Vous êtes sur la page 1sur 70

SOBREVIVNCIA NA SELVA

ARTHUR JORGE DA SILVA FREITAS

CONTEDO DO PROGRAMA
Contedo Terico: Ambiente de selva e florestas Planejamento de trilhas Gesto de riscos Tcnicas de Sobrevivncia individual e em grupo Normas regulamentadoras Cartografia e leitura de mapas Tcnicas de Orientao Materiais e equipamentos Individuais e coletivos Equipamentos: Manuseio e manuteno Ns e amarraes tcnicas

CONTEDO DO PROGRAMA
Contedo Prtico: Oficina de tcnicas de Transporte de feridos Oficina de Manuseio de Bssola e GPS Oficina de Imobilizao de feridos 1, colar cervical Oficina de Imobilizao de feridos 2, talas Oficina de reanimao RCP e sinais vitais Equipamentos improvisados com materiais naturais Trilhas de orientao diurna Transporte de feridos com obstculos Tcnicas de conduo em trilhas Trilhas de orientao noturna Oficina abrigos, obteno de fogo e gua Ns e amarraes Prtica Sinalizao de Trilhas Prova Prtica

FLORESTA TROPICAL MIDA


A floresta tropical pluvial pode ser encontrada nas extensas reas de terras baixas da Bacia Amaznica (Amrica do Sul), nas ndias Orientais e na Bacia do Congo (frica Ocidental). O clima quente e mido durante todo o ano. A precipitao atinge mais de 1000 mm /m2 ano e as temperaturas variam pouco. Nenhum outro bioma terrestre tem um clima to uniforme.

FLORESTA TROPICAL MIDA


Uma vegetao exuberante cobre a topografia da selva tropical pluvial. Abaixo das rvores mais altas (abbada) est a sub-selva que consiste de rvores pequenas adaptadas sombra. Mais abaixo ainda, esto as ervas e arbustos tolerantes a condies sombrias. Solo pobre, autossustentado pela prpria floresta, matria orgnica, humus.

FLORESTA TROPICAL MIDA


Nos tecidos dos ramos das rvores se encontram as lianas (trepadeiras tropicais silvestres). Os ramos das rvores e as lianas servem como suporte para as plantas epfitas; este tipo de planta cresce aderida s rvores, mas extrai seus nutrientes da gua que goteja destas. As epfitas mais comuns na selva tropical pluvial so as orqudeas, bromlias e samambaias.

FLORESTA TROPICAL MIDA

FLORESTA TROPICAL MIDA


A densa camada de rvores perenes absorvem a maior parte da luz, em consequncia poucas plantas crescem no cho geralmente livre de vegetao.

Unicamente ao longo dos rios ou nos limites (claridades e beira da mata) h uma espessa muralha de vegetao que se estende at o piso.

FLORESTA TROPICAL MIDA


A floresta tropical mida produz um estoque de matria orgnica diferente, composto de razes e de troncos muito resistentes (fortes o suficiente para sustentar as pesadas rvores no solo encharcado). Devido s altas temperaturas e a tantos tipos de insetos, fungos e bactrias, as folhas se decompem rapidamente, por isso se observa que existe apenas uma camada fina de leito vegetal.

Plancie do Rio Amazonas- Abrange uma estreita faixa de terras planas que acompanha os Rios Amazonas,Solimes ,Purus ,Juru ,Javari e Madeira com altitude inferior a 100 m.
Depresso da Amaznia Ocidental - Abrange a maior parte da regio com altitudes de 100 200m. Depresso Marginal Norte Amaznica - Apresentam altitudes de 200 a 300m. Depresso Marginal Sul Amaznica - Tambm apresenta altitudes com variao de 200 a 300 m. Planalto da Amaznia Oriental - a superfcie com altitude de 400 a 500 metros, recoberta por mata densa, compreende terras que vo de Manaus at o Oceano Atlntico. Planaltos residuais Norte Amaznicos - So as superfcies de maior altitude da regio, variando entre 800 a 1200m. O Pico da Neblina e o Pico 31 de marco so os pontos culminantes do relevo brasileiro, ambos na Serra do Imer, fronteira do Amazonas e Venezuela.

Mata de igap: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitriargia; Mata de vrzea: mata de inundao temporria, de composio vegetal varivel. Ex.: seringueira, jatob e maaranduba Mata de terra firme: ocupam a maior parte da regio e no so inundadas pelas cheias dos rios. uma formao densa, mida e escura (a copa das rvores forma um telhado que pode reter at 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-par, caucho e guaran. Tambm considerada a mais rica em biodiversidade: em uma rea de 2km2 de mata chegam a ser encontradas 300 espcies vegetais diferentes.

DEFINIO DE SOBREVIVNCIA
E-S-A-O-N
E = Estacione, evite deslocamentos desnecessrios

S = Sente-se, evite o cansao, cuide da sade


A = Alimente-se, procure nutrir o organismo e a mente O = Oriente-se, determine sua localizao e a direo a seguir

N = Navegue, siga a direo determinada

PIRMIDE DA SOBREVIVNCIA
FACO RECIPIENTE P/GUA BSSOLA

MATERIAL

TCNICA

PRTICA E CRIATIVIDADE

VONTADE

SOBREVIVNCIA Primeiras Aes em Grupo


1) Organizem as atividades de sobrevivncia do grupo. 2) Reconheam um lder, o mesmo deve atribuir misses individuais e manter o grupo informado sobre as atividades globais para a sobrevivncia. 3) Desenvolvam no grupo um sentimento de mtua dependncia e companheirismo. 4) Sempre que possvel, o grupo deve tomar decises sob a direo do lder. De qualquer modo, qualquer que seja a situao, o lder tem de decidir e as suas ordens tm de ser acatadas

KITS DE SOBREVIVNCIA

KIT PESSOAL DE SOBREVIVNCIA


Mochila Muda de roupa Lanterna Protetor solar Repelente Material de higiene Cantil, Squezze ou CamelBak Cabo solteiro (Corda de prolipopileno de 11mm, 3mts) Anorak ou Capa de chuva 2 pares de luvas de procedimento de latx Alimentao permitida: 2 Cup Nudles, 4 barras de cereal, 2 frutas (ma, pera, banana, abacate, mamo, laranja, tangerina) Rede ou saco de dormir

VESTIMENTAS
Chapu ou Bon Mochila Camisa de malha ou Sinttica manga comprida Cantil/Squeeze ou Recipiente p/gua Cala Brim ou Sinttica, evitar Jeans

Calado tipo Bota ou Tnis

Orientao

Pelo Sol

Pela Lua e Estrelas


Pelo relevo ou hidrografia (se conhecido)

Orientao

Orientao com Bssola


Selva igual, levar ao desvio da direo desejada;

1. Carta topogrfica reproduz os acidentes naturais do terreno, com posies horizontais e verticais. 2. Orientao pelo Sol ao nascer define a direo LESTE e ao se pr a direo OESTE. 3. Orientao Com Bssola mais recomendado para deslocamento na selva.

PRECAUES NO EMPREGO DA BSSOLA

1. Variao da declinao magntica; 2. afetado por presena de ferro, magnetos, fios condutores e aparelhos eltricos; 3. Distncias de segurana para utilizao da bssola: Linha de alta tenso - 60 m.; Veculos 20 m.; Linhas Telefnicas 20 m.;

Arame Farpado 10m.;


Arma Automtica, Faco 03 m.; Relgio 01 m.

NAVEGAO TERRESTRE DIURNA Equipe de Navegao na selva composta de 04 homens. 1. Homem-ponto: aquele que fica a frente servindo de ponto de referncia. 2. Homem-bssola: homem que trabalha com a bssola e fica a retaguarda do homem-ponto.

3. Homem-passo: desloca atrs do homem-bssola e tem a misso de contar os passo e transform-los em metros.
4. Homem-carta: auxiliar na identificao dos pontos de referncia. TCNICAS DE NAVEGAO 1. O azimute desconhecido o grupo est e tentar encontrar um caminho para a salvao.

2. O azimute e a distncia aproximada do objetivo conhecido dessa maneira mais facilitada a navegao.

NAVEGAO TERRESTRE NOTURNA 1. Homem-ponto: portar um basto de 2m de altura, onde fixar uma fita luminosa(fosforescente); 2. Homem-bssola: portar uma bssola luminosa ou utilizar uma lanterna para efetuar a visualizao da mesma. 3. Homem-passo: deslocar-se junto ao homem bssola, para no se perder, e portar uma lanterna se possvel. 4. Homem-carta: no atuar uma vez que no ter visibilidade.

DESVIO DE OBSTCULO
a. Do ponto de referncia ntido: chegado ao obstculo verifica-se um ponto ntido do lado oposto e desloca-se at ele e reinicia a navegao.

b. Da compensao com passos e ngulos retos.

A C

B D

USAR A BSSOLA SEM MAPA DE ORIENTAO


Determinar um Azimute

USAR A BSSOLA SEM MAPA DE ORIENTAO


Quando lhe for dado um azimute

USAR A BSSOLA COM MAPA DE ORIENTAO

CARTAS DE NAVEGAO

CURVAS DE NVEL

ESCALAS CARTOGRFICAS

LATITUDES E LONGITUDES

PROJEES CARTOGRFICAS

Os sistemas de projees constituem-se de uma frmula matemtica que transforma as coordenadas geogrficas, a partir de uma superfcie esfrica, em coordenadas planas, mantendo correspondncia entre elas. O uso deste artifcio geomtrico das projees consegue reduzir as deformaes, mas nunca elimin-las.

TIPOS MAIS COMUNS DE PROJEES

A maioria dos mapas feita a partir da projeo dos meridianos e paralelos curvos da esfera terrestre numa das figuras geomtricas abaixo.

PROJEO CILNDRICA

Na projeo cilndrica, a superfcie terrestre projetada sobre um cilindro tangente ao elipsoide que ento longitudinalmente cortado e planificado.

PROJEO CNICA

Na projeo cnica, a superfcie terrestre projetada sobre um cone tangente ao elipside que ento longitudinalmente cortado e planificado.

PROJEO AZIMUTAL

So projees sobre um plano tangente ao esferoide em um ponto. No tipo normal (ou polar), o ponto de tangncia representa o Plo norte ou sul e os meridianos de longitude so linhas retas radiais que partem deste ponto enquanto paralelos de latitude aparecem como crculos concntricos.

MERCATOR X PETERS DIFERENTES VISES DO MUNDO


So os mapas-mndi mais usados. Ambos feitos a partir de projees cilndricas. MERCATOR (1569) PETERS (1973)

OUTRAS PROJEES

MOLLWEIDE

OUTRAS PROJEES

GOODE

OUTRAS PROJEES PTOLOMEU KEPLER

CHINA

IDADE MDIA

Desenvolvimento tecnolgico na cartografia

Principais recursos tecnolgicos utilizados na cartografia e no gerenciamento de informaes:

GPS

Aerofotogrametria (Fotografia area)


Imagens de satlites Radar

Aerofotogrametria (Fotografia area)


Fotografia obtida atravs de sensores acoplados nas aeronaves. Constitui-se como um instrumento de representao da realidade acessvel ao pblico com menos qualificaes SCANNER E SENSOR FOTOGRFICO

tcnicas.

IMAGENS DE SATLITES
Imagens captadas por
sensores acoplados aos satlites artificiais que orbitam em torno do

planeta, codificada e
transmitida para uma estao rastreadora na terra.

Atualmente trabalham com


preciso milimtrica.

NAVEGAO POR GPS

RADAR
O desenvolvimento do radar permitiu superar o problema relativo necessidade de se ter um tempo claro, sem nuvens, ou sobre reas de florestas densas.

Muito utilizado no
monitoramento de espao areo e reas florestais.

Obteno de Fogo e gua

ABRIGOS

ABRIGOS

ABRIGOS

Animais Peonhentos

Cobras

Cobras

Doenas Tropicais
Clera A clera uma infeco intestinal aguda causada pelo Vibrio cholerae, que uma bactria capaz de produzir uma enterotoxina que causa diarria. O Vibrio cholerae.

Dengue A dengue uma doenas de paises tropicais e subdesenvolvidos, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti ou menos frequentemente Stegomyiano .Existe endemicamente na frica, sia tropical, regies tropicais lmitrofes do Pacfico, Carabas e Amaznia.
Doena de Chagas Doena de Chagas uma doena transmissvel, causada por um parasito do gnero Trypanosoma e transmitida principalmente atravs do "barbeiro", tambm conhecido por: chupana, chupo, finco, bicudo, procot, etc

Doenas Tropicais
Esquissostomose O que ? Infeco causada por verme parasita da classe Trematoda. Ocorre em diversas partes do mundo de forma no controlada (endmica). Nestes locais o nmero de pessoas com esta parasitose se mantm mais ou menos constante.

Febre amarela A febre amarela causada por um vrus, do gnero flavivirus, transmitido por mosquitos. Uma pessoa no pode contagiar outra. Na cidade, o mosquito transmissor o Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Nas reas rurais, a transmisso ocorre por outros mosquitos. Animais, como os macacos, so reservatrio do vrus causador da doena.

Doenas Tropicais
Hepatite A A hepatite A uma doena infecciosa aguda, causada pelo vrus da hepatite A, que produz inflamao e necrose do fgado. A transmisso do vrus fecal-oral, atravs da ingesto de gua e alimentos contaminados ou diretamente de uma pessoa para
Malria A malria, tambm chamada de maleita, sezo, impaludismo ou tremedeira, se caracteriza por uma febre com intervalos constantes. A febre da malria no contnua, ela se d sob a forma de acessos que se repetem de 2 em 2 dias ou de 3 em 3 dias. Transmitida pela picada do Mosquito anfeles ou anofelino.

Equipamentos de Primeiros Socorros

Ns e Amarraes
EXTREMIDADE: SIMPLES FRADE JUNO OU EMENDA: DIREITO PESCADOR ESCOTA ALCEADOS: LAIS DE GUIA AZELHA EM OITO DUPLA AZELHA EM OITO AMARRAES: VOLTA DO FIEL / PORCO BOCA DE LOBO

Extremidade
N Simples

N de Frade

Juno ou Emenda
N Direito

N de Pescador Simples e Duplo

N de Escota

Alceados
Lais de Guia

Aselha em Oito Simples e Dupla


PROCEDIMENTO INICIAL

Amarraes
N de Porco (ou Fiel)
Induzido

Ou

Alimento Vegetal - CAL

Normas Regulamentadoras
NBR-15505-2: CLASSIFICAO DE PERCURSO SEVERIDADE DO MEIO

ORIENTAO DO PERCURSO

CONDIES DE TERRENO

INTENSIDADE DE ESFORO FSICO

Vous aimerez peut-être aussi