Vous êtes sur la page 1sur 16

Prof.

Foly

O que Frame Relay ?


Protocolo de nvel de enlace com funes adicionais de nvel de rede

O Frame Relay uma eficiente tecnologia de comunicao de dados usada para transmitir de maneira rpida e barata a informao digital atravs de uma rede de dados, dividindo essas informaes em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points. Em 2006, a internet baseada em ATM e IP nativo comeam, lentamente, a impelir o desuso do frame relay. Tambm o advento do VPN e de outros servios de acesso dedicados como o Cable Modem e o DSL, aceleram a tendncia de substituio do frame relay. H, entretanto, muitas reas rurais onde o DSL e o servio de cable modem no esto disponveis e a modalidade de comunicao de dados mais econmica muitas vezes uma linha frame relay. Assim, uma rede de lojas de varejo, por exemplo, pode usar frame relay para conectar lojas rurais ou interioranas em sua WAN corporativa. (provavelmente com a adoo de uma VPN para segurana).

O frame-relay uma tcnica de comutao de quadros efetuada de maneira confivel, considerando as seguintes caractristicas: Redes locais com um servio orientado a conexo, operando no nvel 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro nos ns. No fim da dcada de 80 e incio da dcada de 90, vrios fatores combinados demandaram a transmisso de dados com velocidades mais altas como: A migrao das interfaces de texto para interfaces grficas O aumento do trfego do tipo rajada (burst) nas aplicaes de dados O aumento da capacidade de processamento dos equipamentos de usurio A popularizao das redes locais e das aplicaes cliente / servidor A disponibilidade de redes digitais de transmisso

Os projetistas do frame relay visaram um servio de telecomunicao para a transmisso de dados de baixo custo-benefcio para trfego do tipo rajada (bursty) nas aplicaes de dados entre redes locais (LAN) e entre end-points de uma WAN, a fim de atender a estes requisitos. A converso dos dados para o protocolo Frame Relay feita pelos equipamentos de acesso ainda na LAN, geralmente um roteador. Os frames gerados so enviados aos equipamentos de rede, cuja funo basicamente transportar esse frames at o seu destino, usando os procedimentos de chaveamento ou roteamento prprios do protocolo. A rede Frame Relay sempre representada por uma nuvem, j que ela no uma simples conexo fsica entre 2 pontos distintos. A conexo entre esses pontos feita atravs de um circuito virtual permanente (PVC) configurado com uma determinada banda. A alocao de banda fsica na rede feita pacote a pacote, quando da transmisso dos dados, ao contrrio do TDM em que existe uma alocao de banda fixa na rede, mesmo que no haja qualquer trfego de dados.

O Frame Relay um servio de pacotes ideal para trfego de dados IP, que organiza as informaes em frames, ou seja, em pacotes de dados com endereo de destino definido, ao invs de coloc-los em slots fixos de tempo, como o caso do TDM. Este procedimento permite ao protocolo implementar as caractersticas de multiplexao estatstica e de compartilhamento de portas. Considerando o modelo OSI para protocolos, o Frame Relay elimina todo o processamento da camada de rede (layer 3) do X.25. Apenas algumas funcionalidades bsicas da camada de enlace de dados (layer 2) so implementadas, tais como a verificao de frames vlidos, porm sem a solicitao de retransmisso em caso de erro. Desta forma, as funcionalidades implementadas nos protocolos de aplicao, tais como verificao de sequncia de frames, o uso de frames de confirmaes e superviso, entre outras, no so duplicadas na rede Frame Relay. Isto permite um trfego de quadros (frames) ou pacotes em alta velocidade (at 1,984 Mbps), com um atraso mnimo e uma utilizao eficiente da largura de banda.

Caractersticas
um protocolo WAN de alta performance que opera nas camadas fsica e de enlace do modelo OSI. Esta tecnologia utiliza comutao por pacotes para promover a interface com outras redes atravs de dispositivos de borda (routers), compartilhando dinamicamente os meios de transmisso e a largura de banda disponveis, de forma mais eficiente e flexvel. Protocolo Frame Relay, sendo descendente direto do X-25, utiliza-se das funcionalidades de multiplexao estatstica e compartilhamento de portas, porm com a alta velocidade e baixo atraso (delay) dos circuitos TDM. Isto possvel pois o mesmo no utiliza o processamento da camada de rede (layer 3) do X.25. Isto exige redes confiveis para a sua implementao eficiente, pois em caso de erro no meio de transmisso, ocorre um aumento significativo no nmero de retransmisses, pois a checagem de erros ocorre somente nas pontas. O protocolo Frame Relay proporciona orientao a conexo em sua camada de trabalho (modelo OSI - Camada de Enlace de Dados ou camada 2).

O Frame Relay baseada no uso de Circuitos Virtuais (VC). Um VC um circuito de dados virtual bidirecional entre 2 portas quaisquer da rede, que funciona como se fosse um circuito dedicado. Existem 2 tipos de Circuitos Virtuais: O Permanent Virtual Circuit (PVC) e o Switched Virtual Circuit (SVC). O PVC um circuito virtual permanente configurado pelo operador na rede atravs de um sistema de Gerncia de Rede, como sendo uma conexo permanente entre 2 pontos. A rota atravs dos equipamentos de rede pode ser alterada ao passo que ocorrem falhas ou reconfiguraes, mas as portas de cada extremidade so mantidas fixas. J o SVC um circuito virtual comutado, que disponibilizado na rede de forma automtica,conforme a demanda, sendo utilizado principalmente por aplicaes de Voz que estabelecem novas conexes a cada chamada. O Frame Relay tambm possibilita a utilizao de mltiplos canais lgicos em uma mesma linha de acesso, o que torna o mesmo ponto-multiponto. Isto significa que podemos, utilizando uma nica linha dados em um ponto de concentrao (cpd, por exemplo), acessar diversos pontos remotos. Cada ponto remoto acessado atravs de um endereo lgico diferente, chamado DLCI.

Cada DLCI contem 2 cUs com 2 portas. Uma caracterstica interessante do Frame Relay o CIR(Committed information rate). O Frame Relay um protocolo de redes estatstico, voltado principalmente para o trfego tipo rajada, em que a sua infraestrutura compartilhada pela operadora de telefonia e, conseqentemente, tem um custo mais acessvel do que uma linha privada. Isto significa que quando um usurio de servios de telecomunicaes contrata uma linha Frame Relay com 128 kb/s, no quer dizer que ele tenha alocado na rede da operadora esta banda todo o tempo, pois, j que a infra-estrutura compartilhada, haver momentos em que ocorrer congestionamentos. No ato da assinatura do contrato com a operadora, o usurio escolhe uma taxa de CIR, que pode ser de 25%, 50%, a que o usurio escolher, e no momento do congestionamento, a operadora garante que ter disponvel a banda correspondente ao CIR. Por exemplo, se um usurio tem um Frame Relay de 128 kb/s com um CIR de 50%, caso a rede no esteja congestionada o mesmo poder realizar uma rajada de trfego a at 128 kb/s. Porm, caso haja congestionamento, esta banda vai sendo automaticamente reduzida at o valor de CIR, podendo este usurio no pior caso trafegar a 64 kb/s, que corresponde a 50% de 128 kb/s. Quando maior o CIR, maior o custo da linha 2.

Resumo Assim como o X.25, o FR usa uma tecnologia de comutao de pacotes, porm, de modo mais eficiente. Como resultado, a rede poder ficar mais rpida, simples e mais barata de manter. O Frame Relay foi desenvolvido para resolver problemas de comunicao que outros protocolos no conseguiam: a necessidade cada vez maior por velocidades mais altas, eficincia em altas larguras de banda, particularmente para surtos de trfego, aumento da inteligncia dos dispositivos de rede para a reduo do processamento dos protocolos e a necessidade de contar LANs e WANs.

Os dispositivos inteligentes conectados em uma rede Frame Relay so responsveis pela correo de erros e pelo formato do frame. O tempo de processamento minimizado para que a transmisso dos dados seja muito mais rpida e eficiente. Alm disso, o Frame Relay totalmente digital, o que reduz a chance de erros e oferece taxas de transmisso excelentes. O Frame Relay opera tipicamente de 64 at 2048 Mbps.

Assim como no X.25, o Frame Relay um protocolo de comutao de pacotes. S que o Frame Relay uma verso mais enxuta. Uma rede Frame Relay no realiza deteco de erros, o que resulta em um processamento significativamente menor que o X.25. O Frame Relay tambm independente de protocolo (ele aceita dados de diferentes protocolos). Os dados so encapsulados pelo equipamento Frame Relay, no pela rede.

O que faz um Frame Relay?


O Frame Relay envia as informaes em pacotes, tambm conhecidos como frames, atravs da rede. Cada frame contm todas as informaes necessrias para encaminhlo para o destino certo. Desse modo, cada ponto pode se comunicar com muitos destinos diferentes usando uma nica linha de acesso rede. E, ao invs de se atribuir uma largura de banda fixa, o servio Frame Relay oferece CIR (Committed Information Rate), que uma garantia de que os dados tero uma determinada largura de banda garantida se a transmisso exigir. Dependendo dos parmetros, os dados podem at exceder essa largura de banda garantida.

O que preciso para comear


Primeiro, voc vai precisar de um provedor de servios Frame Relay, normalmente sua companhia telefnica. Voc vai assinar uma taxa de informaes assegurada (CIR), por exemplo, 64 kbps. Isso significa que a companhia vai garantir que os dados vo trafegar pelo PVC nessa taxa. Porm, dependendo do trfego da rede e do tipo de linha que voc tem, por exemplo, um E1 fracionado a 128 kbps, voc pode conseguir taxas de transmisso mais altas para surtos de 2 segundos. Em horas de pico, quando houver congestionamento de trfego, a taxa poder voltar para 64 kbps, mas no menos. Depois, voc vai precisar do equipamento Frame Relay. Como o Frame Relay no faz converso de protocolos nem deteco/correo de erros, os dispositivos do usurio final precisam ser inteligentes. Alguns dos equipamentos Frame Relay so os FRADs (Frame Relay Assembler/Disassembler), roteadores, bridges e switches de frame.

Roteadores de Frame

Os roteadores de Frame traduzem os protocolos de comunicaes de dados existentes, para transmiti-los na rede Frame Relay, depois roteiam os dados atravs da rede para outro roteador de frames ou outro dispositivo compatvel. Os roteadores de Frame podem lidar com muitos tipos de protocolos incluindo os protocolos de rede. Eles so usados em ambientes que necessitam de velocidades de acesso E1 (2 Mbps) ou menor. Os roteadores suportam vrias interfaces fsicas de dados e podem proporcionar muitas portas de usurios. Bridges, Roteadores e FRADs Voc pode, tambm, usar bridges, roteadores ou FRADs (Dispositivos de acesso Frame-Realy). Esses dispositivos agregam e convertem dados em pacotes Frame Relay.

As bridges so fceis de configurar e manter e normalmente conectam uma filial a uma localidade central. Os roteadores podem tratar do trfego de outros protocolos de WAN, re-rotear uma conexo se a linha cair, ou proporcionar suporte para controle de fluxo e controle de congestionamento. Os FRADs formatam os dados para a rede Frame Relay, alguns at mesmo funcionam como roteadores. Eles trabalham bem em aplicaes onde j existam roteadores e bridges ou quando se estiver enviando dados de mainframe.

Exerccios 1. O que Frame Relay? 2. Na dcada de 90, vrios fatores surgiram e exigiram velocidades mais altas para a internet. Cite alguns: 3. O que CIR? Para que serve?

Vous aimerez peut-être aussi