Vous êtes sur la page 1sur 10

Especializao em Educao para a Diversidade e Cidadania

TEMA
A EDUCAO AMBIENTAL NA ESCOLA DO DISTRITO DE DORILNDIA SANDOLNDIA - TO

Autor: Andria Francisca de Moura E-mail: andyfmluz@hotmail.com Orientador: Ms. Katianne de Sousa Almeida E-mail: ksantropologia@gmail.com

APRESENTAO
Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Padre Jos de Anchieta em Dorilndia, municpio de Sandolndia TO, com o objetivo de refletir sobre o tipo de Educao Ambiental que ocorria na escola contrastando com a realidade extraescolar, visto que o municpio sofre todos os anos com problemas ambientais srios como as queimadas da regio, a poluio das encostas dos rios Formoso e Javas e a caa e pesca predatria. Diante desse cenrio fez-se necessrio pensar nas possibilidades e dificuldades que representavam a Educao Ambiental na escola.

OBJETIVO GERAL OU PROBLEMA


Levando em conta que a reflexo comea a partir da realidade em que o indivduo se insere e considerando a atual realidade vivida pelo municpio de Sandolndia podese refletir: existe uma prtica reflexiva das questes ambientais na Escola Estadual Padre Jos de Anchieta no municpio Sandolndia no Tocantins? Essa prtica oferece ao aluno atividades que levem a mudana de comportamento promovendo uma Educao Ambiental plena, contextualizada e crtica?

OBJETIVO GERAL OU PROBLEMA


Refletir sobre o tipo de educao ambiental que ocorre na Escola Estadual Padre Jos de Anchieta no municpio de Sandolndia-To, contrastando com a realidade extraescolar. notria, nesse momento, a necessidade de se refletir sobre a educao ambiental nas escolas, como ela ocorre e como deveria estar inserida no ambiente escolar.

REFERENCIAL TERICO
Dias (2004) alerta que estamos produzindo um mundo que nenhum de ns deseja fruto de um tipo de educao que treina as pessoas para serem consumidoras teis, egocntricas e ignorar as consequncias dos seus atos. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (1997) a questo ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relao estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponveis(p. 11).

De acordo com Santos (2007), A Educao Ambiental uma forma abarcante de educao, atravs de um processo pedaggico participativo que procura infiltrar no aluno uma conscincia crtica sobre os problemas do ambiente. Neste sentido, os PCNs (1997) afirmam que: A perspectiva ambiental oferece instrumentos para que o aluno possa compreender problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, a de seu pas e a do planeta. Muitas das questes polticas, econmicas e sociais so permeadas por elementos diretamente ligados questo ambiental. Para o MMA (2004): A questo ambiental ao exigir outro modo de conhecer, que supere a viso fragmentada sobre a realidade.

METODOLOGIA
Utilizou-se pesquisa bibliogrfica e exploratria. Dividiu-se a anlise em trs etapas, na qual a primeira foi o levantamento bibliogrfico sobre o tema Educao Ambiental e meio ambiente com o objetivo de encontrar conceitos e opinies de diversos autores sobre estes temas. Foram realizadas as pesquisas de campo com a aplicao de questionrios com perguntas fechadas e tambm abertas aos docentes e discentes do Ensino Mdio da Escola Estadual Padre Jos de Anchieta, totalizando um nmero de vinte pessoas entrevistadas e, por fim, a sistematizao e anlise dos dados.

Resultados
Percebeu-se, por meio desta pesquisa, que a Escola Estadual Padre Jos Anchieta, embora tenha conscincia do seu papel no processo de uma Educao Ambiental crtica e inovadora no tem um projeto implantado e as aes desenvolvidas so isoladas e ocasionais.

CONSIDERAES FINAIS
imprescindvel propor uma maior reflexo sobre a complexidade ambiental e abrir uma estimulante oportunidade para um processo educativo articulado e comprometido com a sustentabilidade e a participao, privilegiando o dilogo e a interdependncia de diferentes reas de saber. Faz-se necessrio que se questione valores e premissas que norteiam as prticas sociais prevalecentes, implicando mudana na forma de pensar e transformao no conhecimento e nas prticas educativas.

Vous aimerez peut-être aussi