Vous êtes sur la page 1sur 33

Celulose

- Introduo - Processos de polpao - Processo mecnico - Processo qumico * Kraft - Biocombustveis - Explosivos

Celulose
A celulose (C6H10O5)n um polmero de cadeia longa composto de um s monmero (glicose), classificado como polissacardeo ou carboidrato. um dos principais constituintes das paredes celulares das plantas (cerca de 33% do peso da planta), em combinao com a lignina, com hemicelulose e pectina. A estrutura da celulose se forma pela unio de molculas de glicose (uma hexosana) atravs de ligaes -1,4-glicosdicas. Sua hidrlise completa produz glicose. A celulose um polmero de cadeia longa de peso molecular varivel, com frmula emprica (C6H10O5)n, com um valor mnimo de n=200 (tipicamente 300 a 700, podendo passar de 7000).

Figura 1: Ligaes -1,4glicosdicas

A celulose tem uma estrutura linear, fibrosa e mida, na qual se estabelecem mltiplas ligaes de hidrognio entre os grupos hidroxilas das distintas cadeias junta posta de glicose,fazendoas impenetrveis a gua e, portanto, insolveis, originando fibras compactas que constituem a parede celular dos vegetais. A polpa de celulose obtida industrialmente a partir da madeira de rvores como o pinho, o eucalipto ou o abeto, e em menor proporo de plantas herbceas com grande quantidade de celulose no talo, como a cana-deacar,diversas gramneas e juncos.

Produtos derivados da celulose


Papel Papelo Explosivos Cpsulas vegetais Tintas Lubrificantes Emulsificantes Celulide

OBTENO DE POLPA DE CELULOSE

PROCESSOS PARA OBTENO DE POLPA DE CELULOSE OU POLPAO

Processos de obteno
O processo para obteno de polpa de celulose usado principalmente para fabricao de papel e papelo. A matriaprima (troncos ou talos herbceos) deve ser limpa e descascada e depois submetida triturao mecnica em mquinas de lminas mltiplas. O material triturado pode sofrer diferentes tratamentos para separar a lignina substncia que une as fibras da celulose. Para se transformar a madeira em polpa, que a matria prima do papel, necessrio separar a lignina, a celulose e a hemicelulose que constituem a madeira. Para isso se usam vrios processos, sendo os principais os processos mecnicos e os qumicos.

Processos mecnicos Processos qumicos

Processos mecnicos
So processos que visam extrao da fibra manualmente ou com auxlio de equipamentos especficos para este fim.
Mecnico Termomecnico Mecnico- qumico Qumico- termomecnico

Processo mecnico
Os toros descascados so pressionados contra uma m rotativa que separa as fibras individuais por meio de uma ao de corte.

Processos Mecnicos
Caractersticas gerais da pasta mecnica

Resistncia fsica reduzida ; Baixo custo ; Boas propriedades para impresso; Alta opacidade;

Usos:
Papel jornal; Papel de impresso de livros ; Catlogos, revistas, papis absorventes (guardanapos higinicos, toalhas) e papelo;

Processos qumicos
A operao do processo destinada

deslignificao da madeira recebe o nome de cozimento ou digesto e executada em cozinhadores e digestores.


Processo

Kraft ou de sulfetos Processo cido de polpao Processo alcalino de polpao

Processo Kraft ou de sulfetos


O principal processo qumico o kraft, que trata a madeira em cavacos com hidrxido de sdio e hidrossulfeto de sdio, que dissolve a lignina, liberando a celulose como polpa de papel de maior qualidade. O principal inconveniente deste processo o licor escuro tambm conhecido como licor negro que produzido pela dissoluo da lignina da madeira. Este licor deve ser tratado adequadamente devido a seu grande poder poluente, j que contm compostos de enxofre txicos e malcheirosos e grande carga orgnica.

Cavacos de madeira

Principais etapas envolvidas na rota produtiva Kraft

As caractersticas principais do processo kraft so: Grande flexibilidade com relao as espcies de madeira (qualquer madeira pode ser utilizada, at mesmo espcie deteriorada); Tempos de cozimentos curtos A pasta pode ser branqueada a altos nveis de alvura (embora com maior custos que as pastas sulfitos) ; Pasta de alta resistncia; A recuperao do licor relativamente fcil. Suas principais desvantagens so: Alto custo de investimento na implantao da fbrica Problema de odor dos gases produzidos; Baixa alvura da polpa bruta; Baixo rendimento de polpao;

Tabela de rendimento
Os processos de polpao podem ser classificados de acordo com o rendimento do processo industrial, segundo a tabela:

A celulose (polpa ou algodo) costuma ser dissolvida e posteriormente precipitada na forma desejada, seja em filmes ou na produo de fibras artificiais como o raiom (tambm chamado seda artificial), por diversos mtodos, dependendo do custo, qualidade do produto formado e, mais recentemente, motivos ecolgicos.

Biocombustveis
ETANOL CELULSICO: Etanol produzido a partir de resduos lignocelulsicos, como palha de cana de acar, bagao de cana, palha de arroz

Produo de etanol de segunda gerao


A utilizao de biomassa para a produo de lcool combustvel pela rota qumica e biolgica envolve, basicamente, dois processos: hidrlise dos polissacardeos contidos nos materiais lignocelulsicos em acares e a fermentao destes em etanol ou outros combustveis.

Caracterizao do material lignocelulsico

Estrutura recalcitrante dos materiais lignocelulsico

Pr-tratamento e hidrlise do material lignocelulsico.

O pr-tratamento visa a remoo da lignina e da hemicelulose, a reduo da cristalinidade da celulose e o aumento da porosidade dos materiais, de maneira a tornar a celulose susceptvel hidrlise. Mtodos de pr-tratamento: fsico (steam explosion), qumico (lcalis, cidos, solventes, gases, outros) e biolgico (enzima ou fungos).

Pr- tratamento da biomassa

A hidrlise pode ser feita por processos que utilizam cidos, solventes orgnicos ou enzimas.

Os processos cidos empregam normalmente cido sulfrico ou cido clordrico e podem prescindir do pr-tratamento. O processo que utiliza solventes orgnicos conhecido como Organosolv. Esta tecnologia utiliza solventes de lignina, de maneira a expor a celulose e a hemicelulose hidrlise. O processo enzimtico de hidrlise, apesar de ser considerado de grande potencialidade, enfrenta vrios gargalos tecnolgicos, o principal deles sendo o ainda elevado custo das enzimas.

Fermentao do hidrolisado do material lignocelulsico


Na etapa de fermentao, o hidrolisado sofre a ao das leveduras, com a transformao dos acares em etanol, CO2 e outros sub-produtos em menores quantidades. Essa etapa pode ocorrer de vrias formas. Os processos utilizados so:

CBP CONSOLIDATED BIO PROCESSING (CONSOLIDAO DO BIOPROCESSO) SSCF- SIMULTANEOUS SACCHARIFICATION AND COFERMENTATION (SACARIFICAO E COFERMENTAO SIMULTNEAS) SHF SEPARATE HYDROLYSIS AND FERMENTATION (HIDRLISE SEPARADA DA FERMENTAO) SSF SIMULTANEOUS SACCHARIFICATION AND FERMENTATION (FERMENTAO E SACARIFICAO SIMULTNEA)

Processo de hidrlise e fermentao - SSCF e CBP

Processo de hidrlise e fermentao- SHF e SSF

Otimizao energtica da planta incluindo a hidrlise


Prev-se que o aproveitamento do bagao e da palha excedente da cana viabilizar economicamente o investimento necessrio nas usinas de acar e lcool, com vistas a otimizar a sobra deste material, que passar a ter um importante papel no aumento da produtividade - litros de lcool produzido por tonelada de cana processada.
DESAFIOSA SEREM SOLUCIONADOS:

Escolha de material lignocelulsico que apresentar maior rendimento e disponibilidade. Escolha do melhor pr- tratamento ( deve ser barato e gerar poucas substncias txicas) Produo de celulases Engenharia de enzimas ( melhor rendimento )

Explosivos
Nitrocelulose
Nitrocelulose um composto altamente inflamvel formado pela nitrao da celulose atravs da exposio ao cido ntrico ou algum outro poderoso agente nitrante. Quando usado como propelente ou explosivo de baixa ordem, tambm conhecido como algodoplvora.

Cada unidade de -D-glucose contm uma hidroxila primria e duas hidroxilas secundrias reagem parcialmente com cido ntrico formando a nitrocelulose.

Molcula da celulose.

Molcula da Nitrocelulose.

Processo Industrial
1 Etapa: Purificao do linter bruto Nesta primeira etapa, a purificao do linter de algodo ocorre atravs de dois tratamentos, mecnico e qumico.

Linters brutos so estocados em fardos com aproximadamente 200 Kg, algodo bruto com colorao bege claro, indicando pequena presena de leo. So retiradas impurezas grossas tais como: cascas, ramos, sementes, areia, pedras. So colocados na desfiadeira, desfiado e enviado por uma esteira, que contm um im, para a retirada de partculas metlicas O linter livre de impurezas segue para o tratamento qumico, em uma autoclave recebe uma soluo de soda custica diluda (NaOH). A soda reage com a lignina do linter e a deixa solvel em gua. O tratamento qumico finalizado com processo de alvejamento com soluo de hipoclorito de clcio ou sdio, tambm sob presso e elevao de temperatura. Novamente, faz-se lavagem com gua para a retirada do excesso de soluo de hipoclorito. Utilizando uma centrfuga, o excesso de gua extrado,ficando com 30% de umidade. Depois, transportada por tubulaes para uma secadora com circulao de vapor, onde a umidade final alcana aprox. 6% e segue para o afofamento das fibras e posteriormente, preparao para a nitrao.

Processo industrial
2 Etapa: Nitrao da celulose Aps a pesagem a celulose colocada nos nitradores, normalmente em sries de cinco, junto com a mistura sulfontrica (MSN) com composio aproximada e especfica de acordo com tipo de nitrocelulose (NC) a ser preparada, segundo a tabela abaixo:

Processo industrial

Esta mistura sulfontrica resfriada em trocadores de calor do tipo casco-tubo a uma temperatura prxima de 30C. A reao de nitrao ocorre nesta temperatura durante aproximadamente 25 minutos. Toda carga do nitrador descarregada numa centrfuga, onde os cidos residuais so separados do nitrato de celulose.

Reator (Nitrador)

Processo indutrial

Os cidos utilizados so parcialmente concentrados, para reutilizao, ou so encaminhados para desnitrificao. O produto nitrado segue para os refervedores sem presso, onde adicionada gua para remover o cido. A nitrocelulose que est nos refervedores sem presso mandado para as autoclaves onde ser feita a retirada desses produtos para garantir a sua estabilidade. Aps a retirada dos sulfonados, ainda resta um pouco de cido ntrico necessitando de nova lavagem, que pode ser quente, frio ou alcalina. A lavagem alcalina feita na nitrocelulose para fabricao de explosivos. Para utilizao na obteno de explosivos o teor de gua na nitrocelulose reduzido a um valor mais baixo mediante a percolao com lcool (etanol). colocada em centrfuga e o lcool pulverizado para garantir uma distribuio uniforme e obter um produto homogneo. Nesta etapa a nitrocelulose no inflamvel.

Processo industrial
Fluxograma do processo:

Bibliografia
http://www.restaurabr.org/siterestaurabr/CICRAD2011/M3%20Aulas/M3 A1.pdf
https://sites.google.com/site/papelcelulose/obten%C3%A7%C3%A3od epolpadecelulose http://www.pucrio.br/pibic/relatorio_resumo2007/relatorios/civ/civ_leila_carvalho.pdf http://www.biocombustiveis2g.xpg.com.br/biomassa.html

http://www.unicap.br/revistas/revista_e/artigo4.pdf
http://www.dequi.eel.usp.br/~barcza/NitrocelNitroglicNitroPen.pdf

Vous aimerez peut-être aussi