Vous êtes sur la page 1sur 10

TEMAS:

AGENTES EXTINTORES. APARELHOS EXTINTORES

AGENTES EXTINTORES:
todo material que aplicado ao fogo, interfere em sua reao qumica, provocando uma descontinuidade de um ou mais lados do Tetraedro do fogo. Contidos em extintores: (gua, p qumico seco, gs carbnico e espuma mecnica).

Caractersticas dos agentes extintores:


gua: Age principalmente no (resfriamento); Conduz (energia eltrica); Tem poder de penetrao nos combustveis (slidos); No se (mistura) com lquidos combustvel. P Qumico Seco (PQS): Quebra a Reao em Cadeia e abafa; Tem pouco poder de penetrao nos combustveis (slidos); No conduz (energia eltrica); Corrosivo em equipamentos eletrnicos.

Gs carbnico: Abafa e secundariamente resfria; No conduz (energia eltrica); leve, tendo pouca penetrao nos combustveis slidos; No corrosivo . Espuma: Abafa e resfria; (Conduz) energia eltrica; Tem poder de penetrao (slidos);

nos

combustveis

Permanece (na superfcie) de lquidos combustveis.

EXTINTORES PORTTEIS
TRAVA DE SEGURANA

MANMETRO GATILHO ALA DE TRANSPORTE ROTULO DE INSTRUO ESGUICHO

MANGUEIRA

CILINDRO

Extintor de gua: Capacidade (10) litros Operao:


o Retirar o (extintor) da parede;

o Tirar a (trava de segurana);


o Empunhar, com uma mo, a ala ala de transporte e, com a outra, segurar o (esguicho) na ponta da mangueira; o Aproximar-se dentro distncia de (segurana); da

o Direcionar o jato para (a base do fogo).

P QUMICO SECO (PQS) - Capacidade para (1, 2, 4, 6, 8 e 12) Kg; - Alcance do jato de 4 a 6 metros, manmetro, gatilho, trava de segurana, mangueira e esguicho.
Operao Retirar o extintor da parede; Retirar a trava de segurana; Empunhar, com uma mo, a ala de transporte e, com a outra, segurar o esguicho na A ponta da mangueira; Aproximar-se, dentro da distncia de segurana; Direcionar o jato (sobre) s chamas, formando uma nuvem em movimentos (circulares) ou em (zigue-zague).

GS CARBNICO (CO2): Capacidade para 4 e 6 Kg,

alcance do jato de 2 a 4 metros; ala de transporte, gatilho, trava de segurana e difulsor.

Operao: Retirar o extintor da parede; Tirar a trava de segurana; Empunhar, com uma mo, a ala de transporte e, com a outra, segurar no (punho isolante); Aproximar-se, dentro da distncia de segurana; Direcionar o jato (sobre as chamas), formando uma nuvem em movimentos circulares ou em zigue-zague.

ESPUMA MECNICACapacidade para 09 litros; Alcance do jato 5 metros; Manmetro, ala de transporte, gatilho, trava de segurana e esguicho com orifcio de entrada de ar. Modo de operao: Retirar o extintor da parede; Tirar a trava de segurana; Empunhar, com uma mo, a ala de transporte e, com a outra, segurar na manopla do punho da mangueira; Aproximar-se, dentro da distncia de segurana; Direcionar o jato para um anteparo, quando o incndio for de classe (B).

Classes de incndio e seus agentes extintores


Classe A (gua e Espuma);

Classe B: Carbnico);

(Espuma, P Qumico Seco e Gs

Classe C:

(P Qumico Seco e Gs Carbnico);

Classe D:

P Qumico Especiais.

Vous aimerez peut-être aussi