Vous êtes sur la page 1sur 30

MATEMTICA

PCNEM

AS COMPETNCIAS EM MATEMTICA

As competncias em matemtica

Representao e comunicao,

Investigao e compreenso,
Contextualizao das cincias no mbito sociocultural,

Representao e comunicao:

Smbolos, cdigos e nomenclaturas de cincia e tecnologia; Articulao dos smbolos e cdigos de cincia e tecnologia; Anlise e interpretao de textos e outras comunicaes de cincia e tecnologia; Elaborao de comunicaes; Discusso e argumentao de temas de interesse de cincia e tecnologia;

Investigao e compreenso

Estratgias para enfrentamento de situaesproblema;

Interaes, relaes e funes; invariantes e transformaes;


Medidas, quantificaes, grandezas e escalas; Modelos explicativos e representativos;

Relaes entre conhecimentos disciplinares, interdisciplinares e interreas;

Contextualizao sociocultural

Cincia e tecnologia na histria; Cincia e tecnologia na cultura contempornea;

Cincia e tecnologia na atualidade;


Cincia e tecnologia, tica e cidadania.

TEMAS ESTRUTURADORES DO ENSINO DE MATEMTICA


A proposta de Matemtica dos PCNEM que cada escola e grupo de professores proponham um trabalho pedaggico que permita o desenvolvimento das competncias almejadas.

Fatores ligados ao planejamento:


Escolha de temas relativos ao contedo especifico da disciplina; Analise dos recursos de ensino; Mtodos de abordagem do conhecimento; Tempo de ensino aprendizagem.

Explorar contedos relativos aos temas:

Nmeros, lgebra, medidas, geometria e noes de estatstica e probabilidade envolvendo diferentes formas de pensar Matemtica.

Os temas devem ter relevncia cientfica e cultural. Sua importncia est em seu potencial explicativo, que permite ao aluno conhecer o mundo e desenvolver sentidos estticos e ticos em relao a fatos e questes desse mundo.

Os temas devem, ainda, permitir uma articulao lgica entre diferentes idias e conceitos para garantir maior significao para a aprendizagem.

Observaes

importante evitar detalhamentos ou nomenclaturas excessivos. .Ao selecionar um tema, a forma de trabalho deve ser pensada de modo integrado sua escolha, evitando repetir o modelo curricular das listas de assuntos enfileirados.

.A aprendizagem no se d com o indivduo isolado, sem possibilidade de interagir com seus colegas e com o professor.

Um exemplo de conjunto de temas para o ensino mdio.

1. lgebra: nmeros e funes


2. Geometria e medidas 3. Anlise de dados

LGEBRA: NMEROS E FUNES

O que a lgebra? Onde a encontramos? Qual sua importncia? A lgebra mais um dos temas estruturadores do ensino mdio, ela basicamente o estudo entre nmeros e funes.

A lgebra no ensino mdio

No E.M a lgebra tem alguns princpios como: calcular, resolver, identificar variveis, traar e interpretar grficos, resolver equaes e varias outras aplicaes.

Como desenvolver a lgebra


O principal modo de desenvolvimento da lgebra no E.M dada por um carter de linguagem, com os seus cdigos (nmeros e letras), algumas regras essenciais ( propriedades das operaes) e expresses que compem as igualdades, desigualdades e as funes.

O estudo das funes Principal objetivo do estudo fazer com que ao aluno adquira a linguagem algbrica como a linguagem das cincias, linguagem que necessria para expressar relaes e modelar situaes problemas.

Os problemas de aplicaes De maneira alguma podemos deixar de lado as situaes problemas e no apenas usa-los apenas no final dos estudos, a maneira mais apropriada seria no inicio do estudo.

Benefcios das situaes problemas Um dos principais benefcios de no deixa-los de lado ou no final dos estudos que ele uma das principais, se no, a principal para desenvolver exemplos do cotidiano, adquirir um olhar critico e analtico sobre essas situaes, interpretao de grficos e fenmenos que envolvem os contedos a serem estudados.

Sequncias
O estudo de progresso geomtrica infinita com razo positiva menor que 1, talvez a nica oportunidade do aluno ter algum contato com essa noo do que vem a ser o finito e infinito.

Trigonometria Tradicionalmente dado mais importncia ao calculo algbrico em vez das aplicaes, problemas que resolvem na maioria das vezes problemas com distancias. O principal estudo dado pelas funes senoides.

Unidades temticas
Variao de grandezas: noo de funo; funes analticas e no analticas; representao e anlise grfica; sequencias numricas: progresses e noo de infinito; variaes exponenciais ou logartmicas; funes seno, cosseno e tangente; taxa de variao de grandezas.

1.

Reconhecer e utilizar a linguagem algbrica nas cincias, necessria para expressar a relao entre grandezas e modelar situaes-problema, construindo modelos descritivos de fenmenos e fazendo conexes dentro e fora da Matemtica. Compreender o conceito de funo, associando-o a exemplos da vida cotidiana. Associar diferentes funes a seus grficos correspondentes. Ler e interpretar diferentes linguagens e representaes envolvendo variaes de grandezas. Identificar regularidades em expresses matemticas e estabelecer relaes entre variveis.

2.

Trigonometria: do tringulo retngulo; tringulo qualquer; da primeira volta.

do

Utilizar e interpretar modelos para resoluo de situaes-problema que envolvam medies, em especial o clculo de distncias inacessveis, e para construir modelos que correspondem a fenmenos peridicos. Compreender o conhecimento cientfico e tecnolgico como resultado de uma construo humana em um processo histrico e social, reconhecendo o uso de relaes trigonomtricas em diferentes pocas e contextos sociais.

GEOMETRIA E MEDIDAS
A geometria: A geometria necessria para a descrio, a representao, a medida e para o dimensionamento de uma infinidade de objetos e espaos no cotidiano.

A geometria tem quatro unidades temticas:


Geometria Plana. Geometria Espacial. Geometria Mtrica. Geometria Analtica.

As propriedades da geometria so:

Associadas posio relativa das formas.

Associadas s medidas.

Dessa forma, h duas maneiras de pensar na geometria:

Marcada pela identificao de propriedades relativas a paralelismo, perpendicularismo, interseo e composio de diferentes formas. Foca quantificar comprimentos, reas e volumes.

O Ensino da geometria:

Para um estudo mais completo, o ensino da Geometria na escola mdia deve observar os seguintes assuntos:

Propriedades geomtricos.

de

posies

relativas

de

objetos

Relaes entre figuras espaciais e planas em slidos geomtricos. Propriedades de congruncia e semelhana de figuras planas e espaciais. Anlise de diferentes representaes das figuras planas e espaciais (desenho, planificaes e construes com instrumentos).

J no ensino fundamental a geometria trabalhada de uma forma mais simples. Estruturando-se em demonstrar uma primeira reflexo dos alunos atravs da experimentao e de dedues informais sobre lados, ngulos e diagonais de polgonos, bem como a congruncia e semelhana de figuras planas. No se trata de gravar postulados e axiomas, mas perceber o que a cincia Matemtica traz para o desenvolvimento lgico dedutivo. A geometria proporciona ao aluno a interpretao de situaes-problemas usando permetro, rea e volume com o uso exato ou aproximado de medidas usando tais conhecimentos tambm para a vida real.

Os tipos de geometria e suas competncias: Geometria plana: semelhana e congruncia; representaes de figuras.

Geometria espacial: elementos dos poliedros, sua classificao e representao; slidos redondos; propriedades relativas posio: interseco, paralelismo e perpendicularismo; inscrio e circunscrio de slidos. Geometria Mtrica: reas e volumes; estimativa, valor exato e aproximado. Geometria analtica: representaes no plano cartesiano e equaes; interseco e posies relativas de figuras.

ANLISE DE DADOS

Tpicos:

Estatstica;

Contagem;
Probabilidade.

PROPOSTAS DO PCNEM

Devem ser vistas como formas de a Matemtica quantificar e interpretar conjuntos de dados ou informaes que no podem ser quantificados direta ou exatamente

Medir e avaliar dados (anlise objetiva e subjetiva);


Usar a deduo e a interpretao para compreender a extenso de um punhado de dados.

ORGANIZAO DO TRABALHO ESCOLAR

1 srie

1. Noo de funo; funes analticas e noanalticas; anlise grfica; seqncias numricas; funo exponencial ou logartmica. 1. Trigonometria do tringulo retngulo. 2.Geometria plana: semelhana e congruncia; representaes de figuras 3.Estatstica: descrio de dados; representaes grficas..

2 srie

1. Funes seno, cosseno e tangente.

1. Trigonometria do tringulo qualquer e da primeira volta.


2. Geometria espacial: poliedros; slidos redondos; propriedades relativas posio; inscrio e circunscrio de slidos. 2. Mtrica: reas e volumes; estimativas. 3. Estatstica: anlise de dados.

3. Contagem.

3 srie

1. Taxas de variao de grandezas. 2. Geometria analtica: representaes no plano cartesiano e equaes; interseco e posies relativas de figuras. 3. Probabilidade.

ESTRATGIAS PARA A AO

A seleo dos contedos organizados em temas ou de outra forma apenas uma primeira deciso de carter pedaggico. preciso tambm cuidar de outros aspectos didtico pedaggicos, tendo em vista que a proposta a de articular contedos e competncias almejadas possam se desenvolver. Para alcanar Oe objetivos estabelecidos de promover as competncias gerais e o conhecimento de Matemtica, a proposta dos PCNEM privilegia o tratamento de situaes problema, preferencialmente tomadas em contexto real.

A RESOLUO DE PROBLEMAS: a perspectiva metodolgica escolhida nesta proposta e deve ser entendida como a postura de investigao frente a qualquer situao ou fator que possa ser questionado. TRABALHO EM GRUPO: Um importante recurso para o desenvolvimento, essa modalidade de trabalho valiosa para vrias das competncias que se deseja desenvolver.

IMPORTNCIA DA COMUNICAO:
Outro aspecto que se deve enfatizar a importncia da comunicao em matemtica, por ser uma competncia valiosa como relato, registro e expresso.

PROJETOS: Outra importante forma de trabalho o desenvolvimento de projetos. Apesar de um projeto na escola poder ser inter ou trans disciplinar.

AVALIAO:
Outro aspecto a destacar a avaliao do ensino e da aprendizagem, tambm, com aspectos gerais, vlidos a todas as disciplinas, e outros que podem se aplicar mais especificamente Matemtica.

CONCLUSO
O projeto pedaggico escolhido pelo professor deve ter como alvo o desenvolvimento das competncias eleitas pela rea e que os temas de trabalho se articulem entre si por meio delas.

Vous aimerez peut-être aussi