Vous êtes sur la page 1sur 39

AULA 8 Domiclio

Prof. Msc. Joo Paulo Rocha de Miranda


Professor Assistente do Curso de Direito do ICHS/UFMT Campus Araguaia Advogado (UFMT) e Zootecnista (UFSM) Mestre em Direito Agroambiental (UFMT) Especialista em Sociedade e Desenvolvimento Regional (UFMT) Especialista em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentvel (FESPMP-MT/UNIC) Membro Comisso Meio Ambiente OAB-MT Membro da Comisso Nacional de Meio Ambiente do CFMVZ CONTATOS: E-mail: jpr.miranda@gmail.com Blog: http://professormiranda.blogspot.com/

Domiclio

Residncia

Domiclio civil da pessoa natural o lugar onde estabelece residncia com nimo definitivo, convertendo-o, em regra, em centro principal de seus negcios jurdicos ou de sua atividade profissional. (GAGLIANO)

Vida privada

Local onde reside permanente// com ou sem familiares

DOMICLIO CIVIL Vida externa

Vida social e profissional Local onde fixa negcio jurdicos e ocupaes habituais

Art. 70. O domiclio da pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia com nimo definitivo.
Art. 72. tambm domiclio da pessoa natural, quanto s relaes concernentes profisso, o lugar onde esta exercida. Pargrafo nico. Se a pessoa exercitar profisso em lugares diversos, cada um deles constituir domiclio para as relaes que lhe corresponderem.
(CC/02)

Morada

Residncia

Domiclio

Lugar onde a pessoa natural se estabelece provisoriamente;


Ex: Aluno de intercmbio no USA 6 meses

Moradia ou estadia

Lugar onde a pessoa natural se estabelece habitualmente;


Ex: Artista da globo reside na Barra da Tijuca

Residncia

o lugar onde estabelece residncia com nimo definitivo, convertendo-o, em regra, em centro principal de seus negcios jurdicos ou de sua atividade profissional.

... estar ...

... residir ...

Domiclio No basta ...


... preciso o propsito de permanecer ... ... Convertendo o local em centro de suas atividades.

Objetivo

Ato de fixao em determinado local

Elementos do Domiclio
Subjetivo
nimo definitivo de permanncia

RESIDNCIAS ???

Art. 71. Se, porm, a pessoa natural tiver diversas residncias, onde, alternadamente, viva, considerar-se- domiclio seu qualquer

delas.
(CC/02)

Direito francs 1 domiclio DOMICLIO Direito Alemo Vrios domiclio

Ordenamento jurdico brasileiro

PLURALIDADE DE DOMICLIOS

Mora em So Paulo Trabalha no Rio de Janeiro

Art. 94. A ao fundada em direito pessoal e a ao fundada em direito real sobre bens mveis sero propostas, em regra, no foro do domiclio do ru.

1o Tendo mais de um domiclio, o ru ser


demandado no foro de qualquer deles.
(CPC)

Art. 70. O domiclio da pessoa natural o lugar


onde ela estabelece a sua residncia com nimo definitivo.

Art. 71. Se, porm, a pessoa natural tiver diversas residncias, onde, alternadamente, viva, considerar-se domiclio seu qualquer delas.
(CC/02)

Art. 74. Muda-se o domiclio, transferindo a


residncia, com a inteno manifesta de o mudar.

Pargrafo nico. A prova da inteno resultar do que declarar a pessoa s municipalidades dos lugares, que deixa, e para onde vai, ou, se tais declaraes no fizer, da prpria mudana, com as

circunstncias que a acompanharem.


(CC/02)

Art. 87. Determina-se a competncia no momento em que a ao proposta. So irrelevantes as modificaes do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem o rgo judicirio ou alterarem a competncia em razo da matria ou da hierarquia.
(CPC)

Mudana de domiclio, depois de ajuizada a ao, nenhuma influncia tem sobre a competncia de foro.

Art. 73. Ter-se- por domiclio da pessoa natural, que no tenha residncia habitual, o lugar onde for encontrada.
(CC/02)

Art. 94. A ao fundada em direito pessoal e a ao fundada em direito real sobre bens mveis sero propostas, em regra, no foro do domiclio do ru. 2o Sendo incerto ou desconhecido o domiclio do ru, ele ser demandado onde for encontrado ou no foro do domiclio do autor.
(CPC)

Art. 75. Quanto s pessoas jurdicas, o domiclio :


I - da Unio, o Distrito Federal; II - dos Estados e Territrios, as respectivas capitais; III do Municpio, o lugar onde funcione a administrao municipal;

IV - das demais pessoas jurdicas, o lugar onde


funcionarem as respectivas diretorias e administraes, ou onde elegerem domiclio especial no seu estatuto ou atos constitutivos. [...]
(CC/02)

Art. 99. O foro da Capital do Estado ou do Territrio competente:


I - para as causas em que a Unio for autora, r ou interveniente; [...] Excetuam-se: I - o processo de insolvncia;

II - os casos previstos em lei.

(CPC)

Art. 75. Quanto s pessoas jurdicas, o domiclio : [...]


IV - das demais pessoas jurdicas, o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administraes, ou onde elegerem domiclio especial no seu estatuto ou atos constitutivos.

1o Tendo a pessoa jurdica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles ser considerado domiclio para os atos nele praticados.
(CC/02)

STF Smula n 363

- 13/12/1963 - Smula da Jurisprudncia Predominante do Supremo Tribunal Federal - Anexo ao Regimento Interno. Edio: Imprensa Nacional, 1964, p. 157. Pessoa Jurdica de Direito Privado - Demanda no Domiclio da Agncia ou Estabelecimento da Prtica do Ato

A pessoa jurdica de direito privado pode ser demandada no domiclio da agncia, ou estabelecimento, em que se praticou o ato.

Art. 75. Quanto s pessoas jurdicas, o domiclio :


[...] 2o Se a administrao, ou diretoria, tiver a sede no estrangeiro, haver-se- por domiclio da pessoa jurdica, no tocante s obrigaes contradas por cada uma das suas agncias, o lugar do estabelecimento, sito no Brasil, a que ela corresponder.
(CC/02)

Voluntrio

Espcies Domiclio
De eleio Legal

Necessrio

o mais comum;
Decorre do ato de livre vontade do sujeito, que fixa residncia em um determinado local, com nimo definitivo; No sofre interferncia legal este tipo de domiclio.

Decorre de mandamento da lei, em ateno


condio especial de determinadas pessoas:

Incapaz;
Servidor pblico; Militar; Martimo; Preso.

Art. 76. Tm domiclio necessrio o incapaz, o servidor pblico, o militar, o martimo e o preso.
Pargrafo nico. O domiclio do incapaz o do seu representante ou assistente; o do servidor pblico, o lugar em que exercer permanentemente suas funes; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do martimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentena.
(CC/02)

Art. 77. O agente diplomtico do Brasil, que, citado no


estrangeiro, alegar extraterritorialidade sem designar onde tem, no pas, o seu domiclio, poder ser demandado no Distrito Federal ou no ltimo ponto do territrio brasileiro onde o teve.
(CC/02)

Domiclio do incapaz
Domiclio do seu representante ou assistente

Domiclio do Servidor Pblico


Lugar em que exercer permanentemente suas funes

Domiclio do Militar
Onde servir

Marinha ou Aeronutica Sede do comando

Martimo
Lugar onde o navio estiver matriculado

Preso
Lugar em que cumprir a sentena

Agente Diplomtico
Distrito Federal

No ltimo ponto do territrio brasileiro onde teve domiclio

Decorre do ajuste entre as partes de um contrato. Art. 78. Nos contratos escritos, podero os contratantes especificar domiclio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigaes deles resultantes.
(CC/02)

Art. 111. A competncia em razo da matria e da hierarquia inderrogvel por conveno das partes; mas estas podem modificar a competncia em razo do valor e do territrio, elegendo foro onde sero propostas as aes oriundas de direitos e obrigaes. 1o O acordo, porm, s produz efeito, quando constar de contrato escrito e aludir expressamente a determinado negcio jurdico. 2o O foro contratual obriga os herdeiros e sucessores das partes.
(CPC)

Igualdade dos contratantes

Domiclio de Eleio ou Especial

Autonomia de vontade

Direito do consumidor e trabalhista ???

Art. 51. So nulas de pleno direito, entre outras, as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e servios que:

IV - estabeleam obrigaes consideradas inquas,


abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatveis com a boa-f ou a eqidade;
(CDC)

Art. 9 - Sero nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicao dos preceitos contidos na presente

Consolidao.
(CLT)

39

Vous aimerez peut-être aussi