Vous êtes sur la page 1sur 17

THEODOR ADORNO

Filsofo alemo defende uma formao humanstica, capaz de criar a conscincia crtica

APRESENTAO
A Filosofia de Theodor Adorno, considerada uma das mais complexas do sculo XX, fundamenta-se na perspectiva da dialtica. Uma das suas importantes obras, a Dialtica do Esclarecimento, escrita em colaborao com Max Horkheimer durante a guerra, uma crtica da razo instrumental, conceito fundamental deste ltimo filsofo, ou, o que seria o mesmo, uma crtica, fundada em uma interpretao negativa do Iluminismo, de uma civilizao tcnica e da lgica cultural do sistema capitalista (que Adorno chama de indstria cultural). Tambm uma crtica sociedade de mercado que no persegue outro fim que no o do progresso tcnico.

Para entender o pensamento de Adorno em relao Educao, importante compreender as crticas que ele faz indstria cultural, vista como a responsvel por prejudicar a capacidade humana de agir com autonomia. O tema foi tratado pela primeira vez em 1947 no livro A Dialtica do Esclarecimento, que ele escreveu em parceria com Max Horkheimer (18951973), tambm da Escola de Frankfurt. Os autores explicam que a conscincia humana dominada pela comercializao e banalizao dos bens culturais fenmeno batizado posteriormente de "semiformao".

Adorno se prope desmascarar o que os sistemas e as ideologias buscam encobrir. Os sistemas antigos e modernos usaram o mtodo da marginalizao terrorstica, mediante o qual expulsaram da realidade e da teoria tudo o que se ope razo dominante

"Adorno critica a escola de massa por ela, segundo ele, instalar e cultuar a massificao. O resultado disso a deformao da conscincia"

A mercantilizao envolve toda a cultura e alcana, tambm, a educao. Esta, como a arte o faz, pode reproduzir e realimentar a indstria cultural e tambm pode ser um fator de questionamentos, reflexes e mudana. , por isso, que a necessidade de que Auschwitz no se repita constitui, segundo Adorno, a meta principal da educao. A barbrie continuar existindo enquanto persistirem as condies que levaram quele fato e a tantos outros que presenciamos no cotidiano de nossas conscincias

A educao pautada pela severidade e pela disciplina extrema condio propcia para a barbrie. A dureza significa indiferena em relao dor. E a insensibilidade um dos obstculos filosofia e educao emancipatria. Segundo Aristteles, foi pela sensibilidade (thauma) que os homens comearam a filosofar (cf. Metafsica I, 982). A insensibilidade uma das caractersticas das pessoas desprovidas de autoconscincia e, portanto, autoritrias. Os indivduos desprovidos de autoconscincia constituem o carter manipulador. So pessoas desprovidas de emoes, detentoras de conscincia coisificada transformando a si mesmas e aos outros em coisas

A educao emancipatria no somente um mtodo. uma filosofia! Implica em rompimento com a tradio filosfica que considera o conhecimento como apreenso do objeto por parte do sujeito... Implica em romper com a viso tecnicista e positivista que estabelece hierarquias no conhecimento e privilegia a competio e o mrito.

Ora, se quisermos que a barbrie no se repita, preciso uma mudana de paradigma filosfico, poltico e econmico. Caso contrrio, permaneceremos convivendo com a violncia, a excluso, o preconceito, a agressividade e com Auschwitz...e pensando que tudo isso natural e normal. Ora, se a educao no nos ajudar a impedir a barbrie, para que ela serve?

Sculo XX
Influente filsofo do sculo 20, o alemo Theodor Adorno (1903-69) lutava contra o que chamava de "indstria cultural", termo to usado atualmente.

Adorno aborda a barbrie relacionando-a com o contexto histrico vivido pela Alemanha no sculo XX, que para ele a mais horrvel exploso de barbrie de todos os tempos, o Terceiro Reich. No entanto, ele afirma que este fato est presente em todo o mundo. O grande desafio da educao a desbarbarizao e se, por meio da educao, pode-se transformar algo de decisivo em relao barbrie.

Dialtica
O mrito de Hegel, diz Adorno, foi ter insistido na dialtica; porm a praticou mal. Ele a praticou de modo sistemtico e mistificador, desenvolvendo uma dialtica positiva, fundada sobre a identidade de sujeito-objeto, conceito-coisa, pensamento-ser, racionalreal, teoria-praxis. Trata-se de uma identidade que significa reduo. Fala-se que A igual a B, mas no fundo, B reduzido a A. (Cf. ADORNO, 1971, p.168). Esse pensamento identificante torna igual o desigual e acaba sacrificando o heterogneo em nome do homogneo e fazendo do mundo um sistema onde vigora a lgica da unanimidade totalitria: Hegel, Kant e toda a tradio optaram pela unidade (CF. ADORNO, 1982, P.141). Esse tipo de pensamento fundamenta o discurso e a prtica da excluso.

Razo instrumental
Que Auschwitz no se repita. Ela foi a barbrie contra a qual se dirige toda a educao. Falase da ameaa de uma regresso barbrie. Mas no se trata de uma ameaa, pois Auschwitz foi a regresso;

Iluminismo
O ILUMINISMO COMO MISTIFICAO DE MASSAS

O sistema a expresso mais radical do iluminismo. O sujeito que se coloca como autnomo, como primeiro, como constituinte, no admite nada que lhe tire o primado; portanto, reduz a si prprio a totalidade do real. Dessa forma, se entende quando Adorno escreve que ... o que leva um animal a matar o outro a fome. O que leva os animais racionais a eliminar o diferente a ira. O diferente mal e digno de perseguio (IDEM, p.131).

Sistema capitalista
O mundo capitalista vive e estimula a competio; nela v um dos mecanismos da sobrevivncia e do progresso. E a competio est inerente ao processo educacional contemporneo... O que fazer? Infelizmente, a massa dos professores continua considerando a competitividade como sendo um instrumento central da educao e um instrumento para aumentar a eficincia. E romper com esse paradigma significa assumir uma postura poltica diferente.

A indstria cultural pode ser definida como o conjunto de meios de comunicao como, o cinema, o rdio, a televiso, os jornais e as revistas, que formam um sistema poderoso para gerar lucros e por serem mais acessveis s massas, exercem um tipo de manipulao e controle social, ou seja, ela no s edifica a mercantilizao da cultura, como tambm legitimada pela demanda desses produtos. Esses produtos passaram por uma hierarquizao quanto qualidade, no sentido de privilegiar uma quantificao dos procedimentos da indstria cultural. Segundo Adorno, uma das caractersticas da atual sociedade tecnolgica a criao de um gigantesco aparato da indstria cultural. A indstria cultural um instrumento de manipulao das conscincias, usada pelo sistema para se conservar, se manter ou submeter os indivduos. Por isso, diz Adorno, os veculos de comunicao no so instrumentos neutros; eles esto plenos de contedos ideolgicos. Isto , os mass-media no s transmitem ideologia, mas constituem ideologia, independentemente dos contedos transmitidos.

Indstria cultural

Segundo Adorno, uma das caractersticas da atual sociedade tecnolgica a criao de um gigantesco aparato da indstria cultural. A indstria cultural um instrumento de manipulao das conscincias, usada pelo sistema para se conservar, se manter ou submeter os indivduos. Por isso, diz Adorno, os veculos de comunicao no so instrumentos neutros; eles esto plenos de contedos ideolgicos. Isto , os mass-media no s transmitem ideologia, mas constituem ideologia, independentemente dos contedos transmitidos.

Vous aimerez peut-être aussi