Vous êtes sur la page 1sur 36

O troquel um modelo individual do dente preparado, sobre o qual ser esculpido o padro de cera Devem ser de material duro,

, estvel e resistente, com reproduo precisa de preparo, facilmente removidos e reinseridos no modelo de trabalho, permitindo que as margens do preparo sejam recortadas e demarcadas com lpis

Podem ser confeccionados com pinos ou totalmente em gesso. Deve possuir um cabo de aproximadamente 2,5 cm, comprimento suficiente para ser manuseado com facilidade Seus contornos devem assemelhar-se aos de um dente natural.

Facilitar o acesso e viso do limite do preparo, para perfeito vedamento dos bordos, principalmente nas faces mediais e distais, na ceroplastia e usinagem da pea.

1)Modelo de trabalho com troquel separado (isolado)

2) Modelo de trabalho com troquel removvel

Os pinos para troqueis podem ser de plstico ou metlicos e possuem vrios tipos e tamanhos: pequenos para incisivos, mdios para pr-molares, grandes para molares, retos, curvos, duplo retos.

A seguir apresentaremos 3 tcnicas das diversas existentes.

1 Caso retirado do livro Ocluso- Para Voc e para Mim. Autor Antnio Carlos Cardoso Paciente que necessita de um ajuste oclusal de diagnstico . Nesse caso haver o troquelamento do modelo superior nos dentes posteriores

Primeira camada de gesso vazada, 3 mm acima da cervical da coroa do dente.Pinos so colocados antes do gesso tomar presa, sem tocar no fundo.

Isola-se a regio posterior com vaselina Segunda camada de gesso completada. Observar a exposio da extremidade dos pinos.

Alfinetes colocados na moldagem

Pinos para troquel presos com cera nos alfinetes

Primeira camada de gesso realizada

Isolamento com vaselina na regio posterior

Moldagem do arco dentrio

Colocao da placa acrlica

Contorno com caneta da referida moldagem

Base acrlica recortada

Placa jateada com xido de alumnio em ambas as faces para aumentar o contato com o gesso

Vazamento de gesso tipo IV

Poro de gesso na parte com relevo da base acrlica

Colocando-a sobre o topo do modelo

Remove-se o gesso da moldeira

Recorta-se o gesso

Conjunto placa/gesso perfurados(perfuradora Pindex) para a colocao dos pinos

Pinos

Colagem dos pinos

Alargamento das perfuraes da placa para que se encaixe melhor no gesso aps coloo dos pinos

Resina acrlica autopolimerizvel

Preenchimento dos orifcios da placa com a resina

Colocao das anilhas metlicas sobre os pinos

Segundo vazamento que servir como base

Remoo do modelo da base e recorte do bordo excedente

Seco dos troquis

Montagem em articulador

A troquelizao uma pea extremamente importante para a confeco de uma prtese Facilita o acesso e a viso do limite de trabalho a ser executado e colabora na apresentao ao paciente a situao de sua arcada dentria Vrias tcnicas existentes Depender do TPD a escolha e adaptao da tcnica a ser aplicada para a obteno de modelos de troqueis mais precisos.

1. CARDOSO, Antonio Carlos. Ocluso:para voc e para mim. 1 ed. So Paulo: Santos, 2010 2. CRAIG,Robert G., JOHN, M. Powers, JOHN, C. Wataha. Materiais Dentrios: propriedades e manipulaes. 7 Ed. So Paulo: Santos, 2002. 3.http://www.gsilvaneto.com/cms/files/cont eudos/file/clinica/dentistry_genilson.pdf 4. http://www.wilcos.com.br/

Vous aimerez peut-être aussi