Vous êtes sur la page 1sur 13

Fases do Desenho Infantil

SEGUNDO PIAGET, POR BRBARA DOS REIS BARROS

GARATUJA
Faz parte da fase sensrio motora ( 0 aos 2 anos)

Faz parte da fase pr-operacional ( 2 aos 7 anos).


Caractersticas: demonstra prazer,

Figura humana inexistente ou imaginria,


A cor tem papel secundrio, Interesse pelo contraste (diferenas nas

propriedades visuais); No h uma inteno consciente.

Garatuja Desordenada

Movimento amplo e

desordenado; Com relao a expresso: Eu imito, mas no represento; Ainda um exerccio motor.

Garatuja Ordenada (Longitudinal)


Coordena atividade viso

motor; Explora o sentido longitudinal do papel; No h inteno representativa; Traos fortes; Relao espacial delimitada; Apropriao dos instrumentos que usa (papel e giz de cera)

Garatuja Ordenada (Circular)


Conquista do

movimento circular; Incio de uma representatividade; A marca produzida no papel associada a uma imagem mental; o embrio da conquista da forma

Garatuja Nominada
Mistura de uma etapa

com outra ou todas ao mesmo tempo; Sada do pensamento motor para o pensamento representativo; Linguagem motora ligada a linguagem oral; A criana conta histria do desenho...

Pr Esquema 1 fase:
Confundido com a garatuja

circular; A ocupao do espao no obedece a nenhuma regra (solto); Cor ainda arbitrria uma s cor); Desenha o que sabe do objeto, mas no o que v; Lembra formas geomtricas; Aparecem sis, figuras radiais, mandalas, formas amebides... .

Pr Esquema 2 fase:
Perde-se a relao com os

movimentos corporais (o olho que no comeo segue a mo, passa a gui-la); Incio de uma preocupao com a ocupao do espao (sem linha de base); Cor arbitrria; Preocupa-se com a diversidade; Procura smbolos que representem o ambiente (detalhista)

Pr Esquema 3 fase:
Comea a estruturar seu

desenho com a linguagem (bonecos, flores, girinos, sol); Preocupao com as linhas de base; Perodo pr operatrio de 4 a 7 anos; Os smbolos esto relacionados a criana que o centro do universo.

Esquema 1
Preocupa-se em localizar

as formas no espao relacionando-as; As formas comeas a se organizar sobre a linha; Usa-se o limite da folha como limite da base; A forma desce, cresce e o desafio preench-lo.

Esquema 2
Preocupa-se em colocar as

linhas de base no desenho, isto indica que a criana se apercebeu das relaes existentes entre ela prpria e seu meio; Representa espao e tempo; Desenho transparente RX; Comea o desenho pelo cho, delimita o cu a forma cresce e totalmente preenchida.

Esquema 3
Desenha planos e

elevaes (janela e lateral da casa); As formas e sinais so detalhados e trabalhados

Realismo
Chega-se ao realismo,

quando se ultrapassa a frustrao do enfrentamento com o real; Forma e fundo so conquistados (dimenses); Apuramento da decorao com riqueza de detalhes; Noes de perspectivas aparecem; Momento de diversificao de tcnicas de desenho (sombreamento, por exemplo).

Vous aimerez peut-être aussi