Vous êtes sur la page 1sur 61

Universidade Federal do Recncavo da Bahia Centro de Artes, Humanidades e Letras

---------------------------------------------------------------------------

Unidade 4

A Arte do Egito Antigo


Dilson Midlej
Histria da Arte I / maio de 2012 / Teras-feiras e quartas-feiras, das 21 s 23h Alerta: Este material de uso pedaggico restrito s aulas de Histria da Arte I e aos alunos desta disciplina. Deve funcionar como um guia de estudos e no material que substitua a bibliografia adotada e recomendada.

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------A arte egpcia uma arte da permanncia, de continuidade formal e temtica, e destinava-se a patronos da elite de uma sociedade extremamente hierarquizada.
Seu sistema poltico e religioso consistia de um deus-rei (chamado fara a partir do Imprio Novo) a quem cabia o bem-estar fsico e espiritual da terra e dos seus povos.

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------Os projetos artsticos da realeza para a vida depois da morte dominavam a paisagem egpcia e forneciam os modelos para todos os enterros da elite. So por encomendas reais e objetos funerrios que se constitui a maior parte da arte egpcia que chegou at aos nossos dias.

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------A diviso do Egito em duas regies distintas (Baixo Egito e Alto Egito) tem sua origem na cosmoviso egpcia: os egpcios viam o mundo como uma srie de

dualidades em oposio.

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------Possuam um sistema de escrita, os hieroglifos, desenvolvido na mesma poca em que os mesopotmios inventaram a escrita cuneiforme.

Foram os gregos que lhe deram o nome, encarando-os como escrita sagrada: hieros (sagrado) e graphein (escrever).

Paleta do Rei Narmer (frente e verso), de Hieracnpolis. ca. 3 150 - 3 125 a. C. Ardsia, altura 63,5 cm. Museu Egpcio, Cairo

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------Principais perodos do Antigo Egito


Perodo Pr-dinstico (antes de ca. de 2 920 a.C.) Primeiras Dinastias (I e II Dinastias, ca. 2 920 2 649 a. C.) Imprio Antigo (III-VI Dinastias, ca. 2 649 2 150 a.C) Imprio Mdio (XI e XII Dinastias, ca. 2 040 1 640 a.C) Imprio Novo (XVIII-XX Dinastias, ca. 1 550 1 070 a.C, maior esplendor da civilizao egpcia) Conquista macednica em 332 a.C.

Conquista romana em 30 a.C.

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------Imprio Antigo
As principais caractersticas da arquitetura eram que os edifcios eram construdos com materiais perecveis e os monumentos funerrios com materiais durveis.

Grupo de mastabas, IV Dinastia

Imhotep. Pirmide escalonada (em degraus) e complexo funerrio do Rei Djoser (governou de 2 630 a 2611 a.C.), Sacar (sul do Cairo). III Dinastia.

A Arte do Egito Antigo

----------------------------------------------

Planta da necrople do Rei Djoser, Sacar

Seo transversal da pirmide escalonada do Rei Djoser, Sacar

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------A partir da IV Dinastia (ca. 2 575 2 465 a.C) a arquitetura funerria mudou drasticamente e a

pirmide escalonada evoluiu para a pirmide de lados lisos, sendo as mais


conhecidas as as pirmides de Giz.
Plancie de Giz, Necrpole com as Pirmides de Miquerinos, Qufren e Queps

A Arte do Egito Antigo

----------------------------------------------

Corte longitudinal da Pirmide de Queps

Plancie de Giz

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------Observam-se, assim, as seguintes caractersticas da arquitetura egpcia: Massas megalticas com formas precisas; Estrutura espacialmente simples (organizao geomtrica); Sentido de resistncia e poder; Inteno simblica: glorificao do rei defunto e dos deuses.

A Arte do Egito Antigo

----------------------------------------------

Os monumentos mais expressivos da arte egpcia so os tmulos e os templos, os quais podem ser divididos em trs categorias: Hipogeu - tmulo destinado gente do povo; Mastaba - tmulo para a nobreza; e Pirmide - tmulo real, destinado ao fara.

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------A representao da figura humana


No templo do vale de Qufren marcas no cho do salo indicam a existncia de 23 esttuas do rei Qufren, alinhadas ao longo das paredes.
Qufren, de Giz, ca. 2 500 a.C. Diorito, altura 167,7 cm. Museu Egpcio, Cairo

Miquerinos e sua mulher, Rainha Khamerernebti II, de Giz, ca. 2 515 a.C. Basalto, altura 138,4 cm. Museum of Fine Arts, Boston. Harvard Museum of Fine Arts Expedition

Rahotep e sua mulher Nofret, de Meidum, ca. 2 580 a.C. Calcrio pintado, altura 120 cm. Museu Egpcio, Cairo

Escriba sentado, de Sacar. ca. 2 400 a.C. Calcrio, altura 53,3 cm. Museu do Louvre, Paris

Ka-Aper, de Sacar. ca. 2 450 2 350 a.C. Madeira, aprox. 109 cm. Museu Egpcio, Cairo

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------Excetuando-se o reinado de Akhenaton (Amenfis IV, reinado de 1352 a 1338), no Imprio Novo em que haviam realismo e cenas de naturalidade cotidianas nas composies , observam-se as seguintes caractersticas da escultura e do relevo egpcio: Frontalidade e hieratismo para as elites; Monumentalidade nas encomendas oficiais.

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------O Imprio Mdio


O governo central do Imprio Antigo desintegrou-se com a morte do Rei Pepi II, da VI Dinastia, por volta de 2 152 a.C. o que resultou em turbulncias que alimentaram antagonismos entre o Alto e o Baixo Egito e que caracterizaram o Primeiro Perodo Intermedirio que durou mais de um sculo. As duas regies foram reunidas de novo na XI Dinastia.

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------As XI e XII Dinastias constituem o Imprio Mdio (ca. 2 040 1 640 a.C.) e boa parte das obras de arte deste perodo dominada pelas formas do Imprio Antigo, especialmente no universo funerrio. Os retratos reais esculpidos em pedra, todavia, apresentam mudanas significativas em relao ao perodos anteriores, resultando em expresses faciais mais naturalistas e alteraes no cnone das propores (ombros mais largos e cinturas e membros mais volumosos).

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------Nesse perodo foram especialmente populares os

tmulos escavados na rocha, os hipogeus, que


j eram conhecidos no Imprio Antigo.
Tmulos escavados na rocha, em Beni Hasan. XI e XII Dinastias. ca. 1 950-1 900 a.C.

A Arte do Egito Antigo

----------------------------------------------

Sala interior de um tmulo escavado na rocha, em Beni Hasan. XI e XII Dinastias. ca. 1 950 - 1 900 a.C.

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------O Imprio Novo


Perodo compreendido entre as XVIII, XIX e XX Dinastias e cujas prticas fnebres diferenciavam-se das do Imprio Antigo por abandonarem o

costume de assinalar os seus tmulos com pirmides. Em vez disso passaram a ser escavados na face da rocha no Vale dos Reis, a oeste de
Tebas, com as suas entradas ocultadas depois das cerimnias.

Senemut. Templo de Hatchepsut, em Deir el-Bahari, ca. 1478-1458 a.C. Vale dos Reis

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------Alm de construrem templos funerrios para si prprios, os reis da XVIII Dinastia desprenderam recursos considerveis em templos oferecidos aos deuses, dentre os quais destacam-se o Templo de Amon-R, em Carnac, e o Templo Abu Simbel, dedicado ao Rei Ramss II, a Amon R e esculpido a partir das rochas de arenito em Abu Simbel, na margem ocidental do Nilo.

Templo de Ramss II, Abu Simbel, XIX Dinastia. Arenito. ca. 1279 1213 a.C.

Interior do Templo de Ramss II (sala Hipstila), em Abu Simbel, XIX Dinastia. ca. 1 279 1 213 a.C.

A Arte do Egito Antigo

----------------------------------------------

Decorao com hieroglifos em uma das cmaras do templo de Ramss II, em Abu Simbel, Egito

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------Uma das caractersticas do Imprio Novo foi o rompimento com as convenes promovidas por Akhenaton (novo nome de Amenfis IV) na religio (tentou instaurar um culto monotesta) e na arte, principalmente na escultura, chamada estilo de Amarna.
Akhenaton (Amenfis IV), de Carnac. 1353-1335 a.C. Arenito, altura aprox. 3,96 m. Museu Egpcio, Cairo

A Arte do Egito Antigo

----------------------------------------------

Akhenaton (Amenfis IV) e sua famlia. ca.1355 a.C. Calcrio, 33,1 x 38,7 cm. Museu Egpcio, Staatliche Museum, Berlim

Amenfis IV fazendo uma oferenda ao deussol Aton. ca. 1370. altura 28 cm. Museu Egpcio, Cairo

Rainha Nefertiti. ca.13481336/5 a.C. Gesso sobre ncleo de calcrio, altura 48,3 cm. Museu Egpcio, Staatliche Museum, Berlim

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------Pouco tempo aps a morte de Akhenaton, um jovem rei ascendeu ao trono, com apenas 9 ou 10 anos: Tutankamon. A residncia real passou a ser Mnfis e fez reviver os cultos tradicionais que Akhenaton havia negligenciado. Tutankamon falece aos 19 anos.
Mscara morturia do fara Tutankamon

Sarcfago do fara Tutankamon

Revestimento interior do sarcfago do fara Tutankamon. XVIII Dinastia. Ouro, altura 182,9 cm. Museu Egpcio, Cairo

Tutankamon e sua esposa. ca. 1330 a.C. Detalhe da talha dourada e pintada proveniente do trono encontrado em seu tmulo. Museu Egpcio, Cairo

A Arte do Egito Antigo

----------------------------------------------

Os egpcios eram politestas e dentre seus deuses figurava Amon, deus da cidade imperial de Tebas, que era o rei dos deuses. Quando associado ao sol, recebia o nome de Amon-R.

R deus-sol

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------Anbis, deus da morte e dos moribundos, era deus do embalsamamento e que preside as mumificaes. Era tambm o guardio das necroples e das tumbas.
Anbis, inclinado sobre a mmia do morto, executa os rituais mgicos que permitem a passagem do falecido para o mundo do alm

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------Osris, deus agrrio que simboliza a fora inesgotvel da vegetao e a atividade do universo e Isis, irm e
esposa de Osris, deusa dos lares, protege os mortos e lhes devolve a vida. Alguns outros importantes deuses do panteo egpcio so:

Thot deus-mensageiro, mestre do tempo, deus dos escribas

Htor deusa do amor, da alegria e da msica

Hrus deus da justia e da lei. Filho de Isis e Osiris

Seth deus da violncia, da guerra e dos animais

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------As colunas dos templos egpcios so divididas conforme seu capitel em trs principais tipos: Palmiforme - flores de palmeira; Lotiforme - flor de ltus; e Papiriforme (fechada ou aberta) - flores de papiro. A Papiriforme aberta tambm denominada Campaniforme.

Papiriforme aberta (Campaniforme)

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------H, tambm, outras variaes, tais como a coluna sistro ou hatrica, de capitel com a forma da cabea da deusa Htor, no templo de Dendera.

Colunata papiriforme aberta das runas do Templo consagrado a Amon, em Luxor

Colunata papiriforme fechada da Sala Hipstila do templo consagrado a Amon, em Luxor

A Arte do Egito Antigo

----------------------------------------------

Coluna papiriforme fechada, Luxor

Colunata papiriforme fechada, templo de Amon, em Luxor

Colunata palmiforme (as duas da frente) e papiriforme aberta (as quatro do meio), em Dendera

Colunata de Dendera

Runas do templo na cidade de Kom Ombo, apresentando colunata com variao do capitel palmiforme aberta

Aplicaes de esculturas alinhadas s colunas e pilares e variaes de capitis de colunas, exemplos encontrados nos templos em Deir el-Bahari

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------Na pintura observam-se as seguintes caractersticas: Iconografia rgida (repertrio invarivel de formas); Afrescos em tumbas e templos (a maioria data do Imprio Novo); Rigidez, gosto pela simetria e separao das cores atravs de contornos rigorosos; Colorido chapado (tinta lisa e uniforme), sem tratamento de claro-escuro e sem indicao de volumetria. Pintura planificada (ausncia de trs dimenses e uso do mesmo plano para representar as figuras) e superposio para dar ideia de distncia.

A Arte do Egito Antigo

----------------------------------------------

Modelos de grelhas (gradeados)

Esquema do artfice de Senenmut, Ostracon, 1473-1458 a.C. Imprio Novo

Tmulo do servo Pashed, em Deir el-Medina, do reinado de Seti I. Cmara funerria pintada

Cmara morturia pintada

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------O Livro dos Mortos tambm era ilustrado com pinturas, aplicadas sobre a superfcie de um rolo de papiro, cujas folhas eram formadas de tramas de fibras do tronco de papiro, as quais eram batidas e prensadas para se transformar em folhas.
Constavam do Livro dos Mortos representaes de cenas acompanhadas de texto e rituais funerrios e era posto no sarcfago do fara morto.

A Arte do Egito Antigo

----------------------------------------------

Pesagem do corao e julgamento por Osires, do Livro dos Mortos de Hunefer. ca. 1285 a.C. Papiro pintado, altura aprox. 39,5 cm

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------A fase final do Antigo Egito pertence j histria da Grcia e de Roma.

Alexandre Magno (Alexandre, o Grande) conquistou o Egito em 332 a.C. e fundou a cidade de Alexandria antes da sua morte, em 323 a.C. O seu general Ptolomeu (falecido em 284 a.C.) tornou-se fara do Egito e fundou uma Dinastia que durou perto de 300 anos, at morte de Ptolomeu XIV, filho de Clepatra e do ditador romano Jlio Csar.

A Arte do Egito Antigo

---------------------------------------------No ano de 30 a.C., Octvio (governante de Roma e prestes a tornar-se Augusto, imperador romano), declarou o Egito provncia romana. O Egito, ento, j havia fornecido a Roma e aos seus sucessores modelos de poder e de imagtica reais que consistiram nas construes em pedra em grande escala e com as quais os faras egpcios impressionaram os sculos posteriores e sua arte e civilizao continuam a maravilhar as pessoas at hoje. _______________________________________________

Vous aimerez peut-être aussi