Vous êtes sur la page 1sur 13

Clero, nobreza e campesinato: A trade fundamental da sociedade feudal.

A sociedade medieval era dividida em estamentos. Os trs principais grupos eram clero, nobreza e servos. Pirmide social "de baixo para cima": Laboratores(servos), Belatores( Nobreza), Oratores(Clero). Suserano: nobre que doa a terra; Vassalo: nobre que recebe a terra para nela trabalhar; Investidura: um ato solene que atravs do qual o nobre feudal tornase suserano ou vassalo.

Haviam outros grupos sociais, como os poucos comerciantes existentes na alta idade mdia. Foi somente na baixa idade mdia que surgiu a burguesia que rompeu com a caracterstica da sociedade apresentada acima. A sociedade medieval apresentava ausncia de ascenso social e quase inexistia mobilidade social. Como o clero e a nobreza comandavam a sociedade, era comum o clero criar justificativas religiosas para que os servos no contestassem a sociedade. Era uma sociedade estamental. Na sociedade feudal cada grupo social detinha uma funo. O clero cumpria a funo da salvao da alma de todos, a nobreza deveria proteger a todos e os servos deveriam trabalhar para sustentar a todos. Assim se justificava a explorao do servo e a necessidade dele seguir os desgnios da Igreja. O campons servil, a relao de trabalho servil. Era comum o servo, para obter as terras dentro do feudo do senhor feudal ou nobre, jurar fidelidade a esse senhor. Essa cerimnia era baseada na relao de suserana e vassalagem realizada entre suserano e vassalo. Ao jurar fidelidade um ao outro, o senhor se comprometia a proteger o servo. Porm, o servo deveria dar em troca um conjunto de obrigaes que passaria para a Histria como obrigaes servis. A terra o maior smbolo de riqueza e poder;

Relaes sociais de servido entre o Senhor das terras e o Campons (servo)- no possuidor de terras- o servo deve obrigaes ao senhor feudal

Relaes jurdicas-polticas de Vassalagem: a relao entre dois nobres. Os dois senhores feudais juram fidelidade e trocam benefcios e homenagens recprocas;

Durante a alta idade mdia, que transcorreu entre o sculo V ao sculo XI, devido, principalmente a instabilidade poltica, fruto das invases brbaras, a economia feudal caracterizou-se pela autossuficincia. Isto significa dizer que o feudo buscava produziu tudo que era necessrio para a manuteno da comunidade. A quase inexistncia de comrcio impedia que houvesse um abastecimento externo ao feudo. Assim, as principais atividades econmicas estavam associadas manuteno das pessoas. Merece destaque a produo agrcola e a criao de animais. J na baixa idade mdia notou-se uma ruptura com as caractersticas de subsistncia que apresentava o feudalismo. Com o fim das invases e o surgimento de novas tcnicas agrcolas foi possvel a comercializao do excedente de produo. O aumento do comrcio promoveu o desenvolvimento das cidades medievais. Grande parte dessas antigas cidades tinha um ncleo fortificado com muralhas, chamado burgo.

Com o crescimento da populao, o burgo foi alargando seus limites para alm das muralhas. Os comerciantes e artesos que viviam em torno dos burgos eram chamados de burgueses. Aos poucos, o progresso do comrcio e das cidades foi tornando a burguesia mais rica e poderosa, passando a disputar interesses com a nobreza feudal. Alm disso, a expanso do comrcio tambm influenciou na mentalidade da populao camponesa, contribuindo para desorganizar o feudalismo. Cansados da explorao feudal, muitos servos ouviam entusiasmados as notcias da agitao comercial das cidades. Grande nmero deles migrava para as cidades em busca de melhores condies de vida. As cidades tornaram-se locais seguros para aqueles que desejavam romper com a rigidez da sociedade feudal. Por isso, um antigo provrbio alemo dizia: O ar da cidade torna o homem livre. Os servos que no migraram para as cidades organizaram no campo diversas revoltas contra a opresso dos senhores. Em muitos casos, conseguiram aliviar o peso de algumas obrigaes, como a talha e a corveia. Isso foi forando a modificao das antigas relaes servis. Surgiram, por exemplo, contratos de arrendamento da terra entre camponeses e proprietrios. Surgiram, tambm, contratos de salrio para pagamento do trabalho dos camponeses.

Lentamente foi surgimento rotas de comrcio por toda a Europa, merecendo destaque as rotas do sul que eram organizadas pelas cidades italianas de Gnova e Veneza e as rotas do norte que se desenvolviam na regio de Flandres. Com o rpido crescimento do comrcio e do artesanato nos burgos, a concorrncia entre mercadores e artesos aumentou bastante. Para regulamentar e proteger as diversas atividades surgiram as corporaes. Cada uma dessas corporaes reunia os membros de uma atividade, regulando-lhes a quantidade e a qualidade dos produtos, o regime de trabalho e o preo final. Procuravam assim eliminar a concorrncia desleal, assegurar trabalho para todas as oficinas de uma mesma cidade e impedir que produtos similares de outras regies entrassem no mercado local. Em cada oficina havia apenas trs categorias de artesos: mestres, oficiais ou companheiros e aprendizes.

O suserano (nobre, proprietrio que concedia feudos a seus protegidos atravs da cerimnia de investidura) dava proteo militar e prestava assistncia judiciria aos seus vassalos; recebia de volta o feudo, caso o vassalo morresse sem deixar herdeiros; proibia casamento entre seus vassalos e pessoas que no lhe fossem fiis. O vassalo (nobre que recebia feudos do suserano, prometendo-lhe fidelidade), por sua vez tinha que prestar servio militar durante certo tempo, a seu suserano; libertava o suserano, caso ele fosse casse prisioneiro; comparecia ao tribunal presidido pelo suserano toda vez que era convocado.

Ao senhor do feudo (a Igreja ou a Nobreza) era devido uma obrigao sob forma de produtos e servios ou moedas. Os bens eram possudos privativamente, mas a terra, um bem econmico fundamental, podia ser possuda pelo senhor e pelo servo ao mesmo tempo, ou por todos os membros da comunidade feudal. O regime de trabalho era servil, pois o servo devia ao senhor a corveia (trabalho na reserva senhorial, ou ainda na pesca, na caa ou trabalhos artesanais), a talha (pago individualmente por cada servo, era uma parte da produo obtida em sua faixa de terra (tenncia), as banalidades (presentes, dzimos pagos pelo uso do lagar, forno ou moinho), a mo-morta (imposto pago pelo servo que tomava posse da tenncia em substituio ao seu pai falecido) e o vintm (pago para sustentar a igreja paroquial, mas que acabava indo para o senhor feudal. Obs.: Essas obrigaes eram frutos de costume e variavam conforme a regio da Europa.

Em quase toda a Europa Ocidental, durante a Idade Mdia, o cristianismo era a crena religiosa predominante e que exercia seu poder mximo. A grande exceo constitua a parte da pennsula Ibrica ocupada pelos rabes. A, a religio dominante era o islamismo. Outro caso particular dizia respeito s comunidades de judeus disseminadas pela Europa, praticantes do judasmo. Na maior parte do continente, porm, a vida das pessoas era determinada pelos ensinamentos e pela ao da Igreja Catlica Apostlica Romana. Herdeira e transmissora dos valores greco-romanos, essa poderosa instituio marcou de maneira profunda a cultura medieval, tanto do ponto de vista material quanto espiritual

O feudalismo no terminou de uma hora para outra, ou seja, de forma repentina. Ele foi aos poucos se enfraquecendo e sendo substitudo pelo sistema capitalista. Podemos dizer o feudalismo comeou a entrar em crise, em algumas regies da Europa, j no sculo XII, com vrias mudanas sociais, polticas e econmicas. O renascimento comercial, por exemplo, teve um grande papel na transio do feudalismo para o capitalismo.

Os nobres gastavam seus rendimentos em joias e banquetes e ocupavam seu tempo em treinamentos no uso de armas (espada, lana e escudo), em torneios, duelos e caadas, utilizando ces e cavalos amestrados, smbolo de pompa e riqueza. A necessidade de melhores equipamentos, armaduras e cotas de malhas contriburam para o progresso da metalurgia.

Joias & Smbolos

Vous aimerez peut-être aussi