipramina, Clomipramina. Bloqueia a recaptao de aminas pelas terminaes nervosas atravs de sua competio pelo stio de ligao das protenas transportadoras. Potencializam a transmisso realizada pela 5-HT e NA. Efeitos colaterais: interferncia nos receptores de ACh e histamina. Perigosos em superdosagens: toxicidade aguda.

D. Damiani 2003

Agentes Antidepressivos

D. Damiani 2003

Agentes Antidepressivos
ISRS: Fluoxetina, Paroxetina, Sertralina. So recomendados na Depresso, Sndrome do Pnico e Distrbios ObscessivosCompulsivos (TOC) e Fobia Social.

D. Damiani 2003

Agentes Antidepressivos
IMAO:

Fenelzina, Selegilina, Iproniazida. Inibio irreversvel das enzimas MAO (A e B). MAO-A possui como substrato essencial a 5-HT. MAO-B possui como substrato essencial a Feniletilamina Ambas atuam sobre a NA e Dopamina. Efeitos colaterais associados s inibies da MAO-A. Aumentam consideravelmente a 5-HT, NA e Dopamina cerebral = Euforia e Excitao.

D. Damiani 2003

Agentes Antidepressivos
Antidepressivos Atpicos:

Trazodona, Bupropiona, Maprotilina Bloqueadores fracos da captao de monoaminas Ao curta

D. Damiani 2003

Agentes Antidepressivos
Antidepressivos ADT ISRS IMAO

Exemplos

Imipramina Desipramina Clomipramina

Fluoxetina Paroxetina Sertralina

Fenelzina Selegilina

Efeito Imediato sobre o humor

Sedao

Nenhum

Euforia

D. Damiani 2003

Estabilizadores do Humor
Ltio

Administrado via oral na forma de Carbonato de Ltio. Muito Txico: Nuseas, vmitos e diarrias. Mecanismo de ao complexo: aumenta a renovao de NA e 5-HT cerebral mas inibe a liberao decorrente da despolarizao. Depleo de Fosfatidilinositol (IP). Reduo da produo de AMPc. Controlam a mania e a depresso (bipolar).

Locais de Ao dos Antidepressivos e do Ltio


Tirosina
Tirosina Hidroxilase Dessensibilizado

Ltio ADT 1R
PIP2 IP

2R
DOPA
DOPA descarboxilase

Liberao

PLC
IP3 DAG

IP2

NE
Ltio

Dopamina

MAO

R
Dessensibilizado

Recaptao
Inibidores MAO D. Damiani 2003 ADTs e Estimulantes
ADT = antidepressivo tricclico PLC = fosfolipase C

Referncias Bibliogrficas
Lechin F. Neurocircuitry and Neuroautonomic Disorders Reviews and Therapeutic Strategies Page 26 - Karger 2002. RangHP, Dale MM. Farmacologia Captulos 33 e 35 Guanabara Koogan 2001. Kaplan HI, Sadock BJ, Greb JA. Compndio de Psiquiatria 7 Edio Artmed Pginas 545-579.

D. Damiani 2003

Se o crebro humano fosse to simples que pudssemos entend-lo, seramos to simples que no o entenderamos. Lyall Watson
sistemanervoso@hotmail.com

D. Damiani 2003

Vous aimerez peut-être aussi