Vous êtes sur la page 1sur 19

MTODO DE PROJETOS

APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES


Pedro Ferreira de Andrade

EDUCAO POR PROJETOS


ENSINO POR PROJETOS APRENDIZAGEM POR PROJETOS

As decises e o controle do projeto ficam essencialmente com o professor, os alunos executam as determinaes.

O aluno assume a responsabilidade e competncia de propor e desenvolver projetos para a apropriao de conhecimentos.

ENSINO POR PROJETOS


O paradigma a transmisso da informao e distribuio de tarefas para serem cumpridas pelos alunos.

Quando um professor elabora um projeto para ser executado pelos alunos, este no pode ser considerado dos alunos, mas, sim, do professor.

APRENDIZAGEM POR PROJETOS


O tema at pode estar inserido no currculo, na disciplina, ser proposto pelo professor ou at pela escola.

A autonomia do aluno no deve ultrapassar os limites dos contedos programticos necessrios formao das competncias, habilidades e conhecimentos.

O projeto no pode ficar ao sabor de um livre arbtrio total.


Deve estar articulado com o desenvolvimento das potencialidades e das necessidades e responsabilidades de formao que cabem escola.

A aprendizagem por projetos deve ser uma oportunidade para que os alunos possam pensar e julgar por si, desenvolvendo o pensamento, a autonomia e a criatividade.
Em conseqncia o problema proposto dever ser resolvido por eles, ainda que possam e devam ser orientados por um educador

No deixar a atividade pedaggica ao capricho e extravagncia de seus autores. H limites, pois para lograr resultados positivos, requer disciplina, mtodo, controle de si mesmo, dos seus autores e persistncia..

ORIGEM, O QUE ?
A aprendizagem por projetos uma variao atualizada do METODO DE PROJETOS formulado por William H. Kilpatrick (1918) a partir das idias de John Dewey.

um mtodo de globalizao. A prtica implica no vivenciar: o aprender fazendo e o aprender por si prprio. Integrao de vrias reas de conhecimento e contextualizao desse conhecimento atividade mental e realidade do aluno.

O programa escolar deve constituir-se de uma srie de experincias e atividades que a criana vai se empenhar. Para organizao deste programa deve ser levado em conta as ferramentas e os processos da vida atual. As matrias sero trabalhadas a medida que se tornem necessrias, na seqncia de cada projeto

CARACTERISTICAS DE UM BOM PROJETO DE APRENDIZAGEM


Proposta: Um plano de trabalho. Atividade prtica: O aprender vivencial passa a fazer parte do prprio organismo. aprender fazendo. reas de conhecimento: Ver o problema em sua totalidade. Intencionalidade: uma atividade motivada por meio de uma conseqente inteno. Ambiente natural: Contato efetivo com a realidade do educando (contextualizao)

ELEMENTOS IMPORTANTES PARA ELABORAO DE UM PROJETO


Problema: A identificao e elaborao de uma pergunta reveladora. Objetivos: Significaes associadas a conhecimentos para a resoluo do problema. Estratgias e aes: Caminhos e procedimentos aplicados na consecuo de objetivos. Recursos: Meios disponveis. Durao: Cronograma.

ETAPAS DE UM PROJETO
Antecipao: Plano inicial de ao a ser continuamente revisto e re-elaborado. Implementao: Colocao em prtica do plano inicial. Reflexo: Depurao objetivando rever e reorientar o projeto. Formalizao: Construo lgica do conhecimento. Apresentao dos resultados do projeto. Publicao e socializao: Organizao e comunicao do conhecimento construdo.

CURRCULO, COMO FICA?


As matrias e os contedos sero abordados medida que se tornem necessrios. No desenvolvimento dos projetos o currculo no seguido em seqncia lgica. A escola poder ter um programa mnimo que contemple o que deve ser aprendido pelos alunos mediante a formulao de projetos de trabalhos.

AVALIAO, COMO FICA?


A avaliao deve ser em processo, ou seja contnua, formativa, embora em algum momento ela deve ser somativa, revelando e disseminando resultados tanto para o aprendiz quanto para o professor e para a escola. A auto-avaliao ser importante e um dos instrumentos a anotao da construo do percurso, tipo dirio de bordo (PORTFLIO).

PAPEL DO PROFESSOR
Funes: Mediador, ativador, articulador,
ocasies que lhes permitam progredir. Proporcionar situaes que lhe ofeream novos problemas. Articular a prtica, gerenciando a organizao do ambiente de aprendizagem e programando o uso dos recursos tecnolgicos. Identificar as necessidades de ateno relativas s aprendizagens. orientador e especialista da aprendizagem.

Tarefas: Sugerir aos aprendizes materiais e

CONCLUSO
O que se requer hoje do indivduo no um grande acmulo de informaes, mas o pleno desenvolvimento de competncias, habilidades e atitudes capazes de favorecer a produo de conhecimento atualizado e um aprendizado continuado ao longo da vida aprender a aprender.

As novas tecnologias podem enriquecer a mediao pedaggica e acelerar a mudana de paradigma educacional, o qual no diz respeito nem s tecnologias nem quem o centro da educao (aluno ou professor), mas aprendizagem.

Transformao radical da viso educacional: de uma viso centrada nos ambientes de ensino para a implementao de ambientes de aprendizagem.
Pedro Ferreira de Andrade

Vous aimerez peut-être aussi