Vous êtes sur la page 1sur 31

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO TECNOLOGIA E PRODUO DE SEMENTES Prof EUSNIA LOUZADA

DESSECAO E CONSERVAO DE SEMENTES DE FRUTFERAS

Nadjama Barreto do Prado

Junho 2011

INTRODUO
Fruticultura segmentos do agronegcio brasileiro + importante 25% do valor da produo agrcola nacional. Brasil ocupa o 3 lugar dentre os maiores produtores mundiais de frutas frescas.

Indcios de 40% de perda do total produzido no mercado interno aplicao no adequada das tcnicas de manejo nos processos de implantao, conduo , beneficiamento e armazenamento da produo de frutas.

(LOPES; SANTOS, 2008; FACHINELLO; NACHTIGAL; KERSTEN, 2011)

Na Bahia a fruticultura rea cultivada de 263 mil hectares produo de mais de 3,7 milhes de toneladas de frutas. Importantes segmentos da agropecuria, devido insero de novas tecnologias que so favorecidas pelas condies ambientais, o que tem propiciado a produo de frutas de tima qualidade, contribuindo para a expanso nos mercados, interno e externo, resultando na gerao de emprego e renda nas regies produtoras.

(SANTOS; FERRAZ, 2011)

FISIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA SEMENTE

Aspectos fundamentais para a maturao das sementes manter a capacidade germinativa aps a dessecao e a disperso. Extrao de sementes em fruto prematuro peso seco germinao do embrio sobrevivncia desidratao ou dessecao. Desenvolvimento da tolerncia + sementes com capacidade germinativa.

(FERREIRA; BORGHETTI, 2004).

TOLERNCIA A DESSECAO

Durante o desenvolvimento inicial das sementes elas so intolerantes a dessecao. No processo de desenvolvimento e maturao, as sementes

desenvolvem a capacidade de sobreviver ao processo de perda da umidade, embora o grau mximo de tolerncia dessecao atingido, e a taxa em que se desenvolvem, variam substancialmente entre as espcies (Hong; Ellis,1996).

TOLERNCIA A DESSECAO

Ortodoxas toleram dessecao a graus de umidade prximos de 2% a 5%. Intermedirias dessecao a graus de umidade em torno de 10% a 13%. Recalcitrantes tolerncia a dessecao est entre 15% e 20% de grau de umidade. (FONSECA; FREIRE, 2003).

TOLERNCIA A DESSECAO

Segundo Vertucci e Farrant (1995), tolerncia dessecao em sementes a capacidade de sobrevivncia a manuteno do vigor depois de quase completa a remoo da gua presente no interior da semente.

a capacidade especfica do protoplasma de tolerar a perda severa de gua e de se reidratar de forma coordenada quando houver disponibilidade de gua.

TOLERNCIA A DESSECAO

A perda da viabilidade das sementes de espcies recalcitrantes est diretamente relacionada com a tolerncia dessecao, que avaliada a partir da determinao do grau de umidade mnimo suportvel pelos tecidos das sementes.
Nvel crtico grau de umidade no qual a sementes apresenta a queda de sua viabilidade. Nvel letal grau de umidade apresentado pela semente a torna completamente invivel. (PEIXOTO, 2006).

CONSERVAO E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES

um desafio no processo de armazenamento de sementes conseguir manter a qualidade fisiolgica, aps certo perodo de armazenamento. Longevidade das sementes manuteno da viabilidade influncia das condies de armazenamento sobretudo o teor de gua e temperatura ambiental. Villela e Peres (2004)

DESIDRATAO DE SEMENTES DE QUATRO LOTES DE PUPUNHEIRA: EFEITOS SOBRE A GERMINAO E O VIGOR


BOVI; MARTINS; SPIERING, 2004

Objetivo: verificar o efeito da desidratao sobre a germinao e o vigor de sementes de pupunheira inerme (Bactris gasipaes Kunth), quatro lotes de sementes, colhidos nas localidades de Yurimaguas, Peru; Camamu e Pira do Norte, BA e Pindorama, SP.

RESULTADOS

Figura 1. Curvas de secagem dos quatro lotes de pupunheira. L1 Yurimaguas, Peru; L2 Camamu, BA; L3 Pira do Norte, BA; L4 Pindorama, SP. Campinas, IAC, 2001.

Figura 2. Germinao mdia relativa de quatro lotes de pupunheira em funo da reduo mdia do teor de gua das sementes. Campinas, IAC, 2001.

Tabela 1a. Mdias dos parmetros utilizados na avaliao dos teores crtico e letal de gua dos lotes 1 e 2 de sementes de Bactris gasipaes. Campinas, IAC, 2001.

Mdias do mesmo lote, seguidas pela mesma letra na coluna no diferem entre si pelo teste de Tukey a 5%. Lote 1 Yurimaguas, Peru; Lote 2 Camamu, BA; Lote 3 Pira do Norte, BA; Lote 4 Pindorama, SP.

Tabela 1b. Mdias dos parmetros utilizados na avaliao dos teores crtico e letal de gua dos lotes 3 e 4 de sementes de Bactris gasipaes. Campinas, IAC, 2001.

CONCLUSES
Comprovou-se que sementes de pupunheira so recalcitrantes, com germinao inicial alta (59 a 84%) quando no sujeitas desidratao (47 a 38% de umidade inicial).

Redues significativas na germinao e vigor iniciam- se a partir de teores de umidade entre 28 e 23%.
Houve diferenas entre lotes em relao germinao e ao vigor das sementes, e em relao sensibilidade desidratao, indicando que essas caractersticas so influenciadas pela colheita e manuseio das sementes, pelas condies agrobioclimticas de cultivo e, possivelmente, componente gentico.

COMPORTAMENTO FISIOLGICO DE SEMENTES DE PITOMBEIRA (Talisia esculenta (A. ST. Hil) Radlk) SUBMETIDAS DESIDRATAO
ALVES et al., 2007

Objetivo: avaliar a qualidade fisiolgica de sementes de pitombeira submetidas a cinco perodos de secagem (0; 24; 48; 96 e 120 horas).

RESULTADOS

FIGURA 3 - Teor de gua de sementes de pitombeira em funo de diferentes perodos de secagem. CCA-UFPB, Areia-PB, fevereiro/2007.

FIGURA 4 - Porcentagem de emergncia de plntulas de pitombeira, oriundas de sementes submetidas a diferentes perodos de secagem. CCA-UFPB, Areia-PB, fevereiro/2007.

FIGURA 5 - Primeira contagem de emergncia de plntulas de pitombeira, oriundas de sementes submetidas a diferentes perodos de secagem. CCA-UFPB, Areia-PB, fevereiro/2007.

FIGURA 6 - ndice de velocidade de emergncia de plntulas de pitombeira, oriundas de sementes submetidas a diferentes perodos de secagem. CCAUFPB, Areia- PB, fevereiro/2007.

FIGURA 7 - Tempo mdio para emergncia de plntulas de pitombeira, oriundas de sementes submetidas a diferentes perodos de secagem. CCA-UFPB, Areia-PB, fevereiro/2007.

4 x25 sementes FIGURA 8 - Freqncia relativa da emergncia de plntulas de pitombeira, oriundas de sementes submetidas a diferentes perodos de secagem. (Nt = nmero total de sementes germinadas, e Tm = tempo mdio de emergncia). CCA-UFPB, Areia-PB, fevereiro/2007.

CONCLUSO
Para a manuteno da emergncia de plntulas e vigor das sementes de pitombeira, a secagem deve ser feita por at 48 horas, quando se obtm 39,9% de teor de gua.

CONSEQUNCIAS FISIOLGICAS DA DESSECAO EM SEMENTES DE AA (Euterpe oleracea Mart.)


NASCIMENTO; 2006

Objetivo: verificar os efeitos imediatos da desidratao sobre a qualidade fisiolgica de sementes de aa.

FIGURA 9. Evoluo do grau de umidade de sementes de E. oleracea, durante o tempo de secagem a 30C2C. Piracicaba, 2004.

TABELA 2. Germinao (G), tempo mdio de germinao (TM), velocidade de emergncia (IVE), comprimento (CP) e massa de matria seca (MS) de plntulas, determinados em sementes de E. oleracea . Piracicaba, 2004.

FIGURA 10. Germinao de sementes de E. oleracea, em funo do tempo e do grau de umidade de sementes. Piracicaba, 2004.

CONCLUSES
A secagem at 37,4% de teor de gua no produz efeitos imediatos prejudiciais sobre o desempenho fisiolgico das sementes de aa.

Abaixo de 30,3% de teor de gua, h reduo progressiva na germinao e vigor das sementes, e ao atingirem 15,1% de teor de gua, as sementes no germinam.

CONSIDERAES FINAIS
A diminuio e ou perda de sua viabilidade pode ser agravada por procedimentos inadequados durante a colheita, secagem, beneficiamento, manuseio ou armazenamento. As condies ambientais e o perodo de armazenamento influenciam o processo de conservao das sementes de espcies de frutferas tropicais, contudo, so necessrios maiores estudos que contemplem uma maior gama de espcies, incluindo as exticas, recentemente introduzidas na regio e no pas, que apresenta um potencial de crescimento econmico e agronmico.

REFERNCIAS
ALVES, E. U. et al. Comportamento fisiolgico de sementes de pitombeira [Talisia esculenta (A. ST. Hil) Radlk] submetidas desidratao. Jaboticabal: Revista Brasileira de Fruticultura, v.30, n.2, jun. 2008. p. 509-516. BOVI, M. L. A.; MARTINS, C. C.; SPIERING, S. H. Desidratao de sementes de quatro lotes de pupunheira: efeitos sobre a germinao e o vigor. Braslia: Horticultura Brasileira, v. 22, n. 1, jan-mar 2004. p. 109112. FACHINELLO J. C.; NACHTIGAL J. C.; KERSTEN E. Livro eletrnico: Fruticultura fundamentos e prticas. Embrapa/ Clima Temperado. Disponvel em:<http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/download/livro/ fruticultura_fundamentos_pratica/1.1.htm>. Acesso em: 26 mai. 2011. FERREIRA, A.G.; BORGHETTI, F. Germinao: do bsico ao aplicado. Artemed: Porto Alegre, 2004. p. 276-281. FONSECA, S. C. L.; FREIRE, H. B. Sementes recalcitrantes: problemas na ps-colheita. Campinas: Bragantia, v.62, n.2, p.297-303, 2003. HONG, T. D.; ELLIS, R. H. A protocol to determine seed storage behaviour. Ipgri Technical Bulletin, Italy, n.1, 1996. p. 38 39. LOPES, M. L. B.; SANTOS, A. S. S. Banco da Amaznia e o financiamento da fruticultura regional. Conjuntura do mercado internacional e nacional. Banco da Amaznia: Contexto amaznico, ano 1, n. 5, 2008.

NASCIMENTOS, W. M. O. Conservao de sementes de aa (Euterpe oleracea Mart.). 2006. 61 p. Piracicaba: Tese de doutorado Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. PEIXOTO, A. M. et al. Enciclopdia agrcola brasileira S-Z. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, Fapesb, v. 6, 2006. p. 126-127. ROBERTS, E. H. Predicting the storage life of seeds. Seed Science and Technology, Zrich, v.1, 1973. p. 499-514. SANTOS, E. O.; FERRAZ, Z. M. L. Agrossntese: Os bons frutos da Bahia. Salvador-Ba: SEAGRI. Disponvel em:< http://www.seagri.ba.gov.br/agrosintese_BaAgricV6N1.asp>. Acesso em: 19 jun. 2011. SILVA, T. T. A. et al. Temperatura de germinao, sensibilidade dessecao e armazenamento de sementes de jaqueira. Fortaleza: Revista Cincia Agronmica, v.38, n.4, 2007. p.436-439. VERTUCCI, C.W.; FARRANT, J.M. Acquisition and loss of desiccation tolerance. In: Seed development and germination (Kiegel, J., Galili, G.). Marcel Dekker Inc. New York. 1995. p. 237- 271. VIEIRA, C. V. et al. Germinao e armazenamento de sementes de camboat (Cupania vernalis cambess.) sapindaceae. Lavras: Cincias e Agrotecnologia, v. 32, n. 2, mar./abr. 2008. p. 444-449. VILLELA, F.A.; PERES, W.B. Coleta, beneficiamento e armazenamento. In: FERREIRA, A.G.; BROGHETTI, F. Germinao: do bsico ao aplicado. Artemed: Porto Alegre, 2004. p. 276281.

Obrigada pela Ateno!!!

Vous aimerez peut-être aussi