Vous êtes sur la page 1sur 12

Introduo

O estudo da populao fundamental para podermos verificar a

realidade quantitativa e qualitativa da mesma. Para governantes


em especial, de fundamental importncia pois, permite traar planos e estratgias de atuao, alm de poder desenvolver um planejamento de interesse social.
A populao deve ser entendida como um recurso na medida em

que representa mo de obra para o mercado de trabalho,


soldados para a defesa nacional, dentre outras coisas.
O ramo do conhecimento que estuda a populao chama-se

Demografia, portanto o profissional da rea o demgrafo.

Populao pode ser definido como o conjunto de pessoas que

habita um certo territrio. A geografia preocupa-se no s com o nmero de habitantes, mas tambm com as suas caractersticas, condies e os processos de evoluo. A populao estudada tambm por outras cincias, como a demografia que o estudo, a partir de dados quantitativos, de suas variaes e do seu estado (por isso, a demografia se utiliza de muitos dados estatsticos para identificar as caractersticas das populaes e at propor polticas pblicas).

O que populao conceito


Populao o conjunto de pessoas que residem em

determinado territrio, que pode ser uma cidade, um estado, um pas ou mesmo o planeta como um todo. Ela pode ser classificada segundo sua religio, nacionalidade, local de moradia, atividade econmica e tem seu comportamento e suas condies de vida retratada atravs de indicadores sociais. estatstica destinada a traduzir em uma grandeza quantitativa um conceito social abstrato e informar algo sobre certo aspecto da realidade social, como por exemplo taxas de natalidade, mortalidade, expectativa de vida, ndices de analfabetismo, entre outras variveis.

Populao Absoluta
O estudo da populao compreende alguns conceitos. Para

comear, podemos falar em populao absoluta que o total de habitantes de um certo lugar. Por exemplo, a China possui a maior populao absoluta entre os pases do mundo, com aproximadamente 1 bilho e 300 milhes de habitantes. Ou seja, de cada cinco habitantes do planeta Terra, um chins (cerca de 20% dos 6,5 bilhes de habitantes do planeta).
Podemos, portanto, afirmar que a China o pas mais

populoso do mundo. Populoso o pas que apresenta grande populao absoluta.

Pases mais Populosos do Mundo

O Brasil um dos pases mais populosos do mundo. Dentro dele, os Estados mais populosos, so:

O que densidade demogrfica?


Populao relativa ou densidade demogrfica o total de

habitantes dividido pela rea que ocupam ou a mdia da distribuio da populao total pelo territrio.

Para o Brasil, por exemplo, temos:

Vamos comparar com o mundo:

Podemos concluir que o Brasil possui uma baixa densidade

demogrfica, pois est muito abaixo da mdia mundial. Portanto o Brasil um pas populoso e pouco povoado; isto , possui uma grande populao absoluta, mas uma baixa densidade demogrfica.

Distribuio da populao
Usamos a expresso "distribuio da populao" para designar a

maneira pela qual a populao de certo lugar est distribuda em seu territrio. No caso do Brasil, a distribuio populacional bastante irregular, havendo concentrao da populao nas zonas litorneas, especialmente no Sudeste e na Zona da Mata Nordestina - sendo que a regio Sul tambm corresponde a um ncleo muito importante. Juntas, essas trs regies renem 82% da populao, que se distribui em 36% do territrio brasileiro. Ocorre o contrrio quando analisamos a densidade demogrfica das regies Norte e Centro-Oeste: ela pode chegar a ser inferior a 2 habitantes/km2, sendo que a rea dessas duas regies corresponde a 64% do territrio nacional.

Vous aimerez peut-être aussi