Vous êtes sur la page 1sur 27

Empreendedorismo

O EMPREENDEDOR E O EMPREENDEDORISMO

Para ser bem-sucedido, o empreendedor no deve apenas saber criar seu prprio empreendimento. Deve tambm saber gerir seu negcio para mant-lo e sustent-lo em um ciclo de vida prolongado e obter retornos significativos de seus investimentos. Isso significa:

(*) Administrar;
(*) Planejar; (*) Organizar; (*) Dirigir e controlar todas as atividades relacionadas direta ou indiretamente com o negcio.

O EMPREENDEDOR E O EMPREENDEDORISMO

O EMPREENDEDOR E O EMPREENDEDORISMO

Os empreendedores so pessoas que se diferenciam das


outras por serem mais motivados, so apaixonados pelo que fazem, no querem ser apenas mais um na multido, querem progredir e se

esforam para isso com determinao, procurando formas para


solucionar os problemas que surgem em seu caminho, com autoconfiana e independncia de pensamento. Buscam conhecimento e estabelecem metas a serem cumpridas. O empreendedor procura e cria oportunidades,

desenvolvendo meios para utiliz-las a seu favor. Ele faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e sabe se programar e organizar para aproveitar estas oportunidades.

O esprito empreendedor est presente em todas as pessoas que de uma forma ou de outra esto dispostas a assumir riscos e inovar continuamente em suas atividades, mesmo que

estas pessoas no abram seu prprio negcio.

O EMPREENDEDOR E O EMPREENDEDORISMO

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DO EMPREENDEDOR A pessoa que deseja se tornar um empreendedor deve possuir algumas caractersticas pessoais e, caso no as tenha, deve procurar adquiri-las com estudo e esforo. Entre as principais caractersticas de um empreendedor pode-se citar:

Aprender com os prprios erros: os erros so excelentes fontes de aprendizado, o empreendedor ao errar deve tirar uma lio desse erro, sabendo evitar situaes semelhantes no futuro. Nunca parar de aprender e de criar: para um empreendedor conhecimento nunca de mais, tambm deve estar sempre inovando, melhorando seus servios e produtos; Dedicar-se ao trabalho: o empreendedor, mais que um funcionrio, deve se dedicar ao seu negcio, pois sem essa dedicao seu empreendimento ir parar.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DO EMPREENDEDOR Ter capacidade de organizao e planejamento: para que qualquer negcio tenha chance de crescer e dar certo preciso planejar com antecedncia o que ir ser realizado. Acreditar no que faz: a autoconfiana fundamental para um empreendedor. Dvidas e inseguranas so comuns s pessoas, mas saber superar a insegurana uma das principais caractersticas do empreendedor. Ter responsabilidade: um empreendedor deve ter responsabilidade em suas aes, que devem estar sempre voltadas para a melhoria do negcio, por isso deve preocupar-se com a qualidade dos produtos e do atendimento, bem como a imagem de sua empresa frente ao pblico. Ser persistente e determinado mesmo sem recompensa imediata: a persistncia e a determinao so atitudes chaves no carter do empreendedor, uma vez que estas atitudes diferenciam as pessoas que superam os problemas que surgem nos negcios daquelas que se rendem a estes problemas e desistem.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DO EMPREENDEDOR Ter viso de futuro e coragem para assumir riscos: o empreendedor deve ter o conhecimento e a capacidade de interpretar as tendncias para que possa assumir o risco de investir em servios e produtos novos e dessa forma no ficar parado no tempo. Ter a capacidade de liderana: a capacidade de liderana inclui saber motivar a equipe, corrigir desvios de caminhos, avaliar o planejamento, saber selecionar os membros da equipe e levantar desafios para que as metas da empresa sejam atingidas. Possuir habilidade para trabalhar em equipe: de uma maneira geral o empreendedor ter que lidar com um grupo de pessoas que estaro ao seu lado, nessa convivncia dever ser uma pessoa que transmita autoridade, mas sem ser autoritria; Dedicar-se a rea em que atua: no obrigatrio ao empreendedor gostar da rea em que ir atuar, mas dever ter bons conhecimentos da mesma para que possa dominar os seus princpios de funcionamento e perceber oportunidades.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DO EMPREENDEDOR Saber buscar, utilizar e controlar recursos: os recursos so fundamentais para o andamento de qualquer negcio, por isso o empreendedor dever saber como obt-los, como utiliz-los para evitar desperdcios e como investir estes

recursos para obter lucros.


Utilizar a criatividade e a imaginao: uma das caractersticas do empreendedor sua capacidade de ser criativo tanto para elaborar novos produtos e servios como tambm para resolver novas situaes que surgem diariamente no cotidiano de uma empresa.

Sempre estar bem informado: manter-se muito bem atualizado em seu ramo
de atividade para poder aproveitar as oportunidades que surgem ou mesmo criar novas oportunidades.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DO EMPREENDEDOR

IMPORTNCIA DO EMPREENDEDORISMO O empreendedorismo deve ser estudado para facilitar e explicar o papel da nova empresa no desenvolvimento econmico de uma dada regio. O empreendedorismo tambm importante, pois seu entendimento: Possibilita a criao de empregos, inclusive o auto-emprego. Possibilita o crescimento econmico de forma organizada. Possibilita a inovao, principalmente pelas jovens empresas. Auxilia na melhoria da competitividade. Aproveita melhor o potencial dos indivduos. Permite entender e explorar de forma mais efetiva os interesses da sociedade. Permite o desenvolvimento de carreira de uma parte significativa da fora de trabalho.

FATORES DE SUCESSO

De uma maneira geral, os principais fatores de sucesso para os empreendedores so:


Imaginar como fazer o negcio funcionar.

Acreditar que pode fazer.


Ser criativo nas suas aes. Estar insatisfeito com sua situao atual e tentar melhorar esta situao.

Assumir apenas os riscos necessrios.


Ser rpido para perceber quando erra e corrigir os erros. No desperdiar as oportunidades. Aproveitar o potencial da equipe de colaboradores. Ter orgulho de suas realizaes e procurar novos desafios.

FATORES DE SUCESSO

Dizendo a frase

eu posso fazer,
aumenta a motivao e a possibilidade de sucesso.

Empreendedores de sucesso

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

O que oportunidade?
uma ideia que est diretamente ligada a um produto ou servio que desperta interesse do consumidor, seja pela inovao ou diferenciao deste produto ou servio em relao aos concorrentes. A oportunidade traz algo de novo e atende a uma necessidade dos clientes, podendo ser uma necessidade real ou criada. A oportunidade atrativa, ou seja, tem potencial para gerar lucros, surge em um momento adequado em relao a quem ir aproveit-la, durvel e baseia-se em necessidades insatisfeitas ou desconhecidas. No basta apenas reconhecer a oportunidade, mas ela deve ser aproveitada no momento propcio, e para isso preciso ter as condies para desenvolvla: capacidade de buscar recursos financeiros, tecnolgicos e humanos, alm de saber gerenci-los.

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

H trs coisas que nunca voltam atrs: a flecha lanada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. Provrbio Chins melhor estar preparado para uma oportunidade e no ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e no estar preparado para ela. Whitney Young Jr. Um otimista v uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista v uma calamidade em cada oportunidade. Winston Churchill.

COMO IDENTIFICAR AS OPORTUNIDADES

Uma

vez

estabelecido

em

que

vai

trabalhar, o empreendedor estar atento a tudo o que se refira a esse negcio.

COMO IDENTIFICAR AS OPORTUNIDADES

As oportunidades podem ser identificadas por meio de: Tempestade de ideias: uma tcnica de gerao coletiva de novas ideias atravs da contribuio e participao de diversos indivduos inseridos num grupo. Estudos de indstrias especficas: escolhida uma rea de atuao especfica. Estudo dos recursos renovveis e no renovveis: verifica-se a possibilidade de uso de recursos existentes na regio para aproveitamento em uma determinada empresa. Anlise de transformaes e tendncias no mercado: Esta tcnica observa os caminhos que um determinado setor est seguindo. Desenvolvimento dos hbitos prospectivo: consiste em antecipar os acontecimentos. Desenvolvimento dos hbitos proativos: consiste em tomar a iniciativa.

EMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE

Uma boa ideia s se tornar um negcio de sucesso se for trabalhada por um bom empreendedor. Uma grande ideia normalmente fruto de muitas tentativas, quase sempre ela surge depois de muito trabalho. importante que o novo empreendedor entenda que a criatividade uma habilidade que pode ser aprendida e depende do esforo que o indivduo faz de pensar sobre os problemas e tentar propor solues para os mesmos. Uma pessoa que tem o hbito de pensar solues ser mais criativo a medida que aumentar seu conhecimento e experincia sobre um determinado assunto.

Um grupo pode gerar um nvel de criatividade bem maior do que o resultado de um indivduo, indicando que a discusso com outras pessoas sobre os problemas e suas propostas de soluo aumenta a criatividade.

BLOQUEIOS MENTAIS

Bloqueios mentais so obstculos que impedem o indivduo de perceber corretamente um problema ou propor uma soluo. Estes bloqueios geram um sentimento de incapacidade de pensar algo diferente, mesmo quando as respostas usuais no funcionam mais. Alguns destes bloqueios mentais so criados por ns mesmos, como os temores, preconceitos, experincias negativas e emoes conflitantes, entre outras.
Outros bloqueios mentais so criados pelo ambiente em que vivemos: como as tradies, os valores sociais, algumas regras, a falta de apoio externo e o conformismo social, entre outros.

BLOQUEIOS MENTAIS

A criatividade, muitas vezes, inibida por esses bloqueios, dessa forma o bloqueio pode ser observado nas expresses:
A resposta certa.

Isso no tem lgica.


Siga as normas. Seja prtico.

No gosto de errar.
Brincar falta de seriedade. Isso no da minha rea. No seja bobo. Eu no sou criativo.

TIPOS DE EMPREENDEDORES Empreendedor corporativo aquele que a partir de uma ideia, dedica-se entusiasticamente em transform-la em um produto de sucesso. Exemplos: (*) Silvio Santos: (*) Ablio Diniz: (*) Eneida Bini : Primeira mulher a ser nomeada Presidente Avon Brasil e chegou a Vice-presidncia Costumer Service Avon Amrica Latina, iniciou na empresa em 1981 como secretria). Hoje est no cargo de vice-presidente da Herbalife. (*) Andrea Jung : Presidente da Avon Mundial. Ela responsvel pela empresa presente em 140 pases.

PERFIL DO EMPREENDEDOR NA ERA DO CONHECIMENTO Confiar em si e vender idias reais. Buscar o caminho do autodesenvolvimento e autocrtica. Uma pessoa antenada aos acontecimentos do cenrio com vontade de vencer os obstculos. Caractersticas: autoconfiante e proativo; Aceita e reconhece erros; Faz networking; Questiona o existente; curioso, criativo, perseverante, otimista e ousado; Identifica e avalia oportunidades; Quebra paradigmas; Elabora Plano de Aes; Lida com imprevistos; Agiliza o processo decisrio

Evoluo: no basta viso de futuro e capacidade de realizao, necessria a observao de mais etapas e processos.
Ampliar a competitividade em contraponto grande velocidade da comunicao,padronizao de recursos e insumos com forte presso para reduo de custos. Ser empreendedor foi superado por estar empreendedor.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Projeto Gerart -2009: Empreendedorismo: aprendendo a ser empreendedor). Chiavenato, Idalberto Empreendedorismo : dando asas ao esprito empreendedor : empreendedorismo e viabilidade de novas empresas : um guia efi ciente para iniciar e tocar seu prprio negcio / Idalberto Chiavenato. - 2.ed. rev. e atualizada. - So Paulo : Saraiva, 2007. ADMINISTRADORES. Atitude o fator de sucesso no empreendedorismo. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br>Acesso em: 05 abr 2009. DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. So Paulo: Cultura, 1999. DORNELAS, Jos. Empreendedorismo. Disponvel em: <http://www.cp.utfpr.edu.br> Acesso em: 08 abr 2009. GASPAR, F. C.; PINHO, Lus F de. A importncia do Empreendedorismo e a Situao em Portugal. Disponvel em: <http://docentes.esgs.pt> Acesso em 08 abr 2009. SEBRAE. Empreendedorismo. Disponvel em: <http://www.sebraemg.com.br> Acesso em: 10 abr 2009. O que empreendedorismo?. Disponvel em: http://www.sebraesp.com.br> Acesso em 20 abr 2009.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Programa CIEE de Educao a Distncia BOM ANGELO, E. Empreendedor Corporativo. Rio de Janeiro: Campus, 2003. CRIPE, E. J. Profissionais Disputados. Rio de Janeiro: Campus, 2003. DORNELAS, J. C. Empreendedorismo Corporativo. Rio de Janeiro: Campus, 2003. GRAMIGNA, Modelo de Competncias e Gesto dos Talentos. So Paulo: Makron Books, 2002. KLINK, A. Gesto dos Sonhos: riscos e oportunidades. Salvador: Casa da Qualidade, 2000. LANAS, J. N. O Meu Primeiro Emprego. Rio de Janeiro: Campus, 2003. RABAGLIO, M. O. Seleo por Competncias. So Paulo: Educator, 2001. WICK, C. W. Os Desafios do Aprendizado. So Paulo: Nobel, 1997.

Vous aimerez peut-être aussi