Vous êtes sur la page 1sur 63

ESTUDO 23

ESCOLA BBLICA VIRTUAL CLASSE: A BBLIA EM UM ANO PROF: FRANCISCO TUDELA PIBPENHA SP Fev/2013

ISRAEL

JUD

Profeta Obadias

a.C 855 840

Joel
Ams Jonas Osias Miquias Naum Sofonias

835 805
760 750 793 - 753 753 715 742 687 663 612 640 621

Habacuque
Ageu Zacarias Malaquias

612 589
520 516 520 518 430

OBADIAS: TODO ORGULHO SER CASTIGADO


Autor: Obadias (hebr.: Servo de Jeov) Esforos tm sido feitos no sentido de identificar o profeta Obadias com 13 outros homnimos, por exemplo: 1. O mordomo do palcio de Acabe, que escondeu os profetas em duas covas - 50 em cada cova (1Rs 18.3-6). 2. O mestre da Lei enviado por Josaf (2Cr 17.7). 3. O homem de Deus no tempo de Amazias, que aconselhou o rei a no permitir que o exrcito de Israel do Norte o acompanhasse na luta contra os edomitas (2Cr 25.7). 4. Um dos superintendentes empregados no reparo do templo, sob o reinado de Josias (2Cr 34.12).

Data
O fundo histrico da destruio de Jerusalm sugere a data da profecia de Obadias logo aps 586 aC, ano que foi tomada pelos babilnios. A mensagem foi dada durante o perodo do exlio de Jud.

Tema
"Voc no devia ter olhado com satisfao o dia da desgraa de seu irmo; nem ter se alegrado com a destruio do povo de Jud; no devia ter falado com arrogncia no dia da sua aflio.(12) o livro mais curto do AT, com um capitulo de 21 versculos. No citado e no h nenhuma referncia a Obadias no NT.

Esa, filho de Isaac e Rebeca e irmo gmeo de Jac. Esa em hebraico (peludo), foi tambm chamado de Edom em hebraico (vermelho), o pai dos Edomitas que habitaram na regio que hoje conhecida por caba. Os antigos habitantes do monte Seir, ao sul do mar Morto, os horeus, eram caverncolas. Eles haviam fundado duas cidades importantes na rota do incenso, Bozra e Petra e foram desapossados e destrudos pelos edomitas(Dt 2.12).

Edom (atual Jordnia), que como um ninho de guia (4), se situava entre montanhas cujo nico acesso era atravs de uma fenda na rocha com mais de um quilmetro de extenso, com enormes penhascos de 200 m de altura, de cada lado. J os descendentes de Jac habitaram em Cana e se tornaram o povo de Israel.

A sua capital Sela (ou Petra) possua 1.000 templos escavados na rocha de arenito vermelho (edom hebr.: Vermelho), situados em locais que parecia impossvel ao homem subir (v 3 e 6).

Hoje a cidade de Petra foi redescoberta e considerada uma das novas 7 maravilhas do mundo

Muitos conflitos se desenvolveram entre os edomitas e os israelitas, e essa rivalidade forma o contexto histrico da profecia de Obadias. Durante 20 anos (605-586 aC), os babilnios atacaram Jerusalm at a conquistarem em 586 aC. Os edomitas viram nessas incurses uma oportunidade para externar sua amargura contra Israel, seus parentes, e juntaram-se aos babilnios contra Israel. Atacavam e voltavam para sua fortaleza impenetrvel. Os edomitas apoiavam todo exrcito que atacava israel. No perodo dos macabeus essa inimizade recrudesceu. No tempo de Jesus, por meio de Herodes (que era edomita), passaram a governar a Judia.

E Israel como se portou no conflito?


Deus ordenara que Israel no ataca-se os edomitas, pois eram seus irmos (Dt 23.7). Joabe matou todos os edomitas do sexo masculino, o que aumentou o clima de mtua hostilidade (I Rs 11.15,16). Promoveu uma invaso a Edom, matou dez mil guerreiros edomitas e capturou Sela, a capital (2 Rs 14.7; 2 Cr 25.11,12). Havia um conflito de duas naturezas: a carnal de Esa orgulhoso e arrojado e a espiritual de Jac escolhido e separado por Deus.

1 16 A destruio de Edom
Historicamente, houve 4 saques a Jerusalm.
Como Obadias menciona a destruio de Jud (11,12) talvez a profecia tenha sido motivada pelo 4 e ltimo saque, por Nabucodonosor em 586 a.C. Neste saque, Edom tomou o lado do inimigo (Babilnia) pelo prazer perverso de atacar Jerusalm. Ob 7-14. Obadias denuncia esse esprito de egosmo, de indiferena ao sofrimento e da hostilidade de Edom contra Jud. Esa passara seu dio sua descendncia ao recusarem passagem para entrarem em Cana (Nm 20.14-21), reflexo da velha disputa Esa-Jac (que se reconciliaram, mas no seus descendentes).

Edom clamava pela destruio de Jerusalm, at que esta ocorreu finalmente, para sua alegria (Sl 137.7). Devido ao dio e a crueldade de Edom, foi decretada sua destruio (Ob 3,4 e 10) Outros textos bblicos que predizem a runa de Edom so: Is 34.5-15; Jr 49.7-22; Ez 25.12-14; 35.1-15 e Am 1.11-12 Apenas 5 anos depois da queda de Jerusalm, os prprios babilnios esmagaram os edomitas. Seu povo foi expulso das casas na rocha, e pereceram tal como desejaram para israel; poucos edomitas sobraram. Em 70 d.C. Jerusalm foi tomada pelos romanos, e os edomitas desapareceram da historia. (Ob 16)

Ironicamente, o exrcito de um pas distante, Iraque (ou Babilnia), conquistara Jerusalm, levando boa parte do povo cativo, para trabalhar como escravo. Homens e mulheres israelitas viajaram uma distncia de So Paulo a Belo Horizonte, a p, nus, acorrentados com argolas em seu nariz. a que Edom entra: so parentes, mas fazem festa ao ver o trgico destino de seus vizinhos. Por acharem que o fim de Israel, aproveitam para caoar e roubar-lhe os poucos pertences que lhes restaram. O recado que Deus d aos edomitas que, embora acreditem que esto seguros nas fortalezas de pedras, sero derrubados de l e destrudos para sempre por causa da maldade de se alegrar com a tristeza daquele povo.

A restaurao de Israel 17-21


O livro termina com a promessa de livramento para Israel (Jac).
O primeiro passo seria a restituio da terra que um dia lhes pertencera (Ob 17). O povo escolhido acabara de ir para o cativeiro na Babilnia. Obadias profetiza que voltariam; Israel cara, mas se levantaria. Israel voltaria, e possuiria no s a sua poro de terra, mas tambm a Filistia e Edom Ob 19 a 21 (atuais Palestina e Jordania). Esta profecia ainda no se cumpriu.

1. A admoestao do profeta contra o escrnio (Ob 12). O escrnio se origina no orgulho: quando zombamos dos outros, revelamos o esprito orgulhoso que existe em ns. O escrnio revela falta de amor, e, talvez, fruto do dio. O orgulho exclui Deus da vida das pessoas. 2. O PRINCPIO DA RETRIBUIO - Ob 10 a 15 Edom pagou pelos seus erros, na mesma moeda. No podemos desafiar as leis naturais, e tampouco as espirituais, sem sairmos ilesos. Deus justo e julgar os que se aproveitam das pessoas que enfrentam dificuldades na vida. (Gn 12.3) Aquilo que desejamos de mal aos nossos semelhantes pode, de alguma forma voltar-se contra ns Ob 15 A retribuio inevitvel. Semeou? Ento colha (Gl 6.7).

O AMOR DE DEUS
PARA TODOS!

Data : 760 aC Tema: Compaixo para Nnive


A soberania de Deus em conceder a salvao, apesar da atitude de Seu servo, deve motivar a obedincia e interesse amoroso pela humanidade.

AUTOR: JONAS (significa pombo)

LIVRO DO PROFETA JONAS


O livro de Jonas quase totalmente biogrfico, havendo, parte de sua orao no captulo 2, apenas uma declarao que se possa chamar de profecia (Jn 3.4). Foi o nico profeta que pregou numa nao gentia.
a narrativa sobre um profeta israelita relutante, convocado para profetizar em Nnive.

O propsito do livro discutir a atitude de Deus para com os povos no-judeus (aceitao), fazendo um contraponto com o livro de Naum (anuncia a destruio) Jn.2.1 e 3.19
Viveu no reinado de Jeroboo II, aproximadamente de 805764 a.C. (2 Rs 14.24). Era de Gate Hefer, a 5Km de Nazar.

Jonas retratado por Aleijadinho no conjunto de esculturas denominado 12 Profetas em 1795-1805 Congonhas do Campo-MG

Foi assim que tudo comeou: um dia, l pelo ano 850 aC, Deus lhe disse: V depressa grande cidade de Nnive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu at a minha presena. E aqui as coisas comeam a se complicar, pois Jonas no tem a mnima vontade de ir quela cidade. Prefere ir para longe da presena de Deus. Compra a passagem para Trsis. Era o lugar mais distante que se podia ir. Tarsis a 4000 Km
Nnive a 3 dias

TRSIS
Trsis - hoje um lugar desconhecido, talvez localizado na Espanha, era a maior cidade porturia com o maior ESTALEIRO daquela poca.. Jonas estava num navio de Trsis , esses navios eram a maior expresso de tcnica e luxo da poca. Sl 48.7 - Com vento oriental destrustes os navios de Trsis. Is 2.16 - Contra todos os navios de Tarsis e contra tudo o que belo vista. As naus de Trsis faziam parte da marinha mercante fencia da poca e chegou a servir at mesmo para a construo do Templo de Salomo.

Moiss passa 40 anos nas campinas de Midi e s depois chamado para conduzir o povo de Deus.Ex 2.11 Davi passa por perseguies e desterro na caverna de Adulo para depois encontrar o caminho do reino de Israel. I Sm 22 Jos foi colocado na priso para depois ser o condutor dos Egpcios.Gn 39.20 Jeremias foi colocado no calabouo lamacento para depois profetizar a reconstruo de Israel.Jr 38.6 Paulo passa 3 anos nos desertos da Arbia para depois se tornar o apstolo dos gentios. Jonas chega ao seu limite no ventre do grande peixe para depois levar a mensagem a Nnive. Passaram por situaes difceis para deixar que Deus dirigisse suas vidas.

Capital do imprio assrio, localizada a 450 Km da Babilnia. Cidade dos ladres, porque seus moradores invadiam e despojavam outras regies para enriquecer-se.Na 2.9 Nnive foi edificada por Ninrode (Gn 10.11). Cultuavam a deusa da fertilidade: Istar. Jn 3.3 levava 3 dias para cruzar a cidade: 75 a 100 Km. Era populosa, tendo mais de 600 mil habitantes [dos quais presumivelmente 120 mil crianas] (Jn 4.11). Seus muros tinham por volta de 30 metros de altura. Dentro de sua rea havia hortas e jardins e prados para o muito gado (Jn 4.11).

Foi chamada de cidade sanguinria.Na 3.1 Cortavam as mos e os ps, narizes e orelhas, vazavam os olhos dos cativos, e faziam pirmides com as cabeas dos seus prisioneiros. Serravam as pessoas ao meio, faziam escalpo, jogavam em leo fervendo, quando no arrancavam a pele da pessoa viva. Deus se aborrecera com as atrocidades deste povo. Quando Deus manda Jonas para l, talvez, o medo o tenha dominado.

Jonas era o tpico judeu que nunca entenderia como seria possvel que Deus viesse a amar os assrios. O inexplicvel amor de Deus para com Nnive no encontra eco no corao de Jonas. Ao contrrio, esperava que Deus os destrusse. A cidade de Nnive era a capital da Assria, e quando Deus mandou Jonas pregar quela cidade, talvez tenha se recusado, por causa do dio que sentia pelos assrios. Talvez tenham sido os preconceitos de Jonas que o levaram a fugir da Misso que Deus lhe ordenara. Preconceitos polticos: os ninivitas eram velhos inimigos de seu povo. Preconceitos raciais: os ninivitas eram gentios, no pertenciam ao povo escolhido. Preconceitos religiosos: um povo to perverso, to mau, to grosseiro, no podia nem devia ser perdoado.

Muitas vezes sabemos o que certo fazer, porm, alguns sentimentos nos impedem. Sabemos que correto perdoar, porm nosso orgulho nos impede. Sabemos que correto reconhecer que erramos, porm nosso orgulho nos impede. Sabemos que correto mudar de vida, porm, o orgulho e a satisfao de desfrutar dos prazeres do mundo nos impedem.

"Ento os marinheiros cheios de medo Clamavam cada um ao seu deus..."(1.5). E Jonas? Dormia profundamente. Que ironia! O nico homem no navio que podia fazer uma orao ao Deus verdadeiro, no quer orar. Ao mesmo tempo que triste, impressionante notar que, no poucas vezes, os incrdulos, que no conhecem a Deus, manifestam mais respeito e f

Que fizeste? Pois sabiam os homens que Jonas estava fugindo da presena do Senhor, porque lhes havia declarado". (1.10). Descobriram que o homem de Deus era a causa da desgraa. A desobedincia de Jonas trazia dificuldades ao grupo todo. As pessoas que desobedecem a Deus, no criam problemas apenas para si. "Que te faremos, Jonas, para que o mar se acalme? (1.11). Jonas se manteve irredutvel quanto a sua obstinao em fugir. Ao invs de pedir para ser lanado ao mar, poderia ter pedido aos marinheiros que voltassem para Israel a fim de fazer o que era certo, mas sua obstinao o impediu disto, assim sendo ... "Tomai-me e lanai-me ao mar e o mar se aquietar..." (1.12). Jonas assume o fato de que ele era a causa da tragdia.

Antes de jogar Jonas no mar, os marinheiros pagos se entregaram novamente orao, no s divindades pags, mas ao Deus de Israel. Enquanto oram, os lbios de Jonas ainda permanecem fechados (1.14). "E levantaram a Jonas, e o lanaram ao mar, e cessou o mar da fria" (1.15). Jonas lanado ao mar, mas Deus no desiste do profeta fujo e ordena que ... um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe trs dias e trs noites." (1.17). Jonas est consciente de que as chances de continuar vivo eram mnimas, e faz a nica coisa que se pode fazer em um momento de angstia: Ora.

Deus ouve as oraes mesmo de um filho desobediente.

Ao contrrio do que se pode pensar, o grande peixe no vomitou Jonas nas praias de Nnive. Nnive no banhada pelo mar , alis o grande problema de Nnive era falta de gua. Senaqueribe fez o primeiro desvio de guas de que se tem conhecimento, desviando o fluxo do rio Gomel 48 Km de distncia. A jornada de Jonas era longa aprox. : 3 dias a p

TARSIS

MISSO

LOCAL

Jesus cita o profeta Jonas em Lc 11.3


Os escribas e fariseus pedem que Jesus lhe d um sinal de sua condio messinica Jesus . O sinal a experincia de Jonas. Jesus diz: "Porque assim como esteve Jonas trs dias e trs noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estar trs dias e trs noites no corao da terra Mt 12.40. Se a histria da experincia de Jonas no ventre do grande peixe fosse apenas uma fico, isso no daria respaldo proftico ao que Jesus declarava. O motivo de Jesus fazer referncia a Jonas era que, se eles no acreditavam na histria de Jonas ter estado no ventre do peixe, tambm no acreditariam na morte, no sepultamento e na ressurreio de Cristo.


Sua profecia continha apenas sete palavras (cinco no Hebraico): Daqui a quarenta dias Nnive ser destruda. Nenhum profeta foi to conciso em sua mensagem .

A M VONTADE DE JONAS
Jonas s pregou aos ninivitas, quando enviado pela segunda vez, porque no teve outra opo. Jn 3.4 Jonas caminhou um dia, no percorreu toda cidade. Os ninivitas eram ignorantes e supersticiosos, da se amedrontarem com a severa e misteriosa mensagem de Jonas. O arrependimento dos ninivitas no foi, imagina-se, um arrependimento no sentido cristo. Foi como o de Jonas no navio, temporrio e superficial, at onde chegava a sua capacidade intelectual e religiosa, dura somente enquanto existe o medo. A expresso Deus se arrependeu (3.10) significa que Deus mudou o Seu mtodo, no Seu plano.

Os ninivitas se expressaram com atitudes de arrependimento: Jn 3.5b ...proclamaram jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior at o menor. Houve um arrependimento coletivo, que se moveu de baixo para cima na escala social, chegando ao rei que por mandato, instou o povo a clamar a Deus e a se converter Jn 3.8 ...deixem os maus caminhos e a violncia Este um exemplo da importncia da mensagem chegar aos que esto investidos de poder temporal, pois podem exercer uma influncia significativa sobre todo o povo.

O arrependimento de Nnive ocupa 1 captulo, mas a histria da preparao de Jonas ocupa 3. Parece que Deus teve mais dificuldade com Jonas do que com todo o povo de Nnive. Se o arrependimento da cidade no cap. 3 surpreende, o profeta desapontado do cap. 4 causa-nos um choque. Ele parece estar mais interessado em que sua profecia se cumpra, como um crdito sua profisso, do que a cidade de Nnive seja poupada do julgamento divino.

Jonas fica desgostoso com Deus no por causa da sua ira, mas por causa da sua misericrdia. Chora de tristeza porque os ninivitas recebem misericrdia em vez de juzo, perdo em vez de destruio Deus teve compaixo de Nnive, mas destruiu a planta. Jonas, por sua vez, teve compaixo da planta, mas exigiu a destruio de Nnive. Jonas queria misericrdia para si e justia para os seus inimigos. Deus salva at mesmo aqueles a quem ns queremos condenar. Ser que somos capazes de acolher aqueles que retornam humilhados diante de Deus? Jn 4.10 Qual a nossa escala de prioridades?

a) Jonas foge de um Deus onipotente (1.3, 9)

Tambm somos incoerentes. Cremos que Deus v tudo, sabe tudo, est sempre presente, mas isso no impede que tentemos fugir dele nos nossos negcios, nos programas que assistimos, no tipo de conversa que temos quando pensamos que ningum v, nas coisas que fazemos no escuro.

b) Enquanto os marinheiros pagos oram, o profeta de Deus dorme.

Jonas dormia enquanto pessoas ao seu redor estavam a um passo de uma eternidade no inferno. to fcil isso acontecer. Ficamos to ocupados com nossa vida, trancados dentro no nosso mundo particular, que nem percebemos as pessoas ao nosso redor.

c) Enquanto os marinheiros fazem tudo o que est ao seu alcance para proteger a vida do profeta, ele joga a vida deles em risco. O profeta prefere morrer a ver outros viverem. Este o auge da incoerncia. Jonas prefere ser jogado na gua e morrer afogado do que pregar para os Ninivitas. Logo depois, est orando da barriga do peixe por salvao. A concluso da orao:A salvao vem do Senhor" (2.9). Esta a mensagem do livro! ] Jonas precisava apreciar a graa de Deus derramada em sua vida, antes que fosse testemunhar para os outros. DEUS AMA A TODOS MAS CHAMOU O SEU POVO PARA TESTEMUNHAR DO SEU AMOR A TODAS AS GENTES

AS PROMESSAS SO EXIGENTES

Data : 730 aC Tema: Equidade


O juzo divino contra a opresso e a idolatria alimentadas por falsos mestres. O povo preferia ouvir seus falsos profetas porque vivia na iniquidade.2.10,11

AUTOR: MIQUIAS (quem como Jeov)

Miquias viveu 64 anos (750 a 686 a.C.) Profetizou antes da queda de Samaria (722 a.C.), durante os reinados de Joto, Acaz e Ezequias. Morava em Morasete-Gate vila pobre na Filstia, a 35 km de Jerusalm. Provavelmente morreu como viveu: um homem pobre. Contemporneo de Osias (do Reino do Norte) e de Isaas (de Jerusalm) - Mq 1.1; Os 1.1; Is 1.1. Encontram-se detalhes deste ministrio em 2 Rs 18.13 a 19.36. Miquias o nico profeta menor que falou aos dois reinos: do Norte e do Sul (Israel e Jud). Jeremias se refere a ele como testemunha corajosa e fiel, informando que Jud ouviu sua voz e se arrependeu (Jr 26.18-19).

ASSUNTO DO LIVRO
O assunto do livro a ira divina em relao aos pecados de Samaria e de Jerusalm. Trata-se de uma coleo de breves orculos agrupados em sete captulos divididos em trs partes principais (1,2; 3-5; 6,7). Cada uma marca o imperativo: Ouvi (1.2; 3.1; 6.1), fraseologia similar a de Isaas (4.1-5; Is 2.2-4).

Miquias dirigiu seu discurso contra a idolatria, censurou com veemncia a opresso aos pobres e denunciou o colapso da justia nacional (1.5; 2.1,2; 3.9-11).

Profetizou:
A invaso de Salmaneser, com a queda de Samaria em 722 a.C. (1.6-7) resultando na disperso de Israel; A invaso de Senaqueribe, e a invaso de Jud em 702 a.C. (1.9-16); A grande destruio de Jerusalm em 586 a.C. (3.12 e 7.13) com incio do cativeiro Babilnico (4.10); O retorno do cativeiro babilnico (4.18; 7.11, 14-17) que se deu sob a direo de Esdras e Neemias. O nascimento de Jesus em Belm (5.2), cerca de 700 anos aps sua profecia;

Cinco aspectos que caracterizam o livro de Miquias.


(1) Defende, semelhana de Tiago, a causa dos camponeses humildes explorados pelos ricos arrogantes ( 6.6-8; Tg 1.27). (2) Parte da linguagem de Miquias austera e direta; noutras ocasies, eloquentemente potica com o complexo uso de jogos de palavras (1.10-15). (3) Tal como o profeta Isaas (Is 48.16; 59.21), Miquias expressa ntida conscincia de sua chamada e uno profticas: Mas, quanto a mim, graas ao poder do Esprito do SENHOR, estou cheio de fora e de justia, para declarar a Jac a sua transgresso, e a Israel o seu pecado (3.8). (4) O livro traz uma das mais grandiosas expresses da Bblia sobre a misericrdia de DEUS e a sua graa perdoadora (7.18-20). (5) O livro contm trs importantes profecias citadas noutras partes da Bblia: uma que salvou a vida de Jeremias (3.12; Jr 26.18), outra que diz respeito ao local onde o Messias haveria de nascer (5.2; Mt 2.5,6), e ainda uma outra usada por JESUS (7.6; Mt 10.35,36).

CONTEXTO POLITICO-SOCIAL
No reinado de Joto, o luxo e a ambio de construir fortalezas e palcios em Jerusalm custou a vida de muitos camponeses. No reinado de Acaz, Jud foi obrigada a pagar tributos Assria, tributos que juntamente com o custo da guerra srio-efraimita, em 734 a.C., foram uma pesada carga sobre todas as classes. Os arrendatrios egostas e avarentos usavam o seu poder para oprimir, confiscando os bens dos pobres e expulsando as vivas de suas casas. Todo tipo de crime era perpetrado, com os ricos devorando as classes humildes, como ovelhas comendo a erva.

Os que vivem de modo egosta e luxuoso, mesmo que ofeream sacrifcios dispendiosos, aos olhos de Deus so vampiros que sugam o sangue vital dos pobres.

Sob Ezequias, que procurou reformar o estado, as condies se tornaram ainda mais desesperadoras. Os homens deixaram de confiar uns nos outros, enchendo Jerusalm de faces e intrigas. Os conselheiros do rei se dividiram na poltica, alguns advogando uma aliana com o Egito contra a Assria e outros advogando uma submisso Assria. Os encarregados da lei abusavam de seus poderes. Os nobres roubavam os pobres. Os juzes aceitavam suborno. Os profetas adulavam os ricos e os sacerdotes ensinavam em troca de remunerao (Cap. 2). A cobia das riquezas imperava de todos os lados. A nobreza tinha um conceito equivocado de Deus, imaginando que, por serem pessoas respeitveis, o castigo era impossvel. E como argumento indagavam: O SENHOR est no meio de ns. Nenhuma desgraa nos acontecer (3.11).

O povo de Deus havia sido liberado do Egito sob a liderana de Moiss e recebeu um lar em Cana a fim de que pudessem viver como um reino de sacerdotes e nao santa (Ex 19:6). Ao ocupar Cana descobriram que seus habitantes praticavam uma das formas mais depravadas de religio que o mundo jamais conheceu. Era a religio de Baal e seu consorte Anate, em quatro festivais principais por ano; celebraes que incluam a prostituio cerimonial, bebedeiras, incesto, homossexualidade e assaltos violentos. Os sacerdotes cananeus sancionavam estas atividades como legtimos atos de culto, ocorrendo estes muitas vezes no entremeio de rvores que cercavam os santurios nos cumes dos montes. Miquias denunciou esses falsos profetas que estavam por detrs dos polticos ricos e corruptos, pois viviam da liberalidade e generosidade dos ricos e agiam, ou deixavam de agir, em favor de um governo depravado, imoral e corrupto.

Os falsos profetas justificavam os perversos, fechando os olhos aos seus vcios e maldades, compartilhando na sua corrupo. Polticos, pensadores liberais e lderes religiosos que no somente aprovam estas situaes como tambm as fomentam, visando o lucro e domnio sobre os mais fracos para explor-los. Hoje h igrejas crists, que por comodidade e falsa simpatia, se acomodam a situaes semelhantes, tal como aceitar com naturalidade as relaes de adultrio, as incestuosas, a homossexualidade, ... sob a bandeira de que temos o direito de sermos felizes e realizados sem se olhar para as obrigaes e deveres sobre os quais tal liberdade e direito devem ser construdos. Ao desprezar os princpios bblicos pregam que hoje h diversas ticas, uma para cada situao, esquecendo a universalidade e atemporalidade dos preceitos bblicos.

Os tempos de Miquias se repetem na histria com os mesmos problemas morais e espirituais. Diante deste quadro, Miquias pronunciou o estado de doena incurvel, ainda assim implorando por prevalncia da justia antes de ser tarde demais. A histria nos mostra que a justia de Deus no falha, pois todas as ameaas de Miquias foram cumpridas historicamente. Mais cedo ou mais tarde havemos de dar conta do que fazemos, aprovamos, pensamos e dizemos. Devemos ser conhecidos como os que lutam para que a justia seja praticada; no podemos ficar calados e fechar os olhos para a violncia e a corrupo.

Toda a Bblia em um ano: Ester a Malaquias; Dusilek, Darci; 10 Ed. Rio de Janeiro; Ed. Horizonal, 2011 A Histria de Israel no A T; Schltz Samuel J.; Ed. Sociedade Religiosa Edies Vida Nova; 1977 Manual Bblico SBB; trad. Noronha, Lailah; So Paulo; Ed. Sociedade Bblica do Brasil; 2008 Textos Bblicos extrados: Bblia Sagrada Nova Verso Internacional; So Paulo; Ed. Vida; 2001 BRUCCE, F. F. Comentrio Bblico NVI. So Paulo, Ed. Vida, 1 edio, 2008 Bola de Neve Church http://www.ctadoradores.com.br/Mergulhando/ Reflexes extradas: Pginas da World Wide Web
57

Quem l fica sbio Quem cr fica salvo Quem pratica fica santo

CURIOSIDADES

James Bartley, marujo da baleeira Estrela do Oriente. De acordo com os registros do Almirantado britnico, em fevereiro de 1891, Bartley deixou o navio, juntamente com outros membros da tripulao, e tomou a chalupa durante uma caa baleia. O arpoador fez um disparo, a baleia mergulhou e, de repente, voltou superfcie sob a chalupa, despedaando-a e espalhando os tripulantes; todos foram resgatados, menos Bartley. A baleia morreu e seu corpo foi seccionado. Ao abrir sua barriga apareceram um p e uma perna. Bartley foi retirado do estmago da baleia, vivo ainda, mas inconsciente.

"De repente os marinheiros se assustaram devido aos espasmos que davam o estmago do animal. Havia algo que dava sinais de vida. No interior se encontrou inconsciente o marinheiro James Bartley. Foi colocado em uma coberta e tratado com banhos

Recobrou a conscincia, porm ficou sem poder falar por vrias semanas; lembrava-se de poucas coisas alm da abertura de mandbulas enormes e de ter escorregado para dentro de um tubo comprido em direo ao estmago da baleia, onde permaneceu por quinze horas, conforme atesta declarao assinada pelo mdico de bordo e por todos os outros tripulantes.

"Me pareceu que a baleia me tragava [...] Me rodeava um muro de carne [...] Me encontrei em um saco muito maior que meu corpo, estava completamente as escuras. Apalpei em volta e toquei diversos peixes. Alguns pareciam estar vivos pois escapuliam por entre meus dedos [...] Senti uma forte dor de cabea e minha respirao se havia tornado muito difcil. Ao mesmo tempo sentia um calor que me consumia. Um calor que ia aumentando. Em todo momento eu estive convencido que ia morrer no estmago da baleia. O tormento era irresistvel e o silncio ali era absoluto. Tentei virar-me, mover os braos, as pernas, gritar. Mas era impossvel, minhas idias estavam perfeitamente claras e a compreenso de minha situao era plena. Por fim, graas a Deus, perdi a conscincia. A viso de Bartley ficou afetada por essa experincia e sua pele perdeu a cor normal; passou o resto de seus dias em terra, e morreu com a idade de 39 anos.

Vous aimerez peut-être aussi