Vous êtes sur la page 1sur 24

Curso de Mariologia (1)

INTRODUO MARIOLOGIA
Afonso Murad
www.maenossa.blogspot.com

LEVANTAR AS QUESTES SOBRE MARIA

Pastorais

Existenciais

Teolgicas

A viso devocional sobre Maria, na interpretao de Roberto


Carlos

Nossa Senhora me d a mo Cuida do meu corao Da minha vida do meu destino Nossa Senhora me d a mo Cuida do meu corao Da minha vida do meu destino Do meu caminho Cuida de mim Sempre que o meu pranto rolar Ponha sobre mim suas mos Aumenta minha f e acalma o meu corao Grande a procisso a pedir A misericrdia o perdo A cura do corpo e pra alma a salvao Pobres pecadores oh me To necessitados de vs Santa Me de Deus tem piedade de ns De joelhos aos vossos ps Estendei a ns vossas mos Rogai por todos ns vossos filhos meus irmos

MARIOLOGIA

Disciplina teolgica que estuda sobre o lugar de Maria no projeto salvfico de Deus e sua relao com a comunidade eclesial.

BREVE HISTRIA DA MARIOLOGIA


-

Patrstica: no h mariologia elaborada. Homilias cristolgicas com referncias a Maria Primeiro apcrifo mariano: protoevangelho de Tiago (sec. III) de grupo gnstico. Das polmicas cristolgicas brotam as questes da maternidade e da virgindade. No oriente: cones e hinos marianos. Idade Mdia: Distanciamento da figura de Jesus -> Devoo a Maria e aos santos. Tratado da Santssima Virgem, de Bernardo de Claraval. Na Suma Teolgica de So Toms no h mariologia. Sculo XV: Surge o rosrio de 150 Ave-marias.

BREVE HISTRIA DA MARIOLOGIA


Mariologia nos sc. XVI a XX: A centralidade de Jesus na reforma protestante relativiza o culto a Maria e aos santos. Reao catlica modernidade: incremento devoo mariana. Institutos religiosos disseminam as Nossas Senhoras. Francisco Suarez (1584) elabora primeiro tratado mariano. Plcido Ngido cria o termo mariologia (1602) Desenvolve-se a mariologia dos privilgios.

Argumentos de convenincia: Deus podia -> Convinha que fizesse -> Logo, fez. Na pastoral: devoo de cunho simblico e afetivo. Grignon de Montfort (1716): Tratado da verdadeira devoo Santssima Virgem. Sculo XIX: triunfalismo. Proclamao do dogma da Imaculada. Maximalismo: - A Maria todos se submetem, at Deus - De Maria nunquam satis (De Maria nunca demais falar).

A LUZ DO VATICANO II

Antecedentes: movimentos de renovao, que no eram marianos (bblico, litrgico, laicato, ao catlica). Lumen Gentium 8: Maria no mistrio de Cristo e da Igreja. No se aceita um documento exclusivo sobre Maria. Dcada de 70: minimalismo mariano na Europa e Estados Unidos. 1975: Paulo VI escreve Marialis Cultus. Hoje: grande diversidade na Igreja.

OS TRS NVEIS DA MARIOLOGIA

Maria na Bblia
Maria no Culto Maria no Dogma

ARTICULAO DOS NVEIS DA MARIOLOGIA

Maria na Bblia

Maria no Dogma

Maria no Culto

FONTES ESSENCIAIS DA MARIALOGIA

Bblia

Escritos patrsticos

Documentos do magistrio da Igreja (Conclios, Papas e C.E)

Textos ecumnicos sobre a Me de Jesus

Dicionrios de Mariologia

FONTES COMPLEMENTARES

Escritos de telogos, msticos e missionrios no correr dos sculos Estudos de natureza antropolgica e histrico-cultural Pinturas, esculturas, msicas, poemas e outras obras artsticas Manifestaes devocionais atuais

FONTES SUPLEMENTARES
Evangelhos apcrifos

Narraes da Vida de Jesus e de Maria, por videntes e msticos medievais


Mensagens de videntes de aparies marianas

PRIORIDADE NAS FONTES

Bblia

Reflexo teolgica

Tradio Eclesial

EXIGNCIAS DA MARIOLOGIA

Boa base bblica Conhecimento da Histria dos dogmas. Relao com outras disciplinas teolgicas: cristologia, eclesiologia, antropologia teolgica, escatologia. Sensibilidade pastoral: respeito ao povo + lucidez e esprito crtico. Reconhecer o lugar de Maria na comunho dos Santos, em

TRPLICE TAREFA, ENQUANTO TEOLOGIA

INTERPRETAR
DIALOGAR REELABORAR

CONSIDERAR O PERFIL PLURAL DA RELIGIOSIDADE

Catlico devocional

Catlico contemporneo

Protestante histrico

Evanglico

Ecltico

DUAS ETAPAS, UMA PESSOA

A mesma Maria que viveu em Nazar, caminhou na f como me, educadora e aprendiz (discpula) de Jesus a Maria glorificada, que est na comunho dos Santos num lugar especial: mais perto de Jesus e mais perto de ns. O final do caminho (participao na ressurreio de Cristo) ilumina o comeo (peregrinao humana na histria) e no o suprime.

POR QUE UM PERFIL INTEGRADOR?


Por fidelidade revelao bblica e centralidade de Jesus. Para dialogar e evangelizar uma sociedade plural, com novos significados. Para acolher os apelos do magistrio recente (Vaticano II, Marialis Cultus, Redemptoris Mater, Doc. de Aparecida).

SUPERAR OS EXTREMOS

Maximalismo: Tudo para Maria

Minimalismo: quanto menos, melhor

POR UM PERFIL RENOVADO DE MARIA

Bbli a
Viso Eclesial

Conectividade

Sabedoria

PLURALIDADE NA IGREJA CATLICA


Libertadora

Carismtica

Feminista

Ecumnica

Simblica

ALGUMAS TAREFAS DA MARIALOGIA

Ajudar a situar Maria em relao a Jesus e Trindade. Colaborar no dilogo ecumnico. Orientar sobre as prticas devocionais. Reinterpretar os dogmas marianos. Fornecer critrios de interpretao para as pretensas aparies.

PARA SABER MAIS

Afonso Murad, Maria. Toda de Deus e to humana. Compndio de Mariologia. Paulinas/Santurio. 2012, p.1334 (cap 1). www.maenossa.blogspot.com Introduo mariologia. Vdeo 1 do Trem da mariologia no Youtube

Vous aimerez peut-être aussi