Vous êtes sur la page 1sur 15

16-04-2013

UNIZAMBEZE-FCA CADEIRA DE NUTA GRUPO 5 SEMINARIO 1

TELIS ADOLFO CUMBE

Cadeira de pastagem e tcnicas de conservao de forragens

Estudo da Gliricidia sepium

Introduco
A produo de forragem de extrema importncia visto que ela visa suprir os dfices nutricionais em animais. O animal em pastagem de baixa qualidade no consegue alcanar sua demanda em nutrientes para manter uma curva crescente de crescimento. Para tal surge a necessidade de implantao de um banco forrageiro com vista a ultrapassar essas dfices, pode se usar a Gliricidia sepium que contem elevado contedo nutricional.

Objectivo
Conhecer os aspectos morfolgicos e agronmicos na multiplicao de forragem da Gliricidia sepium

Gliricidia sepium

Reino: Plantae; Divisao: Angiospermas; Classe: Magniolopsida; Orden: Fabales; Familia: Fabaceae Leguminosae; Subfamilia: Faboideae; Tribo: Robinieae; Genero: Gliricidia; Especie: Gliricidia sepium

Morfologia
rvore leguminosa, Ramificao com freqncia a partir da base com dimetro basal atingindo 50-70 cm, Reproduz sexuada (por semente) e assexuadamente (por estacas). Porte arbreo variando de 12 a 15 m de altura, com dimetros de at 30 cm (National Academy Sciences, 1980), Inflorescncias aparecem como cachos agrupados. Flores: papilionadas Folhas: alternas, pinadas de 15-35cm Frutos verdes, s vezes tingido vermelho-prpura quando verde, amarelo-parda, quando maduros

poca
Seca e chuvosa Preciptao anual 1500 a 2000 mm, pluviometria nativa: 600-1500mm Temperatura mxima mdia no ms mais quente: 27 a 36oC. Temperatura mdia mnima no ms mais frio: 14 a 23oC.

Calandario da Gliricidia sepium

Mtodo
Por plantao ou propagao vegetativa: uso de estacas com mnimo de 6 meses de idade e com 3-6cm de dimetro. Por sementeira: a ser feita directamente ou por produo de mudas no viveiro (10 a 12 semanas ou 30 a 40 cm de altura para plantulas com ndulo e 60 a 90 cm sem nodulos).

Distancia ou compasso
Depende do propsito, podendo ser: Para cercas vivas: 1 a 3 m entre a arvores Plantacao em curvas de nvel: 4 a 10 m entre linhas e 0,5 a 1.0m entre plantas Para bancos forrageiro : 1 x 2m ou 0,25 x 1.0m

Densidade
A densidade depende do compasso: 5000 plantas/h para 1 x 2m 40000 plantas/h para 0,25 x 1,0m Nmero de sementes: 2 a 3 sementes/postura (associado com cultivos).

Profundidade
Para estacas: varia de 15 a 20 cm Para sementes: so de 2 cm.

Consideraes finais
A ampla adaptabilidade da gliricdia a diferentes condies edafoclimticas, assim como seu alto valor nutricional, demonstrado pelos resultados positivos em experimentos envolvendo resposta animal, evidenciam a viabilidade da utilizao desta leguminosa na alimentao de ruminantes, sobretudo, como uma fonte protica de baixo custo.

Referencias
CATIE (1991). Madreado, Gliricidia sepium (Jacquin) Kunth ex Walpers, especie de rbol de uso mltiple en AmricaCentral. Serie Tcnica. Informe Tcnico: 180. CATIE, Turrialba, Costa Rica.

Vous aimerez peut-être aussi