Vous êtes sur la page 1sur 20

Produo de Energia

Gerao de energia eltrica por hidreltricas

A energia eltrica produzida no Brasil provm quase que exclusivamente de geradores hidreltricos. Cerca de 90% de toda a produo em 1995 foi gerada por hidreletricidade.

Linhas de transmisso de energia eltrica.

Eletrobrs

Maior companhia do setor de energia eltrica da Amrica Latina.

Gerao de energia eltrica atravs de usinas nucleares

Uso controlado das reaes nucleares para a obteno de energia para realizar movimento, calor e energia. O urnio a principal aplicao civil da energia nuclear As sobras radioativos de longa vida devem ser enterrados para evitar contaminao radioativa As nicas alternativas viveis para suprir a crescente demanda mundial por energia nuclear ante a futura escassez dos combustveis fsseis Consideram a utilizao da energia nuclear como a mais limpa das existentes atualmente.

No Brasil h a Angra I e a Angra II, sintuadas em Angra dos Reis.

Energia Elica

Energia obtida a partir do vento em 2005 a energia elica completou 50.000 MW de capacidade instalada em todo o planeta. Dever chegar a 1.245.030 MW, o mesmo que 12% de toda a energia eltrica do mundo. Renovvel Impactompacto ambiental muito baixo. Na produo no h emisso de gazes, produo de rejeitos efluentes ou consumo de outros recursos naturais, como a gua. Necessita de apenas 1% de uma rea total

Um aerogerador um dispositivo que aproveita a energia elica e a converte em energia eltrica.

Energia Solar

A energia solar a fonte primordial de energia do planeta, pois todas as formas de energia existentes so originadas da ao de radiao solar fonte renovvel e no poluente No Brasil j usada no aquecimento de agua e para a gerao de energia eltrica atravs da tecnologia chamada de mdulos fotovoltaicos

Energia mecnica

a energia que pode ser transferida por meio de fora. a soma da energia potencial com a energia cintica Se o sistema for conservativo , a energia mecnica total conserva-se e uma constante de movimento. A energia mecnica "E" que um corpo possui a soma da sua energia cintica "c" mais energia potencial "p".

Biodiesel

O biodiesel produzido a partir de diversas oleaginosas, como algodo, amendoim, dend, girassol, mamona e soja No Brasil obrigatrio a adio de 2% de leo diesel vegetal ao leo diesel comum a partir de 2008, o que chamado de B2, em 2013 estima se 5% Vantagem econmica e ambiental uma alternativa de combustvel para transporte e gerao de energia eltrica nas localidades no atendidas por hidreltricas (ex: regio norte).

Tem que haver cuidados no monitoramento da

plantao da matria-prima

lcool / Etanol

usado basicamente como combustvel para veculos um combustvel limpo obtido da cana-de-acar o Brasil detentor do ttulo de maior produtor mundial, o que favorece na produo de carros biocombustveis analisando o modo de produo do etanol, ele pode no se mostrar uma soluo to ambientalmente limpa como a sua combusto. A indstria do etanol tem sido ligada poluio do ar e da gua em grande escala e tem provocado o desmatamento

Maremotriz

O aproveitamento energtico das mars obtido de modo semelhante ao aproveitamento hidreltrico. No Brasil h grandes amplitudes de mars, mas infelizmente a topografia de alguns lugares no favorece a construo econmica de reservatrios A alternativa para se usar a energia das mars no Brasil o porto cearense de Pecm, ele consiste no primeiro ponto da costa brasileira a abrigar uma usina de gerao de energia eltrica pelas ondas do mar. Em escala comercial, essa usina ser capaz de gerar 500 quilowatts, suficiente para atender s necessidades de consumo de 200 famlias.

Hidrognio

O hidrognio um gs abundante na natureza, embora no exista isoladamente. obtido atravs de fontes renovveis e no renovveis No poluente (o produto restante vapor de gua) pode ser usado em veculos automotores e geradores de energia eltrica

ENERGIA GEOTRMICA
a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da terra. Esse mtodo foi desenvolvido para obter energia eltrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores.

CARVO MINERAL

um combustvel fssil natural extrado da terra por processos de minerao. A principal do uso do carvo a liberao de dixido de carbono na atmosfera, causando poluio e agravando o aquecimento global.

PETRLEO

O Petrleo o recurso mais abundante, atualmente a principal fonte de energia. utilizado na fabricao de produtos como: o leo diesel, a gasolina, plsticos e at mesmo medicamentos. a principal fonte de renda de muitos pases, porem sua pesquisa envolve elevados custos.
Plataforma marinha de extrao do Petrleo

BIOMASSA

A Biomassa utilizada na produo de energia a partir de processos como a combusto de material organico produzida e acumulada em um ecossistema. Suas vantagens so o baixo custo, renovvel, permite o reaproveitamento de resduos e menos poluente que outras formas de energias, porem a queima de biomassa provoca a liberao de dioxido de carbono na atmosfera.

ENERGIA HIDRULICA.

a energia Hidrulica ou energia Hdrica a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de gua, se manifesta na natureza e nos fluxos de gua, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de queda d'gua.

Diagrama de um gerador de uma usina Hidrulica

Energia Cintica

Uma locomotiva a vapor transforma energia qumica em energia cintica. A combusto de madeira ou carvo na caldeira uma reao qumica que produz calor, obtendo vapor que d energia locomotiva.

Vous aimerez peut-être aussi