Vous êtes sur la page 1sur 45

ARTE DA TERRA

( EARTH ART LAND ART)


Um Caminho para o desenvolvimento sensvel na educao infantil.

Land Art, Earthworks ou Arte da Terra um movimento artstico que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 1960 e incio dos anos 1970, em que a paisagem e a obra de arte so indissociveis. Esculturas no so colocados na paisagem, mas sim a paisagem o prprio meio de sua criao.

Caractersticas:
Relao com espao externo meio ambiente- (site specific.) Utilizao de elementos naturais como criao artstica. Aproximao com a escultura, a instalao e a fotografia.

Agrada-me a liberdade de utilizar apenas as minhas mos e descobrir as ferramentas, uma pedra aguada, o eixo de uma pedra, espinhos. Eu aproveito a oportunidade que cada novo dia me oferece: est-se a nevar trabalho com a neve, no outono com as folhas, uma rvore cada uma fonte de pequenos galhos e ramos. Detenho-me num local ou escolho determinado material porque sinto que est ali alguma coisa para descobrir. Aqui onde poderei aprender. . (GOLDSWORTHY, ANDY-1987 pg.1).

Robert Smithson.Spiral Jetty, -Quebra-mar espiral.Utah ( 970)

Andy Goldsworthy. Brokenpebles, scratched White with another stone.1985

... Paralelo obra de Andy Goldsworthy, outro artista de grande contribuio para a histria da arte Robert Smithson, com a obra Spiral Jetty. Aspectos em comum e tambm a prpria natureza como matria prima, do sentido s suas obras. Estes so pontos convergentes que se separam quando analisamos o processo de cada artista. No caso de Smithson, que interfere num espao natural, modificando a concepo e a estrutura do local. Mas que se observarmos pela prpria realizao da obra, os pontos que deram partida a este trabalho, que tem razes na histria do lago, as origens e os fenmenos do local, o artista se apropria de um espao na sua total concepo. Novamente apenas o que difere o papel do artista, como se coloca e interioriza o ambiente natural. Um na simples redundncia micro das formas, outro macro como processo e pensamento da obra. Andy Goldsworthy se apropria destes elementos criando um vocabulrio nico, prprio Land-art, pois tambm interfere na natureza, quando se posiciona e cria uma configurao prpria. Esses artistas que esto envolvidos diretamente com um espao aberto, ou melhor, dizendo, em seu espao de construo e reflexo de uma nova conduta para a arte, nos mostram de maneira muito especial e inovadora o que arte.Num sentido da arte ser uma contribuio do artista que enxerga alm de sua auto-realizao uma forma primria de interagir e fazer parte das experincias que envolvem o ser na sua completa e vasta sensibilizao de natureza fsica e emocional. Que diz respeito em como o indivduo artista concebe estas grandezas, a arte e a natureza, como causa primeira antes de qualquer categoria que represente tais manifestaes. (GREGRIO, Felipe- Uma linguagem, um sentido- NATUREZA, uma imagem, um fazer ARTE. Uma unio, Contemplao.- Fasm. 2005)

Richard Long. Walking Line in Peru, 1972

Andy Goldsworthy.

Walter de Maria. O campo dos raios . Sul do Novo mxico 1977

land art [arte da terra] inaugura uma nova relao com o ambiente natural. No mais paisagem a ser representada nem manancial de foras passvel de expresso plstica, a natureza o lugar onde a arte se enraza. O espao fsico - desertos, lagos, plancies e planaltos - apresenta-se como campo onde os artistas realizam intervenes, (Enciclopdia Ita Cultural. 2005)

Richard Long.

... A Land Art se volta mais decididamente para o espao incorporando-o obra e/ou transformando-o. Diante da expanso da obra no espao, o espectador convocado a se colocar dentro dela, experimentando-a; no como observador distanciado, mas parte integrante do trabalho.

A noo de arte ambiente entra no vocabulrio da crtica nos anos 70 com sentido amplo, designando obras e movimentos variados. O contexto artstico a informar as novas experincias com o ambiente refere-se ao desenvolvimento da arte pop, do minimalismo e da arte conceitual que tomam a cena norte-americana das dcadas de 1960 e 1970, desdobrandose em instalaes, performances, happenings, arte processual, land art, videoarte etc.

Felipe Gregrio. Motivo Indgena. Encustica s/ casca de bambu.210cm x 215cm.2005

Iguar mitn nhamand.2005

A.

AUM. 2005/2006

Cantos de Trabalho/Corpo semente. Instalao sonora. Casca de bambu e pigmentos.200x050 cm.2005/2006

Franz Krajcberg. Flor de Mangue.

Franz Krajcberg. Conjunto de esculturas, dcada de 1980. Pigmento natural sobre caules de palmeira, C. 300 cm de altura.

Adriano Gregrio. Bamb. 2008

Relevo. 2000

O naturalismo a informao sensvel sobre a natureza


(Franz Krajcberg)

Nova Viosa BA 1975 O naturalismo como disciplina de pensamento e da conscincia perceptiva um programa ambicioso e exigente que ultrapassa de longe as balbuciantes perspectivas ecolgicas de hoje. Trata-se de lutar muito mais contra a poluio subjetiva do que contra a poluio objetiva - a poluio dos sentidos e do crebro contra aquela do ar e da gua. Pierre Restany ( Naturalismo Integral) 1978

Shirley Paes Leme. Sua Terra. 2010

Shirley Paes Leme. Da srie muitas chamas. 1999

Essas novas orientaes partilham um esprito comum: so, cada qual ao seu modo, tentativas de dirigir a criao artstica s coisas do mundo, natureza, realidade urbana e ao mundo da tecnologia, desafiando as classificaes habituais colocando em questo o carter das representaes artsticas e a prpria definio de arte. Interpelam criticamente tambm o mercado e o sistema de validao da arte.

Andy Goldsworthy

Shirley Paes Leme

ARTE INFANTIL

Escala cromtica. ( Parte de instalao apresentada na semana de educao- GRU S/P. 2005

Casca de bamb

Pedra

Barro e serragem

Caminho das sensaes. 2006

Instalao com mandalas de areia. Semana da Educao ( Guarulhos ) S/P- 2003

Instalao. Carvo s/ papel paran. ( Parque do Ibirapuera S/P- 2006

Estruturas com gravetos e argila.

Mascaras Africanas. Sizal, bamb e sementes s/ papelo.2009

Exposio parque CONE. Nov/2009

Oficina de confeco de mscaras Africanas. Inaugurao do parque da Conscincia Negra S/P. 2009

Vous aimerez peut-être aussi