Vous êtes sur la page 1sur 56

CURSO DE GRADUAO EM ADMINISTRAO ADMINISTRAO FINANCEIRA PROFESSOR: ROBERTO CESAR

Acadmicos: Alberto Lopes, Erlys dos Anjos, Joo Vincius, Karinna Braz, Luiz Henrique, Matheus Tolentino e Walison Loiola

Anlise Fundamentalista

Anlise Tcnica

ITENS Idade Origem

FUNDAMENTALISTA
30 Anos Acadmica Administradores de Fundos e investidores a longo prazo Por que? Econmico - Financeira

TECNICA
100 Anos Profissional Especulador

Usurio
Pergunta Analises Hipteses

Quando ? Grfica

Os preos da aes se Existe um valor real ou intrnseco movimentam em tendncia e existe relacionado diretamente ao dependncia entre as desempenho da empresa oscilaes dos preos determinar o real valor de uma ao. determinar a tendncia de evoluo das cotaes no curto prazo.

Objetivos

Anlise Fundamentalista a arte de analisar e projetar resultados de uma empresa".

As informaes da escola fundamentalista oferecem ao usurio elementos para decidir o que comprar

A escola fundamentalista recomenda ateno dos analistas a todas as informaes internas, micro e macro econmicas que envolvem cada empresa

Na informaes internas, destacam-se eventos como mudanas nos quadros tcnicos e de direo, programas de pesquisas e de desenvolvimentos de recursos humanos, campanhas publicitrias e, no campo financeiro, alteraes na estrutura do capital de giro da empresa.

O PRIMEIRO PASSO observar o Balano Geral publicado e divulgado no Mercado de Capitais ou na CVM (Comisso de Valores Mobilirios) da Bolsas de Valores. Essa uma viso microeconmica, ou seja, observa a quantidade fsica de venda de produtos, preos, custos.

O SEGUNDO PASSO observar o cenrio macroeconmico, ou seja, indicadores de conjuntura, tais como: Inflao, Cmbio, Taxa de Juros, Outras Moedas, entre outros. Baseando-se em informaes fornecidas por: Balano Patrimonial; Demonstraes de Resultados; Demonstraes de Resultados Acumulados; Fluxo de Caixa; Fluxo de Caixa Acumulado; Premissas Assumidas, etc...

O investidor tem que se utilizar dos ndices: de Liquidez de Rentabilidade de Endividamento de Lucratividade
O mais importante centrar-se nas seguintes questes fundamentais: equilbrio financeiro; rentabilidade dos capitais; crescimento; risco;

A LTIMA ETAPA comparar os preos das aes, mediante as projees realizadas, que mostraro se os investimentos sero a mdio ou longo prazo.
Vrios modelos de avaliao de preos so largamente utilizados no mercado, tais como: ndice de Preos/ Lucros projetados; ndices de Preos/ Lucros histricos; Fluxo de Caixa Descontados das projees (Valor Econmico);

Anlise Tcnica

Estudo de movimentos passados dos preos e dos volumes de negociao de ativos, com objetivo de fazer previses sobre comportamento futuro dos preos. Baseia-se em tendncias, valendo se de movimentos passados.

No so relevantes fatores como:


Lucros Dividendos Participaes no mercado Grau de endividamento Liquidez

Esses fatores so tratados na anlise fundamentalista.

O que tem relevncia so os fatores de oferta e procura internos ao mercado Anlise tcnica o estudo de como os preos se movimentam.

A anlise tcnica parte de trs princpios:


A ao do mercado reflete todos os fatores envolvidos neste; Os preos se movimentam em tendncias; O futuro reflete o passado.

Teoria de Charles Dow


Objetivo de identificar as tendncia de mercado A mais antiga explicao terica sobre a existncia de grandes tendncias no mercado de capitais. necessria a construo de uma mdia da evoluo dos preos.

Dow e Jones

Charles Dow e Edward Jones

Co-fundadores da Dow Jones & Co. Primeiros a utilizarem um ndice mdio de cotao como instrumento de avaliao dos preos. Criaram trs ndices utilizados at hoje:
Dow Jones Industrial; Dow Jones Transportes; Dow Jones Servios.

A Teoria Dow

Baseada em dois pressupostos:


As alteraes dirias que ocorrem nos ndices consideram o julgamento de todos os investidores

O mercado apresenta movimentos oscilatrios de trs amplitudes distintas.

Anlise de Tendncias Segundo a Teoria Dow

Tendncia Primria:

Tendncia principal e mais importante.

Tendncia Secundria:

Reao que ocorre dentro da tendncia primria.

Tendncia Terciria:

Dura curto espao de tempo.

Caractersticas da tendncia de alta

Trs fases distintas:


Fase de acumulao Alta sensvel Euforia

Trs fases distintas:


Distribuio Pnico Baixa Lenta

Caractersticas da tendncia de baixa

Grfico anual da Petrobras

Petrobras

Criado entre as dcadas 30 e 40 do sculo XX, pelo contador Ralph Nelson Elliot para provar e demonstrar graficamente que os movimentos dos preos se comportavam de formas cclicas formando padres geomtricos, os quais eram gerados pelo comportamento do emocional de massa no mercado financeiro.

Para fundamentar sua teoria ele fundamentou duas bases, a filosfica, onde influenciou para que acreditasse que sua teoria era parte e uma lei natural. E a matemtica surgiu quando comeou a estudar os grficos encontrar os sentidos dos ciclos.

Essa analise s foi introduzida no mercado brasileiro na dcada de 70 baseada no modelo norte americano, onde foi necessrio algumas mudanas.
Onde o principal objetivo dessa analise seria a identificao de tendncias,

Onda 1 ; serve como base para encontrar as razes das outras ondas. Onda 2; Estar sempre relacionada com a primeira, de acordo com seguinte relaes: de 50% a 62% da onda 1.

Onda 3; Se relaciona com a primeira com as seguintes propores: 1,618, 2,618 ou 4,236; Onda 4; Pode estar relacionada com a terceira, de acordo com as seguintes relaes: de 24%, 38%, ou de 50% da onda 3;

Onda 5; Se relaciona com a primeira, de acordo com as seguintes propores; 1,000, 1,618 ou 2,618.

Segundo Elliot as atividades humanas representam trs aspectos distintos, padro, tempo e razo. Seguindo essa analise Elliot chegou a concluso de que uma tendncia de alta ou baixa e composta por cinco ondas; sendo que as trs primeiras correspondem a tendncia predominante as seguintes a um ajuste ou correo. Ou seja apresentaria um sentido contrario as trs primeiras.

Foi introduzida no pas a partir dos anos 70 e suas teorias foram baseadas no modelo norte americano que tem o objetivo de identificao de tendncias e ponto de reverso por meio da analise de informaes anteriores Dentre os grficos utilizados pela analise grfica nas previses futuras dos preos das aes os mais utilizados so:

Grfico de linha ou simples: pode ser construdo com base em distintas formas de cotaes abertura,fechamento,mxima mnima e mdia..

Grfico de volume: representa as seguintes unidades volume negociado,quantidade de lotes negociados e numero de negcios

Grfico de barras: normalmente esses grficas so muito utilizados em conjunto com grfico de linha registra cotaes ao longo de um perodo de tempo que so representadas linha vertical que liga os pontos de cotao mxima e mnima

Grfico ponto-figura: s ocorre alterao em funo do preo diferente do grfico de barras que sofre alteraes em funo do tempo por isso ele pode ser considerado atemporal reflete oscilao expressiva no mercado.

Grfico candlesticks: grficos japoneses surgiu no sculo XVII proporcionam um a compreenso da piscologia do mercado especialmente do curto prazo esses grficos mostram a interao entre vendedores e compradores as negociaes com contratos futuros de arroz , cada perodo representado por uma vela formada pelos preos de abertura e fechamento. Sendo final do prego o preo de fechamento termina acima do preo de abertura o corpo da vela ser transparente se estiver abaixo do preo de abertura ocorpo da vela ser escuro.

Grfico candlesticks

A tendncia representa a direo para qual o mercado se movimenta. Nesse sentido, ela pode ser de alta, de baixa ou lateral. A explicao para existncia dessas tendncias o desequilbrio entre oferta e demanda.

Para estudo de tendncias na analise grfica utilizamos o traado de linhas como ferramentas de apoio. O traado de linhas possibilita o acompanhamento dos movimentos de alta e baixa das cotaes, possibilitando com isso, a identificao dos sinais de modificao na direo.

Para avaliao da importncia de uma linha de tendncias devemos considerar 5 fatores: 1 - SUA PERIODICIDADE: quanto mais longa a periodicidade mais importante ser a linha de tendncia. 2 - SEU COMPRIMENTO : quanto mais duradoura for mais valida ser a linha de tendncia.

3 - O NUMERO DE VEZES QUE A LINHA DE TENDENCIA FOI TOCADA PELAS COTAES: quanto maior o numero de contatos das cotaes com a linha de tendncias, mais valida ela ser. 4 - SUA INCLINAO: O ngulo de inclinao reflete a intensidade a intensidade emocional do grupo dominante. 5 - SEU VOLUME: Se o volume aumenta quando os preos se movimentam na direo da linha de tendncias , eles confirmam essa tendncia.

As principais linhas de tendncias so a retas de suporte e resistncia. Elas representam os nveis de cotaes em que as compras e as vendas no so fortes o suficiente para seguir o movimento e portanto , revertem as tendncias em queda ou alta.

GAP uma rea em um grfico em que no h operaes. Sua importncia resultante das conseqncias que podemos extrair do comportamento quando ocorre o GAP.

Figuras grficas

As formaes grficas so figuras que surgem pelas foras do mercado. Por meio delas podemos ter uma viso do que est por acontecer com as cotaes, em funo de suas caractersticas.

Principais figuras de reverso de tendncia

Formao ombro, cabea, ombro:

Formao do grfico ombro-cabeaombro

Primeira fase:
O preo aumenta sempre acompanhado de um volume crescente.

Segunda fase:
O preo volta a subir at um nvel superior a primeira fase

Terceira fase:
Produz-se o terceiro aumento dos preos e o volume comea menor aumentando at o nvel as primeira figura

Formao dos duplos e triplos tetos e pisos Primeira fase:


alta de preos com aumento do volume e alcance de cotaes mximas
Segunda

fase:

O movimento de queda at um nvel no muito longe, queda considervel do volume sendo satisfeita a demanda.
Terceira

fase:

O preo recupera-se e volta a alcanar o mximo,voltar a topar com resistncia, o volume aumenta em relao a segunda fase.

Indicadores tcnicos

Indicadores de tendncia

Osciladores

Indicadores de tendncia

Mdias moveis: As mdias mveis so indicadores que possibilitam a analise dos movimentos dos preos de uma ao. simples de construir e ao mesmo tempo objetivo. Para a construo da mdia mvel, escolhido determinado perodo de tempo e calcula-se a mdia dos preos dos dias para preos de fechamento. chamada mvel porque ser sempre a mdia do ultimo perodo acompanhado.

A analise desse indocador feita por meio de sinais apresentados. Sinal de compra: a linha de preo cruza a linha de mdia de baixo para cima; Sinal de venda: a linha de preo cruza a linha de mdia de cima para baixo.

Existem principalmente trs tipos de mdia:


Mdia simples: calculada da mesma forma que uma mdia aritmtica simples; Mdia mvel ponderada: Cada uma das cotaes ponderada por sua vez. Mdia exponencial: reune as vantagens das mdias simples e ponderada. Prioriza as cotaes mais recentes em relao as mais antigas.

Osciladores

So linhas que flutuam em um movimento horizontal, que procuram demonstrar a velocidade que variam os preos de uma ao em relao as anteriores.

Momentum

Mede a velocidade com que variam os preos das aes em relao aos anteriores. Seu caulculo obtido com a diferena de preos num intervalo fixo de tempo.

M = C - Cn

Onde: C Cotao de fechamento do ultimo prego; Cn cotao de fechamento desde n sesses. Se o M aumenta, sinal de compra; Se o M diminui, sinal de venda; Se o M permanece constante, representa perda de fora da tendncia, podendo haver mudana no sentido da mesma.

ndice de fora relativa ( Relative Strenght Index)


Mede a extenso na qual a ao tem tido um desempenho superior ou inferior ao mercado todo ou ao seu setor em particular. Possui um alto poder de predio j que detecta quando uma ao est supercomprada (overbought), sinalizando um momento de venda; ou supervendida (oversold) sinalizando um momento de compra. Seu clculo requer no mnimo 14 preges para termos uma idia de representatividade.

Onde:

U, representa mdia de incremento de preos de fechamento em relao ao prego anterior. D, representa mdia de acrscimos de preos de fechamento.

Quando:

RSI>70, a ao est supercomprada(momento de venda); RSI<70, a ao est supervendida(momento de compra).

Estocstico

Mostra onde se encontra o preo de fechamento em relao a faixa formada entre os preos mximos e mnimos de um certo perodo. Frmula:

%K = (U B) x 100 (A B)
Onde: U, a ultima cotao; A, a cotao mais alta do perodo; B, cotao mais baixa do perodo. Quando: %K > 80, sinal de venda; %k < 20, sinal de compra.

Indicador ADX
Determina a direo da cotao com relao ao dia anterior. Quanto maior o ADX, mais forte o mercado. Permite determinar uma tendncia e qual a sua fora, no proporciona informaes sobre a direo da tendncia.

Acadmicos: Alberto Lopes, Erlys dos Anjos, Joo Vincius, Karinna Braz, Luiz Henrique, Matheus Tolentino e Walison Loiola

Vous aimerez peut-être aussi