Vous êtes sur la page 1sur 37

Departamento de Fisiologia e Patologia CCS Prof: Rachel Linka

Universidade Federal da Paraba

FISIOLOGIA HUMANA
Grupo: Bruna Valrio, Ericka Villar, Kaeenio Almeida, Wanessa kaline, Isabel Lima

Sistema Reprodutor

FEMININO E MASCULINO

Introduo
Todo ser vivo tem um tempo limitado de vida: nasce, cresce, envelhece e morre. Vrias espcies continuam povoando a Terra graas a capacidade de reproduo. Um ser capaz de se reproduzir para gerar um descendente frtil, que por sua vez, tambm se reproduz, e a espcie se perpetua. Alm disso, na espcie humana a reproduo tambm traz prazer e uma forma de dar e receber carinho, a relao sexual uma das expresses mais ntimas que pode haver no relacionamento entre duas pessoas.

A reproduo humana (sexo) ocorre pela fertilizao interna durante a relao sexual. Durante este processo, o pnis ereto do homem inserido na vagina da mulher at o homem ejacular o smen, que contm espermatozides. Os espermatozides, em seguida, viajam atravs do trato genital da mulher em busca de um ovcito. A fertilizao geralmente acontece na tuba uterina e da a fecundao , que o nome dado ao encontro dos gametas, do vulo e do espermatozide.

Aps a fertilizao bem sucedida, a gestao do feto ocorre ento dentro do tero da mulher durante cerca de nove meses; Este processo conhecido como gravidez . A gestao termina com o nascimento, que ocorre com o parto. O parto consiste na contrao dos msculos do tero, na dilatao do colo do tero, fazendo com que o beb passe para fora da vagina. Em alguns casos, necessrio realizar um parto cesariano.

Parto Normal

Vagina: um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elsticas, que liga o colo do tero aos genitais externos. Contm de cada lado de sua abertura, porm internamente, duas glndulas denominadas glndulas de Bartholin, que secretam um muco lubrificante.
Ovrios

Ovrios: So as gnadas femininas. Produzem estrgeno e progesterona. Os

ovrios tm uma regio medular rica em vasos e a cortical, onde se localizam os folculos ovarianos, contendo os ovcitos. Eles tm a forma de amndoa, medindo at 5 cm em seu maior dimetro e possui uma espessura mxima de 1,5 centmetro.

Tubas uterinas, ou trompas de Falpio: So dois ductos que unem o ovrio ao tero. Seu epitlio de revestimento formados por clulas ciliadas. Os batimentos dos clios microscpicos e os movimentos peristlticos das tubas uterinas impelem o gameta feminino at o tero.

tero: rgo oco situado na cavidade plvica anteriormente bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa (miomtrio) e com formato de pra invertida. revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glndulas - o endomtrio.

Testculos: * Gnadas masculinas. * Cada testculo tem ductos seminferos (Formao de Espermatozide. * Produzem os hormnios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsveis pelo desenvolvimento dos rgos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundrios.

Epiddimos:

So dois tubos enovelados que partem dos testculos, (Armazenam o Espermatozide e libera no ato sexual Cada epiddimo ligado a canal deferente.

Canais deferentes:

So dois tubos que, circundam a bexiga urinria e unem-se ao ducto ejaculatrio, onde desembocam as vesculas seminais.

Vasectomia

Vesculas seminais: * Responsveis pela produo de um lquido que entrar na composio do smen, agindo como fonte de energia para os espermatozides.

Prstata: Glndula que secreta substncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e ativa os espermatozides.

Canal destinado para a urina,.

Uretra :

Na extremidade do pnis encontra-se a glande - cabea do pnis, onde podemos visualizar a abertura da uretra. Com a manipulao da pele que a envolve - o prepcio - acompanhado de estmulo ertico, ocorre ereo

Principal rgo do aparelho sexual masculino.

Pnis:

Fisiologia da Reproduo
O sistema reprodutivo tem uma das vias de controle mais complexas do corpo, na qual vrios hormnios interagem num padro que muda continuamente. A hipfise anterior das meninas, como a dos meninos, no secreta praticamente nenhum hormnio gonadotrpico at idade de 10 a 14 anos. Entretanto, por essa poca, comea a secretar dois hormnios gonadotrpicos.

No inicio = o hormnio folculo-estimulante (FSH), que inicia a vida sexual na menina em crescimento; Mais tarde, = o harmnio luteinizante (LH), que auxilia no controle do ciclo menstrual.

HOMENS

Estimulam os folculos pilosos para que faam crescer a barba masculina e o plo pubiano. Estimulam o crescimento das glndulas sebceas e a elaborao do sebo. Produzem o aumento de massa muscular nas crianas durante a puberdade, pelo aumento do tamanho das fibras musculares. Ampliam a laringe e tornam mais grave a voz. Fazem com que o desenvolvimento da massa ssea seja maior, protegendo contra a osteoporose

MULHERES
Hormnio Folculo-Estimulante: Causa a proliferao das clulas foliculares ovarianas e estimula a secreo de estrgeno, levando as cavidades foliculares a desenvolverem-se e a crescer. Hormnio Luteinizante: Aumenta ainda mais a secreo das clulas foliculares, estimulando a ovulao.

Ciclo Menstrual O ciclo menstrual causado pela secreo alternada dos hormnios folculo-estimulante e luteinizante (FSH e LH), pela hipfise anterior (adenohipfise), e dos estrognios e progesterona, pelos ovrios.
******VDEO*****

1. Fase menstrual: Dias de menstruao e dura cerca de 3 a 7 dias, geralmente. 2. Fase proliferativa ou estrognica: Secreo de estrgeno pelo folculo ovariano, que se encontra em maturao. 3. Fase secretora ou ltea: O final da fase proliferativa e o incio da fase secretora marcado pela ovulao. Essa fase caracterizada pela intensa ao do corpo lteo. 4. Fase pr-menstrual ou isqumica : Queda das concentraes dos hormnios ovarianos, quando a camada superficial do endomtrio 3 normal e a mulher est prestes a perde seu suprimento sanguneo menstruar. Dura cerca de dois dias, podendo ser acompanhada por dor de cabea, dor nas mamas, alteraes psquicas, como irritabilidade e insnia (TPM ou Tenso Pr-Menstrual).

Homens ESPERMATOGNESE
Processo de formao dos espermatozides que tem incio na puberdade, passando a ocorrer de um modo continuo at ao fim da vida do homem.
Periodo Germinativo
Crescimento Maturao (Diviso 1) (Diviso 2)

O controle hormonal da espermatognese segue o padro geral descrito previamente: o hormnio hipotalmico GnRH ( gonadotrofina) promove a liberao do FSH e do LH da adeno-hipfise. O FSH e o LH, por sua vez, estimulam o testculo. (Onde ocorre a formao do espermatozide)

A liberao do GnRH pulstil, com pico a cada 1,5 hora e a liberao do LH segue o mesmo padro.

A testosterona essencial para a espermatognese.

Mtodos Contraceptivos

Os mtodos de barreira evitam a gravidez porque impedem acesso dos espermatozides ao tero, atravs de obstculos mecnicos, qumicos ou mistos. Conhecidos h muito tempo, os mais populares so os preservativos masculinos. Sua utilizao vem sendo altamente recomendada, graas ao efeito protetor contra DST/HIV/AIDS. - CAMISINHA MASCULINA -

Contraceptivos Femininos

Camisinha Feminina

Material: Plstico poliuretano. Com anis flexveis nas duas extremidades. Um deles fechado e deve ser colocado no interior da vagina. O outro aberto e deve ficar do lado de fora protegendo os pequenos e grandes lbios.

Diafragma
Material: Em forma de cpula, feito de ltex ou silicone. Sua borda flexvel permite a introduo no interior da vagina at ficar encaixado no colo do tero. Deve ser colocado imediatamente antes da relao sexual ou com at 6 horas de antecedncia.
NO PROTEJEM CONTRA DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS

Plula Anticoncepcional

A plula anticoncepcional considerada um dos melhores mtodos de preveno de uma gravidez indesejada. A margem de segurana da plula de 99%, o que a torna o mtodo anticoncepcional mais seguro de todos.

Anticoncepcionais
INJETVEL Mensal Trimestral
Injees de hormnios semelhantes queles que o ovrio produz. Impede a Ovulao.

Adesivo Transdrmico
O adesivo deve ser colado no primeiro dia da menstruao, permanecendo na pele durante uma semana. A cada trs semanas devese fazer uma pausa de uma semana, que quando ocorre a menstruao. Pode ser colocado em locais como barriga, brao, nas costas ou nas ndegas.

Anel Vaginal
O anel vaginal contm etonogestrel e etinilestradiol, que so os mesmos hormnios da maioria das plulas anticoncepcionais. colocado na vagina no 5 dia da menstruao, permanecendo nessa posio durante trs semanas.

DIU Dispositivo Intra Uterino

H vrios tipos e o mais comum feito de um tipo de plstico recoberto com cobre. O DIU colocado dentro do tero, por isso, um procedimento que deve ser feito no consultrio Mdico. Permanece durantes anos dentro do tero, sendo regularmente monitorado pelo Mdico.

Menopausa

Gestao

Fim!

Vous aimerez peut-être aussi