Vous êtes sur la page 1sur 15

COMPETNCIAS

Regina M. Lopes
1

PRTICA E DEFINIES

Conhecimentos

Habilidades

Experincias

Competncia - Capacidade para apreciar e resolver determinado assunto, pessoa de grande autoridade em algum assunto (Dicionrio O Globo)

O CONCEITO: Uma competncia definida como uma caracterstica de uma pessoa que tem uma relao causa-efeito com o desempenho eficaz ou superior de uma funo.

COMPETNCIA

As competncias esto relacionadas com:


MOTIVAO: A necessidade ou padro que estimula, orienta e determina o comportamento de uma pessoa em direo a um objetivo. O que uma pessoa consistentemente pensa ou deseja, e que a impulsiona para a ao ou o objetivo pretendido. APTIDO: O que dever possuir que o capacite para o desempenho da funo. A capacidade para realizar uma atividade fsica ou mental, e apresentar uma seqncia de comportamentos relacionados, de forma funcional, com a concretizao dos objetivos da funo, e passveis de aplicao a um conjunto de situaes.
3

COMPETNCIAS
Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de predizer desempenho excelente.
Hay/Mc Ber

Comportamentos individuais observveis,mensurveis e crticos para o sucesso individual ou desempenho da organizao.


American Compensation Associacion
4

COMPETNCIAS
Competncias individuais: aquilo que o indivduo capaz de compreender ou realizar . Conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que agregam valor ao negcio.

Competncia uma capacidade, porque se refere ao que a pessoa capaz de fazer, no o que faz sempre em qualquer situao.
McClelland
5

COMPETNCIAS
Agilidade Ateno concentrada Criatividade Empreendedorismo Equilbrio emocional Estratgia Flexibilidade Foco em resultados Comunicao Cooperao Esprito de Equipe
Liderana participativa Organizao Planejamento Pr-atividade Relacionamento interpessoal Rendimento sob presso Resistncia a frustrao Saber ouvir Viso sistmica
6

COMPETNCIAS
Sensibilidade interpessoal (qualidade nos contatos com pares, clientes e fornecedores internos e externos). Energia e Iniciativa para resolver problemas. Tenacidade, persistncia. Flexibilidade, adaptabilidade: demonstrao de atitude aberta e receptiva s inovaes. Auto- Controle Comprometimento Relacionamento Interpessoal

Criatividade Versatilidade Determinao Viso Estratgica Persistncia Comprometimento. Pr- Atividade Capacidade de Sntese Capacidade Analtica Capacidade de Realizao
7

COMPETNCIAS
Conceitos: ... o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que tm mostrado causar ou predizer desempenho excelente. (HAY/McBER) ... o conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas fsicos, gerenciais e valores que geram diferencial competitivo para a organizao. (PRAHALAD & HAMEL -1990)
8

COMPETNCIAS
Conceitos: ... conjunto de conhecimentos, habilidades e experincias que credenciam um profissional a exercer determinada funo. (MAGALHES et al. 1997) ... o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e necessrias consecuo de determinado propsito. ( DURAND - 1998) ... um saber agir responsvel e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econmico organizao e valor social ao indivduo. ( Fleury - 2000)

COMPETNCIAS

Capacidade de transformar conhecimentos , habilidades e atitudes em resultados.


10

COMPETNCIAS
Competncia emocional uma capacidade adquirida, baseada na inteligncia emocional, que resulta no desempenho destacado no trabalho. No centro desta competncia encontramse duas aptides: a empatia, que envolve ler os sentimentos dos outros e habilidades sociais, que permitem lidar bem com esses sentimentos.
11

COMPETNCIA EMOCIONAL
Auto-regulao: Lidar com os prprios estados interiores, impulsos e recursos;
Autocontrole: lidar com emoes perturbadoras e impulsos; Merecer confiana: Manter padres de honestidade e integridade Ser consciencioso: Assumir a responsabilidade pelo desempenho pessoal Adaptabilidade: Flexibilidade para lidar com as mudanas Inovao: Sentir-se vontade, e aberto diante de novas idias, enfoques e novas informaes.
12

COMPETNCIAS
Motivao: Tendncias emocionais que guiam ou facilitam o alcance das metas. Iniciativa: Estar pronto para agir diante das oportunidades Otimismo: Persistncia na perseguio das metas e despeito de obstculos e reservas. Capacidade de equipe: Criar uma sinergia de grupo buscando atingir metas coletivas.

13

COMPETNCIAS
Influncia: Implementar tticas eficazes de persuaso Comunicao: Emitir mensagens claras e convincentes Liderana: Inspirar e guiar grupos e pessoas Catalisador de mudanas: Iniciar ou administrar as mudanas Pr Atividade: Capacidade em tomar iniciativa diante das situaes profissionais ou sociais assumindo responsabilidades na tomada de decises com o objetivo de concretizar idias.
14

Bibliografia
http://www.geranegocio.com.br/html/geral/gt6.html KANAANE, Roberto Comportamento Humano nas Organizaes O Homem Rumo ao Sculo 21, Editora Atlas, So Paulo, 1994. RODRIGUES, Marcus Vincius Carvalho Qualidade de Vida no Trabalho, Editora Vozes, So Paulo, 1994. MOURA, Ana Rita e CARVALHO, Maria do Carmo Libere sua Competncia MOTTA, Paulo Roberto Transformao Organizacional, Editora Qualitymark, So Paulo, 1999. NISEMBAUM, Hugo A Competncia Essencial, Editora Infinito, So Paulo, 1999.

15

Vous aimerez peut-être aussi