Vous êtes sur la page 1sur 12

Eixo 2: Adaptabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida

Tipologia de Interveno: 2.3. Formaes Modulares Certificadas


REA DE FORMAO: 761-Servios de apoio crianas e jovens
UFCD: 3275-ACOMPANHAMENTO EM CRECHE E JARDIM DE INFNCIA - TCNICAS PEDAGGICAS

Formadora: Cristiana Carvalho

Mod165.01

Actividades e rotinas Creche


Formadora: Cristiana Carvalho

Mod165.01

Situaes de aprendizagem que se apresentem de forma sistemtica e que favorecem o desenvolvimento da conscincia temporal das crianas, ao mesmo tempo, transmitem segurana e estabilidade;
Sucesso de tarefas/actividades que envolvem ritmo e organizao.

ROTINAS
Mod165.01

8:00 10:00 Acolhimento 10:00 11:00 Actividades livres e orientadas 11:00 11:30 Higiene 11:30 12:30 Almoo 12:30 13:00 Higiene 13:00 15:00 Sesta 15:00 15:30 Higiene 15:30 16:00 Lanche 16:00 At sada: actividades livres

EXEMPLO DE UMA ROTINA


Mod165.01

Aproveitar as refeies ou o momento de dormir para explicar o beb as rotinas do quotidiano. Explicar nas refeies ou ao deitar, o que estamos a fazer:

so horas de almoo -primeiro pomos o babete; -Depois sento-te na cadeirinha; -A seguir dou-te a papa. -Mm! Mm! Que papa boa!
So horas de dormir - Toma o ursinho; - Vou-te tapar - Escuta a cano

ROTINAS
Mod165.01

Organizao, manuteno e higiene da sala; Orientar a higiene; Orientar o perodo da sesta; Orientar as refeies; Acompanhar as entradas, acolhimento e sada das crianas; Acolher os pais e/ou encarregados de educao; Prestar cuidados primrios de sade; Participao no desenvolvimento de actividades ludico-pedaggicas.

Funes da tcnica de aco educativa


Mod165.01

Colocar as camas nos locais certos; Fazer as camas; Orientao da higiene antes e depois da sesta; Colocar fraldas quando necessrio; Verificar a temperatura da sala escurecer a sala; Apoiar as crianas no despir e vestir; Vigilncia durante o perodo da sesta, gerir possveis conflitos; Prestar ateno a cada uma das crianas, acalmando-a, reconfort-la com a nossa presena.

Tarefas no perodo do sono (sesta)


Mod165.01

Ajudar as crianas a lavarem as mos e colocarem os babetes; Ajudar a colocar as mesas; Preparar as crianas para a refeio; Ajudar a sentarem-se; Servir as crianas; Auxili-las sempre e transmitir regras de higiene e comportamento mesa sempre que necessrio; Manter as mesas limpas; Verificar a temperatura dos alimentos; Gerir conflitos; Comunicar aos familiares a falta de apetite da criana ou outras situaes.

Tarefas no perodo da alimentao


Mod165.01

Livres: as que desenvolvem, informalmente, a partir de determinada organizao do espao materiais e que no so directamente dirigidas pelo educador /Tcnica de aco educativa.
Orientadas: As que desenvolvem, geralmente em grande grupo, orientadas pelo educador/Tcnico de aco educativa.

Actividades
Mod165.01

No - escolares: as que fazem parte da rotina da creche e jardim de infncia e cujo potencial educativo pode ser igualmente trabalhado pelo educador/tcnico de aco educativa (ex: perodos de alimentao, higiene, sesta)

ACTIVIDADES
Mod165.01

Canes: memorizao, linguagem, ritmo, gosto pela msica; Lenga-lengas: explorao de sons e ritmos, expresso atravs da linguagem oral, gestual e corporal; Pintura com dedo, mos e ps: explorao de diferentes materiais, cores, formas e texturas, controlo da motricidade;

Actividades adequadas ao bom desenvolvimento da criana Creche


Mod165.01

Jogos: Compreenso de regras, socializao; Modelagem: Controlo da motricidade; Rasgagem e colagem: motricidade, autonomia, iniciativa; Histrias: descoberta de si e do outro, linguagem verbal e no verbal, imaginao; Fantoches: Concentrao, socializao, visualizao;

Actividades adequadas ao bom desenvolvimento da criana Creche


Mod165.01

Vous aimerez peut-être aussi