Vous êtes sur la page 1sur 69

Sistema Digestrio Sistema Respiratrio

Sistema Circulatrio

Sistema Urinrio

Sistema Reprodutor
Direitos autorais reservados. Proibida a venda ou distribuio sem autorizao. www.bioaula.com.br

A digesto um conjunto de processos em que o nosso corpo decompe os alimentos em nutrientes, prontos a serem utilizados pelas clulas. O sistema digestrio constitudo pelo tubo digestrio e rgos anexos. O tubo digestrio tem cerca de 9 metros de comprimento e duas aberturas para o exterior. Inicia-se pela boca, por onde entram os alimentos, e termina no nus, por onde saem os resduos alimentares. Fazem ainda parte do tubo digestrio os dentes, a lngua, o esfago, o estmago, o intestino delgado e o intestino grosso. As glndulas anexas, como as glndulas salivares, o fgado, a vescula biliar e o pncreas, fabricam sucos digestivos que auxiliam a digesto dos alimentos.

Boca

Glndulas Salivares

Esfago

Fgado

Estmago Pncreas

Intestino Grosso

Intestino Delgado

Apndice

Tonsilas Na boca, os alimentos so transformados por ao dos dentes, da lngua e da saliva, no bolo alimentar. O bolo alimentar chega ao estmago depois de ter sido deglutido.

Esfago

Esfago

Depois de formado, o bolo alimentar passa da boca para a faringe e a seguir para o esfago deglutio. Devido s contraes da parede do esfago, o bolo alimentar empurrado, prosseguindo at ao estmago.

A boca contm trs pares de glndulas salivares. A lngua o rgo que ajuda a misturar a saliva com os alimentos. Para uma boa digesto, os alimentos devem ser bem ensalivados e mastigados.

Os dentes trituram os alimentos em pedaos suficientemente pequenos para serem engolidos. Cada dente constitudo por uma coroa e uma raiz. Os modernos hbitos alimentares exigem uma higiene oral cuidada, no s para combater o mau hlito, extremamente desagradvel, como para evitar o aparecimento da crie dentria.

A Escovar os dentes aps as refeies, usando uma escova prpria e um bom dentfrico. B Como se devem lavar os dentes: a) passar a escova em toda a superfcie do dente, de baixo para cima, de cima para baixo e horizontalmente; b) escovar os dentes pela frente e por trs e na regio superior da coroa.

NO SE ESQUEA DE ESCOVAR A LNGUA, J QUE A GRANDE MAIORIA DAS BACTRIAS DA CAVIDADE BUCAL ESTO NESTE RGO!

O estmago uma espcie de bolsa volumosa, em cuja parede existem pequenas glndulas produtoras de substncias que vo constituir o suco gstrico. So os movimentos da parede do estmago e o suco gstrico que provocam a transformao do bolo alimentar numa massa acinzentada o quimo. O quimo passa do estmago para o intestino delgado.

Esfago

Ao intestino delgado chegam sucos produzidos por duas glndulas anexas ao tubo digestrio: - A bile, produzida pelo fgado e em reserva na vescula biliar; - O suco pancretico, proveniente do pncreas.
Duodeno Jejuno

No intestino delgado, durante cerca de trs horas, os alimentos so sujeitos a movimentos intestinais que facilitam no s a sua mistura com o suco pancretico, a bile e o suco intestinal, mas tambm a sua deslocao ao longo daquele rgo. O quimo transforma-se assim, num lquido leitoso o quilo, que vai ser conduzido at ao intestino grosso. A parede do intestino delgado revestida internamente por numerosas vilosidades intestinais. Os produtos da digesto, teis ao organismo, sofrem absoro.

leo

O fgado um rgo volumoso que produz a bile. A bile armazenada num pequeno saco a vescula biliar. O pncreas produz o suco pancretico.

Bile

O intestino grosso um rgo que recebe as substncias vindas do intestino delgado, que no foram absorvidas, e prepara e armazena as fezes antes de serem defecadas, atravs do nus.

Clon transverso Intestino grosso Clon ascendente Clon descendente Intestino delgado

Apndice nus

O sistema respiratrio constitudo pelas vias respiratrias e pelos pulmes. Para que se efetuem as trocas gasosas entre o organismo e o exterior hematose pulmonar , necessrio que o ar chegue aos pulmes e deles venha at ao exterior ventilao pulmonar. Assim, necessria a existncia e o trabalho de um conjunto de rgos que constituem este sistema.

Fossas nasais Epiglote Laringe Traquia Brnquios Bronquolos

vula Faringe

Costela Pulmo

Diafragma

Cavidade nasal Faringe

Cavidade oral Epiglote Traquia Traqueia

Laringe

O ar entra pelas fossas nasais, onde aquecido, filtrado das impurezas e umedecido. Passa a faringe e a laringe e chega traquia, que o conduz at aos pulmes.

Esfago Esfago

Fossas nasais
Filtrao do ar plos e clios Aquecimento do ar capilares sangneos Umidificao do ar glndulas da mucosa

Fossas nasais Boca Epiglote

vula Faringe Esfago Faringe


Permite a passagem do bolo alimentar (sistema digestrio); Permite a passagem do ar (sistema respiratrio); Dupla funo controlada pela epiglote

Laringe
Formada por tecido muscular e tecido cartilaginoso;
Traquia

nela que se encontra a epiglote que impede a entrada do bolo alimentar nas vias respiratrias; nela que se encontram as cordas vocais.

Traquia
Situa-se frente do esfago; Constituda por anis de cartilagem incompletos na parte posterior; Revestida por glndulas produtoras de muco (umidificao) e clulas ciliadas (filtrao).

Cincias Naturais 8 ano

Brnquios
Resultam da bifurcao da traquia; Constitudos por anis de cartilagem incompletos; Traquia Revestidos por uma mucosa lubrificante e ciliada.

Quando atingem 0,5 -1 mm de dimetro designam-se Bronquolos.

rvore brnquica

Os pulmes so dois rgos esponjosos situados na cavidade torcica. Externamente, os pulmes esto cobertos por uma membrana fina a pleura. No seu interior ramificam-se os bronquolos que terminam em cavidades com forma de saco os alvolos pulmonares, rodeados de numerosos capilares sangneos. nos alvolos que se d a hematose pulmonar.

Traquia Brnquio direito Brnquio esquerdo Bronquolos

Bronquolos

Pulmes
Localizados na caixa torcica.

Limitados anteriormente pelo esterno, posteriormente pela coluna vertebral e inferiormente pelo diafragma.

Pulmes
Esto divididos em lobos (pulmo direito 3; pulmo esquerdo 2); Revestidos por uma dupla membrana pleura facilita a aderncia e o escorregamento dos pulmes na caixa torcica.

Pulmes

Traquia

4 2 3

1- Corao 2-Pulmo direito 3-Pulmo esquerdo 4-Traqueia 5-Parede torcica 6-Costela 7- Pleura 8- Pericrdio 9- Diafragma

oxignio dixido de carbono

Os alvolos pulmonares so cavidades que se enchem de ar em cada inspirao. A sua membrana muito fina e muito irrigada por vasos sangneos, o que permite as trocas gasosas hematose pulmonar.

Durante a inspirao o diafragma contrai-se e desce, contraem-se os msculos intercostais e as costelas elevam-se. A caixa torcica aumenta de volume, os pulmes dilatam-se e o ar entra.

Durante a expirao o diafragma relaxa e sobe, os msculos intercostais relaxam e as costelas descem. A caixa torcica diminui de volume, os pulmes contraem-se e o ar sai.

O sistema circulatrio constitudo pelo corao e vasos sangneos. O sangue rico em oxignio vermelho-vivo e denomina-se sangue arterial; o sangue rico em dixido de carbono vermelho-escuro e denomina-se sangue venoso. indispensvel que o sangue circule at s clulas para lhes fornecer o oxignio grande circulao; e delas conduzir o dixido de carbono e o vapor de gua at aos pulmes pequena circulao.

O motor central do sistema circulatrio o corao rgo musculoso do tamanho de um punho, situado na cavidade torcica, ligeiramente inclinado para o lado esquerdo. O corao apresenta quatro cavidades: dois trios (aurculas) na parte superior e dois ventrculos na parte inferior. Os trios comunicam com os ventrculos atravs de vlvulas. As paredes dos ventrculos so mais espessas que as paredes dos trios. A metade esquerda do corao est separada da metade direita por um septo. Assim, o trio e o ventrculo esquerdos no comunicam com o trio e o ventrculo direitos. Na metade direita do corao s circula sangue venoso e na metade esquerda s circula sangue arterial. A funo do corao impulsionar o sangue para os vasos sangneos.

Valva atrioventricular direita ou tricspide Valva atrioventricular esquerda ou valva bicspide ou valva mitral Valva do tronco pulmonar Valva da aorta

Valva pulmonar

Valva artica

Valva bicspide Valva tricspide

Arterola

Vnula

Os vasos que saem do corao so as artrias (A), de paredes grossas e elsticas, que levam o sangue a todo o corpo. Estas subdividem-se em arterolas e, posteriormente, em capilares sangneos. Os capilares sangneos so muito finos e a sua parede constituda por uma nica camada de clulas. Em seguida os capilares unem-se em vnulas e, seguidamente, em veias (B), que entram no corao, trazendo o sangue de todo o corpo e tm paredes mais finas que as artrias.

Artria

Capilares sangneos

Veia

Vaso sangneo

Vaso
Artria

Estrutura
Parede espessa com trs tnicas: tnica ntima (revestimento endotelial), tnica mdia (tecido elstico e msculo liso) e tnica adventcia (tecido conjuntivo). Mais fina que a parede de uma artria mas com trs tnicas; msculo liso, em sua maioria.

Funo
Chamada de vaso de condutncia porque carrega sangue do corao para as arterolas. Chamada de vaso de resistncia porque a contrao e o relaxamento do msculo muda o dimetro, o que altera a resistncia do fluxo sangneo. Chamado de vaso de troca porque nutrientes, gases e resduos so trocados entre o sangue e o lquido intersticial. Vnulas e veias recebem e fazem o retorno do sangue dos tecidos para o corao. Elas so chamadas de vasos de capacitncia porque contm ou armazenam o sangue (a maior parte do sangue est localizada na parte venosa da circulao).

Arterola

Capilar

Camada de endotlio.

Vnula

Fina parede com menos msculo liso e tecido elstico do que a arterola.

Veia

Trs tnicas (ntima, mdia e adventcia), porm mais fina e menos elstica que uma artria; contm vlvulas.

Tnica adventcia Msculo liso

mdia

Tnica adventcia Msculo liso

ntima

mdia ntima

Lmina elstica interna

Luz da veia

Lmina elstica externa Endotlio Fibra elstica Luz da artria Endotlio

Artria

Veia

B O trajecto do sangue desde o ventrculo esquerdo aurcula direita designa-se por grande circulao ou circulao sistmica (A) e responsvel por fazer chegar o sangue a todo o corpo. A pequena circulao ou circulao pulmonar (B) vai desde o ventrculo direito aurcula esquerda e responsvel por levar o sangue at aos pulmes.

Ureter

O sistema urinrio humano constitudo por dois rins, dois ureteres uma bexiga e uma uretra. As nossas clulas alimentam-se das substncias transportadas pelo sangue. Da sua utilizao resultam resduos. Estes resduos no podem permanecer dentro das clulas, pois ao acumularem-se tornam-se txicos. Assim sendo, o sistema urinrio tem como funo a eliminao destas substncias txicas do organismo.

Ureter

Os rins so dois rgos com forma de feijo e cerca de dez centmetros de comprimento, situados na parte de trs do abdome, um de cada lado da coluna vertebral. Os rins comportam-se como uma espcie de filtro que separa do sangue as substncias a eliminar, dissolvidas na gua do plasma urina. A urina sai lentamente dos rins segue pelos ureteres e cai, gota a gota, na bexiga.
Ureter

A bexiga um saco muscular, situado na parte inferior do abdome, que pode dilatar, enchendo-se de urina. Normalmente, quando metade da bexiga est cheia, sente-se vontade de esvazi-la. Ento o msculo que a veda relaxa-se, a bexiga contrai-se e a urina sai pela uretra.

Uma das funes que caracteriza os seres vivos a reproduo. atravs dela que assegurada a continuidade da vida. pela reproduo que os seres vivos asseguram a existncia de descendentes. Sem ela as espcies extinguirse-iam.

rgos reprodutores masculinos


Gnadas
Testculos

Vias genitais
Uretra Ducto deferente Epiddimo

rgos exteriores
Escroto Pnis

Pnis

O sistema reprodutor masculino constitudo por: Testculos so duas glndulas situadas na parte exterior do corpo, numa espcie de bolsa o escroto que produzem os espermatozides. Sistema de ductos epiddimo, ducto deferente, ducto ejaculatrio e uretra. Pnis situado na parte exterior do corpo, enche-se de sangue e endurece quando sexualmente excitado ereo. atravessado pela uretra, por onde o esperma expulso quando acontece a ejaculao. Glndulas acessrias prstata, vesculas seminais e glndulas bulbouretrais.

Vescula seminal

Bexiga Canal deferente

Uretra

Prstata Glndula bulbouretral nus Epiddimo Testculo (Gnada) Escroto

Pnis

Prepcio Glande

A. Gnada masculina. O testculo formado por lbulos que contm tbulos seminferos envolvidos por clulas intersticiais. Observe a unio entre o epiddimo e o ducto deferente. B. Espermatozide mostrando a cabea, o corpo e a cauda.

Clulas germinativas (2n)


Mitoses

Perodo germinativo
Mitose 2n

2n

2n 2n

Espermatognia

Espermato gnese
Espermatcitos II (n cromossomos duplicados)

Perodo de crescimento

Crescimento sem diviso celular

Espermatcito I (2n)

Meiose

Perodo de maturao
n

Espermtides (n)

Perodo de diferenciao

Espermatozides

Espermatozide Espermtide Ponte citoplasmtica Clulas da linhagem espermatognica

Barreira hematotesticular (junes de ocluso) Clula de Sertoli Membrana basal Vaso sangneo Clula de Leydig

Clulas de Sertoli (Parede dos tbulos seminferos)


formam a barreira hematotesticular; secretam inibina, que deprime a secreo de FSH; fornecem suporte e controlam a nutrio dos espermatozides em formao; fagocitam restos celulares do citoplasma que se desprendem das espermtides; secretam um fluido cuja correnteza leva os espermatozides.

Controle hormonal no homem


Hipotlamo Testosterona Estimulao Inibio Neurohipfise Inibina Clulas ClulasIntersticiais Intersticiaisou ou de Leydig de Leydig Testosterona Clulas Clulasde deSertoli Sertolidos dos Tbulos TbulosSeminferos Seminferos

Desenvolvimento dos rgos sexuais e caractersticas sexuais secundrias

Espermatognese

rgos reprodutores femininos


Gnadas
Ovrios

Vias genitais
Trompas uterinas tero Vagina

rgos exteriores
Vulva

O sistema reprodutor feminino constitudo por: Vagina msculo elstico em forma de tubo que se liga ao tero por um canal delgado e se abre para o exterior pela vulva, com dois pequenos e dois grandes lbios. tero tem a forma de pra virada ao contrrio e oco, com fortes paredes musculares muito elsticas. Trompas dois canais delgados que partem da regio superior do tero em direo a cada um dos ovrios. Ovrios duas glndulas do tamanho de uma amndoa onde se produzem os vulos.

Trompa uterina Ovrio (Gnada) tero Bexiga Colo do tero Vagina Reto Clitris Orifcio urinrio Orifcio genital

Clulas germinativas (2n)

Perodo germinativo 2n Perodo de crescimento

2n

Ovognias (2n) Mitose

2n

Ovognias (2n)

Crescimento sem diviso celular Ovcito II (n cromossomos duplicados) vulo (n) n

Ovulogne se

2n

Ovcito I (2n) Meiose I

Primeiro glbulo polar (n cromossomos duplicados) Meiose II (s se completa se ocorrer fecundao)

Perodo de maturao

glbulos polares (n) So formados eventualmente

dele resulta a formao de um vulo em cada ms; decorre no tero, no qual h preparao da mucosa uterina para receber o embrio.

Ciclo ovariano: decorre nos ovrios e Ciclo uterino ou menstrual:

Ciclos sexuais femininos

folculos ovarianos. Dura, em mdia, 14 dias.

Ciclo ovariano Fase folicular: desenvolvimento dos

o rompimento da parede do ovrio e do folculo maduro leva liberao do vulo. os resduos foliculares transformam-se no corpo amarelo que regride at ao incio de um novo ciclo.

Fase da ovulao: Fase lutenica:

Ciclo

hemorragia resultante da desintegrao do endomtrio (membrana mucosa). da mucosa.

Ciclo uterino Fase menstrual: inicia-se com uma


aumento da espessura

Fase proliferativa: Fase secretria:

as glndulas da mucosa produzem secrees. H desenvolvimento de vasos sangneos. O tero prepara-se para receber o

Menstruao

Fase menstrual

Fase proliferativa

Fase secretria

Ciclo

Ovrio
produz

Estrognio na fase folicular Progesterona na fase lutenica

Controle hormonal

Controle hormona l na mulher

A ovulao

Trajeto do vulo na trompa uterina

O encontro dos gametas Fecundao

A Fecunda o
A B C

A No interior dos ovrios amadurece, alternadamente em cada ms, um vulo. Este vulo amadurecido deixa o ovrio e passa para a trompa, iniciando-se a ovulao. B Se, nas relaes sexuais, for depositado esperma na vagina da mulher, os espermatozides, devido sua mobilidade, sobem at trompa, ocorrendo a fecundao. C Aps a fecundao, o zigoto desloca-se para o interior do tero e, depois de transformado num pequeno embrio fixa-se na parede. Esta, entretanto, tornou-se espessa e esponjosa, como que acolchoada para o receber confortavelmente.

Clivagem: Diviso do zigoto

Nidao
Implantao do embrio na mucosa uterina

Gravidez

Clivage me Implanta o ou Nidao

Vous aimerez peut-être aussi