Vous êtes sur la page 1sur 52

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS

Conceito - toda informao escrita, fornecida por um mdico, em que relata matria mdica de interesse jurdico e mdico-legal;
ele pode ser resultante de pedido da pessoa interessada (atestados / pareceres mdicolegais) ou fruto do cumprimento de encargo deferido pela autoridade competente (relatrios).

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Documentos mdico-legais ou atos mdicolegais: - Hlio Gomes nomeia cinco modalidades: Atestado, Relatrio, Consulta, Parecer e Depoimento Oral. - Flamnio Fvero discrimina trs espcies: Atestado, Relatrio e Parecer.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
As percias mdicas podem ser necessrias nos processos do tipo penal, civil e administrativo e imprescindveis no trabalhista. No foro penal o perito pode ser chamado a intervir em qualquer fase do processo inqurito, sumrio, julgamento, at mesmo aps sentena.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
As percias podem consistir em exames da vtima, do indiciado, de testemunhas ou de jurado.
O exame do indiciado pode ter por finalidade determinar sua identidade, leses ou vestgios de luta, a existncia de doenas fsicas e mentais etc.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
De um modo geral o perito mdico atua na fase inicial de instruo do processo buscando provas para caracterizar crimes: 1 - contra a pessoa: leso corporal, homicdios; 2 contra os costumes: estupro, atentado violento ao pudor e seduo; 3 caractersticas especiais da vtima: sua sanidade mental.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Os peritos podem ser convocados: 1 na fase do sumrio, para esclarecer dvidas relativas ao laudo ou resultantes da supervenincia de fatos novos no transcorrer do processo. 2 na fase de julgamento por fatos ainda no plenamente caracterizados ou pela possibilidade de novas verses dos fatos a esclarecer.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
*Para a sustentao ou destruio das teses apresentadas aos jurados. Durante o cumprimento da pena pelo surgimento de sinais e sintomas de doena mental > o Juiz da Vara de Execuo Penal determina o exame pericial do criminoso.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
No processo cvel o mdico recrutado, de preferncia, entre os peritos oficiais, conforme recomenda o Cdigo de Processo Civil:
Art. 434. Quando o exame tiver por objeto a autenticao ou a falsidade de documento, ou for de natureza mdico-legal, o perito ser escolhido, de preferncia, entre os tcnicos de estabelecimentos oficiais especializados. O Juiz autorizar a remessa dos autos, bem como do material sujeito a exame, ao estabelecimento, perante cujo diretor o perito prestar compromisso. Pargrafo nico... (sem interesse mdico-legal).

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
O perito pode ser convocado pela parte interessada, por meio de seu representante, para a avaliao: 1 de um dano fsico; de uma incapacidade; de uma deformidade, e se h consistncia na propositura de uma reparao de danos;

2 do dano e sua relao de causalidade com o evento alegado;

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS

Movida a ao cvel, o perito junto ao Juiz, para quem foi distribudo o processo, deve firmar o compromisso legal de servir fielmente justia.
No foro penal, tal compromisso est implcito na funo de perito oficial.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Outras situaes cveis em que a palavra do perito mdico indispensvel: 1- obrigatria nos acidentes de trabalho; incapacidades, sua gradao, doenas profissionais e seu nexo causal com o trabalho e eficcia de medidas preventivas. 2- A determinao da paternidade, quando contestada, solicitada pelas Varas de famlia. 3 - Validar testamentos, interditar prdigos, anular casamentos pela psicopatologia forense

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Na misso de informar s autoridades, o mdico produz documentos que apresentam uma configurao que varia conforme a situao e a sua finalidade. Analisaremos as caractersticas desses documentos, chamados de Documentos Mdico-legais.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
- atestado: uma simples declarao de matria mdica, de conseqncias jurdicas, prestada por pessoa legal e profissionalmente qualificada. a afirmao simples e por escrito de um fato mdico e suas conseqncias (Souza Lima) - relatrio (auto e laudo): o documento resultante de atuao mdica em Servios Mdico Legal, Repartio Oficial equivalente ou por determinao judiciria; o auto feito perante a autoridade (ditado ao escrivo) e o laudo redigido pelo perito.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Atestados Mdicos Judicirios So os atestados requisitados por juiz, ex.: atestados que os jurados justificam suas faltas ao Tribunal do Jri. (requisitados por Juiz) Atestados Mdico-Legais So os que interessam justia. S estes so considerados como documentos mdicolegais.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Atestados Mdicos Oficiosos: So os atestados solicitados por quaisquer pessoas, a cujo interesse atendem. (visam unicamente o
interesse privado)

Atestado Mdico ou Certificado Mdico: a afirmao simples e por escrito de um fato mdico e de suas conseqncias.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Atestados Mdicos Administrativos: So os exigidos pelas autoridades administrativas. So dessa categoria os que so obrigados a apresentar os empregados pblicos quando solicitam licena ou requerem aposentadoria, que, por via de regra, so fornecidos por juntas mdicas de inspeo de sade.
(ex. atestados de vacinao, de sanidade fsica ou mental para admisso em escolas e reparties pblicas)

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
ATESTADOS MDICOS CONSIDERAES e REGRAS a
serem respeitadas:

1 - no exige compromisso legal, mas mantm compromisso com a verdade.


2 - refere ter estado doente, mas o mdico no constatou o fato. 3 - no refere ter estado doente e requer o benefcio do atestado. 4 - (2 e 3) trata-se do chamado atestado gracioso ou complacente.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
ATESTADOS MDICOS CONSIDERAES e REGRAS a
serem respeitadas:

5 - pela reiterao do ato, sem sofrer qualquer vexame, acaba atestando, imprudentemente, fatos mais importantes. 6 informaes claras e precisas sobre o profissional, registro, endereo completo e telefone, formao acadmica e titulao, e mesmo CPF.
7 como ttulo e em destaque a palavra ATESTADO, algumas linhas abaixo Atesto, para fins... e o nmero de identidade do paciente.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
ATESTADOS MDICOS CONSIDERAES e REGRAS a
serem respeitadas:

8 a declarao do diagnstico no corpo do atestado s permitido: em casos de dever legal, justa causa, ou por autorizao expressa do paciente / a pedido
(art. 102 do CEM e Resoluo 1.484/97 do CFM)

9 as conseqncias do fato mdico relatadas de modo adequado. 10 o perodo do impedimento deve ser escrito de modo claro, para que surta seu efeito legal.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
ATESTADOS MDICOS CONSIDERAES e
REGRAS a serem respeitadas:

11 ao final, que seja colocado o local em que se redigiu o atestado. 12 - a data da afirmao, que pode ser ulterior do ltimo dia em que o paciente esteve sob cuidados do profissional.

Atestado mdico Declarao de diagnstico


Cdigo de tica Mdica (CEM) vedado ao mdico:
Art. 102. Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exerccio da sua profisso, salvo por justa causa, dever legal ou autorizao expressa do paciente. Resoluo 1.484/97 do CFM 1. permitido ao mdico, quando por justa causa, exerccio de dever legal, solicitao do prprio paciente ou de seu representante legal, fornecer atestado mdico com o diagnstico.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Atestado mdico Consulta mdica
Cdigo de tica Mdica (CEM) vedado ao mdico:

Art.112. Deixar de atestar atos executados no exerccio profissional, quando solicitado pelo paciente ou seu responsvel legal. Pargrafo nico. O atestado mdico parte integrante do ato ou tratamento mdico, sendo o seu fornecimento direito inquestionvel do paciente, no importando em qualquer majorao dos honorrios.

Atestado mdico falso ilcito penal e infrao tica

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS

Cdigo Penal Art. 302. Dar o mdico, no exerccio da sua profisso, atestado falso. Pena: deteno de 1 (um) ms a 1 (um) ano. Pargrafo nico. Se o crime cometido com o fim de lucro, aplica-se tambm multa. Cdigo de tica Mdica vedado ao mdico: Art. 110. Fornecer atestado sem ter praticado o ato profissional que o justifique, ou que no corresponda verdade.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Atestado mdico Percia mdico-legal

Com a promulgao da Lei dos Juizados Especiais (Lei 9.099 de 26/09/95), o atestado mdico assumiu a posio de substituto eventual da percia mdicolegal nos casos de leso corporal leve pargrafo primeiro do artigo 77.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Atestado mdico Percia mdico-legal
Lei dos Juizados Especiais
Art. 77. Na ao penal de iniciativa pblica, quando no houve aplicao da pena, pela ausncia do autor do fato, ou pela no-existncia de hiptese prevista no art. 76 desta Lei, o Ministrio Pblico oferecer ao Juiz, de imediato, denncia oral, se no houver necessidade de diligncias imprescindveis.
1 Para o oferecimento da denncia , que ser elaborada com base no termo de ocorrncia referido no art. 69 desta Lei, com dispensa do inqurito policial, prescindir-se- do exame de corpo de delito quando a materialidade do crime estiver aferida por boletim mdico ou prova equivalente. .....................................

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Notificao Mdico-Legal (compulsria) a comunicao obrigatria de um fato mdico, na qual o mdico comunica a natureza da doena sade pblica, para que tome as medidas profilticas cabveis na espcie.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Consulta e Parecer, h controvrsias: Flamnio Fvero opina que parecer a resposta a uma consulta. Como dizia Souza Lima consulta pergunta, e no resposta.

Hlio Gomes e vrios outros autores diferenciam os dois termos:


- Parecer dado a uma das partes, sendo documento
particular feito por autoridade cientfica no assunto consultado. - Consulta o meio pelo qual os interessados esclarecem suas dvidas, atravs da autoridade processante, acerca de um relatrio mdico-legal.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Parecer Mdico-Legal o exame do Relatrio Mdico-Legal, por outros peritos, quando h dvida nos Laudos existentes ou o estudo apresentado por um mdico ou por uma junta mdica, respondendo a questes a serem esclarecidas aos julgadores e a qualquer das partes interessadas no processo.

possvel solicitar um parecer sobre outro parecer.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
O Parecer Mdico-legal composto de: 1- Prembulo onde ficam a qualificao da autoridade que faz a consulta e do parecerista, o nmero do processo e da Vara Criminal ou Civil correspondente. 2 Exposio compreende o motivo da consulta, os quesitos formulados e o histrico do caso a ser analisado. O parecerista deve fazer um resumo cronolgico dos fatos e dos demais elementos dos autos.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
O Parecer Mdico-legal composto de:

3 Discusso a parte mais importante e mais rica de um parecer onde se evidencia a capacidade de anlise e o poder de argumentao. So apontados os pontos julgados falhos da percia, com tica de modo sereno e sem excessos de linguagem.
4 Concluso deve sintetizar os pontos relevantes da discusso de modo claro e sucinto. H quem prefira colocar a concluso ou concluses medida que vo sendo respondidos os quesitos formulados na consulta.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Auto de Exumao Documento Mdico-Legal, solicitado por autoridade policial ou judiciria, pelo qual se autoriza ao desenterramento de cadveres. Art. 163 do CPP.
Art. Art. 163. Em caso de exumao para exame cadavrico, a autoridade providenciar para que, em dia e hora previamente marcados, se realize a diligncia, da qual se lavrar auto circunstanciado.
Pargrafo nico. O administrador de cemitrio pblico ou particular indicar o lugar da sepultura, sob pena de desobedincia. No caso de recusa ou de falta de quem indique a sepultura, ou de encontrar-se o cadver em lugar no destinado a inumaes, a autoridade proceder s pesquisas necessrias, o que tudo constar do auto. Art. 164. Os cadveres sero sempre fotografados na posio em que forem encontrados, bem como, na medida do possvel, todas as leses externas e vestgios deixados no local do crime. (Redao dada pela

Lei n 8.862, de 28.3.1994)

violao de sepultura
Quando no determinado por autoridade competente, ou se no visar a um fim especificamente legal, o desenterramento do cadver por assumir as caractersticas delituosas da violao de sepultura, no poder ser considerado como exumao (Cd. Penal, art. 210)

EXUMAO
Efetua-se a exumao {de exumar (do latim ex, para
fora + humus, i, solo, terra) + suf. o, ao ou resultado da ao. Ato de desenterrar um cadver, de tir-lo da sepultura,
com a finalidade que se enquadra na Lei}

quando:

1 - se pretende trasladar os despojos de um morto para outro cemitrio ou jazigo, ou quando;


2 - a exigem razes de ordem mdico-legal.

EXUMAO
No primeiro caso se adulto, s poder ser realizada decorridos 5 anos do sepultamento; tratando-se de crianas, reduz-se esse prazo para 3 anos. Cdigo Sanitrio, em vigor pelo Decreto Federal n 2.918, de abril de 1918:
Artigo 542 podero ser exumados no fim de 5 anos os despojos de adultos falecidos de doena no infecciosa; no fim de 3 anos, os de menores. Esses prazos podem variar conforme as condies qumicas e geolgicas do terreno. Artigo 543 a trasladao total dos despojos de um cemitrio s poder ser feita depois de 5 anos da ltima inumao e com as precaues que a cincia aconselhar.

EXUMAO
Art. 165. Para representar as leses encontradas no cadver, os peritos, quando possvel, juntaro ao laudo do exame provas fotogrficas, esquemas ou desenhos, devidamente rubricados.
Art. 166. Havendo dvida sobre a identidade do cadver exumado, proceder-se- ao reconhecimento pelo Instituto de Identificao e Estatstica ou repartio congnere ou pela inquirio de testemunhas, lavrando-se auto de reconhecimento e de identidade, no qual se descrever o cadver, com todos os sinais e indicaes. Pargrafo nico. Em qualquer caso, sero arrecadados e autenticados todos os objetos encontrados, que possam ser teis para a identificao do cadver.

EXUMAO
Realizada a exumao sem a rigorosa observncia dessas prescries legais, constituir o ato transgresso prevista na Lei das Contravenes Penais:

Artigo 67 inumar ou exumar cadver, com infrao das disposies legais: Pena priso simples, de um ms a um ano, ou multa de duzentos cruzeiros a dois mil cruzeiros.

EXUMAO
Requisito indispensvel feitura da percia de exumao e necropsia, por se tratar de ato mdico-legal de alta relevncia a solicitao policial ou judiciria para tanto.

Realiza-se o trabalho independentemente da poca de inumao. Quanto menor o tempo de inumao, mais numerosos e exatos sero os subsdios que se colhero, para melhores esclarecimentos autoridade solicitante.

EXUMAO
Para orientar o procedimento, recomenda-se a observncia das seguintes normas administrativas:
1 interao entre Delegado de Polcia e Perito Mdicolegal para evitar a diligncia intil ou no esclarecedora; 2 dia e hora predeterminados, bem como informar o responsvel pelo cemitrio, o pessoal auxiliar na localizao do tmulo e designado para a abertura do tmulo; 3 o mdico-legista e o auxiliar de necropsia, levar instrumental cirrgico adequado, luvas, frascos, esparadrapo, blocos de papel e canetas, etc;

EXUMAO
Para orientar o procedimento, recomenda-se a observncia das seguintes normas administrativas:
4 a abertura do tmulo far-se- aps a chegada do Perito mdico-legal e seus auxiliares;

5 a autoridade solicitante acompanhar a realizao da percia, ou mandar um representante para assistir ao ato; 6 exumao segue-se, de imediato, o estudo necroscpico, isto , a abertura das trs cavidades (crnio, trax e abdome), e se necessrio o exame da coluna vertebral e dos membros superiores e inferiores;

EXUMAO
Para orientar o procedimento, recomenda-se a observncia das seguintes normas tcnicas, com vistas elaborao do auto:
1 anotao dos dados fornecidos pelo administrador do cemitrio, como sejam nmero do livro, do registro, e tambm a rua, quadra e nmero do tmulo, descrio do tipo e outras caractersticas do atade; 2 registro da posio em que o cadver foi encontrado, vestes, estado de transformao ou conservao do cadver, consignao da estatura, raa e sexo do cadver; 3 colheita de impresses digitais, se possvel, estudo dos arcos dentrios, quando necessrio, exame macroscpico externo e interno do cadver, coleta de fotografias, elaborao de diagramas e desenhos, sempre que praticveis, retirada de corpos estranhos (ex. projtil de arma de fogo), assim como fragmentos de vsceras, lquidos, etc., para exames complementares;

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Atestado de bito Documento Mdico pelo qual se afirma a cessao da vida. Importncia do atestado de bito Juridicamente, transmite direitos obrigaes. Importncia sanitria.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Relatrio mdico-legal a descrio minuciosa de uma percia ou fato mdico e de suas conseqncias, requisitada por autoridade competente. Protocolo mdico-legal o Relatrio nos casos de necroscopia em sua parte objetiva. Auto mdico-legal o relatrio mdico-legal ditado ao escrivo, logo aps o exame do corpo de delito.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Partes do Relatrio mdico-legal: -prembulo - com a qualificao dos peritos e indicao da autoridade requisitante e do processo a que se refere. -quesitos so perguntas especficas, dirigidas pelo Juiz ou pelas partes aos peritos, objetivando esclarecer determinado ponto referente ao exame realizado.

-histrico e antecedentes - com referncia

ao fato ocorrido ou motivo que ensejaram a percia, localizando-os no tempo e no espao.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Partes do Relatrio mdico-legal:

- descrio - trata-se da parte com maior

relevncia no laudo, pode se dizer, a mais importante; dever informar minuciosamente e de forma precisa o objetivo da percia, citando as partes lesivas em exame e utilizando mtodos, esquemas, desenhos, grficos, fotografias etc., mencionando exames externos e internos.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Partes do Relatrio mdico-legal:

- discusso - quando o perito apresenta os


diagnsticos, suas impresses pessoais, e comentrios sobre o exame.

- concluso - deve conter a sntese do


exame e da discusso. - resposta aos quesitos.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Resposta aos quesitos deve ser sumria e o mais possvel concludente e no dubitativa. Devem ser respondidos de preferncia com monosslabos (sim/no) ou a afirmao de que a percia no tem condies de esclarecer a dvida levantada. Findo o Relatrio, deve ser assinado e datado por um perito relator e um perito revisor (responsabilidade tcnica e cientfica). Podem ser anexados fotogramas, esquemas, exames complementares, etc, obviamente assinados.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Laudo mdico-legal o relatrio mdico-legal redigido pelo perito. Prembulo do laudo mdico-legal a parte do laudo onde figuram os nomes, ttulos e residncia dos peritos; a indicao da autoridade que determinou o exame; local, dia e hora exata, qualificao do examinando, natureza e fim da operao, declarao de haver sido prestado o compromisso nos termos da lei, e a transcrio dos quesitos.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Histrico do laudo (Comemorativo) o registro de todas as informaes, de todos os dados colhidos pelo perito nas indagaes a que houver procedido.

Descrio - Visum et repertum a descrio minuciosa, clara, metdica, singela de todos os fatos apurados diretamente pelo perito, (exame interno e externo), Sua funo reproduzir fielmente o visto pelo perito.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Discusso do laudo , quando necessrio, o confrontamento de fatos, analisando-os de modo a dissipar qualquer dvida ou afastar qualquer obscuridade, assegurando lgica e clareza no deduzir das concluses. Concluso do laudo As concluses contero uma sntese do que os peritos conseguiram deduzir do exame e da discusso. Devem ser redigidas com clareza, dispostas em ordem numeradas, devendo ser, sempre que possvel, afirmativas ou negativas.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Respostas aos Quesitos Em seguida s concluses, sero dadas respostas aos quesitos. Estas devem ser precisas e concisas, e sempre que possvel afirmativas ou negativas. Todavia, como a certeza nem sempre possvel, respostas haver dubitativas. Todos os quesitos devem ser respondidos. Escapando o quesito competncia profissional, dir isso o perito, mas dizendo-o, estar dando uma resposta.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS
Consulta mdico-legal
na qual os interessados ouvem a opinio de um ou mais especialistas, de uma Instituio a respeito do valor cientfico (dvidas) de determinado relatrio Mdico-Legal. (esclarecimentos sobre pontos controvertidos,
formulando quesitos complementares poucos. Em geral, as partes esclarecem suas dvidas atravs da autoridade processante.)

Depoimento oral mdico-legal


Esclarecimentos feitos pelo perito acerca do relatrio apresentado ou a oitiva de peritos, em juzo. Este depoimento pode ocorrer desde a fase de instruo at aps o julgamento. (devem faz-lo de modo claro e
respeitoso e em linguagem tcnica adequada)

Jurisprudncia Relacionada:

Atestados ou Certificados
Trabalhista -em caso de aborto no-criminoso; repouso remunerado da mulher e retorno funo anterior: Art. 395, CLT. -rompimento do contrato por mulher grvida; admissibilidade, se apresentado: Art. 394, CLT Justificao - Ausncia no Trabalho - Doena - Atestado Mdico - Enunciado n 15 - TST

Vous aimerez peut-être aussi