Vous êtes sur la page 1sur 31

Tecnologias e Ferramentas de Gesto

Captulo 1 A mudana nas Organizaes


Prcio Sobrinho
(pg 20-39)

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


1. DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORNEO 1.1 A Mudana nas Organizaes 1.2 A importncia do Gestor Organizacional e da Consultoria 2. TECNOLOGIAS DE GESTO ORGANIZACIONAL 2.1 Gesto pela Qualidade Total 2.2 Terceirizao (Outsourcing) 2.3 Benchmarking 2.4 Gerenciamento com o Livro Aberto (Open-book Management) 2.5 Reengenharia 2.6 Empowerment 2.7 Gesto e Organizao Horizontal 2.8 Aprendizagem Organizacional 2.8.1 Capital Intelectual 2.8.2 Gesto do Conhecimento 3. FERRAMENTAS DE GESTO 3.1 Sistema de Informaes Gerenciais SIG 3.2 Balanced Scorecard 3.3 Seis Sigma 4. NOVAS DEMANDAS E AMBIENTES PARA O GESTOR CONTEMPORNEO 4.1 A questo do Meio Ambiente nas Organizaes 4.2 A questo da tica e da Governana Corporativa 4.3 A questo da Sade do Trabalhador e a Preveno da Nocividade no Trabalho
Prcio Sobrinho 2

Bibliografia Bsica
Livro Texto: 1) 1) FRANCO, Dcio Henrique; RODRIGUES, Edna de A (orgs.); CAZELA, Moiss M. (orgs.) et al. Tecnologias e Ferramentas de Gesto. 1 ed. Campinas: Alnea, 2008.

Prcio Sobrinho

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


Introduo Tecnologias de Gesto. Tecnologia de Gesto so propostas de meios de gesto que procuram auxiliar os gestores na busca pela melhoria do desempenho organizacional, de forma que sugerem a utilizao sistemtica de mtodos e ferramentas que podem contribuir com a maximizao daquilo que as empresas so capazes de fazer. ... As tecnologias de gesto incluem todo e qualquer processo estruturado e aplicado de forma continuada para melhor administrao do negcio de uma organizao. So processos que lidam com a modernizao gerencial, melhoria da qualidade, aumento da competitividade e busca pela auto-sustentao das organizaes.

Prcio Sobrinho

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


As organizaes precisam compreender:

Os ambientes interno e externo

Para que possam: Dar respostas rpidas s mudanas Modificar seus processos

Prcio Sobrinho

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


Empresas como organismos vivos: Sistemas em constante mutao (adaptao e mudana)

Organizaes como crebros


Compartilhar o conhecimento grupo na busca por solues gerado pelo

O sucesso uma conquista do grupo


Prcio Sobrinho 6

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


Os motivos impulsionam as aes e determinam o comportamento, mas a liderana imprescindvel.

Prcio Sobrinho

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


Aprendendo a aprender

Prcio Sobrinho

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


MUDANA ORGANIZACIONAL:
Realidade: Sabe-se que pessoas criativas e estimuladas tendem a trazer boas contribuies para as empresas. Resultado: empresa flexvel e pronta para se adaptar, aprender, inovar e enfrentar as turbulncias do ambiente.

Desafio: como definir novos modelos e promover a sua internalizao para que as pessoas aceitem aprender novamente aquilo o que j fazem.

Prcio Sobrinho

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS E O

COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO
Investir na capacidade das pessoas, considerando suas experincias do passado.

As funes tendem a mudar, evoluir, conferindo agilidade, inovao e qualidade nos processos.
O conhecimento pode ser desenvolvido individualmente mas precisa estar combinado com as foras da equipe Alm de ger-lo preciso difundi-lo
Prcio Sobrinho 10

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


Evoluo histrica da cincia da administrao 1780 a 1860: Primeira Revoluo Industrial ou do carvo e do ferro. 1860 a 1914: Segunda Revoluo Industrial ou do ao e da eletricidade.

Administrao Cientfica (Taylor) - Tarefas


Teoria Clssica da Administrao (Fayol) - Estrutura Abordagem das Relaes Humanas (Mayo) - Pessoas

Prcio Sobrinho

11

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


Teoria Estruturalista (Weber) - Organizaes

Abordagem Comportamentalista - Comportamento humano


Teoria Geral dos Sistemas - (Bertalanffy) - Sistema Teoria da Contingncia - nada absoluto, tudo relativo Teoria Neoclssica Administrao por Objetivos - (Drucker) participao ativa e feedback Desenvolvimento Organizacional meio ambiente, organizao, grupo social e indivduo
Prcio Sobrinho 12

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


MUDANA ORGANIZACIONAL Modifica a ordem existente para melhorar a eficincia Em geral, afeta as linhas de autoridade, os nveis de responsabilidade e as linhas de comunicao. Podem ocorrer em virtude das novas tecnologias, oportunidade de crescimento global e tendncia de enxugamento de pessoal

Prcio Sobrinho

13

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


Sociedade: As novas exigncias para as organizaes

As questes como: o meio ambiente, sade e bem-estar social, diversidade, direitos humanos e comunidades, so fundamentais para a conquista dos mercados. Os consumidores valorizam os produtos de empresas com atuao transparente, tica e responsvel.
Questes de pobreza e misria colocam a paz num segundo plano, e criam barreiras de consumo.

Prcio Sobrinho

14

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


O Ambiente como fator determinante de Mudana e o papel do gestor
O ambiente est em freqente movimento e mudana

Precisam adaptar seus processos e mudar.


O gestor deve perceber o momento para as mudanas: como, quando e por quem devem ser implementadas.

Deve prevenir o estresse e estimular a criatividade de seu pessoal, alm de nortear suas carreiras.

Prcio Sobrinho

15

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


OS PARADIGMAS

Grof (1985 apud Caravantes et al., 2005, p. 9) sustenta que paradigma pode ser definido como uma constelao de crenas, valores e tcnicas compartilhadas por membros de uma determinada comunidade cientfica. Paradigma uma regra, norma, modelo, padro que so referncia

Prcio Sobrinho

16

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


O GESTOR DEVE:
Desenvolver uma competncia paradigmtica e permitir que sua mente, veja os problemas por diferentes ngulos. Caravantes (2005, p. 10): A competncia paradigmtica parte do princpio de que podem existir mltiplos paradigmas e que o fator limitador est na capacidade humana de entender e incorporar essa noo. Conquistar um bom clima organizacional.

Prcio Sobrinho

17

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


Processo: seqncia lgica de tarefas

Processo um conjunto de atividades que transforma os insumos, agregando-lhe valores a fim de produzir um produto ou servio que ser entregue ao cliente

Prcio Sobrinho

18

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


Para uma organizao obter o mximo resultado:
Precisa entender quais so e como funcionam os vrios processos existentes. A vantagem competitiva est na forma diferenciada de executar os processos. Precisa conhecer quais atividades agregam ou no agregam valor ao produto / servio. Os processos precisam ser flexveis. Deve criar indicadores de desempenho (dados numricos)
Prcio Sobrinho 19

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


OS PROCESSOS PODEM SER: Internos: comeam e terminam dentro da empresa ou Externos: quando parte ou o total dos processos realizado em outra(s) empresa(s)

e
Processos-Chave ou primrio: proporcionam valor ao cliente ou so essenciais e

Processos de Apoio: suportam o funcionamento dos Processos-chave.


Prcio Sobrinho 20

Tecnologias e Ferramentas de Gesto

CADEIA DE VALOR DE MICHAEL PORTER


Infra-estrutura da empresa
Atividades de apoio

Gesto de recursos humanos Desenvolvimento de tecnologia Compra de material

M A R G

Logstica Inbound

Operaes

Logstica Outbound

Marketing e Vendas

Servios

E M

Prcio Sobrinho

21

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


OS PROCESSOS: So dinmicos e esto sendo redesenhados de acordo com as mudanas do ambiente e da necessidade do seu cliente. No esto apenas na rea industrial e devem tambm se organizar em torno de processos no fabris, contudo, sempre focados no cliente.

Prcio Sobrinho

22

Processos

Fornecedor

Processo

Cliente

Percio Sobrinho

23

Processos
A organizao orientada para processos est surgindo como
a forma organizacional dominante para o sculo XXI, abandonando a estrutura por funes, que foi a forma organizacional predominante nas empresas do sculo XX, as empresas esto organizando seus recursos e fluxos ao longo de seus processos bsicos de operao.

Sua prpria lgica de funcionamento est passando a


acompanhar a lgica destes processos e no mais o raciocnio compartimentada da abordagem funcional.

Percio Sobrinho

24

Processos
Faz sentido definir uma estrutura organizacional em torno de um

processo como fluxo de trabalho. Tentar enxergar o


funcionamento das empresas do ponto de vista dos processos a mais eficaz maneira de escapar da abordagem das chamins. De acordo com esta ideia, as empresas se organizam geralmente como conjuntos de unidades funcionais verticais isoladas uma das outras, operando em paralelo, sem muita interligao. Nesse modelo, os processos precisam atravessar as fronteiras entre as chamins funcionais, com sensvel perda de tempo, qualidade e capacidade de atendimento.
Percio Sobrinho 25

Processos
O que um Processo?
Qualquer coisa que tenhamos que fazer, como produzir um bem ou um servio (e at mesmo na vida pessoal), necessitamos construir um processo, isto , um conjunto de elementos que possam guiar-nos com certeza entre o incio e o seu final, de forma a comearmos e terminarmos sem desvios o que temos que fazer, alcanando nossa meta ou objetivo.

Processo um conjunto de atividades que tem por objetivo transformar insumos (entradas), adicionando-lhes valor por meio de procedimentos, em bens ou servios (sadas) que sero entregues e devem atender aos clientes.
Percio Sobrinho 26

Processos
Sendo assim, podemos dizer que processo qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input (entrada), adiciona valor a ele (transforma) e fornece um output (sada) a um cliente especfico. Os processos utilizam os recursos da organizao para

oferecer resultados objetivos aos seus clientes. Mais


formalmente, processo um grupo de atividades realizadas numa sequncia lgica com o objetivo de produzir um bem ou um servio que tem valor para um grupo especfico de clientes

Percio Sobrinho

27

Processos
Recursos transformados

Input
Materiais Informaes Consumidores
Ambiente

INPUT
Instalaes
Pessoal
Recursos de trasformao
Percio Sobrinho

PROCESSO DE TRANSFORMAO

OUTPUT

Bens e servios

Ambiente

Input

28

Processos

sequncia lgica,

um exemplo bem simples....


Fazendo um bife milanesa

Ingredientes Ovos Farinha Bife

Como fazer 1. Temperar o bife 2. Passar na farinha 3. Passar no ovo 4. Fritar

Resultado Bife com cobertura

Percio Sobrinho

29

Processos
Representando o processo de forma simplificada

Entrada

Processamento

Sada

Percio Sobrinho

30

Tecnologias e Ferramentas de Gesto


CONSIDERAES FINAIS As empresas so organismos vivos e interagem com os ambientes tendo o gestor por maestro. Aprender a aprender essencial, pois as organizaes esto em constante mudanas.

O conhecimento a mola propulsora do desenvolvimento.


As teorias administrativas so essenciais para as empresas Podemos associar o conceito de processo empresarial idia de cadeia de valor: uma coleo de atividades que envolvem a empresa de ponta a ponta.
Prcio Sobrinho 31

Vous aimerez peut-être aussi