Vous êtes sur la page 1sur 24

Planejamento Urbano

Introduo

Definio
Urbanismo a disciplina e a atividade relacionadas com o estudo, regulao, controle e planejamento da cidade (em seu sentido mais amplo) e da urbanizao. Sua definio porm, sempre varia de acordo com a poca e lugar. No entanto, costuma-se diferenci-lo da simples ao urbanizadora por parte do homem, de forma a que o urbanismo esteja associado idia de que as cidades so objetos a serem estudados, mais do que simplesmente trabalhados.

Tambm, entretanto, no uma disciplina que se confunde com ramos de outras cincias mais amplas (como a geografia urbana ou a sociologia urbana, embora mantenha interfaces com elas. O Urbanismo mostra-se, portanto, como uma cincia humana(cincia aplicada), de carter eminente multidisciplinar, inserida no contexto prprio de uma sociedade em processo de constante crescimento demogrfico e respondendo a uma forte presso de civilizao e urbanidade, enfrentando suas demandas e problemas.

Numa perspectiva simplista, o urbanismo corresponde ao de projetar e ordenar as cidades. No entanto, sob um ponto de vista mais amplo, o urbanismo pode ser entendido tanto como um conjunto de prticas ou de idias, quanto como uma forma ideolgica que visa reproduzir as condies gerais do modo de produo capitalista. Segundo este ponto de vista, atualmente tanto o Capital quanto o Estado se apropriam da prtica e teoria (entendendo-os como ideologia) do urbanismo como um mecanismo gerador de lucros).

No Brasil, o urbanismo s comeou a ser efetivamente utilizado a partir do fim do sculo XIX, quando foi fundada a cidade de Belo Horizonte, cujo plano comeou a ser elaborado em 1894, pelo engenheiro Aaro Reis, substitudo depois por Francisco Bicalho.

Goinia, construda para substituir como capital do Estado a antiga e colonial Vila Boa de Gois; foi fundada em 1933, obedecendo a plano do arquiteto Attilio Correa Lima, primeiro urbanista formado do Brasil, e alterado pelos irmos Coimbra Bueno a partir de 1935.
Braslia o terceiro grande exemplo brasileiro de cidade planejada. O projeto da atual capital brasileira, escolhido por concurso nacional, de autoria do arquiteto Lcio Costa.

A palavra deriva-se dos estudos do engenheiro catalo Ildefonso Cerd, responsvel pelo projeto de ampliao de Barcelona na dcada de 1850. Apesar de jamais ter usado o termo urbanismo, Cerd cunhou o termo urbe para designar de modo geral os diferentes tipos de assentamento humano e o termo urbanizao designando a ao sobre a urbe. Destes termos muito prximos surgir o nome urbanismo no incio do sculo XX. Cerd publicou extensos estudos sobre as cidades de Barcelona e Madri, que versavam sobre os mais diversos aspectos da cidade indo desde questes tcnicas (como a anlise da rua e seus sistemas de infraestrutura) at questes tericas e territoriais, (i.e.: como ligar as cidades em uma grande rede nacional?). Um compndio expandido e revisado, a Teoria Geral da Urbanizao, publicado em 1867, resulta de seus estudos anteriores e a publicao mais notria de Cerd.

Planejamento urbano , dentro da multidisciplinariedade do urbanismo, o campo que lida com o aspectos tcnicos e polticos relacionados ao uso do espao, bem estar humano, desenho Urbano e desenho Ambiental em todas as suas aplicaes (circulao, transporte, comunicaes). Alm disso um dos pontos mais relevantes do planejamento urbano, hoje, a proteo e conservao do meio ambiente.

O planejamento urbano o processo de criao e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos (como qualidade de vida da populao) dentro de uma dada rea urbana (como cidades ou vilas); ou do planejamento de uma nova rea urbana em uma dada regio, tendo como objetivo propiciar aos habitantes a melhor qualidade de vida possvel. O planeamento urbano, segundo um ponto de vista contemporneo (e, em certa medida, ps-moderno), tanto enquanto disciplina acadmica quanto como mtodo de atuao no ambiente urbano, lida basicamente com os processos de produo, estruturao e apropriao do espao urbano. A interpretao destes processos, assim como o grau de alterao de seu encadeamento, varia de acordo com a posio a ser tomada no processo de planejamento e principalmente com o poder de atuao do rgo planeador.

Planejadores urbanos, os profissionais que lidam com este processo, aconselham municpios, sugerindo possveis medidas que podem ser tomadas com o objetivo de melhorar uma dada comunidade urbana, ou trabalham para o governo ou empresas privadas que esto interessadas no planejamento e construo de uma nova cidade ou comunidade, fora de uma rea urbana j existente. Os planejadores urbanos trabalham tradicionalmente junto das autoridades locais, geralmente para a municipalidade da cidade ou vila, embora nas ltimas dcadas tenham se destacado os profissionais que trabalham para organizaes, empresas ou grupos comunitrios que propem planos para o governo. O dia-a-dia de um planejador urbano inclui principalmente melhorias na qualidade de vida dentro de uma certa comunidade. Uma comunidade vista por um planejador urbano como um sistema, em que todas as suas partes dependem umas das outras.

Uma ideia muito comum, ainda que com certo nvel de impreciso terica, a de que os planeadores urbanos trabalham principalmente com o aspecto fsico de uma cidade, no sentido de criar propostas que tm como objetivo embelez-la e fazer com que a vida urbana seja mais o confortvel, proveitosa e lucrativa possvel. Porm, o trabalho de planeamento envolve especialmente o contato com o processo de produo, estruturao e apropriao do espao urbano, e no apenas sua configurao a posteriori, como quer a afirmao anterior. Sob este ponto de vista, os planejadores so atores de um perptuo conflito de natureza eminentemente poltica, e por este motivo, seu trabalho no deve ser considerado como neutro. Tambm precisam prever o futuro e os possveis impactos, positivos e negativos, causados por um plano de desenvolvimento urbano, os quais muitas vezes favorecem ou contrariam os interesses econmicos dos grupos sociais para os quais trabalham.

Uma definio precisa do que seja o planejamento urbano necessariamente passa pelo trabalho de localiz-lo, enquanto disciplina, em relao ao urbanismo. Tanto o planejamento urbano quanto o urbanismo so entendidos como o estudo do fennemo urbano em sua dimenso espacial, mas diferem notadamente no tocante s formas de atuao no espao urbano. Desta maneira, o urbanismo trabalha (historicamente) com o desenho urbano e o projeto das cidades, em termos genricos, sem necessariamente considerar a cidade como agente dentro de um processo social conflitivo, enquanto que o planejamento urbano, antes de agir diretamente no ordenamento fsico das cidades, trabalha com os processos que a constrem (ainda que indiretamente, sempre atue no desenho das cidades).

O planejamento urbano atividade, por excelncia, multidisciplinar, enquanto que o Urbanismo, ao longo da histria, se caracterizou como disciplina autnoma (especialmente do ponto de vista profissional). Porm, os limites entre o planejamento e o urbanismo so pouco claros na prtica: intervenes urbansticas na cidade so comumente tratadas como "obras de planejamento", enquanto que atividades tpicas do planejamento (como a criao de um plano diretor), so eventualmente tratadas como "obras de urbanismo".

Histria
Pistas de que a civilizao humana tm trabalhado com planejamento urbano em escala limitada remonta a 3500 a.C. Muitos historiadores consideram como pai do planejamento urbano o greco Hippodamus e suas teorias e ideias sobre o uso ideal da terra e da localizao de ruas e edifcios nas cidades de Mileto e Pireu. Os muulmanos so muitas vezes creditados com a criao do zoneamento, criando zonas especficas para estabelecimentos comerciais, residncias, culto religioso, etc. Muitas cidades das civilizaes pr-coombianas tambm construram suas cidades, considerando um planejamento urbano incluindo sistemas de esgoto e de gua corrente. A Cidade de Tenochtitlan-Mxico, capital do Imprio Azteca, foi construda numa ilha do lago Texcoco onde hoje a Cidade do Mxico. No seu auge, Tenochtitlan era a maior cidade do mundo, com uma populao prxima a 250 mil habitantes.

Antiguidade
A Cicilizao do Vale do Indo considerada por muitos como a primeira civilizao a desenvolver o senso de planejamento urbano, por volta de 2.600 a.C. onde algumas pequenas vilas cresceram em grandes cidades contendo milhares de pessoas, que no trabalhavam primariamente na agricultura, criando uma cultura unificada. O repentino aparecimento dessas grandes cidades, bem como o crescimento e a formao organizada destas cidades, parece ser o resultado de um esforo planejado e deliberado. Alguns assentamentos da Civilizao do Vale do Indo aparentemente foram designados segundo um plano desenvolvido. As ruas de cidades como Mohenjo-daro e Harappa tambm foram desenhadas segundo um padro de gradeamento imperfeito, com uma hieraquia de ruas, (avenidas comerciais para pequenas vias residenciais), de modo a proteger as reas residenciais da poluio sonora, de fortes odores e de ladres existentes prximos s reas urbanas. Os antigos romanos utilizaram um padro consolidado de planejamento urbano, voltado para defesa militar e convenincia civil. O plano bsico uma praa quadrada central com servios urbanos, cercados por uma grade compacta de ruas, tudo cercado por um muro para defesa. Para reduzir o tempo necessrio para locomoo, duas ruas em diagonal cruzam pela praa quadrada. Um rio geralmente corre dentro da cidade, para obteno de gua potvel e transporte, e despejo de esgoto, at mesmo durante cercos. Muitas cidades europeias ainda conservam a essncia destes plano, como Turim. Habitantes de cidades da antiguidade criaram certas reas destinadas para encontros, recreao, comrcio e culto religioso. Muitas destas cidades possuam murahas em volta, cujo objetivo era impedir (ou, ao menos, de dificultar) o acesso de possveis inimigos cidade. A construo de prdios pblicos e monumentos so outros exemplos de planejamento urbano nos tempos antigos, das quais, as cidades mais famosas so Roma e Atenas.

Idade Mdia
Muitas cidades e feudos mediecais eram protegidas por muros. Com o crescimento populacional, muitas destas cidades tornaram-se super populacionadas. Para solucionar este problema, algumas cidades derrubavam seus muros (e muitas vezes construindo outra, protegendo uma rea maior), e outras simplesmente deixavam seus muros antigos de p, construindo novas cidades e vilas ao redor da antiga cidade. A religio fazia parte integral da vida poltica, cultural e social da Europa da Idade Mdia, e isto reflete-se nas cidades da poca, onde na maioria das vezes, a principal igreja estava localizada no centro da cidade, e era a maior, a mais alta e a mais cara estrutura.

Renascimento
Durante o Renascimento, um perodo de grande desenvolvimento artstico, planejadores urbanos desenhavam partes de uma cidade em grande escala, criando grandes reas para solucionar a super lotao de tempos antigos. Exemplos so a Catedral de So Pedro, em Veneza, e a Baslica de So Pedro, no Vaticano. J um exemplo de uma rea que foi inicialmente planejada, antes de ter sido construda, o Palcio de Versailles, na Frana, uma mini-cidade por si mesma. Alguns artistas conhecidos, como Leonardo da Vinci e Michelangelo, por exemplo, desenharam e ajudaram a embelezar algumas cidades italianas, no sculo XV e XVI, enquanto Georges-Eugne Haussmann planejou grandes avenidas e praas, em Paris, no sculo XVIII, que ajudaram a cidade francesa em se tornar reconhecida mundialmente como uma das cidades mais belas do mundo. Algumas cidades dos Estados Unidos, na Amrica colonial foram planejadas de antemo, antes de terem sido construdas. Exemplos incluem Charleston, Filadlfia e Savannah. O exemplo mais famoso, porm, o da atual cidade de Waschington, DC, a atual capital do pas. George Washington contratou Pierre Charles LEnfant, um arquiteto francs, para planejar a cidade.

Revoluo Industrial
Com a Revoluo Industrial, nos sculos XVIII e XIX, e a criao de fbricas em cidades, a populao de muitas cidades europias e americanas comearam a aumentar rapidamente, recebendo milhares de pessoas vindas dos campos, abandonando trabalhos nas reas rurais, para trabalhar na indstria. Isto fez com que cidades da poca ficassem superlotadas, sujas e barulhentas. Muitas pessoas viviam em bairros que possuam pssimas condies sanitrias, na qual famlias inteiras viviam espremidas em casas de um ou dois cmodos, perto das fbricas. Reformistas sociais comearam a pedir ao governo que melhorassem tais condies precria de vida, sugerindo planos como novo zoneamento, com casas, jardins e reas verdes. Tambm sugeriram a separao de zonas industriais e residenciais, cada uma em zonas separadas da cidade. Vrias municipalidades e governos tomaram medidas para melhorar a qualidade de vida nas cidades, mas medida que estas continuavam a crescer rapidamente, as poucas medidas tomadas foram insuficientes para surtir algum efeito. Planejadores urbanos tentaram mostrar a imagem de uma cidade ideal, na Feira Mundial de Chicago, em 1893. Largas e grandes avenidas, com grandes estruturas pblicas, eram dois dos muitos aspectos numa cidade ideal. A exposio marcou o incio do movimento City Beautiful (Bela Cidade), nos Estados Unidos.

Movimento Moderno
At o final do sculoXIX, o planejamento urbano na maioria dos pases industrializados era de responsabilidade de arquitetos, que eram contratados por empresas particulares ou, raramente, pelo governo. Mas o crescimento dos problemas urbanos durante o final do sculo XIX forou governos de muitos pases, em especial, o dos Estados Unidos, a participar mais ativamente no processo de planejamento urbano. O Movimento Moderno na Arquitetura e no Urbanismo pregava que a atividade de planejar as cidades era matria de ordem eminentemente tcnica, e que portanto, possua a neutralidade poltica inerente ao trabalho cientfico. Tal pensamento se formalizou especialmente com o trabalho dos CIAM (do francs Congrs Internationaux d'Architecture Moderne, que significa em portugus "Congressos Internacionais da Arquitetura Moderna") e, especialmente, com a Carta de Atenas. Reflexos deste pensamento urbanstico podem ser observados em projetos de novas reas de expanso urbana totalmente desvinculados das necessidades efetivas das comunidades que a morariam. O plano-piloto da cidade de Braslia considerado o exemplo mais perfeito deste tipo de urbanismo modernista. Entre 1900 e 1930, muitas cidades nos Estados Unidos introduziram comisses de planejamento urbano e leis de zoneamento. Um dos mais famosos planos de revitalizao urbana desse perodo foi o Plano Burnham, que revitalizou uma grande parte da cidade de Chicago.

A exploso populacional da dcada de 1950 e da dcada de 1960 criou problemas como congestionamentos, poluio, aparecimento ou crescimento de favelas, e falta de moradia. Para vencer os novos desafios destas cidades em crescimento, agncias de planejamento urbano precisaram expandir seus programas, incluindo novas residncias, reas recreacionais e melhores distritos comerciais e industriais. Atualmente, o planejamento urbano de uma cidade geralmente feito por acordos entre agncias governamentais e empresas privadas, especialmente nos pases desenvolvidos. Nos pases subdesenvolvidos, porm, o planejamento urbano passa por um momento de redefinio. Se, por um lado, tais pases atravessaram longos perodos de planejamento centralizador e autoritrio (no raro resultando em periferias urbanas espraiadas, estruturadas por projetos residenciais movidos mais pelo carter quantitativo que pelo qualitativo), nas ltimas duas dcadas, o planejamento rrbano no Brasil, por exemplo, tem procurado colocar-se como possvel mediador no conflito social pelo solo urbano. O foco do planejamento, pelo menos academicamente, deslocou-se do regulamento do uso e ocupao do solo para o tratamento dos processos especulativos de produo do espao urbano, colocando-se contra ou a favor deles. Surge da a ideia de planejamento urbano participativo(trabalhada por exemplo por tericos como Ermnia Maricato, ex-Secretria Executiva do Ministrio das Cidades) no qual as decises so tomadas atravs de um processo democrtico no qual o profissional no assume mais o papel de "autor do plano", mas de "condutor do processo". Contrariamente a esta tendncia, tericos internacionais, como Manuel Castells, propem o que se convencionou chamar de planejamento urbano estratgico, que procura tratar as cidades sob a lgica da guerra fiscal e de sua localizao na suposta nova rede de cidades globais.

Plano Urbanstico de Barcelona(1850)

Planejamento da ilha de Manhattan de 1811, sem o Central Park

Engenharia urbana o ramo da engenharia que foca em questes urbanas utilizando processos de planejamento urbano, interveno e gesto para uma melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos, tendo como parmetros a questo da preservao ambiental e a racionalidade/otimizao na soluo dos problemas urbanos.

Cenrio
A abrangncia do desafio varia em funo da composio da cidade e da proporo de favelas. Mas a complexidade est sempre presente nas incertezas jurdico-fundirias, na cultura cvica da populao que, por ter sido responsvel pela edificao dos imveis em processos espontneos, mal conhece e pouco aceita a rigidez dos calendrios e das normas pblicas, e nas condies ambientais dos assentamentos, que frequentemente exigem gastos em infraestruturas bem acima do valor dos imveis. Assim, para os planejadores e gestores urbanos brasileiros, a agenda consiste em praticar essa complexidade para a qual no os preparou a formao clssica do urbanista. (Planejamento
Urbano no Brasil conceitos dilogos e prticas pag. 10)

Vous aimerez peut-être aussi