Vous êtes sur la page 1sur 37

Orientao nutricional de crianas e adolescentes e os novos padres de consumo: Propagandas, embalagens e rtulos.

Elza de Souza Armondes Larissa Leite Paiva Ludmilla Barros A. e Silva

Marlia Bohnen de Barros Wavilla Milhomem Nutrio 2010/2

Introduo
Para fazer orientao nutricional de crianas e adolescentes, o profissional de sade precisa se informar sobre rotulagem, divulgao e promoo de alimentos que passam a compor a dieta da populao infanto-juvenil.

O crescimento geomtrico de alternativas alimentares traz em seu bojo algumas influncias negativas que vm piorando o padro de consumo de crianas e adolescentes. A alimentao inadequada est vinculada ao estmulo de alimentos em quantidade excessiva e qualidade inadequada.

A participao do Marketing no novo padro de consumo alimentar


A mdia televisiva tem participao ativa nas atividades infanto-juvenis; assim, os meios de comunicao acabam por desempenhar papel estruturador na construo e desconstruo de hbitos e prticas alimentares.

O Marketing alimentcio na TV
Pirmide reconstruda a partir de propagandas analisadas: 60% dos alimentos concentraram-se no grupo de gorduras, leos e doces, com consequente reduo do grupo de pes, cereais e massas, alm da ausncia de frutas e vegetais in natura.

Brincadeiras e atividades fsicas: promoo da sade

Promoo da sade dever de todos


Profissionais da sade: levar em conta a adoo de hbitos saudveis em todas as intervenes realizadas. Pais: devem participar ativamente das escolhas alimentares dos filhos desde a primeira infncia, alm de fazer as refeies mesa e tornar o momento agradvel. Escola: instruo de crianas e adolescentes para que se tornem aptos a fazerem escolhas conscientes ao longo de suas vidas

Orientao + Hbitos Alimentares


Leva as crianas a compreender de modo lgico e esclarecido os hbitos alimentares praticados por seus pais, levando-os a criar suas prprias opes de cardpio e estilo de vida

Por mais educativa que a programao possa ser, a interao com os desenhos e personagens animados autolimitada. Em geral, as imagens so veiculadas rapidamente e a criana no tem tempo suficiente para compreender parte do que transmitido, nem para desenvolver um senso crtico ou raciocnio lgico a respeito de tais informaes.

A televiso abrevia parte da criatividade das crianas. A melhor escolha BRINCAR!


Desenvolvimento lingustico, espacial, visual, corporal e social

Aprende, cria e recria Previne a obesidade e doenas crnicas

Capacidade de estabelecer vnculos afetivos

Capacidade de estabelecer acordos e esperar

As embalagens como meio de comunicao

Uma embalagem o recipiente, pacote ou o envoltrio destinado a garantir a conservao do alimento, funcionando, assim, como uma barreira inerte entre o produto e o ambiente, e tambm foi desenvolvida com a finalidade de facilitar o transporte e manuseio dos alimentos.

Para o consumidor, a parte visvel do alimento, que traduz a identidade do produto e o fabricante. Em muitos casos, o nico meio de comunicao entre o produtor e o consumidor do alimento.

As embalagens: vendedores mudos


Nas ltimas dcadas, as empresas alimentcias passaram a investir fortemente no design das embalagens de seus produtos, dando enfoque especial praticidade, convenincia, conforto e proteo ao produto que a embalagem promove. Tais atributos podem ser potencializados pela embalagem graas ao seu alto poder de comunicao, evocando assim valores emocionais nos consumidores o que os levam a ter uma fidelidade a marca. As embalagens, como vendedores mudos, contm em seu design mensagens visuais diretas, transmitindo significados e imagens que despertam no consumidor a predisposio para aceitao, compra e utilizao do produto.

O design das embalagens


Cada vez mais necessria a ajuda da esttica no marketing. Diante de produtos similares, a embalagem um ponto de diferenciao entre os concorrentes.

A legibilidade em design diz respeito clareza das palavras na embalagem. O carto de visita de muitos produtos o seu prprio nome ou sua marca, especialmente quando ambos j esto bem difundidos no mercado de consumo. Logo, uma boa legibilidade garantir ao consumidor uma rpida e fcil visualizao do alimento desejado na prateleira. Entretanto, talvez a colorao seja o atributo de maior importncia. Utilizase a influncia da cor e dos seus efeitos psicolgicos e sensitivos sobre o consumidor para lanar produtos que agem diretamente sobre esses fatores.

As cores quentes, como o vermelho e amarelo, so aplicadas preferencialmente em embalagens de alimentos, bebidas e redes de fast-food, uma vez que estimulam o sistema nervoso central, abrem o apetite, instigam uma sensao de bem-estar e alegria, destacam-se visualmente e so as mais rapidamente identificadas.

Em contrapartida, cores frias como azul, prata e tons pastel so frequentemente usadas em alimentos light, j que provocam a sensao de leveza, equilbrio, frescor e a diminuio do apetite.

A praticidade das embalagens e rtulos

A praticidade das embalagens


Ritmo acelerado -> Novo consumidor -> FALTA DE TEMPO

Esttica e funcionalidade nas embalagens -> suprir demandas

Formas

mais arrojadas; mais reduzidos;

Tamanhos

Facilitando

o transporte consumo;

As atuais embalagens individuais de sucos naturais, refrigerantes e bebidas lcteas, prontas para o consumo, so facilmente transportadas na bolsa ou na mochila escolar das crianas e adolescentes.

Aparentemente inofensivas em seu tamanho reduzido, as pores individuais podem apresentar quantidades significativas de calorias e alto teor de carboidratos, gorduras e sdio.

A sociedade vem, de forma progressiva, renegando refeies nutritivas e adequadas sade em nome da praticidade e da comodidade proporcionadas pela introduo de novas embalagens Plsticas.

J que um fato irreversvel, para evitar danos maiores, as indstrias poderiam produzir embalagens individuais de alimentos nutricionalmente adequados, com mais fibras e menos gorduras, acares e sal.

Ex.: Barra de cereais

Rtulos
Rtulo qualquer informao referente a um produto que esteja transcrita na embalagem. um elo na comunicao entre produtores e consumidores, principalmente quando se trata da rotulagem de alimentos

Pesquisa

70% das pessoas consultam rtulos dos alimentos no momento da compra;

Mais da metade no compreende adequadamente o significado das informaes;

Em Braslia, nutricionais;

74,8%

leem

as

informaes

Apenas

25% tem o hbito de ler os rtulos de todos os alimentos; maioria l apenas os referentes a alimentos especficos, com o objetivo de conhecer seu valor calrico.

Os resultados obtidos em ambas as pesquisas indicaram que, apesar de a populao considerar importante que o rtulo de alimentos contenha as informaes nutricionais, a maioria no sabe utiliz-lo.

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria e Regulamentaes

Desde 2003, quando se tornou obrigatria a rotulagem nutricional, as informaes contidas nos rtulos tornaram-se mais complexas.

Quanto informao nutricional obrigatria, algumas alteraes aprovadas pela Resoluo da Diretoria Colegiada (RDC) n 359 e a n 360 foram tomadas: Elementos Fundamentais e Obrigatrios dos Rtulos:
lista de ingredientes em ordem decrescente de quantidade utilizada no produto a origem referente ao fabricante local de fabricao prazo de validade lote para controle da empresa em caso de algum erro na produo contedo lquido expresso em massa ou volume e informao nutricional obrigatria

Componentes a serem declarados obrigatoriamente: valor energtico; carboidratos; protenas; gorduras totais; saturadas e trans; fibras alimentares e sdio.

As vitaminas e os sais minerais, quando presentes em quantidades maiores ou iguais a 5% da ingesto diria recomendada (IDR) por poro, bem como outros nutrientes considerados relevantes pelo fabricante podem ser declarados opcionalmente.

Valor de referncia diria (%VD) em 2.000kcal: o valor de 2.000kcal, pr-estabelecido como padro para ser utilizado em rtulos de alimentos embalados (%VD), no pode ser utilizado como referncia para todas as faixas etrias.

Quanto s informaes nutricionais complementares, estas so quaisquer representaes que afirmam ou sugerem que um alimento possui uma ou mais propriedades nutricionais particulares relativas ao seu valor energtico e/ou seu contedo de nutrientes(18,20). Destacam-se:
Alimentos Alimento

diet x alimentos light

fonte x alimento rico ou de alto teor

Alimentos

probiticos x prebiticos

Selos de Qualidade

Alimento atende s exigncias para a preveno de riscos cardiovasculares cuja composio no apresente danos sade

Selo destinado ao segmento alimentcio, indstrias de brinquedos, vesturio, cosmticos e higiene para produtos direcionados crianas e adolescentes

Esses certificados surgem, pois, como alternativas ao desconhecimento da leitura dos rtulos por parcela considervel da sociedade brasileira. Ainda que o consumidor no saiba ler corretamente as informaes nutricionais, a presena de um selo de garantia emitido por profissionais da rea mdica vista como uma marca da sade.

Concluses

fundamental que os profissionais da sade saibam lidar com um marketing que, em nome da lucratividade, tem investido pesadamente no design de seus produtos, em prol das novas tendncias de consumo de seus consumidores. Torna-se urgente a adoo de prticas preventivas com esclarecimento aos familiares, visando minimizar os efeitos do sedentarismo (obesidade, doenas crnicas). O conhecimento sobre a composio nutricional de tais alimentos, as regras de rotulagem e embalagem, assim como as tcnicas de propaganda e marketing so, de fato, indispensveis para que o profissional de sade infantil possa alertar e orientar adequadamente seus pacientes e familiares na prtica clnica.

Referncia
PONTES, T.E., COSTA,T.F.. Orientao nutricional de crianas e adolescentes e os novos padres de consumo: propagandas, embalagens e rtulos. Revista paulista de Pediatria. Vol. 27. Ed. 1. P. 99-105. So Paulo, 2009.

Obrigada!

Vous aimerez peut-être aussi