Vous êtes sur la page 1sur 24

Tcnico em Meio Ambiente

Unidade Curricular

Legislao Ambiental
Professor

Eduardo Jlio

Plano da Unidade Curricular


C:\Users\Note\Documents\SENAI\Aulas 2013\Direito Ambiental\Plano de aula.docx Informar sobre o termo de desistncia Deve ser informado na secretaria.

http://eadsenar.canaldoprodutor.com.br/cursos http://www.iped.com.br/ambiental/curso/licenciam ento-ambiental http://www.fiems.com.br/ http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/Rele vancia-Das-Questoes-Ambientais/OCWAMBEAD01slsh20091/OCWAMBEAD_00/SEM_TURNO/366

Direito ambiental

Conjunto de normas jurdicas cuja finalidade proteger o meio ambiente.

Era colonial

Preocupao com a proteo da natureza (recursos naturais) Voltada para os interesses econmicos imediatos Extrao mineral Explorao de madeira Base econmica (monoplio da coroa).

At Dcada de 30 Leis privativsticas: visavam a proteo da pessoa atingida. At Dcada 60 Menes dos aspectos ambientais nos diversos cdigos Cdigos Florestal; de guas; de Caa e o de Minerao. Foco voltado para a proteo de determinados recursos ambientais de importncia econmica. O Cdigo de guas, privilegiava, a sua explorao para gerao de energia eltrica.

Aps Revoluo de 64 Preocupaes na utilizao racional dos recursos naturais Tais recursos s se transformariam em riquezas se explorados de forma racional Necessidade de que se deveria dar mltiplos usos a esses recursos. Determinada finalidade, no impedisse sua explorao para outros fins. Detrimento da sade da populao e de sua qualidade de vida.

Leis do perodo ps revoluo Estatuto da Terra - Lei n4.504/1964 Novo Cdigo Florestal - Lei n 4.771/1965 Lei de Proteo Fauna - Lei n 5.197/1967 Cdigo de Pesca - Decreto-lei n 221/1967

Aps Revoluo de 64 Leis do perodo ps revoluo Cdigo de Minerao - Decreto-lei n

227/1967 Criao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, Decreto-lei n 289/1967, com incumbncia expressa de "cumprir e fazer cumprir" tanto o Cdigo Florestal, como a Lei de Proteo Fauna. Tambm foram institudas reservas indgenas,
criados Parques Nacionais e Reservas Biolgicas.

Dcada de 70 Desenvolvimento industrial Necessidade concreta de proteo dos recursos naturais. Legislaes estaduais. Conferncia de Estocolmo 1972 Marco na legislao Brasileira e das revolues na questo ambiental mundial.

Estolcomo 1972. Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente Humano. - Objetivos: Conscientizar. - Unio de esforos: Primeira Atitude Mundial. - Resultados: Incio do controle do uso de recursos naturais.

Criao da Secretria Especial do Meio Ambiente - SEMA Decreto n 73.030/1973 Promover a elaborao e o estabelecimento de normas e padres. Pela primeira vez acentuada a necessidade da conservao ambiental com o desenvolvimento econmico e o bem-estar das populaes. Assessorar rgos e entidades do meio ambiente.

Direito ambiental

Conjunto de normas jurdicas cuja finalidade proteger o meio ambiente.

..\Estrutura da Legislao Ambiental Brasileira.docx

Exclusivos ou diretos: so aqueles de pertinncia imediata com o direito ambiental, e no integram qualquer outro ramo do direito. Subsidirios ou indiretos: so aplicados de forma acessria ao direito ambiental.

PRINCPIO DA UNIVERSALIDADE

Na Constituio Federal expresso que todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida. Tambm conhecido pelo princpio do direito humano, princpio do direito humano fundamental e princpio do ambiente ecologicamente equilibrado.

Na Constituio Federal expresso que o meio ambiente um direito de todos e cabe ao Poder Pblico e a coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo Tutela estatal exercida atravs de poderes de polcia e disciplinar. Tutela coletiva atravs das aes judiciais de controle (ao civil pblica e ao popular)

Conferencia de Estolcomo, 1972: Princpio 19: indispensvel o trabalho de educao em questes ambientais, dirigida tanto s geraes jovens como aos adultos ... tambm essencial que os meios de comunicao de massas evitem contribuir com a deteriorao do meio ambiente humano e difundam informaes de carter educativo ... Partiu da necessidade de que o meio ambiente servisse como estrutura de educao dos povos. Tambm includo na Constituio Federal.

Um dos mais difundidos do Direito Ambiental, e tem sido evocado por ONGs de forma extremada e sem a devida ponderao com os outros princpios, em particular o do desenvolvimento sustentvel.

Rio 92 Princpio 15: O PRINCPIO DA PRECAUO dever ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com suas capacidades. Quando houver ameaa de danos graves ou irreversveis, a ausncia de certeza cientfica absoluta no ser utilizada como razo para o adiamento de medidas economicamente viveis para prevenir a degradao ambiental.
Adotado pela nossa Legislao - Estudo prvio de impacto ambiental (EIA).

Confundido com o princpio da precauo. Constatao de que h evidencias de perigo de dano ambiental que deve ser eliminado preventivamente, enquanto que a precauo anterior constatao deste perigo.

O poluidor, ou aquele que agride o meio ambiente deve ser responsabilizado.


Aqui se inclui o Poder Pblico. Ex: Petrobrs.

Princpio do desenvolvimento sustentvel. Princpio da cooperao internacional. Princpio do usurio-pagador. Princpio da legalidade. ...

Histrico da poltica ambiental. Conferncia de Estocolmo 1972 Marco inicial.

Princpios do direito ambiental.

Vous aimerez peut-être aussi