Vous êtes sur la page 1sur 15

Universidade Federal do Paran Setor de Tecnologia Depto de Engenharia Qumica Prof. Dr.

Mrio Jos Dallavalli

BIOMATERIAIS E BIOMECNICA TQ-064

METAIS E SUAS LIGAS


Propriedades bsicas
Fortes e podem ser moldados Dcteis (deformam antes de quebrar) Superfcie metlica Bons condutores de corrente eltrica

Ligas Metlicas
No Ferrosas Ferrosas

Aos

Ferros Fundidos

Baixa Liga

Alta Liga

Ferro Cinzento

Ferro Dctil

Ferro Branco

Ferro Malevel

Baixo carbono

Mdio carbono
Carbono

Alto carbono

Carbono

Alta Resistncia, Baixa liga

Tratvel termicamente

Ferramenta Carbono Inox

Aos
Aos so ligas Fe-C que podem conter outros elementos. Propriedades mecnicas dependem da %C. %C < 0.25% => baixo carbono 0.25% < %C < 0.60% => mdio carbono 0.60% < %C < 1.4% => alto carbono Aos carbono Baixssima concentrao de outros elementos. Aos liga Outros elementos em concentrao aprecivel.

Aos Baixo Carbono


Aos Carbono Microestrutura de ferrita e perlita Macios e pouco resistentes, muito dcteis e tenazes Insensveis a tratamentos trmicos Custo mais baixo de produo Usos em painis de carros, tubos, pregos, arame... Alta resistncia, baixa liga (HSLA) Contm outros elementos tais como Cu, Va, Ni e Mo Mais resistentes e mais resistentes corroso Aceitam tratamentos trmicos Usos em estruturas para baixas temperaturas, chassis de caminhes, vages...

Aos Mdio Carbono


Aos Carbono Utilizados na forma de martensita (fase extremamente dura mas frgil) temperada (tratamento trmico para aumentar tenacidade da martensita). Usos em facas, martelos, talhadeiras, serras de metal... Tratveis termicamente A presena de impurezas aumenta a resposta a tratamentos trmicos. Se tornam mais resistentes mas menos dcteis e tenazes. Usos em molas, pistes, engrenagens...

Aos Alto Carbono


Aos Carbono e Ferramenta
Extremamente duros e fortes, pouco dcteis. Resistentes ao desgaste e mantm o fio. Se combinam com Cr, V e W para formar carbetos (Cr23C6,V4C3 e WC) que so extremamente duros e resistentes. Usos em moldes, facas, lminas de barbear, molas...

Aos Inox
Estrutura e Propriedades
Impureza predominante - Cr > 11wt% Pode incluir Ni e Mo Tres classes em funo da microestrutura
martenstico => tratvel termicamente, magntico ferrtico => no tratvel termicamente, magntico austentico => mais resistente corroso, no magntico

Resistentes a corroso a temperaturas de at 1000C.

Comparao de Propriedades
Liga
(#AISI)

Tipo
Baixo C, plano HSLA

Lim.Resist.
(MPa)

Ductilidade
(%EL)

1010 A656

180 552 780 2380 448 586 483 1790

28 21 33 24 25 55 30 5

1040 Mdio C, plano 4063 Trat. Term. 409 Inox 304 Inox 410 Inox mart. 440A Inox mart.

Ligas no-ferrosas
Porque ? Apesar da diversidade de propriedades das ligas ferrosas, facilidade de produo e baixo custo, elas ainda apresentam limitaes: Alta densidade, baixa condutividade eltrica, corroso. Diversidade Existem ligas de uma enorme variedade de metais. Ns vamos descrever algumas apenas Cobre, Alumnio, Magnsio, Titnio, refratrios, super-ligas, metais preciosos.

Ligas no-ferrosas
Ligas de cobre Cobre puro extremamente macio, dctil e deformvel a frio. Resistente corroso. Ligas no so tratveis termicamente. A melhora das propriedades mecnicas deve ser obtida por trabalho a frio ou soluo slida. As ligas mais comuns so os lates, com Zn, com propriedades que dependem da concentrao de Zn, em funo das fases formadas e suas estruturas cristalinas (vide Callister sec.12.7) Os bronzes incluem Sn, Al, Si e Ni. Mas fortes do que os lates. Novas ligas com Be possuem um conjunto de propriedades excepcionais (vide Callister sec.12.7).

Ligas no-ferrosas
Ligas de Alumnio
Alumnio pouco denso (2.7g/cm3, 1/3 da densidade de ao), timo condutor de temperatura e eletricidade, resistente corroso. Possue alta ductilidade em funo de sua estrutura cfc. A maior limitao a baixa temperatura de fuso (660C). A resistncia mecnica pode ser aumentada atravs de ligas com Cu, Mg, Si, Mn e Zn. Novas ligas com Mg e Ti tem aplicao na indstria automobilstica, reduzindo o consumo a partir de reduo do peso. De 1976 a 1986 o peso mdio dos automveis caiu cerca de 16% devido reduo de 29% do uso de aos, ao aumento de 63% no uso de ligas de Al e de 33% no uso de polmeros e compsitos.

Ligas no-ferrosas
Ligas de magnsio O Mg o menos denso de todos os metais estruturais (1.7 g/cm3). Muito utilizado em aviao. Estrutura hc, com baixo mdulo de Young (45 x 103MPa), baixo ponto de fuso (651C). Ligas de titnio O Ti pouco denso (4.5 g/cm3), tem alto mdulo de Young (107 x 103MPa) e alto ponto de fuso (1668C). Ligas de titnio so muito resistentes com limites de resistncia de at 1400 MPa. Muito reativo, dificultando e encarecendo a produo.

Ligas no-ferrosas
Metais refratrios Nb, Mo, W, Ta. Altssimo ponto de fuso (de 2468C a 3410C). Ligaes atmicas extremamente fortes, alto mdulo de Young, resistncia e dureza. Usados em filamentos de lmpadas, cadinhos, eletrodos de soldagem, etc... Super-ligas Ligas de Co, Ni ou Fe com Nb, Mo, W, Ta, Cr e Ti. Usados em turbinas de avio. Resistem a atmosferas oxidantes a altas temperaturas.

Fim Ate a prxima aula

Vous aimerez peut-être aussi