Vous êtes sur la page 1sur 34

Influncia das Drogas no Sono

Setor de Neurofisiologia-Laboratrio do Sono Dra. Patrcia Souza Bastos

lcool e Cigarro: as Drogas Liberadas e o Sono

lcool, alcoolismo e sono

Histrico
Droga psicoativa mais utilizada pela humanidade.

380 AC Hipcrates descreveu o uso do lcool como fator predisponente a vrias doenas e relatou sobre Delirium Tremens. Em 1949 Magnus Huss introduziu o conceito de alcoolismo crnico.
O alcoolismo foi includo no DSM-I como doena em 1952.

Conceitos
Beber inicia um ato de liberdade, caminha para o hbito e, finalmente, afunda na necessidade. Benjamin Rush, sculo XVIII

Epidemiologia
Dados nacionais (2001):
107 cidades com mais de 200.000 habitantes. Prevalncia de dependentes: 11.2% (masc. 77.3% e fem. 5.7%). J usaram alguma vez na vida: 68.7% (masc. 77.3% e fem. 60.6%).
Galduroz, J.F.C.V Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrficas nas 27 Capitais Brasileiras. CBRID. USP. Departamento de Psicobiologia. Secretaria Nacional Antidrogas.

Alcoolismo
Dependncia Alcolica: h a presena repetida de problemas relacionados ao lcool em 3 ou mais reas da vida por um perodo de 1

ano.
Abuso de lcool: 1 ou mais problemas funcionais durante um perodo de 1 ano em pessoa sem dependncia alcolica. Ex: no cumprir obrigaes,

uso de lcool em situaes de risco, problemas legais recorrentes ou uso


contnuo da droga apesar de resultarem em problemas sociais ou interpessoais.

Uso Perigoso de lcool: existncia de problemas tanto fsicos quanto


mentais associados ao lcool num perodo de 1 ano. DSMIV e CID 10

Efeitos do lcool no SNC


ao inibitria do cido Y-aminobutrico atravs do crebro, causando sonolncia e relaxamento muscular. atividade do glutamato N-metilaspartato ao nvel dos neurorreceptores. Libera dopamina e sinapses dopamino-relacionadas (em especial nos ncleos accumbens e reas ventrais tegumentais). liberao de peptdeos opiides (B endorfinas). Estimula o sistema serotoninrgico, concentrao de serotonina na fenda sinptica.
Lancet, 2009; 343: 492-501

Ao do lcool sobre o Sono


Ingesto de altas dose (>1g/kg): inibe o sono REM. Efeito menos consistente com a ingesto de doses menores. Rebote de REM comum na abstinncia a atividade simptica com conseqente maior fragmentao do sono, notadamente na segunda metade da noite. Ingesto moderada (0.4 a 0.8g/kg) a acentuada: proporo de sono de ondas lentas. O efeito tende a diminuir com o uso contnuo e ser incerto com a ingesto de baixas doses.
Subst Abus. 2005; 26 (1): 1-13

Ao do lcool sobre o Sono


Ao sedativa quando ingerido em altas doses e durante a queda do nvel srico. Quando nvel sanguneo aproximase de zero, h efeito rebote resultando em despertar cerca de 2 a 3 horas aps incio do sono. Quando usado 6 horas antes de ir para a cama resulta em fragmentao do sono que sugere ao a longo prazo sobre regulao do sono.

Subst Abus. 2005; 26 (1): 1-13

Ao do lcool sobre o Sono


A normalizao da arquitetura do sono ocorre 3 a 9 dias aps o incio da ingesto de lcool em pessoas normais e a tolerncia ao efeito sedativo ocorre aps 3 a 7 dias. Pouco se conhece com relao a tal efeito em dependentes alcolicos.

Subst Abus. 2005; 26 (1): 1-13

Riscos e Conseqncias
Uso intenso de bebida alcolica ( mais de 3 ou 4 doses de bebida por dia) em pacientes com desordem relacionada ao lcool: risco aumentado de 40% de episdios de depresso temporria , idias suicidas, ansiedade grave.
Lancet, 2009; 343: 492-501

Insnia e lcool
67% das pessoas que relatavam insnia faziam uso do lcool para auxili-las a dormir.
Sleep 1998;21(2):178-186

Prevalncia de insnia crnica na populao geral sem uso concomitante de lcool de 10.2%. Em pessoas que fazem uso freqente de lcool esta prevalncia varia de 13 a 55%.
Jama 1989;262(11)1479-1484

Insnia e lcool
A insnia pode ser um sinal de abuso de lcool ou dependncia, sendo tambm comum nos pacientes em abstinncia. Uso de lcool como indutor do sono est associado a maior gravidade da sonolncia diurna, fadiga e reduo no estado de viglia.
Subst Abus. 2005; 26 (1): 1-13

Abstinncia e Sono
O sono pode ser seriamente perturbado em pacientes em abstinncia ou fase de recuperao: da latncia do sono, dos microdespertares, da eficincia do sono, do sono de ondas lentas e rebote de REM. Tais distrbios podem persistir por meses aps a ltima ingesto de lcool chegando a durar 2 anos ou mais.
Subst Abus. 2005; 26 (1): 1-13

Riscos e conseqncias
Outros problemas comuns: intensificao da apnia do sono, dificuldades em iniciar o sono, despertares freqentes na segunda metade da noite, aumento de parassnias.
Lancet, 2009; 343: 492-501

Tabagismo e Sono
Despertar noturno para fumar como um marcador da dependncia ao tabaco: caractersticas dos pacientes e relao com o tratamento.
Int J Clin Pract, 2008; 62(2): 182-190

Histria do Tabaco
Surgiu no ano 1000 a.C., nas sociedades indgenas da Amrica Central (rituais mgicos e religiosos). Nicotiana Tabacum, chegou ao Brasil provavelmente pela migrao de tribos Tupis-Guaranis (portugueses conheceram o tabaco pelo contato com os ndios). A partir do sculo XVI disseminou-se pela Europa (Jean Nicot, diplomata francs). Formas de comercializao: fumo para cachimbo, rap, tabaco para mascar, cigarro e charuto. Fim do sculo XIX: industrializao sob a forma de cigarro. Meados do sculo XX: epidemia mundial de tabagismo. Publicidade e Marketing.

A folha do tabaco, pela sua importncia econmica no Brasil, foi incorporada ao braso da Repblica.

Conceitos
Gravidade do uso do tabaco (n cigarro/dia) Tabagismo acentuado: + de 20 cigarros /dia. Tabagismo moderado: 10 a 19 cigarros/ dia Tabagismo leve: 1 a 9 cigarros/ dia

Dados epidemiolgicos
Consome-se, anualmente no mundo, 73 mil toneladas de nicotina contida em 7 trilhes e 300 bilhes de cigarros fumados por cerca de 1 bilho e 300 milhes de tabagistas, dos quais 80% - 1.040.000 vivem nos pases em desenvolvimento.
antitabagismo@hu.usp.br

Ao da Nicotina sobre a Arquitetura do Sono


Ao estimulante sobre receptores pr-sinpticos nicotinaacetilcolina (hipotlamo rostral e formao reticular ascendente). Ativao dos receptores nicotnicos induz liberao de dopanina, serotonina, norepinefrina e gaba. Hiperestimulao amingica resulta em distrbio na regulao normal do sono NREM. Na arquitetura do sono vai predominar estgios superficiais. No inibe a regulao colinrgica do sono REM.

Relao entre o Tabagismo e Oxigenao Sangunea


Tabagistas esto em contato crnico com o monxido de carbono(CO). CO atravessa a membrana alveolar e liga-se Hb (mesmo local de ligao do O2) com afinidade 200 vezes maior que o oxignio formando a carboxi-hemoglobina. A saturao parcial da Hb pelo CO a capacidade de transporte de O2, gerando hipxia e em casos dramticos anxia.

Nicotina e Dependncia
Efeito reforador positivo; Ocorre por ativao do sistema dopaminrgico meso-corticolmbico (sistema de recompensa). Ativao dos neurnios dopamingicos (tegumento ventral) ativao do sistema lmbico.

Tabaco e Dependncia Fsica Efeito Reforador Negativo


Indivduos que desenvolvem dependncia fsica mantm o uso da droga para evitar o desconforto da sua retirada e, dessa forma, a droga atuaria como reforador negativo (OBrien, 2001).

Sndrome de abstinncia
Alm da fissura pelo tabaco, em humanos a sndrome de abstinncia nicotina inclui: bradicardia, desconforto gastrintestinal, aumento do apetite, ganho de peso, dificuldade de concentrao, ansiedade, disforia, depresso e insnia (OBrien, 2001).

Conseqncias
Fumantes habituais apresentam tempo total de sono, eficincia do sono, de N1 e N2 e de N3 quando comparados com no fumantes
Am J Epidemiol, 2006; 164: 529-537

Conseqncias
Presena de co-fatores: o consumo de lcool e cafena e a
presena de doenas cardiovasculares e respiratrias podem, de forma independente, alterar a arquitetura do sono.
Am J Epidemiol, 2006; 164: 529-537

Tabagismo e Roncos
Tabagismo constitui fator independente para a presena de roncos. Hipteses levantadas: a reao inflamatria das vias areas superiores, favorece o aparecimento do edema de Reinke.
Arch Bronconeumol.2009; 45(9): 449-458

Tabagismo e Apnia do Sono


Mecanismos:

Inflamao crnica da mucosa nasofarngea, do


calibre da via area e tendncia ao colapso

durante o sono.
Reduo da reao de microdespertar durante as apnias, tornando-as mais longas.

Tabagismo e Apnia do Sono


Fumantes apresentam maior ndice de hipxia noturna e maior reteno de CO2 que no fumantes. Entretanto, no existem estudos que demonstrem forte associao entre Apnia do Sono e tabagismo. Importncia menor na fisiopatogenia da doena?

Arch Bronconeumol.2009; 45(9): 449-458

Vous aimerez peut-être aussi