Vous êtes sur la page 1sur 48

SENAI DR/TO Prof.

Lucas Dias

Comutao: Conceito
Definio:

o mecanismo que permite que dispositivos em uma rede distribuda se comuniquem;


E C F

H B

Figura 1

CONTINUAR

Comutao: Conceito
Os dispositivos A, B e C esto conectados a uma rede

distribuda . Exemplo: Em uma mensagem enviada do dispositivo A para o dispositivo B necessrio que a mensagem seja reencaminhada por dispositivos intermedirios, tambm chamados de comutadores, at alcanar o dispositivo B. O conjunto de comutadores que formam a nuvem na figura 1 chamado de rede de interconexo, que pode ser formada apenas por comutadores, como na figura, ou por outras redes interligas.
EXEMPLO

Comutao: Conceito
Enquanto os dispositivos A, B e C implementam as

cinco camadas, os comutadores implementam apenas os nveis que permitem o processo de comutao, que so: Camada Fsica, Enlace e Rede. As camadas fsicas e enlace permitem a conexo entre os dispositivos adjacentes, como A-D e G-H, enquanto a camada de rede permite conectar os dispositivos A e B, ou A e C ou B e C, utilizando os comutadores como dispositivos intermedirios.

EXEMPLO

Comutao: Conceito
A tcnica de comutao a base para a implementao

de redes distribudas, como o sistema de telefonia e a internet. Ser estudado dois tipos de comutao utilizadas em redes de computadores: Comutao por circuito e Comutao por pacotes.

Comutao: Conceito
Em redes de comutao de circuitos, os recursos

necessrios ao longo de um caminho (buffers, taxa de transmisso de enlace) para prover comunicao entre os sistemas finais so reservados pelo perodo da sesso de comunicao entre os sistemas finais. Em redes de comutao de pacotes, esses recursos no so reservados; as mensagens de uma sesso usam os recursos por demanda e, como consequncia, podero ter de espera (fila)para conseguir acesso a um enlace de comunicao.

Comutao por Circuito


Na comutao de circuito estabelecido um caminho

interligando a origem ao destino.


MENSAGEM E A F C

H B MENSAGEM

Comutao por Circuito


O circuito criado antes do incio do envio da

mensagem e permanece dedicado at o final da transmisso


MENSAGEM E A F D

H B MENSAGEM

Comutao por Circuito


A Comutao de Circuito pode ser dividida em trs fases:

alocao do circuito; 2. troca de dados; 3. liberao do circuito.


1.

Comutao por Circuito


A alocao do circuito envolve realizar uma sequncia

de passos conectando pares de comutadores at alcanar o destino.


E A F D

H B

Comutao de Circuito

Para que um circuito seja estabelecido, deve existir um

caminho disponvel ligando a origem ao destino, caso contrrio, o circuito no ser criado e uma mensagem de erro ser encaminhada origem
MENSAGEM E A F D

MENSAGEM ERRO

H B MENSAGEM

Comutao por Circuito


Somente depois de estabelecido o circuito a origem

poder comear a transmitir a mensagem para o destino. As mensagem seguiro sempre o mesmo caminho.
MENSAGEM E A F D

H B MENSAGEM

Comutao por Circuito


Terminada a troca de dados, a origem ou destino pode

solicitar a liberao do circuito. Nesse caso todas as conexes intermedirias sero liberadas, permitindo que outros circuitos sejam criados utilizando os comutadores anteriormente alocados. Por Exemplo: O dispositivo C poder comunicar-se com o dispositivo B utilizando o caminho F-G-H.

Comutao por Circuito


MENSAGEM

MENSAGEM
E A

F
D

B
MENSAGEM

Comutao por circuito


A comutao por circuito pode ser comparada a uma

ligao telefnica entre duas pessoas, A e B. Inicialmente , A disca para B, e, caso haja um caminho disponvel ligando os dois aparelhos, o telefone B ir tocar; caso contrrio, A receber um aviso de que o telefone desejado est ocupado. Ao atender o telefone, B estabelece o circuito, e a conversa com A pode ser iniciada. O circuito permanecer alocado enquanto a ligao no for encerrada por uma das partes

Comutao por Pacotes


Na comutao por pacotes no existe um circuito

dedicado ligando a origem ao destino para a transmisso da mensagem. Inicialmente, as mensagens so divididas em pedaos menores, chamados pacotes, e cada um recebe o endereo do dispositivo de destino. Em seguida, os pacotes so encaminhados pelos dispositivos intermedirios, de forma independente at chegarem ao destino.

Comutao por Pacotes


P2 P3 P4 P1 MENSAGEM P2 P3 P4 P1 MENSAGEM

E A F

P2 P3 P4 P1 MENSAGEM

B
P2 P3 P4 P1 MENSAGEM

Comutao por Pacotes


Como no existe um caminho preestabelecido entre a

origem e o destino, cada roteador recebe um pacote, verifica o endereo de destino e decide para onde o pacote ser reencaminhado. Esse processo chamado de roteamento. Como os pacotes so pequenos, os roteadores recebem os pacotes e os processam na prpria memria principal, sem a necessidade de armazen-los em uma memria secundria. Desse modo, os roteadores podem tratar diversos pacotes rapidamente.

Comutao por Pacotes


A comutao por pacotes a base para implementao

das redes de computadores modernas, como a internet, redes ATM e Frame Relay. As redes que utilizam essa filosofia so chamadas redes de pacotes. Atravs da comutao de pacotes a rede de interconexo pode ser melhor utilizada, compartilhando os pacotes em um nmero maior de dispositivos.

Comutao por Pacotes


A maioria dos comutadores de pacotes armazena e

reenvia os pacotes nas entradas dos enlaces, numa tcnica conhecida como store-and-forward (armazenae-reenvia) e de acordo com a qual o comutador deve receber o pacote inteiro antes de poder comear a transmitir o primeiro bit do pacote para o enlace de sada. Assim, os comutadores de pacotes apresentam um atraso de armazenagem e reenvio na entrada de cada enlace ao longo da rota do pacote.

Comutao por Pacotes


Cada comutador de pacotes est ligado a vrios

enlaces. Para cada um destes, o comutador de pacotes tem um buffer de sada (fila), que armazena pacotes prestes a serem enviados pelo roteador para aquele enlace. Os buffers de sada desempenham um papel fundamental na comutao de pacotes. Se um pacote que est chegando precisa ser transmitido por enlace, mas o encontra ocupado com a transmisso de outro pacote, deve aguardar no buffer de sada.

Comutao por Pacotes


De modo, alm dos atrasos de armazenagem e reenvio,

os pacotes sofrem atrasos de fila no buffer de sada. Esses atrasos so variveis e dependem do grau de congestionamento da rede Como o espao do buffer finito, um pacote que est chegando pode encontr-lo completamente lotado de outros pacotes esto esperando transmisso. Nesse caso, ocorrer uma perda de pacote um pacote que est chegando ou um dos que j esto na fila descartado.

Circuito x Pacotes: Vantagens


Comutao por Circuito: A existncia de um

caminho predefinido, torna o processo de encaminhamento simples e rpido. Logo, no existem problemas de congestionamentos, o que permite garantir mais facilmente a qualidade do servio. Comutao por Pacotes: A grande vantagem dessa filosofia a melhor utilizao da rede de interconexo, onde, os caminhos pode ser compartilhados por diversos pacotes de diferentes usurios e aplicaes. Alm disso, os dispositivos podem transmitir sempre que houver dados, pois no existe a necessidade de estabelecer um circuito antes do incio da transmisso.

Circuito X Pacotes: Desvantagens


Comutao por Circuito: ocorrncia da subutilizao

do canal de comunicao, nos casos em que o circuito no tenha fluxo contnuo de dados. Alm disso, dependendo da aplicao, o tempo para a inicializao do circuito pode no ser aceitvel Impossibilidade de estabelecimento de circuito entre origem e destino, em funo da indisponibilidade de conexo. Nesse caso, a transmisso dever ser adiada at que um circuito esteja disponvel.

Circuito X Pacotes: Desvantagens


Comutao

por Pacotes: A desvantagem da comutao por pacotes, em comparao com a comutao por circuito, o custo do processo de roteamento em cada dispositivo intermedirio. Geralmente, esse custo aceitvel em funo da melhor utilizao da rede de interconexo, porm em redes com um trfego muito intenso o processo de roteamento pode prejudicar a qualidade de algumas aplicaes, como voz e vdeo.

Circuito x Pacotes
Item Configurao de chamadas Caminho fsico dedicado Cada pacote segue a mesma rota Os pacotes chegam em ordem A falha do Swith fatal Largura de banda disponvel Momento de possvel congestionamento Largura de banda potencialmente desperdiada Transmisso store-and-forward Transparncia Tarifao Comutao de Circuito Obrigatria Sim Sim Sim Sim Fixa Durante a configurao Sim No Sim Por Minuto Comutao de Pacotes No Necessria No No No No Dinmica Em todos os pacotes No Sim No Por Pacote

Modos de um Comutador
Store and Forward: Recebe um pacote complete antes

de envi-lo ao destino, garantindo a integridade do pacote antes de envi-lo. Cut-Trougn: Comea a transferir o pacote assim que o endereo MAC de destino for recebido. Livre de Fragmentos: L os primeiros 64 bytes que incluem o cabealho do pacote, e a comutao se inicia antes que sejam lidos todos o campo de dados e o checksum.

Modos de um Comutador
O modo cut-through utiliza comutao simtrica,

onde as portas precisam trabalhar com mesma taxa de bits (nica largura de banda) a fim de manter a integridade do quadro O modo store-and-forward utiliza comutao assimtrica, onde as portas suportam trabalhar com taxas de bits diferenciadas (diferentes larguras de banda)

Comutao Assimtrica
Obs.: Permite dedicar mais largura de banda porta do switch conectada a um servidor a fim de evitar um gargalo Isso permite fluxos de trfego mais suaves, em que vrios clientes se comunicam com um servidor ao mesmo tempo.

Comutao Simtrica

Multiplexao
A multiplexao permite que diversas transmisses

independentes sejam realizadas utilizando o mesmo meio de transmisso. O principal objetivo dessa tcnica maximizar a utilizao do meio e, reduzir os custos de comunicao.
Largura de banda

Ocioso Dados
(a) Tempo

Dados

Dados
(b)

CONTINUAR

Dados
Tempo

Multiplexao
A tcnica de multiplexao possvel por dois motivos. Primeiro (Figura a), a largura de banda por meio de

transmisso geralmente maior que a largura de banda necessria para a transmisso dos dados, com isso, deixa parte da banda ociosa. Segundo (Figura b), o meio pode estar sendo utilizado na sua capacidade mxima, porm no o tempo todo, deixando, novamente o meio subutilizado. Nos dois casos, a multiplexao permite a utilizao mais eficiente da largura de banda do meio de transmisso, trazendo reduo de custos.
EXEMPLO

Multiplexao
P1
P2

P1
P2

P (1,2)x3

P1
P2

CONTINUAR

Multiplexao
A multiplexao utiliza um equipamento chamado

multiplexador. Na origem, o multiplexador tem a funo de combinar os dados a serem transmitidos e encaminh-los utilizando o mesmo meio de transmisso . No destino, o multiplexador realiza o processo inverso, ou seja, separar os dados de cada dispositivo individualmente. Existem duas tcnicas de multiplexao utilizadas nas redes de comunicao: Multiplexao por frequncia e multiplexao por diviso de tempo.
EXEMPLO

Multiplexao por Diviso de Frequncia


Na

multiplexao por diviso de Frequncia (Frequency Division Multiplexing), a largura de banda dividida em canais e cada um pode ser utilizado para a transmisso de dados de forma independente. Na multiplexao FDM, os canais so criados a partir de uma tcnica de modulao e no precisam ter a mesma banda passante, o que permite transmitir diferentes tipos de informao no mesmo meio. Para evitar interferncia entre os canis adjacentes, os canais devem ser separados por uma pequena faixa de segurana.

Multiplexao por Diviso de Frequncia


Ocioso
Largura de banda

Audio Dados
Tempo

A tcnica FDM pode ser utilizada apenas em transmisses com sinalizao analgica, porm permite dados tanto analgicos quanto digitais.

Multiplexao por Diviso de Frequncia


Essa tcnica utilizada em conexes Internet em banda

larga, como na tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line). Nesse caso, a multiplexo permite dividir a largura de banda em trs canais: um pequeno para ser utilizado em ligaes telefnicas, um intermedirio para upload e um maior para download na internet. Em funo da diferena das larguras de faixa no ADSL, as velocidades de upload e download so diferentes. A partir do FDM, a tecnologia ADSL permite que o usurio utilize o telefone ao mesmo tempo que navega na Internet.

Multiplexao por Diviso de Tempo


Na multiplexao por diviso de tempo (TDM: Time

Division Multiplexing), a largura de banda no dividida em canais, como na FDM. Essa tcnica permite que cada dispositivo utilize toda a largura de banda do meio por um determinado intervalo de tempo, chamado slot. Um dispositivo utilizar quantos slots forem necessrios para a transmisso de seus dados. O canal de comunicao desse dispositivo ser formado, ento, por um ou mais slots, no consecutivos.

Multiplexao por Diviso de Tempo


Essa tcnica utilizada
Largura de banda

Disp.1 Disp.2 Disp.1

Tempo

na rede de telefonia digital e em conexes ISDN(Integrated Services Digital Network). O TDM exige que os dados transmitidos sejam digitais, ou seja, dados analgicos devem ser digitalizados.

Multiplexao por Diviso de Tempo


possvel implementar as tcnicas FDM e TDM no

mesmo meio de transmisso. Por exemplo, TVs a cabo que oferecem acesso Internet implementam FDM para dividir o meio em trs faixas e utilizam TDM para compartilhar as faixas de upload e download entre vrios usurios. Existem duas variaes na tcnica de multiplexao por diviso de tempo: Assncrono os slots de tempos so iguais; e sncrono os slots de tempo no so iguais para todos os dados transmitidos, tendo, nesse caso, alocao dinmica.

Atraso, perda e vazo em redes de comutao de pacotes


Um pacote comea em um sistema final (origem),

passar por uma srie de roteadores e termina sua jornada em outro sistema final (destino). Quando um pacote viaja de um n (sistema final ou roteador) ao n subsequente (sistema final ou roteador) , sofre, ao longo desse caminho, diversos tipos de atraso em cada n existente no caminho. Veremos alguns: Atraso de processamento, atraso de fila, atraso de transmisso e atraso de propagao;

Atraso, perda e vazo em redes de comutao de pacotes

CONTINUAR

Atraso de Processamento
O tempo requerido para examinar o cabealho do

pacote e determinar para onde direcion-lo parte do atraso de processamento, que pode tambm incluir outros fatores, como o tempo necessrio para verificar os erros em bits existentes no pacote que ocorreram durante a transmisso dos bits desde o n anterior ao roteador . Depois desse processamento, o roteador direciona o pacote fila que precede o enlace com o Roteador B.
EXEMPLO

Atraso de Fila
O pacote sofre um atraso de filha quando espera para

ser transmitido no enlace. O tamanho desse atraso para um pacote especfico depender da quantidade de outros pacotes que chegarem antes e que j estiverem na fila esperando pela transmisso. Se a fila estiver vazia, e nenhum outro pacote estiver sendo transmitido naquele momento, ento o tempo de fila do pacote ser zero. Por outro lado, se o trfego estiver pesado e houver muitos pacotes tambm esperando para ser transmitidos, o atraso de fila ser longo. Na prtica, atrasos de fila podem ser da ordem de micro a milissegundos.
EXEMPLO

Perda de Pacote
Uma fila finita, ou seja, possvel armazenar a

quantidade de pacotes de acordo com o tamanho do buffer do comutador. Como a fila finita, quando um novo pacote chega e a fila est cheia e sem espao disponvel para armazenlo, o comutador descartar esse pacote, isto , ele ser perdido. Nesse caso, dependendo do protocolo utilizado, o pacote poder ser transmitido novamente pela origem.

Atraso de transmisso
Definindo que os pacotes so transmitidos de modo

que, o primeiro a chegar ser o primeiro a ser processado, logo, nosso pacote somente poder ser transmitido depois que todos aqueles que chegarem antes tenham sido enviados. Exemplo: Sendo o tamanho do pacote L bits e a velocidade de transmisso do enlace de um roteador A a um roteador B. Logo, se um enlace tem uma banda de 10 Mbps, a velocidade ser R*10 Mbps; O atraso de transmisso (store-and-forward) L/R; Est a quantidade de tempo requerida para transmitir todos os bits do pacote para o enlace.
EXEMPLO

Atraso de propagao
Assim que lanado no enlace, um bit precisa ser

propagar at o prximo roteador. O tempo necessrio para propagar o bit deste o inicio do enlace at o prximo roteador o atraso de propagao. O bit se propaga velocidade de propagao do enlace, a qual depende do meio fsico do enlace (fibra tica, par tranado e etc.), que comparando, estaria na velocidade na luz, ou um pouco menor. O atraso de propagao a distancia entre dois roteadores dividida pela velocidade de propagao. Isto , o atraso de propagao d/s . (d=distncia; s=velocidade).
EXEMPLO

Bibliografia
Extreme Networks. (s.d.). Glossrio da Rede. Acesso em 12

de maro de 2013, disponvel em Extreme Networks: http://extremenetworks.com.br/glossario.asp Forouzan, B. A. (2006). Comunicao de Dados e Redes de Computadores. Porto Alegre: Bookman. Francis Kurose, J., & Ross, K. W. (2010). Redes de Computadores e a Internet - Uma abordagem Top-Down (5 ed.). So Paulo: Pearson Education. Mai, L. P. (2011). Arquitetura de Redes de Computadores. Rio de Janeiro: LTC - Livros Tcnicos e Cientficos Editora Ltda. Tanenbaum, A. S. (2003). Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Pearson .

Vous aimerez peut-être aussi