Vous êtes sur la page 1sur 112

SADE DO IDOSO ALTERAES FISIOLGICAS E ANATMICAS DO ENVELHECIMENTO

Composio e Forma do Corpo


Estatura
Reduo de 1cm por dcada a partir dos 40 anos
Etiologias (causas): -Reduo dos arcos dos ps; -Aumento da curvatura da coluna; -Alterao dos discos intervertebrais; -No h alteraes no tamanho dos ossos longos.

Aumento dos dimetros da caixa torcica e do crnio Aumento da pavilho auditivo

Aumento do Nariz

PELE
-Atrofia em grau varivel, com adelgaamento difuso, secura e pregueamento (aspecto de papel de seda); -Tonalidade ligeiramente amarelada, com perda de elasticidade e do turgor (consistncia da pele).

EPIDERME
-Reduo da espessura por diminuio do n de clulas, podendo ocorrer do n de camadas celulares do estrato espinhoso;
-Clulas da camada basal com alteraes do volume e forma e por vezes com disposio desordenada; -Reduo do turn-over celular(renovao celular): no tempo para substituio do estrato crneo e portanto no tempo de reepitelizao;

-Perda da funo da barreira por reduo dos lipdios do estrato crneo (aspecto de pele seca, opaca e descamativa);

- Pequenos traumas causam equimoses, manchas vermelhas ou prpuras;

-Manchas senis: hiperpigmentadas, castanhas, lisas e achatadas.

DERME
-Perda da elasticidade (elastina fica mais fina / porosa); -Reduo da espessura: atrofia;

-Surgimento de rugas ( modificao de gorduras subcutneas e a perda da elasticidade);


-Reduo de glndulas sudorparas e sebceas: pele seca e spera, mais sujeita a infeces e mais sensvel a mudanas de temperatura; -Reduo do tecido subcutneo: diminuio de fibroblastos e da vascularizao.

Consequncias: reduo da elasticidade, da resistncia e do turgor da pele; enrugamento, pele frouxa e pendente; da sensibilidade; fluxo sanguneo e termorregulao prejudicada.

PLOS
-Reduo geral em todo corpo, exceto: narinas, sobrancelhas e orelhas;
-Sexo feminino: surgimento de plos hiperandrogenismo(um conjunto de sinais e sintomas que resultam de um nvel elevado de andrognios (hormonas masculinas) no sangue). -Perda da pigmentao dos plos (cabelos brancos); -Inativao de clulas do bulbo capilar: queda de plos, calvcie; -Os plos do corpo so os primeiros que diminuem e a seguir os pubianos e axilares.

UNHAS
-Tornam-se frgeis com perda de brilho e surgimento de estriaes longitudinais e descolamento;
-Unhas dos ps com alteraes de espessura e opacificao e/ou reas de escurecimento da lmina so frequentes por anormalidades ortopdicas que se agravam com a idade; -O grau de crescimento das unhas diminui progressivamente e torna-se igual em ambos os sexos.

TEMPERATURA CORPORAL
-Regulao Homeosttica da temperatura corporal e habilidade de adaptar a diferentes ambientes trmicos deteriora com a idade avanada; -Prejuzo de manter a temperatura corporal; -Sudorese tambm prejudicada no idoso;

-Aumento da temperatura em resposta a pirgenos (agente de produo qualquer febre, ou seja, substncias que actuam sobre os centros de termorregulao de hipotlamo resultado num aumento da temperatura ( febre ) alterada.

ALTERAES HDRICAS
-Reduo dos reflexos de sede e fome; -Reduo da gua corporal total; -Perda de gua intracelular;

-Importncia deste conhecimento na administrao de drogas hidro e lipossolveis.

ALTERAES DE MSCULOS OSSOS E ARTICULAES

ALTERAES DE MSCULOS, OSSOS E ARTICULAES


-As alteraes aparecem mais rapidamente; -Todos os msculos do organismo em especial os dos troncos e das extremidades atrofiam-se com o tempo, o que leva a uma deteriorao do tnus muscular e a uma perda da potncia, fora e agilidade;

-O peso total dos msculos diminui para a metade entre 30 e70 anos (o envelhecimento muscular o resultado da atrofia das fibras musculares e do aumento do tecido gordo no interior dos msculos;
-As articulaes sofrem alteraes, os ligamentos calcificam-se, ossificam-se e as articulaes tornam-se menores devido a eroso das superfcies articulares;

-Mesmo conservando sua aparncia os ossos sofrem modificaes, o processo de reabsoro do clcio sofre um desequilbrio e o tecido sseo torna-se mais poroso e frgil por uma desminerilizao constante de massa e densidade ssea (este fenmeno ligado a senescncia denominado osteoporose; tambm responsvel pela perda de dentes);

O da reabsoro ssea dos maxilares e da mandbula acentua-se com a queda dos dentes. Reduz-se a distncia entre o queixo e o nariz e os dentes migram para trs, modificando com o tempo a fisionomia do idoso.

- A reduo da altura tambm ocorre devido diminuio dos espaos intervertebrais, que comea a partir dos 50 anos, e ocorre, tambm, a acentuao da curva natural da coluna vertebral denominada cifose (equilbrio para o idoso). Nas mulheres os seios tornam-se pendentes, atrofiam-se e os mamilos ficam umbilicados.

ALTERAES FISIOLGICAS E ANATMICAS DO ENVELHECIMENTO DO SNC

ALTERAES FISIOLGICAS E ANATMICAS DO ENVELHECIMENTO DO SNC


Capacidade reparadora do SNC

- Neurnios: clulas altamente diferenciadas e especializadas, estveis estruturalmente. - SNC no dispe de capacidade reparadora (neurnios no se podem reproduzir, no se remielinizam-se e os vasos sanguneos cerebrais apresentam capacidade limitada para recuperao estrutural).

Alteraes anatmicas do SNC - Atrofia cerebral (com reduo de 5% 10% do peso cerebral). - Aumento dos sulcos em detrimentos dos giros. - Aumento do tamanho dos ventrculos cerebrais.

Aspectos clnicos: atrofia cerebral e reduo do volume enceflico. Maior risco de hemorragias subdurais (acumulao de sangue nos espaos entre as meninges) em traumas enceflicos direto ou indiretos. Alteraes estruturais do SNC -Depsito de lipofucsina (lipocromo ou pigmento de desgaste) -Placas senis. Alteraes Morfofuncionais

-Acmulo de lipofucsina ( um pigmento depositado na clula que serve para detectar o tempo de vida celular. Ela est presente em clulas que no se multiplicam e tm vida longa. Quanto mais lipofuscina presente, mais velha a clula. -Reduo de neurnio. -Retrao do corpo celular dos grandes neurnios.

Sensibilidade
-Alteram sensibilidade ttil e dolorosa. -Limiar para a dor aumenta e a sensibilidade dolorosa cutnea e visceral diminui. -Perda de sensao vibratria

Alteraes bioqumicas: -Reduo de nveis de acetilcolamina, receptores colinrgicos, cido gama-aminobutrico; serotonina, catecolaminas, dopaminas (so neuro-transmissores)...... -Declnio da funo sinptica.

Memria

Memria: -Campo de controvrsia; -Aquisio e reteno de novas informaes em indivduos 60 anos, tornam-se mais difceis.

-O fluxo de informao dificultado, principalmente a transferncia de novas informaes para a memria secundria;
-Alteraes das conexes do hipocampo com as reas de aprendizagem; -Esquecimento senescente benigno X fase inicial de Alzheimer.

. Diagnstico diferencial das queixas da memria


-Quadros demenciais -Delirium -Quadros depressivos -Deficincia de Vitamina (B12, cido flico e tiamina) -Desateno -Esquecimento senil benigno ou fisiolgico
. Alteraes

Fisiolgicas do sono

-Alterao da qualidade e quantidade -Maior fragmentao -Latncia prolongada -Reduo do sono REM -Sono mais superficial

. Causas mais frequentes de insnia no idoso


-Ambientais -Depresso -Delirium -Demncias -Apnia do sono -Dor crnica -Noctria -Drogas -Distrbios Disppticos -Fecaloma -Distrbios do ritmo

ALTERAES FISIOLGICOS E ANATMICAS DO SISTEMA CARDIOVASCULARES

ALTERAES FISIOLGICOS E ANATMICAS DO SISTEMA CARDIOVASCULARES


. Aspectos Gerais

-N de clulas miocrdicas no aumenta aps desenvolvimento neonatal; -Alteraes bioqumicas e anatmicas com o envelhecimento, mas podem ser por doenas ou relacionadas ao estilo de vida; -Elevada incidncia de doenas cardiovasculares.
. Miocrdio

-Depsito intracelular de lipofucsina; -Degenerao muscular, com substituio de clulas miocrdicas por tecido fibroso, que podem ser semelhantes s alteraes decorrentes de isquemia; -Aumento da resistncia vascular perifrica pode levar a moderada hipertrofia miocrdica , sobretudo de cmara ventricular esquerda.

. Alteraes valvulares
-Tecido valvar predominantemente colgeno; -Envelhecimento: degeneraes, espessamento, calcificaes. . Alteraes da valva artica -Mais frequentes: calcificao; -Menos frequente: acmulo de lpides, fibrose e degenerao colgena.

. Alteraes vasculares Aorta


-Arteriosclerose; -Aumento de colgeno; -Atrofia, descontinuidade e desorganizao das fibras elsticas; -Deposio do clcio; -Reduo de elasticidade, rigidez na parede artica.

. Alteraes de artrias coronrias

-Arteriosclerose; -Perda de tecido elstico; -Aumento de colgeno; -Depsitos de lpidos com espessamento de camada mdia; -Tortuosidade dos vasos; -Calcificaes.

. Alteraes funcionais
-Limitao da performance durante atividades fsicas; -Reduo do dbito cardaco em repouso e esforo; -Reduo do aumento da frequncia cardaca; -Maior risco de hipotenso ortosttica.

. Hipotenso ortosttica

Importncia em geriatria -Causa frequente de tonteiras e quedas no idoso; -Prevalncia em torno de 6% nos idosos saudveis e de 11% a 33% em pacientes com mltiplas doenas e/ou medicaes; -Associao a perda funcional, reduo da reabilitao e da qualidade de vida.

Etiologia -Medicamentos (hipotensores, levodopa, fenotiazinas, lcool, sedativos, antidepressivos, vasodilatadores.......); -Desidratao; -Anemia; -Desnutrio; -Distrbios hidroeletroltico; -Descondicionamento fsico.

ALTERAES FISIOLGICOS E ANATMICAS DO SISTEMA RESPIRATRIO

ALTERAES FISIOLGICOS E ANATMICAS DO SISTEMA RESPIRATRIO


. Aspectos Gerais

-Frequente associao a patologias; -Vrios fatores associados agravam o processo de envelhecimento: tabagismo, poluio ambiental, exposio ocupacional, doenas pulmonares, diferenas socioeconmicas, constitucionais e raciais. . Principais alteraes fisiolgicas -Reduo da elasticidade pulmonar; -Enrijecimento da parede torcica; -Reduo da potncia motora e muscular; -Reduo do peso pulmonar em cerca de 21%; -Estreitamento dos bronquolos; -Achatamento de sacos alveolares.

. Alteraes estruturais da parede torcica

-Enrijecimento do gradeado costal; -Reduo da complacncia e distensibilidade pulmonar (pior nos idosos acamados, com alteraes posturais e inatividade fsica); -Hipercifose ( o aumento da curvatura da regio dorsal) torcica pode estar associada. . Alteraes estruturais musculares -Substituio adiposa do tecido muscular; -Reduo da massa e potncia muscular (sobretudo no idoso inativo ou imvel); -Atrofia muscular e reduo da fora muscular; -Rigidez do gradeado costal determina maior participao do diafragma e musculatura abdominal; -Fatores de risco piora da funo respiratria e risco de infeco: imobilidade, desnutrio ou obesidade, doenas pulmonares associadas, doenas cardiovasculares associadas, doenas neuromusculares.

Importncia de medidas de reabilitao: fisioterapia respiratria, programas de atividades fsicas e mobilizao no leito, nutrio adequada
. Atividades fsicas

-Reduo da capacidade para atividades fsicas: aumento do consumo de oxignio, reduo da capacidade ventilatrio, reduo do dbito cardaco. . Alteraes fisiolgicas ao exame fsico -Reduo da expanso torcica, levando a aumento do volume residual e da presso intratorcica; -Aumenta a cifose torcica; -Pode haver reduo do murmrio vesicular (so os sons pulmonares normais); -Crepitaes bibasais (palpitaes) podem ser fisiolgicas; -Aumento de frequncia respiratria (taquipnia) um grande sinal do idoso.

ALTERAES FISIOLGICOS E ANATMICAS DO SISTEMA DIGESTIVO

ALTERAES FISIOLGICOS E ANATMICAS DO SISTEMA DIGESTIVO


. Envelhecimento do sistema digestivo - De maneira geral: reduo da motilidade ( a habilidade de uma pessoa se mover espontneamente ou ativamente, consumindo energia no processo), na secreo e capacidade de absoro; - Felizmente, a reserva destes rgos to grande que as redues nos parmetros fisiolgicos no costumam resultar em deficincia real da funo.

. Alteraes fisiolgicas da cavidade oral


-Mucosa oral: atrfica (tnue), lisa e ressecada, menos elstica e mais suceptvel a leses. -Lngua: reduo das papilas filiformes, reduo do paladar; -Dentes: a perda dos dentes depende, alm do envelhecimento, de fatores extrnsecos: hbitos, ocupao, dieta, ocluso dentria e composio dos dentes.

. Aspectos clnicos
Cavidade Oral
-Reduo da massa muscular: pode comprometer a mastigao e deglutio; -Reduo do paladar: pode reduzir a ingeso de alimentos e contribuir para perda de peso e desnutrio; -Estomatites, monilase oral; -Carcinoma.

Disfagia orofarngea
-Sinais: regurgitao nasal de alimentos, engasgamentos frequentes, -Sintomas mais severos com lquidos; Etiologias: -Carcinoma farngeo -Doenas do SNC (Parkinson, demncias, AVC, tumores) -Doenas endcrinas: DM, hipotiredoidismo -Laringectomia -Medicamentos -Alteraes do esfncter superior do esfago.

. Aspectos clnicos
Alteraes do estmago
-Discreta a moderada reduo do esvaziamento gstrico; -Pode haver prejuzo e efeitos de drogas, que permanecem mais tempo no meio cido; -Reduo da secreo de cido clordrico (hipo ou acloridria), provavelmente por reduo de clulas parietais; -Reduo da secreo da pepsina; - prevalncia de colonizao pelo H. pylori (75%).

Alteraes do pncreas
-Reduo do peso; -Proliferao do epitlio ductal e formao de quistos; -Reduo de secreo de lipase e bicarbonato.

Envelhecimento do pncreas endcrino


-Os nveis sricos de insulina aumentam com a idade, mas a sensibilidade a esta diminui, podendo resultar em testes de tolerncia glicose anormais; -Diminui a degradao da insulina; -Reduo do n de receptores da insulina na membrana celular de tecidos alvos; -Reduo da velocidade de liberao da insulina.

Alteraes do Intestino Delgado


-Estudos escassos e controversos; -Reduo da altura das vilosidades da mucosa.

Alteraes do clon

-Atrofia da mucosa;
-Anormalidades morfolgicas das glndulas -Reduo da distensibilidade (reduo de colgeno e elastina).

Alteraes do reto e nus


-Espessamento e alteraes estruturais do tecido colgeno; -Reduo da fora muscular e esfincter anal esterno; -Reduo da elasticidade e sensibilidade retal.

Aspectos clnicos:
-Reduo da capacidade de reteno fecal (risco de incontinncia fecal) por fatores extrnsecos e intrnsecos; -Intrnsecos: alteraes fisiolgicas -Extrnsecos: dficit cognitivo, impactao fecal, AVC, neuropatias (diabtica, alcolica...), imobilidade, etc.

Alteraes hepticas:
-Reduo do fluxo sanguneo heptico; -Depsitos de lipofucsina;

Aspectos clnicos:
-Alterao da metabolizao de drogas; -Alterao do metabolismo de primeira passagem.

Vescula Biliar:
-A incidncia de doena biliar e clculos aumenta com o avanar da idade; -A sensibilidade da vescula diminui.

ALTERAES FISIOLGICOS E ANATMICAS DO APARELHO GENITO-URINRIO

ALTERAES FISIOLGICOS E ANATMICAS DO APARELHO GENITO-URINRIO


. Alteraes renais: -Reduo do peso renal (cerca de 30%); -Reduo do n de glomrulos; -Espessamento da membrana basal ; -Reduo da filtrao glomerular; -Esclerose dos vasos renais.

-Repercusses clnicas:
-Torna o idoso mais suscetvel Insuficincia Renal aguda caso ocorra qualquer insulto nefrotxico ou isqumico; Reduo da excreo de drogas, com necessidades de ajustes posolgicos: menores doses e intervalos maiores; -Evitar drogas nefrotxicas.

. Alteraes ureterais:
- Alteraes da motilidade;

-Alteraes vesicais:
-Aumento do volume residual; -Reduo da capacidade de armazenar urina.

-Aspectos clnicos das alteraes vesicais:


-Maior risco de infeces urinrias (que aumentam tambm no sexo masculino); -Risco de incontinncia urinria (existem vrias etiologias associadas); -No homem: aumento de prstata eleva riscos de infeco e incontinncia.

-Aspectos uretrais:
-Homens: compresso extrnseca pela prstata aumentada; -Mulheres: atrofia uretral : risco de algria, hematria microcspica, ITU.

. Alteraes sexuais:
Sexo masculino -Maior tempo para atingir ereo completa; -Maior necessidade de estimulao direta do pnis; -Retardamento da ejaculao; -Perda rpida da ereo aps a ejaculao; -Maior dificuldade em manter a ereo durante a relao; -Reduo da lbido; -Reduo da frequncia sexual.

-Aspectos clnicos:
-Arterosclerose principal causa obstrutiva vascular no idoso; -Reduo da elasticidade do tecido dos corpos cavernosos; -Neuropatias perifricas: diabetes, alcolismo... -Cirurgias plvicas: sobretudo cirurgia radical de prstata; -Depresso, dficits cognitivos, distrbios emocionais, co-morbidades, drogas.

. Alteraes sexuais:
Sexo feminino -Reduo da lubrificao vaginal; -Reduo da lbido; -Atrofia vaginal e uretral; -Pode haver dor, desconforto e sangramento nas relaes; -Reduo da frequncia sexual.

-Aspectos clnicos:
-Reposio hormonal; -Lufrificao artificial; -Co-morbidades levam a maior limitao da sexualidade; -Aspectos psicolgicos, dependncia e submisso marital, herana familiar e criao: grandes repercusses na sexualidade feminina.

ALTERAES FISIOLGICAS RELACIONADAS FARMACOLOGIA

ALTERAES FISIOLGICAS RELACIONADAS FARMACOLOGIA


FARMACOCINTICA x FARMACODINMICA
Farmacocintica - Absoro, distribuio, metabolismo e excreo das drogas; - Conjunto de alteraes sofridas pelas drogas. Farmacodinmica

- Mecanismos implicados na ao das drogas.

ALTERAES FISIOLGICAS - Interferncias na Absoro: . Reduo da secreo de cido gstrico (hipocloridria,

acloridria); . esvaziamento gstrico retarda a absoro e/ou aumenta degradao da droga pode determinar a inativao de algumas drogas; . Alterao da absoro decorrentes de administrao concomitante de medicaes. Ex.: anticidos cimetidina e derivados imidazlicos
-Alteraes Intestinais: . Acelerao do trnsito intestinal (reduz absoro); . Lentificao d trnsito intestinal (aumento absoro); . Controvrsias: influncias da reduo das vilosidades intestinais, com reduo da rea da superfcie da mucosa.

- Interferncia na Absoro: . Reduo da circulao ntero-heptica (sobretudo nas redues do dbito cardaco), de absoro dos medicamentos que precisam do metabolismo de primeira passagem no fgado; . Aterosclerose associada reduz mais ainda o fluxo sanguneo. Alteraes patolgicas Interferncias na Absoro: . Edema Intestinal. . Doenas Agudas (ex. infeces). . Gastrectomia, enterites, sndromes de m absoro: reduo na absoro de ferro, cido flico, vitamina B12, corticosterides, digoxia. Interferncia na Distribuio: . Reduo da massa muscular. . Aumento do tecido adiposo. . Reduo do lquido corporal. . Reduo da albumina srica.

Interferncia no Metabolismo
. Reduo da funo heptica (oxidao, metabolismo de primeira passagem). . fase I metabolismo: drogas que inibem ou induzem a atividade heptica. . Reduo da funo renal.

Interferncias na Excreo
. Drogas lipossolveis: maior reabsoro renal. . Reduo da filtrao glomerular em 35% 50% (reduo do n de nfrons, reduo do fluxo plasmtico, reduo do peso renal). . Creatinina no um bom marcador da funo renal no idoso. . Reduo da massa muscular, que reduz a produo de creatinina.

Principais Patologias que interferem na Farmacocintica:

-Desnutrio -Insuficincia renal e heptica -Infeces -Uso de mltiplas drogas

Farmacodinmica - Interferncias:

-Maior sensibilidade do SNC ao de drogas Benzodiazepnicas

-Maior sensibilidade a anticoagulantes


-Maior sensibilidade a vrias drogas decorrentes de: da hipotenso ortosttica, maior disfuno vesical e intestinal, menor controle postural (alterao da barorregulao), dificuldade de termorregulao, da intolerncia a glicose, alterao de sensibilidade ao enzimtica, resposta imunitria, particularmente a celular. -Devido s alteraes fisiolgicas, farmacocinticas e farmacodinmicas: reduo da janela teraputica do idoso; Dose teraputica Dose txica.

PATOLOGIAS GERIATRICAS MAIS FREQUENTES


OSTEOPOROSE
Considerada pela OMS (2001) como uma epidemia inaceitvel sendo

reconhecida como o segundo maior problema de sade pblica e maior causa de fraturas sseas nos idosos.
Caracterizada pela diminuio da massa ssea e deteriorao de sua

microarquitetura, acarreta fragilidade do osso e consequente risco de fratura.


Acomete mais mulheres partir do climatrio..

PATOLOGIAS GERIATRICA MAIS FREQUENTES


OSTEOPOROSE A preveno da osteoporose inicia-se por bons e adequados hbitos alimentares desde a infncia com alta ingesto em clcio e com o avano da idade o controle de excessivo consumo de protenas, caf, fumo e lcool.
Uma apresentao das necessidades nutricionais dirias

fornecendo alimentos com maior quantidade de clcio, mantendo uma ingesto mnima diria deste mineral, faz parte de uma, das diversas intervenes em pacientes acometidos pela osteoporose.

PATOLOGIAS GERIATRICA MAIS FREQUENTES


AFECES OSTEOARTICULARES
As Artrites so classificadas entre as 5 principais

causas de deficincias de longa evoluo, levando a quase 50% dos portadores a uma situao de incapacidade. Caracterizam-se por quadro de dor com inflamao e rigidez articular, restrio e fadiga nos movimentos, limitao funcional, dificuldade de locomoo e deformidades. Entre as mais de 100 enfermidades que comprometem as articulaes no idoso, a osteoartrite e a artrite reumatide so as duas mais comuns.

PATOLOGIAS GERIATRICA MAIS FREQUENTES


DOR
Vrios estudos referem um aumento na prevalncia de

dores persistentes, musculo-esqueltica neuropticas, fibromialgias relacionadas com o aumento da idade


A falta de avaliao e diagnstico apropriados, o uso

indiscriminado de analgsico ou anti-inflamatrios como nico mtodo de controle da dor, tem sido fatores agravantes desta situao com o aparecimento de efeitos secundrios.

COMO LIDAR COM A DOR DO IDOSO


O envelhecimento, por si s, no tem comoconsequncia processos dolorosos. As queixas de dor, entre os idosos, so decorrentes das doenas. A dor no normal na terceira idade, ela pode e deve ser aliviada. A dor acarreta ao individuo sofrimento considervel. Se for muito intensa e frequente, aumenta a dependncia do idoso.

O QUE DOR: A dor uma sensao desagradvel que possui aspectos fsicos e emocionais e envolve o organismo todo. A sensao dolorosa deve-se estimulao das terminaes nervosas, por substncias que provocam dor. Ao ocorrer um corte, uma inflamao ou pancada, as clulas lesadas liberam essas substncias.

TIPOS DE DOR:
A DOR AGUDA:
Que aparece como resposta de defesa do organismo a
uma agresso (pancada, corte), varia a sua

intensidade e costuma ser mais bem tolerada, pois existe uma expectativa de que com a resoluo do problema ela acabe, podendo ser constante ou intermitente.

AS DORES CRNICAS, so aquelas com mais de seis meses de durao, de

controle difcil, e que acarretam grandes


desgastes fsicos, psicolgicos e alteraes sociais ao individuo.

FISIOLOGIA DA DOR

Resposta reflexiva.

O SNC possui clulas nervosas especializadas


nocireceptores que so receptores sensoriais localizados na pele, msculos e tecido conjuntivo. Elas respondem ao estmulo provocado pela leses trmica, mecnica ou qumica.

FISIOLOGIA DA DOR

A resposta consiste na libertao de mediadores qumicos, como a prostaglandinas que estimula os

nocireceptores , transportanto o impulso doloroso at


a medula espinhal, deslocando-os o longo das fibras nervosas aferentes.

TIPOS DA DOR Superficial Viceral Somtica Nerouptica Fantasma

AVALIAO DA DOR Para que uma pessoa possa avaliar a dor no idoso deve partir do princpio de que o relato de dor verdadeiro, s quem a sente que a pode descrever.

Para o acompanhamento de como a dor vai evoluindo, a pessoa (que acompanha) elabora uma escala, para que o idoso possa assinalar como est a sua dor naquele momento.

A informao de dor transmite-se pelos nervos perifricos at chegar a medula e desta ao crebro. A dor decorrente de um mesmo tipo de leso pode ser expressa e tolerada de maneira muito diferente por duas pessoas.

Por isso a dor uma experincia individual e subjetiva, s a pessoa que a sente que a pode avaliar.

Pessoas muito ansiosas e com tendncia a depresso toleram menos a dor e est trazlhes maior sofrimento.
A dor, a ansiedade, a depresso e tenso muscular andam junta e formam um circulo vicioso. O cuidador deve saber quebrar esta cadeia ajuda a aliviar a dor.

O isolamento social e a falta de atividades produtivas podem fazer com que o quadro doloroso se agrave.
O individuo que fica s, tende a ter a ateno na dor. O envolvimento do individuo em tarefas produtivas contribuem para afastar do pensamento a ateno na dor.

INTERFERNCIA DA DOR NA VIDA DO IDOSO


A dor, principalmente a crnica, interfere na vida do indivduo. A dor tira-lhes o prazer ou impossibilita as suas atividades sociais, dificultando ou impedindo o caminhar. A dor provoca distrbios no sono e acarreta a depresso e a ansiedade.

Provocam constipao intestinal, alteraes no apetite, na memria e incontinncia.


A imobilidade fsica e os longos perodos de repouso na cama podem favorecer o aparecimento de problemas pulmonares e propiciar a formao de trombos, alm de escaras. Lembre-se que, executar tarefas, ocupar-se, distrair-se, sentir-se til so muito importantes para aumentar a tolerncia dor.

importante anotar o dia, o horrio e se o idoso estava ou no sob afeito de algum medicamento.
Uma outra escala bastante utilizada a numrica. Construda com uma graduao que varia de 0 a 10, onde 0 ausncia de dor e 10 a dor mxima suportvel. Conhecer a localizao, a regio do corpo que di, importante pois frequente a presena de dor em mais de um local.

Muitas dores podem ser agravadas na presena de fatores como determinada posio, exerccio, nervosismo etc.
Tambm podem ser aliviadas na presena de fatores como um ambiente tranquilo, repouso e distrao.

Perguntas como o que piora? ou o que melhora? as suas dores podem ajudar a preveni-las e alivi-las.

ALIVIO DA DOR COM MEDICAMENTOS


Muitas dores so adequadamente controladas com analgsicos. No entanto, podem apresentar efeitos colaterais, e conhec-los pode ajudar a prevenir complicaes e auxiliar no tratamento.

Analgsicos que atuam sobre o sistema nervoso: - narcticos: que so derivados da morfina (Tulex, Dimorf, Tenegesic). - no narcticos: tais como Aspirina, Tylenol, AAS

- Impedem a produo de substncias que ocasionam dor. - Estes analgsicos possuem efeito antiflamatrio, e no tratamento da dor tambm so utilizados medicamentos antidepressivos e tranquilizantes. - Nos analgsicos no-narcticos os efeitos colaterais mais frequentes so a irritao gstrica, e alterao na capacidade de coagulao sanguinea.

- Os efeitos de irritao gstrica podem ser diminudos


tomando-se um protetor junto com as refeies. - Os analgsicos derivados da morfina apresentam efeitos colaterais como obstipao intestinal, nuseas e vmitos, sonolncia e depresso respiratria. - Uma dieta rica em fibras, ajuda a controlar esse efeito.

- Manter-se atento a sinais de sonolncia excessiva e alteraes da respirao podem prevenir complicaes.

- A dependncia fsica e psicolgica possvel de ocorrer na utilizao dos mesmos.


- Outro conceito importante o de respeitar a dosagem prescrita.

Nas pessoas idosas, as diversidades de doenas e sintomas apresentados faz com que se tornem grandes consumidores de medicamentos.
Existe uma dificuldade de memorizar ou organizar corretamente os horrios em que os medicamentos devem ser ingeridos. Uma lista por horrio, dos medicamentos, com letra grande e legvel uma medida bastante simples, mas que presta grande ajuda.

ALIVIO DA DOR SEM A UTILIZAO DE MEDICAMENTOS.


- A utilizao de tcnicas de relaxamento pode favorecer a diminuio de stres fsico e mental, da contrao muscular e proporcionar alvio da dor.

- Praticar respirao rtmica, ouvir msica suave, entre outras, tambm podem ajudar na tolerncia dor.
- As tcnicas de distrao como ler um livro, rezar, assistir a um filme, contar uma histria, executar uma tarefa etc, por manterem a mente ocupada, contribuem para diminuio da dor.

- O uso de medidas fsicas, incluindo calor, frio e massagens, muito til para o tratamento da dor. - Estas medidas promovem relaxamento muscular, melhoram a circulao sangunea na regio e aliviam a dor.

O USO DOS MEDICAMENTOS ATENO COM IDOSOS


Medicamentos toda substncia que, introduzida no organismo, ter como finalidade a preveno e a cura de doenas e ao mesmo tempo o alivio de alguns sintomas. Os idosos frequentemente apresentam estados variados de doena crnica, que exigem tratamento com medicamentos em longo prazo.

No so raros os erros que podem ocorrer na autoadministrao, podendo resultar em quantidades erradas ou excesso de dosagem. Idosos que so independentes necessitam apenas de orientaes nas dosagens e horrios. Idosos parcialmente dependentes necessitam de interveno para os lembrar e/ou ajudar no momento em que devem tomar o medicamento. Idosos dependentes necessitam de um cuidador (pessoa que toma conta) para que administre o medicamento e verifique possveis reaes.

PATOLOGIAS GERIATRICA MAIS FREQUENTES


DOENA DE PARKINSON Considerada a segunda doena neurodegenerativa mais comum no envelhecimento (1997-American Academy of Neurology). Caracterizada por sintomas motores como: tremor (em ps, mos, queixo e mandbula), rigidez muscular (membros, pescoo e tronco), acinesia ou bradicinesia (reduo da quantidade e qualidade dos movimentos), distrbios de equilbrio e marcha. Numa fase mais avanada da doena as dificuldades vo tornando-se progressivas para a realizao de funes simples relacionadas com as atividades da vida diria. Associado ao tratamento medicamentoso, precisam de estar assegurados os cuidados bsicos de sade para o melhor enfrentamento da condio de incapacidade como a manuteno da higiene e alimentao.

PATOLOGIAS GERIATRICA MAIS FREQUENTES


ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL Consiste no comprometimento sbito da funo cerebral causado por alteraes no fluxo sanguneo cerebral. Aproximadamente 80% dos AVC so causados por um baixo fluxo sanguneo cerebral (Isquemia) e outros 20% por hemorragias. Entre os fatores de risco destacam-se os: - genticos: hipertenso arterial, tabagismo, idade - genticos e do modo de vida: obesidade, alcoolismo crnico, diabetes mellitus a terceira principal causa de morte entre as a patologias clnicas e a mais frequente causa de morbidade entre as doenas neurolgicas depois da Sndrome de Alzheimer. Nos indivduos acima dos 75 anos esta incidncia chega a 30/1000 hab.

PATOLOGIAS GERIATRICA MAIS FREQUENTES


DIABETES MELLITOS
O Diabetes Tipo 2 ocorre frequentemente em pessoas com mais de 40 anos e,

em geral, obesas. Alm do excesso de peso, outros fatores aumentam o risco para a doena: sedentarismo, ingesto excessiva de calorias, tabagismo, estresse e antecedente familiar. Em geral, o controle do Diabetes Tipo 2 requer dieta, exerccios e, s vezes, medicamentos. A doena crnica e muitas complicaes esto associadas a ela: UM INDIVDUO DIABTICO PODE TER: - um problema renal, que pode evoluir para insuficincia renal; - alterao da viso, que tambm pode evoluir para cegueira; - alteraes vasculares associadas a perda da sensibilidade e chegar a amputaes de membros inferiores.

PATOLOGIAS GERIATRICA MAIS FREQUENTES


DEFICINCIAS COGNITIVAS As funes cognitivas (memria, linguagem, ateno e alerta) podem tambm declinar com o avano da idade afetando entre 5% a 11% das pessoas acima de 65 anos e quase 50% daquelas com cerca de 80 anos com uma prevalncia maior em mulheres (Advisory Panel on Alzheimer Disease, 1988)
Doena de Alzheimer a causa mais comum de demncia, sendo

responsvel por aproximadamente 65% de todos os casos de demncia em adultos.


Caracterizada principalmente pelo declnio da memria, afasia,

apraxia, desorientao tempo-espacial, delrios paranides, alucinaes

PATOLOGIAS GERIATRICA MAIS FREQUENTES


OUTRAS

Deficincia visual/ cegueira Deficincia auditiva Alteraes vocais

NUTRIO E GERIATRIA
O envelhecimento est relacionado com alteraes fisiolgicas

que afetam a necessidade de vrios nutrientes. Necessidades energticas diminuem com o envelhecimento como resultado de alteraes do metabolismo basal e atividade fsica. Infelizmente, no cuidado do idoso doente e frgil, os aspectos de nutrio e hidratao so renegados a uma posio inferior no ranking das prioridades de avaliao e tratamento. A necessidade por avaliao e interveno nutricional particularmente crucial neste grupo etrio, em quem a incidncia de doenas crnicas muito prevalente e uma infinidade de fatores sociais e econmicos aumentam a possibilidade de erro nutricional.

NUTRIO E GERIATRIA
Estudos populacionais prvios sobre o estado nutricional de

idosos demonstraram uma alta prevalncia de desnutrio calrica, protica e de micronutrientes, freqentemente refletindo, bem como colaborando para os sintomas clnicos de doenas crnicas. Atualmente, quanto as recomendaes da ingesto diria de nutrientes, ao invs de ser baseada na quantidade de nutrientes para prevenir a ocorrncia de um estado de deficincia, as novas recomendaes so baseadas na quantidade de nutrientes necessrias para, ou prevenir a ocorrncia de uma doena crnica ou otimizar uma funo fisiolgica

NUTRIO E GERIATRIA
NECESSIDADES NUTRICIONAIS O envelhecimento resulta em uma significante diminuio da necessidade de energia devido a: 1. diminuio do gasto energtico em repouso como conseqncia do declnio da massa muscular 2. diminuio da atividade fsica 3. Diminuio do apetite. Em resposta a um jejum, idosos aparentam ter menos fome do que pessoas jovens e a saciedade ocorre mais rapidamente. A ingesto energtica total determinada primeiramente pela necessidade de energia. Portanto uma reduo de 30% na necessidade de energia ser acompanhada por 30% na reduo de ingesto de alimentos

NUTRIO E GERIATRIA
NECESSIDADES NUTRICIONAIS: CARBOIDRATOS O papel primrio dos carboidratos (aucares e amido) fornecer energia s clulas especialmente s que dependem quase que exclusivamente de glicose como os neurnios A Recommended Dietary Allowance (RDA) de carboidratos para idosos a mesma dos adultos jovens (130 g/dia) baseado na utilizao mdia de glicose pelo crebro H evidncias de diminuio na tolerncia glicose da terceira idade levando a pequenos aumentos nos valores glicmicos em jejum e em testes de tolerncia glicose e, conseqente, aumento percentual de idosos com subdiagnstico de diabete ou glicemia de jejum alterada.

NUTRIO E GERIATRIA
NECESSIDADES NUTRICIONAIS: FIBRAS As fibras so polissacardeos no amilceos, compostos de origem vegetal, pouco disponveis como fonte de energia por serem pouco hidrolisados por enzimas do intestino humano De acordo com suas propriedades fsicas, podem ser classificadas em: solveis (pectina, mucilagens e algumas hemiceluloses) insolveis (celuloses e hemiceluloses) A relao das fibras solveis com o trato gastrointestinal est na sua habilidade de reter gua e formar gis alm de servir como substrato para fermentao de bactrias. Retardam o esvaziamento gstrico tornando mais lento a digesto e absoro dos alimentos alm de diminuir os nveis sricos de colesterol.

NUTRIO E GERIATRIA
NECESSIDADES NUTRICIONAIS: FIBRAS
Outras funes das fibras so a estimulao da mastigao, salivao

e secreo gstrica; o aumento do bolo fecal e, normalmente, a otimizao do tempo de trnsito intestinal O aumento no consumo de fibras proveniente de cereais, frutas e vegetais em fases tardias da vida est associado : 1. reduo na incidncia de evento cardiovasculares, 2. diminuio dos nveis colesterol 3. normalizao dos nveis sangneos de glicose 4. aumentam do tempo de esvaziamento gstrico resultando no aumento da saciedade e ajudando no controle de peso de pacientes Segundo as recomendaes da American Dietetic Association, a ingesto de fibras deve ser de 20 a 35 g/dia para adultos e idosos .

NUTRIO E GERIATRIA
NECESSIDADES NUTRICIONAIS: PROTEINAS As protenas so os maiores componentes estruturais do corpo, alm de funcionarem como enzimas, hormnios e carreadores intracelulares entre outros. Seus principais componentes, os aminocidos, so precursores de vitaminas, cidos nuclicos e outras importantes molculas. 0,75g/kg/dia representa a necessidade mdia de protena de alta qualidade para adultos e idosos (Sociedade Brasileira de Alimentao e Nutrio: 1g/Kg/dia) O envelhecimento est associado com a diminuio do contedo de protena corporal em aproximadamente 45% da terceira para a oitava dcada, especialmente dos compartimentos musculares (sarcopenia). Alguns autores acreditam que a sarcopenia associada ao envelhecimento pode ser revertida parcialmente atravs de exerccios de treinamento fsico e suplementao de protenas

NUTRIO E GERIATRIA
NECESSIDADES NUTRICIONAIS: LIPDIOS
Vrios autores sugerem que uma capacidade reduzida para

oxidar gordura talvez contribua para um acmulo de gordura. O envelhecimento est associado com uma reduo da oxidao da gordura em repouso , aps uma refeio e durante o exerccio, promovendo, ento, um acmulo da gordura total e central do corpo. A regulao hormonal da liplise pode ser afetada pelo processo do envelhecimento. O envelhecimento no altera qualquer das necessidades especficas para qualquer dos lpides essenciais. Contudo amplamente admitido que uma prudente dieta com 30% ou menos do valor energtico total na forma de gordura

NUTRIO E GERIATRIA
NECESSIDADES NUTRICIONAIS: GUA
Nos idosos o balano hdrico extremamente importante

porque eles so propensos a desenvolver desidratao. Como uma regra geral, a ingesto hdrica diria deve ser 1 ml/Kcal ou 30 ml/Kg.
NECESSIDADES NUTRICIONAIS: MINERIAS E VITAMINAS Vrios estudos indicam que, para uma numerosa variedade de minerais e vitaminas, a ingesto significativamente menor do que a recomendao diria permitida para uma grande frao de pessoas idosas de ambulatrio.

NUTRIO E GERIATRIA
Mineral/ Vitamina
Calcio Zinco Ferro Selnio 55g/dia Declnio da funo imune celular e a insuficincia cardaca congestiva. Rara Intolerncia glicose em pessoas idosas

Recomendao de ingesto
1,0 e 1,2 g/dia 11 mg/dia para homens e 8mg/dia para mulheres

Deficincia
Osteoporose Baixa cicatrizao, anorexia,

Cobre Cromo

900 g/dia 35 g/dia para homens e 25 g/dia para mulheres

NUTRIO E GERIATRIA
Mineral/ Vitamina Tiamina (B1) Recomendao de ingesto 0,8 a 1,5 mg/dia Deficincia Resistncia Insulina, sndrome do tnel do carpo, declnio da funo imune. Beribri. Quadro inespecfico e raramente ocorre de forma isolada.
Contribui no desenvolvimento de distrbios da cognio, neuropatias, e talvez cardiomiopatias. Nveis sricos elevados de homocistena, associados sua deficincia esto implicados como fator de risco para doena cardiovascular, demncia e doena de Alzheimer

Ribflavina (B2)

1,1 a 1,7mg/dia.

Piridoxina (B6)

2 mg/dia.

NUTRIO E GERIATRIA
Mineral/ Vitamina cido flico e Vitamina B12 Recomendao de ingesto De folato de 400 g/dia enquanto a de vitamina B12 de 2,4g/dia. Deficincia
Perda cognitiva ou depresso significativa. A anemia megaloblstica resultante da deficincia de folato indistingvel da causada pela deficincia de vitamina B12. A deficincia de folato e vitamina B12 resulta num aumento da concentrao de Homocistena (fator de risco para doenas cardiovasculares e para o desenvolvimento de demncia do tipo Alzheimer e demncia vascular)

NUTRIO E GERIATRIA
Mineral/ Vitamina
Vitamina C

Recomendao de ingesto
90 mg/dia para homens e 75mg/dia para mulheres

Deficincia
No h evidncias de que a deficincia de vitamina C tenha qualquer relevncia clinica nas pessoas idosas saudveis. Escorbuto

Vitamina A

900 g/dia para Xeroftalmia e cegueira noturna homens e de 700 para mulheres. 400 UI para pessoas de 51 a 70 anos e 600 UI para pessoas com mais de 70 anos de idade. Osteomalacia e um agravamento do risco de fratura em homens e mulheres idosas com osteopenia relacionada idade

Vitamina D

NUTRIO E GERIATRIA
Mineral/ Vitamina Recomendao de ingesto Deficincia

Vitamina E
Vitamina K

15 mg/dia

Rara

120 g para homens e Sangramento 90 para mulheres.

NUTRIO E GERIATRIA
AMINOCIDO c Asprtico
c Glutmico Alanina Arginina

INDICAO Fadiga Crnica, hepatoprotetor


Regula atividade das clulas cerebrais Ajuda no metabolismo energtico e da glicose

DOSE 100 a 300mg/dia


50 a 100mg/dia 100 a 300mg/dia

Reaes de desintoxicao no 100 a 400mg/dia metabolismo heptico, melhora resposta do sistema imunolgico e em distrbios renais Processos de desintoxicao, eliminao de radicais livres, fluidificao do muco do trato respiratrio 100 a 500mg/dia

Cistena

NUTRIO E GERIATRIA
AMINOCIDO Cistina Fenilalanina INDICAO Cicatrizao ps cirrgica. Distrbios respiratrios Aumenta produo de neurotransmissores, no tratamento de depresso, e para melhorar a memria Hiperacidez gtrica Regular atividade de clulas cerebrais DOSE 25 a 100mg/dia 50 a 100mg/dia

Glicina Glutamina Histidina Isoleucina

20 a 200mg/dia 20 a 100mg/dia

Coadjuvante ao tratamento de 100 a 150mg/dia alergias e da artrite reumatide Aumenta a sntese de hemoglobina, ajuda a estabilizar e regular glicemia 100 a 300mg/dia

NUTRIO E GERIATRIA
AMINOCIDO
Leucina

INDICAO
Aumenta a capacidade de cicatrizao dos ossos, pele e tecido muscular Aumenta a imunidade em processos virais. Ajuda na absoro de clcio. Hepatoprotetor. Estimula sntese de glutation. Hiperamoniemia e distrbios hepticos Estimula sntese de colgeno Estimula sistema imunolgico Coadjuvante no tratamento de hipercolesterolemia e de doenas cardiovasculares

DOSE
100 a 300mg/dia

Lisina

100 a 400mg/dia

Metionina Ornitina Prolina Serina Taurina

200 a 1000mg/dia 100 a 300mg/dia 100 a 300mg/dia 100 a 300mg/dia 100 a 3g/dia

NUTRIO E GERIATRIA
AMINOCIDO Tirosina Treonina INDICAO Ansiedade, distrbios do sono, depresso Sntese de colgeno e elastina DOSE 50 a 300mg/dia 100 a 300mg/dia

Triptofano

Tratamento de stress, 100 a 300mg/dia depresso e distrbios no sono 3 a 6g/dia (depresso e sono)
Melhora o metabolismo muscular e o balano nitrogenado 100 a 300mg/dia

Valina

DESNUTRIO
A desnutrio em idosos comum, pois com a idade

avanada, o consumo alimentar dirio diminui. Alm disso, os alimentos consumidos so de baixas calorias, contribuindo para a deficincia nutricional e desnutrio.
A suplementao oral uma estratgia eficaz e vivel, sendo

utilizada para proporcionar uma vigilncia nutricional adequada, principalmente quando esta faixa etria apresenta problemas de desnutrio.

DESNUTRIO
O mais importante distrbio nutricional observado nos

idosos a desnutrio, que est associada ao aumento da mortalidade e da susceptibilidade s infeces e a reduo da qualidade de vida.
A desnutrio um transtorno corporal produzido por um

desequilbrio entre o aporte de nutrientes e as necessidades do indivduo motivado por : 1. Uma dieta inadequada, 2. Ou por fatores que comprometam a ingesto, absoro e utilizao dos nutrientes decorrente de alguma afeco ou por necessidades nutricionais aumentadas

DESNUTRIO
A interveno nutricional em idoso tem como objetivo

proporcionar todos os nutrientes necessrios e as quantidades adequadas para manter um bom estado nutricional. SUPLEMENTAO O Ministrio da Sade (MS) definiu, em 1998, que os suplementos, tanto vitamnicos quanto minerais, so alimentos que servem para complementar a dieta diria de uma pessoa saudvel, nos casos em que a ingesto desses nutrientes, a partir da alimentao, seja insuficiente.

DESNUTRIO
SUPLEMENTO Nos suplementos, cada nutriente deve conter um mnimo de 25% e, no mximo, at 100% da ingesto diria recomendada (DRI), na poro diria indicada pelo fabricante, no podendo substituir os alimentos, nem se constituir em componente exclusivo da dieta. A oferta de suplementao oral em idosos, principalmente quando ocorrem complicaes advindas da desnutrio, contribui para adequada vigilncia nutricional e manuteno das recomendaes dirias para os indivduos nesta faixa etria

SUGESTES DE FRMULAS
ANTIANMICOS

cido flico
Cobre elementar

1 a 20mg
1 a 5mg

Cobre quelato
Ferro elementar

1 a 5mg
100 a 300mg

Ferro quelato
Vitamina B12

30 a 60mg
50 a 1000mcg

Vous aimerez peut-être aussi