Vous êtes sur la page 1sur 77

P N S S C

^ X O D O

Minha fora e meu canto o Senhor! Salvao ele se fez para mim!

Cantemos a Deus que nos libertou das mos do inimigo dos ps do opressor!

Cantemos a Deus que nos libertou. Cavalos a carros no mar afogou!

Cantemos a Deus que nos libertou. Soldados e chefes vencidos deixou!

Cantemos a Deus que nos libertou. No longo deserto com a gente ele andou!

Cantemos a Deus que nos libertou. Na fome e na sede nos alimentou!

Cantemos a Deus que nos libertou. A lei da justia pra ns ensinou!

Cantemos a Deus que nos libertou. A terra bendita a ns entregou!

Minha fora e meu canto o Senhor! Salvao ele se fez para mim!

Programa do curso bblico de Ex 15, 22-18,27 I Introduo ao livro do xodo II - Contexto histrico do livro do xodo III- Sentido profundo da narrativa IV - Estrutura do livro do xodo V - Estudos sistemticos dos textos VI Influncia do xodo na Teologia Latino Americana VI A opo preferencial da Igreja: os pobres

O xodo marca o momento inicial e constitutivo de Israel como o povo da aliana. Os acontecimentos centrais do livro so quatro: -Sada do Egito - Caminhada pelo deserto - Chegada e aliana no Sinai - Edificao da tenda-santurio

Libertao-Aliana-Culto

temas que tecem o evento histrico que fez dos libertos o povo de Israel.

O xodo no acontece por um grupo apenas. O povo diverso e suas contribuies tambm. Outros grupos vo se identificando com a caminhada e tambm acrescentam tano na oralidade como na escritura essas experincias.
O que matem a coerncia temtica do livro so as experincias de explorao/dominao, do Deus libertador que escuta o clamor dos pobres.

Concluses

Com o xodo se supera as diferenas entre passado e presente. Aqui esto os 600.000, somos todos e todas que esto em constante caminhada, em travessia. Fazer a memria, pois um povo sem memria um povo sem vida.

Estrutura do livro do xodo

Trs pilares no livro do xodo

Uma lei Chefe


Um templo

Declogo Moiss

a tenda santurio do deserto, com os seus ministros e seus rituais

I A libertao dos hebreus no Egito das mos do fara (Ex 1, 1-15,21) II A viagem ou marcha do Egito ao Sinai (Ex 15, 22-18,27) Sede: as guas amargas (Ex 15,8-27) Fome: o man e as codornizes (Ex 16, 1-36) Sede: a gua que brota da rocha (Ex 17, 17) Defesa contra os inimigos: Josu enfrenta Amalec (Ex 17, 8-16)

Reencontro familiar: Jetro encontrou seu genro, para lhe devolver a sua filha e os seus netos (Ex18, 1-12) Liderana Partilhada: Jetro aconselhou Moiss a instituir um conselho de ancios para atuar, ao seu lado, como juzes (Ex 18, 13-27)

Necessidades enfrentadas

De ordem natural: fome e sede

Dificuldades no interior da prpria comunidade: questes de autoridade e os ataques de outros grupos do deserto (amalecitas)

III O perodo de estadia no Monte Sinai (Ex 19, 1-40,38)

Leitura do texto Ex 15,22-27 Perguntas para reflexo: O que mais chamou a sua ateno neste texto? Por qu? Que planta esta que torna a gua boa para beber e devolve a vida ao povo? Qual a lio que tiramos disso para a vida d nossa comunidade?

Esquema da seqncia do pensamento do texto: Ex 15,22-24: Descreve a caminhada de trs dias no deserto. Descobrem gua, mas no potvel. amarga, guas amargas, Mara. O povo comea a murmurar: o que vamos beber?. Ex 15, 25a : Moiss ora a Deus. Deus lhe mostra uma planta. Moiss a jogou na gua que ficou boa.

Ex 15, 25b-26: Moiss revela o significado do fato: Deus coloca o povo prova para que jogue a planta da Lei de Deus na gua amarga da vida. Assim, a vida ficar boa, sem doenas.

Ex 15,27: o povo aceitou o desafio, colocou a planta da Lei de Deus na vida e, pouco tempo depois encontraram doze fontes de gua boa e abundante e setenta palmeiras. Osis bonito e agradvel, onde acamparam

Pontos de Reflexo bblico-teolgico:

gua amarga

Planta ou pedao de madeira

Vida do povo

Lei de Deus.

Quem quiser seguir a caminhada, tem responsabilidades.


A falta de gua

Revela um problema mais profundo

compromisso da caminhada.

A falta de gua representa uma derrota inicialmente

lembra a praga da transformao da gua em sangue, Deus fere a gua (Ex7,25).

lugar de morte e sofrimento

Egito
o lugar da cura e purificador das motivaes

Deserto

ouvir atentamente a voz de Jav Condies para vivenciar o Jav que cura

fazer o que reto aos seus olhos


guardar os estatutos inclinar os ouvidos aos seus mandamentos

A lei de Deus pede novos relacionamentos

Leitura do Texto Ex 16, 1-36 Perguntas de reflexo: Qual era mesmo o teste de Deus para o povo? Qual a prova pela qual o povo devia passar para ver se realmente observava a Lei de Deus? E de que lei se tratava? A histria do man era um teste. Se fosse aplicar este teste hoje na sua comunidade, ela passaria pelo teste? Sim ou no? Por qu?

Esquema da seqncia do pensamento no texto Ex 16, 1-3: O povo j est no 15 dia do segundo ms da caminhada pelo deserto. Pouca comida e muita fome. Novamente o povo comea a murmurar contra Moiss. Ex 16, 4-5: Deus promete fazer chover po e carne, mas ser um teste: s podem recolher o necessrio para um s dia. Na sexta-feira, porm, devem recolher tambm o necessrio para o sbado

Ex 16, 6-12: Moiss e Aaro levam o recado de Deus a povo. Ex 16, 13-16: Descreve o dom do man e das codornizes e repete a ordem de Jav. Ex 16, 17-21: Cada um recolhe de acordo com a necessidade da sua famlia. Para os que desobedecerem, apodreceu tudo o que acumularam a mais. Para os que recolheram o suficiente, nada faltou.

Ex 16, 22-30: Descreve o procedimento para o dia do sbado, dia de descanso, no qual no cair o man do cu. Ex 16, 31-36: informaes gerais e resumo do dom do man.

Pontos de Reflexo bblico-teolgico: saudades da escravido O grupo da murmurao Fome

Dificuldades

desestimula o resto da comunidade

Condio para o man

vencer a tentao de acumular


Jav = manda o man

Man

no algo sobrenatural, mas providencial

O povo no tem somente o suficiente para comer, mas tem o descanso

Lei = mandamentos

comida partilhada

descanso

Jesus olhai os passarinhos e as flores do campo


.

Multiplicao dos pes = narrada seis vezes

Eucaristia = consagra o po partilhado, denuncia a comunidade que no pratica a partilha (1Cor 11, 17-34)

Leitura do texto Ex 17, 1-7 Por que no podemos duvidar da presena de Deus em nossa vida?

Esquema da seqncia do pensamento do texto: Ex 17, 1-3: Descreve a continuidade da caminhada pelo deserto e a falta de gua que levou o povo a murmurar e reclamar com Moiss. Ex 17, 4-6a: Diante da revolta do povo, Moiss, com medo de ser morto pelo povo, clama a Deus. Deus manda Moiss bater na rocha, e dela sair gua para o povo beber
.

Ex 17, 6b-7: Moiss fez como Deus mandou. Bateu na rocha, e a gua jorrou. Deus ao lugar o nome de Massa (provao) e Meriba (contestao).

Pontos de Reflexo bblico-teolgico:


Problema de fundo: Jav est no meio de ns ou no ?

O nome do lugar mudado

Massa

tentao ou provao

Meriba

discrdia ou tentao

Certeza central da f

A.T = ocorre mais de 6 mil vezes

Nome de jav = IHWH

Deus est conosco!

Jesus-Emanuel = Deus conosco

Ocorrem em vrios lugares na bblia

Profisso e f
Senhor esteja conosco! Ele est no meio de ns!
lembrar o povo de nunca duvidar da certeza central de nossa f.

Moiss e Aaro no entram na terra prometida por que no acredita no nome de Jav (Nm 20,12)

Leitura do texto Ex 17, 8-16 Por que os braos de Moiss no podem cair? E quem te ajuda, sustentando teus braos?

Esquema de seqncia do pensamento do texto:


Ex 17,8: informa a respeito de um ataque dos amalecitas contra o povo de Israel. Ex 17,9: Moiss manda Josu combater o inimigo, enquanto ele mesmo fica na montanha com a vara de Deus na mo.

Ex 17, 10-11: Josu comanda o combate enquanto Moiss, acompanhado de Aaro e Hur, fica rezando na montanha. Enquanto Moiss, em atitude de orao, est com as mos levantadas, Israel vence. Com as mos abaixadas, os amalecitas vencem.
Ex 17, 12-13: para evitar cansao, Moiss senta numa pedra, e Aaro e Hur sustentavam as mos de Moiss para o alto, at o pr-dosol. Assim, Josu ganhou a batalha
.

Ex 17, 14: Deus manda escrever num livro a promessa de que ele vai acabar com os amalecitas
.

Ex 17,15-16: Moiss constri um altar com o nome de Jav minha bandeira, pois com esta bandeira eles foram capazes de derrotar os amalecitas
.

Pontos de Reflexo bblico-teolgico:


A vara de Jav A presena de Deus

provocar os sinais ou as pragas contra o fara Como combinar a bondade de Deus com esta atitude de vingana sem perdo?
No existe travessia sem inimigo e sem luta.

Necessidade de rezar e invocar a ajuda de Deus


Amalecitas = simbolizam todos os inimigos de ontem e de hoje: medo, desnimo, descrena, violncia, diviso, dominao, injustia, dio

Jesus alerta: carregar a cruz, ele no veio trazer a paz e quando vier a tentao ele manda rezar.

Vocao evanglica = colocar a vida em risco

Leitura do texto Ex 18, 1-27


Em sua opinio como so exercidos os cargos de liderana dentro de sua comunidade?

Esquema de seqncia do pensamento do texto Ex 18, 1-7: as famlias so reunidas = Jetro leva a Moiss sua esposa e os filhos. O futuro do povo depende da reconstruo das casas e dos laos firmes nos relacionamentos familiares.
Ex 18, 8-12: A reunio celebrada como uma ceia. Moiss narras as facilidades e dificuldades encontradas na travessia. O reencontro festejado com uma refeio comunitria.

Ex 18, 13-16: o problema da centralizao = todo o poder de julgar e decidir estava nas mos de Moiss. Ele substituiu e figura de fara no sistema
.

Ex 18, 17-27: o poder descentralizado: Jetro contribui para que se perceba as dificuldades de uma administrao centralizada. Os destinos do povo devem ser decididos por todo o povo (Nm 11, 24-30).

Pontos de Reflexo bblico-teolgico:


Ter uma pessoa que olhe de fora a situao diante das crises.

As famlias dispersas se renem em torno de um projeto comum.


A reconstruo da famlia a grande esperana do povo. Luta do povo por um governo descentralizado e participativo. Duas propostas: reconstruir a casa como um novo espao de convivncia e buscar mecanismos de comunho e participao.

Novidade da Teologia da libertao

Pobres-pobreza

Causas sociais, polticas e econmicas

Realidade coletiva e estrutural

MANIFESTAO DA GRAA DE DEUS

Atuao dos cristos II justia

Libertao de diversas formas de opresso

xodo Rural formao das periferias Movimento estudantil 1968 Conflito entre capitalismo e socialismo O progresso no chega de igual maneira a todos

Cenrio propcio

F.H.C = teoria da dependncia

Educao Paulo Freire


Dcada de 60: Igreja passa por um momento de atualizao

Medelln 1968: Documentos de Paulo VI O progresso dos povos e O anncio do Evangelho Relao entre Boa Nova e Justia Social

Pedagogia libertadora a partir da Bblia


Telogo aprende com o povo

Crculos Bblicos 1970 O povo se sente sujeito E no somente objeto da evangelizao

Trs pilares Da TdL:

1. A leitura crtica da realidade social 2. Atuao transformadora: VER-JULGAR-AGIR 3. Engajamento: escolas, universidades, partidos...

Ressurreio Lc 4,18; 6,20 Libertao Ex 3, 15-17 Profetismo Is 40,2-11

Limites
A dificuldade de articular a dimenso social da f com as demandas pessoais e subjetivas, cada vez mais fortes no atual momento histrico. A fixao numa linguagem libertria, que tem pouco apelo para a massa da populao. A dificuldade em lidar com a complexidade da sociedade atual, que deve ser compreendida com muitas chaves de leitura (sociolgica, psicolgica...) O isolamento, devido concentrao na ao conscientizadora nos pequenos grupos, em relao a outros setores da sociedade. O pouco dilogo com os grupos pentecostais e carismticos. O pequeno investimento para suscitar e desenvolver novas lideranas. As disputas a respeito de seu ponto de partida: os pobres ou Jesus.

Individualismo moderno
Realizao de projetos prprios

Energia canalizada p/ processos teraputicos

Realidade atual

Mentalidade virtual Predomnio da imagem sobre a palavra Religio para responder sua angustias mercadoria Igreja do sucesso

Bispos reforam o poder do clero Valorizao excessiva do rito

Cenrio eclesial Catlico

Espiritualidade centrada nas devoes e no na Palavra


Vis intimista e pentecostal Esvaziamento das estruturas participativas, como conselhos e assemblias

Vous aimerez peut-être aussi