Vous êtes sur la page 1sur 21

Prtese de Glteo

Prof. Keliane C. Rocha

As primeiras descries tcnicas para aumento de glteo vm da dcada de 60, com o uso de implantes circulares de silicone gel colocados abaixo da pele. Os resultados, porm, eram artificiais, pois os implantes ficavam visveis. E, como ainda no eram desenvolvidos, se deslocavam com o tempo

O "bumbum" ou ndega (anatomicamente = glteo) muito importante para o contorno corporal posterior. Curiosamente, o ser humano a nica espcie que apresenta ndegas. Algumas pessoas foram geneticamente desenhadas com pouca projeo de glteo, com o bumbum "chato". Outras j tiveram, quando mais jovens, um glteo com aparncia satisfatria, mas, com o passar dos anos, viram o glteo perder massa muscular e atrofiar.

Indicao

A prtese indicada para pacientes com ndegas pequenas ou que aps emagrecimento tiveram grande reduo do volume.

A partir de que idade, posso realizar a cirurgia?

No existe uma idade ideal para se operar. Em mulheres, aps 4 anos da primeira menstruao as alteraes corporais j esto bem estabelecidas. O ideal que a cirurgia seja feita a partir dos 18 anos. Antes disso, os casos devem ser avaliados individualmente

Na gluteoplastia implantes de silicone de gel coesivo com volume entre 180 e 300 ml. As prteses de hoje no precisam ser trocadas.

Tipos de Prtese de Glteo


Existem vrios tipos e modelos de prtese gltea, cada uma com uma indicao dependendo do tipo de ndegas da paciente. As prteses de glteo podem variar de perfil e de envoltrio. O perfil (forma) pode ser redondo ou anatmico (oval), conforme a projeo da prtese.

O envoltrio da prtese tambm pode variar, sendo texturizado ou liso


No Brasil, as prteses glteas mais utilizadas so as redondas. E lisa. A escolha da prtese ideal ser realizada durante a consulta mdica, quando o cirurgio plstico atravs de um minucioso exame fsico indicar a prtese que proporcionar paciente o melhor resultado esttico de aumento glteo, diferente em cada paciente.

A cicatriz de 6 a 7cm fica entre as ndegas. Quando a pessoa est em p no visualizada. Quando obtemos bom resultado, a cicatriz muito pouco perceptvel

Complicaes
Apesar de serem rara podem ocorrer complicaes como: Hematoma Infeco Contratura capsular

Pr-operatorio

O acompanhamento esttico nessa fase deve ser realizado de maneira regular, uma a duas vezes por semana, durante pelo menos um ms antes da cirurgia. O objetivo estimular a elasticidade cutnea, aumentar tonus muscular, utilizando produtos com maior concentrao de princpios ativos e observando os procedimentos: Preparao prvia da pele Hidrataes locais Afinamentos (esfoliaes suaves) Exerccios isomtricos (de glteos) Drenagem linftica Ionizaes e iontoforeses Devera ser feito aproximadamente 10 sesses, e parar 10 dias da cirurgia.

Cuidados ps-operatrios
Procurar manter-se em repouso na posio deitada de bruos (nas primeiras duas semanas) ou de lado (aps 2 semanas) A paciente no dever sentar-se durante a primeira semana. Aps 1 semana poder sentar-se em uma banqueta (ou cadeira virada ao contrrio), que permita apoiar as coxas ao invs da regio gltea. Deve-se sentar com as pernas abertas de preferncia para no forar a cicatriz sobre o cccix A paciente dever usar uma malha por um perodo de dois meses. O paciente poder dirigir automvel aps a 4a semana e fazer ginstica aps 2 meses

Ps cirrgico imediato Proceder a drenagem linftica. Incrementar a microcirculao. Melhorar a hidratao cutnea. Ps cirrgico Tardio

Aplicar microcorrentes Manipulao manual Micromanipulao sobre a cicatriz Aplicar mascaras Finalizar com cremes hidratantes.

Ps-operatrios
Drenagem linftica: pode se usar a partir de 5 dias aps cirurgia. Crioterapia: realizado na fase inicial, com a inteno de conter o edema e aliviar dor. Termoterapia: melhorar a qualidade do tecido cicatricial, tratar as fibroses e aderncias. Agentes mecanoteraputicos : a vacuoterapia promove um deslocamento tecidual. Sua utilizao na cirurgia plstica deve ser extremamente cautelosa, uma vez que os tecidos precisam se reconstituir para

Ultra-som: prevenir e tratar contratura capsular, auxilia na reduo de edemas e equimoses. Microcorrente: Estes recursos apresentam indicao para acelerar o processo de reparo tecidual e melhora retorno venoso e absoro do edema. Pode se usar nos primeiros dias de ps-peratrio.

Prtese de Panturrilha

A procura pelo procedimento, embora tmida se comparada s prteses de mama, tem aumentado nos ltimos anos. indicada para pacientes que apresentam pouca projeo na regio da panturrilha. Ao aumentar o volume desta regio, torna mais harmnico o contorno da pernas, em relao as coxas. A projeo produzida pela prtese de panturrilha posterior e lateral.

Tcnica
A inciso na dobra posterior do joelho Abre-se a fscia muscular. Coloca-se a prtese entre a fscia e o msculo

Cuidados no ps-operatrio
Aps a cirurgia, os pacientes devem usar meias elsticas por pelo menos 30 dias. Andar pouco nas primeiras 48h. Andar com calados de salto tipo mdio. Desta forma, a prtese fixa-se no local correto. Evitar a exposio ao sol ou frio at orientao da equipe mdica nos retornos ps-operatrios.

Complicaes Pr e ps mesmo da gluteoplastia.

Vous aimerez peut-être aussi