Vous êtes sur la page 1sur 20

Psicologia do envelhecimento.

Relao entre ansiedade, depresso e desesperana entre grupo de idosos.

Psicologia do envelhecimento
A psicologia do envelhecimento uma rea de investigao recente, que teve incio com o avano da gerontologia, segundo Scharras e Birrem (2001). As primeiras investigaes surgiram quando um cientista belga abordava as diferenas entre aspectos fsicos e comportamentais de indivduos de acordo com a idade.

Objetivos do texto.
Este texto um trabalho de campo, com varias pesquisas cientficas a respeito do assunto citado,entretanto uma pesquisa em especial buscou-se explorar a relao entre ansiedade, depresso,e desesperana entre idosos. Mtodo: Questionrio sociodemogrfico e escala de Becker para mensurar sintomas de ansiedade, depresso e desesperana nos idosos.

Ansiedade

Sintomas:Insnia,tenso,angstia,irritabilidade,dificuldade de concentrao. Sintomas fsicos:Taquicardia,tontura,cefalia,dores musculares, formigamento e suor.

A ansiedade nos idosos est relacionada as limitaes vivenciadas na velhice e na maioria das vezes, interpretadas como ameaadoras.Skinner e Vaughan(1985).

Pesquisas.
Xavier e Cols (2002).pesquia com 77 idosos,1,6% apresentavam transtorno de ansiedade generalizada. Regier e Cols. (1998). Estudo com 18571 idosos, com idade de 65 anos a 84 anos. . 5,5% apresentavam transtorno de ansiedade, excluindo casos comuns de ansiedade generalizada. Sintomas da ansiedade segundo DMSIV (1994). Humor deprimido na maior parte do dia em quase todos os dias. Falta de interesse e prazer em todos ou quase todas as atividades na maior parte do dia. Perda ou ganho de peso sem estar de dieta., insnia, hipersnia,agitao. Retardo psicomotor, fadiga perda de energia, sentimento de inutilidade ou culpa, indeciso ou dificuldade de concentrao,pensamentos de morte ou tentativas de suicdio.

Desesperana
Sentimento de fracasso,consideram que a velhice um fracasso. Muitas vezes o idoso deixa de fazer aquilo que no consegue realizar com sucesso.

Desesperana e relao com a depresso.


Participantes: 79 idosos do estado de Minas Gerais(Sul). Centro da terceira idade:40 idosos. Grupo1. Idosos de retirada do posto de medicamento.30 idosos = grupo 2. 9 idosos asilar = grupo 3

Caracterstica dos participantes.


A idade das pessoas de 69 a 84 anos. Gnero: 63 mulheres e 16 homens. A maioria dos participantes tinham grau de escolaridade baixo. Variao da depresso e desesperana. Foram considerados os dados de depresso mnima, leve, moderada e severa. Mtodo:Questionrio sociodemografico. Escala de Becker.

Concluso da pesquisa.
A relao significativa entre , ansiedade, depresso e desesperana entre os trs grupos. O ndice mais alto foi entre ansiedade e depresso. A varivel depresso estava presente no grupo1, grupo2,grupo3. Grupo1=7,7%. Grupo2 =6,4%.ansiedade leve. Grupo3= 30,4%. Ansiedade grave.

Desesperana
Os idosos asilares teve maior ndice de desesperana,9,1 de desesperana moderada, o grupo2 4,1% de desesperana e o grupo3 4,9% de desesperana leve. Foi constatado entre os grupos 1,2 e 3 sintomas de ansiedade, depresso e desesperana.

Porm o grupo de idosos asilares teve maior ndice de sintomas de depresso,ansiedade e desesperana.

O que pensam alguns autores, a respeito do assunto.


Byne(2002) destaca que so freqentes os sintomas de ansiedade em idosos, e na maioria das vezes a ansiedade vem associada a transtornos depressivos e as doenas fsicas. Coes(1991) Nessa fase da vida poderia ser a diferena entre uma sade mental boa ou comprometida.

Vous aimerez peut-être aussi