Vous êtes sur la page 1sur 14

Liderana

Alunos: Bruno Cesar, Diogo Henrique, Erickson Henrique, Leonardo. Faculdade Santa Helena Professora: Anete Turma: 1021

Definio de liderana
A conduo de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados chamado de liderana. a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma tica e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcanarem os objetivos da equipe e da organizao. O comportamento de Liderana (que envolve funes como planejar, dar informaes, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir, etc) deve ajudar o grupo a atingir os seus objetivos, ou, em outras palavras, a satisfazer suas necessidades.

Teorias da liderana
Teoria de traos de personalidade: O lder aquele que possui alguns traos especficos de personalidade que o distinguem das demais pessoas. Traos Fsicos: energia, aparncia e peso. Traos Intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiana. Traos Sociais: cooperao, habilidades interpessoais, e habilidade administrativa. Traos Relacionados com a Tarefa: impulso de realizao, persistncia e iniciativa.

Teorias da Liderana
Teoria sobre estilo de lideranas:
So as teorias que estudam a liderana em termos de estilos de comportamento do lder em relao aos seus subordinados, isto , maneiras pelas quais o lder orienta sua conduta.

Liderana Autocrtica. Liderana Democrtica. Liderana Liberal.

Teorias da Liderana
Teorias das lideranas situacionais:
As Teorias Situacionais partem do princpio de que no existe um nico estilo ou caracterstica de liderana vlida para toda e qualquer situao. A recproca que verdadeira: cada tipo de situao requer um tipo de liderana diferente para se alcanar a eficcia dos subordinados. Assim um verdadeiro lder aquele que capaz de se ajustar a um grupo particular de pessoas sob condies extremamente variadas.

Teoria da Liderana
Para que o administrador escolha qual o padro de liderana que desenvolver em relao aos seus subordinados, ele deve considerar e avaliar trs foras, a saber: Foras no administrador:
*Seu sistema de valores e convices pessoais. *Sua confiana nos subordinados

Foras nos subordinados:


*Suas necessidades de liberdade ou de orientao superior. *Seus conhecimentos e experincias para resolver o problema.

Foras na situao:
*O tipo de empresa, seus valores e tradies, suas polticas e diretrizes. *A eficincia do grupo de subordinados.

O lder
O comportamento do grupo varia conforme o fenmeno da liderana, marcada pela presena do lder. (Kurt lewin) O lder o guia, tem iniciativa nas situaes que os demais vacilam, os demais sentem-se seguros com a sua presena, ele possuiu rapidez e firmeza na deciso, imaginao. o mas conhecido do grupo em conseqncia de sua capacidade de mobilidade maior, respeitado por disposio de reconhecer igualmente o direito de cada um.

Tipos de Lderes
Na funo autoritria: Fortemente diretivo, toma para si as
responsabilidades de designar tarefas e de eleger seus companheiros de trabalho e indicar as pessoas e o que deve ser seguido (esboa antecipadamente todo o plano a ser desenvolvido). Premia ou repudia arbitrariamente o trabalho do grupo, esclarecendo o motivo porque considera uns bons e alguns maus.

Na funo democrtica: Favorece as discusses e as decises


orientando o grupo, sugerindo esquemas possveis que o grupo possa concluir e obter o resultado almejado. O lder democrata reconhece os mritos e as falhas ocorridas o trabalho.

Qualidades e defeitos do lder


Defeitos:
Lutar pelo poder no grupo, reprimindo o surgimento de outras lideranas; Dominar o grupo, impondo sua vontade; Anular as iniciativas dos integrantes do grupo;

Qualidades:
Perseverar na conquista dos objetivos, tambm nas dificuldades; Informar aos demais o que se passa; Questionar, sem fazer-se juiz dos outros; Provocar a coeso e garantir a continuao do grupo, quando ausente.

Dez mandamentos da Liderana


Respeitar o ser humano e crer em suas possibilidades, que so imensas; Confiar mais no grupo do que em si prprio; Evitar crticas a qualquer pessoa em pblico, procurando sempre elogiar diante do grupo, os aspectos positivos de cada um; Estar sempre dando o exemplo, ao invs de ficar criticando o tempo todo; Evitar dar ordens, procurando sempre a cooperao de cada um; Dar a cada um o seu lugar, levando em considerao os seus gostos, interesses e aptides pessoais;

Evitar tomar, mesmo de maneira provisria, a iniciativa de uma responsabilidade que pertence a outrem, mesmo que pensando que faria melhor; no caso dos chefes ou encarregados que so seus subordinados, evitar passar por cima deles; Consultar os membros do grupo, antes de tomar uma resoluo importante, que envolva interesses comuns; Antes de agir, explicar aos membros do grupo o que vai fazer e porqu; Evitar tomar parte nas decises quando presidir uma reunio; guardar neutralidade absoluta, fazendo registrar imparcialmente as decises do grupo.

O poema da liderana
Liderar uma ponte Que surge no horizonte Equilbrio preciso Pessoas, o motivo! Liderar compromisso Doao, deve haver para isso saber ouvir o lgico e o absurdo Mesmo entendendo que o mundo surdo! Liderar razo e emoo Com estilos em flexo tarefa e relacionamento Resultado e conhecimento!

Liderar confiana Que nutre a esperana assumir a responsabilidade Com tica e autenticidade!

Liderar percepo Vestir-se de outra viso fazer acontecer, talentos reter E equipe, deveras conhecer!

Liderar motivar Inspirar, estimular Exalar o bom humor e saber Que sua equipe precisa crescer!

Liderar Comunicao Gestos, fala, expresso pelo exemplo orientar Para a equipe nunca duvidar!

Liderar conduzir de mos dadas Percorrendo muitas estradas E nesse percurso, quem passa no esquece A alma se alegra e o corao agradece!

Conhecimento importante; habilidade fundamental; mas a atitude que move o mundo! Marcio Portal

Vous aimerez peut-être aussi