Vous êtes sur la page 1sur 17

O que ?

A sndrome de Down causada por um erro acidental na diviso das clulas durante a fecundao.. causada pela ocorrncia de trs (trissomia) cromossomos 21, na sua totalidade ou de uma poro fundamental dele. Nos portadores da sndrome em vez de 2 cromossomos no par 21, existem 3 cromossomos iguais.

As pessoas com sndrome de Down costumam ser menores e ter um desenvolvimento fsico e mental mais lento que as pessoas sem a sndrome. A maior parte dessas pessoas tem retardo mental de leve a moderado; algumas no apresentam retardo e se situam entre as faixas limtrofes e mdias baixa, outras ainda podem ter retardo mental severo.

Existe uma grande variao na capacidade mental e no progresso desenvolvimental das crianas com sndrome de Down. O desenvolvimento motor destas crianas tambm mais lento. Enquanto as crianas sem sndrome costumam caminhar com 12 a 14 meses de idade, as crianas afetadas geralmente aprendem a andar com 15 a 36 meses. O desenvolvimento da linguagem tambm bastante atrasado.

Algumas das caractersticas fsicas das crianas com sndrome de Down so:

Achatamento da parte de trs da cabea, Inclinao das fendas palpebrais, Pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos, Lngua proeminente, Ponte nasal achatada, Orelhas ligeiramente menores, Boca pequena, Tnus muscular diminudo, Ligamentos soltos, mos e ps pequenos, Pele na nuca em excesso.

Aproximadamente cinqenta por cento de todas as crianas com a sndrome tm uma linha que cruza a palma das mos (linha simiesca), e h, freqentemente, um espao aumentado entre o primeiro e segundo dedos do p. Freqentemente estas crianas apresentam mal-formaes congnitas maiores. As principais so as do corao (30-40% em alguns estudos), especialmente canal atrioventricular, e as mal-formaes do trato gastrointestinal, como estenose ou atresia do duodeno, imperfurao anal, e doena de Hirschsprung.

Alguns tipos de leucemia tm incidncia aumentada na sndrome de Down. Estimativas do risco relativo de leucemia tm variado de 10 a 20 vezes maior do que na populao normal. Entre oitenta e noventa por cento das pessoas com sndrome de Down tm algum tipo de perda auditiva, geralmente do tipo de conduo e caractersticas neuropatolgicas da doena de Alzheimer em uma idade muito mais precoce do que indivduos com Alzheimer e sem a trissomia do 21

Aconselhamento gentico

Pais que tm uma criana com sndrome de Down tm um risco aumentado de ter outra criana com a sndrome em gravidezes futuras. O risco de ter outra criana afetada aproximadamente 1 em 100 na trissomia do 21 e no mosaicismo.

Cuidados especiais As crianas com sndrome de Down necessitam do mesmo tipo de cuidado clnico que qualquer outra criana. Contudo, h situaes que exigem alguma ateno especial. Avaliaes audiolgicas precoces e exames de seguimento so indicados. freqentemente precisaro dos cuidados de um cardiologista peditrico por longo prazo. Crianas com sndrome de Down freqentemente tm mais problemas oculares que outras crianas. Por exemplo, destas crianas tm catarata e outros problemas oculares como estrabismo, miopia, e outras condies so freqentemente observadas em crianas com sndrome de Down.

. Algumas crianas, especialmente as com doena cardaca severa, tm dificuldade constante em ganhar peso. Por outro lado, obesidade freqentemente vista durante a adolescncia. importante identificar as crianas com sndrome de Down que tm problemas de tireide, uma vez que o hipotireoidismo pode comprometer o funcionamento normal do sistema nervoso central.

Nos ltimos 20 anos, a populao com sindrome de down passou de 25,30 anos para 60,65 anos. Ganharam 30 anos de sobrevida com qualidade ao avano da medicina e ao apoio que passaram a receber da famlia.

A criana com sndrome de down tem peculiaridades especficas que demandam de ateno especial, precisando fazer fisioterapia fono, terapia ocupacional. Alguns pontos devem ser considerados quanto educao do portador da sndrome de Down: - Estruturar seu auto-conhecimento; - Desenvolver seu campo perceptivo; - Desenvolver a compreenso da realidade; - Desenvolver a capacidade de expresso; - Progredir satisfatoriamente em desenvolvimento fsico; - Adquirir hbitos de bom relacionamento; - Trabalhar cooperativamente;

dirio;

- Adquirir destreza com materiais de uso

- Atuar em situaes do dia a dia; - Adquirir conceitos de forma, quantidade, tamanho espao tempo e ordem; - Familiarizar-se com recursos da comunidade onde vive; - Conhecer e aplicar regras bsicas de segurana fsica; - Desenvolver interesses, habilidades e destrezas que o oriente em atividades profissionais futuras; - Ler e interpretar textos expressos em frases diretas

Poltica nacional de educao especial Como j foi citado a educao especial prevista na Constituio da Federal, que dever do Estado com a educao a garantia de: atendimento educacional especializado aos portadores de deficincias, preferencialmente na rede regular de ensino.(art. 208, caput, III, CF).

A poltica nacional de educao especial consiste de objetivos gerais e especficos necessrios a portadores de deficincias, que fundamentam e orientam o processo de educao especial, visando garantir o atendimento educacional ao aluno portador de necessidades especiais. Os objetivos formulados pela poltica de educao especial so: promover a interao social; desenvolver prticas de educao fsica, atividades fsicas e sociais; promover direito de escolha; desenvolver habilidades lingsticas; incentivar autonomia e possibilitar o desenvolvimento social, cultural, artstico e profissional, das crianas especiais.

Federao Brasileira das Associaes de Sndrome de Down FBASD Esprito Santo VITRIA DOWN Minas Gerais FAMLIA DOWN - Associao de Pais e Amigos dos Portadores de Sndrome de Down Happy Down - Associao de Pais Rua Afonso Pena 3314 - Centro - CEP - 35010-001 Governador Valadares MG

APAPS DOWN - Associao de Pais e Amigos dos Portadores de Sndrome de Down Av. 24, 434 - Novo Horizonte - CEP - 35180-000 Timteo - MG Clnica ANIMA - Clnica Anima de Consultrios Integrados de Psicologia Ltda. Rua Gonalves Dias 2051 - Lourdes - CEP - 30140-092 Belo Horizonte MG UDI-DOWN - Associao de Amigos e Pais de Filhos com Sndrome de Down Av. Rondom Pacheco 3738 ap. 134 - Vila Saraiva Uberlndia MG

Vous aimerez peut-être aussi