Vous êtes sur la page 1sur 30

O Modernismo em Portugal (Segunda Gerao)

O PRESENCISMO
Em Arte, vivo tudo o que original. (Jos Rgio)

Adrielle Castro, Dbora Martins, Gabriela Franco, Ingrydh Sasaoka e Mariana Sousa Turma 316

Primeiras Manifestaes do Modernismo


Perodo compreendido entre as duas guerras mundiais, marcado por profundas transformaes poltico-sociais em toda a Europa.

Contexto Social
Forte crise poltica, gerada pelo golpe integralista de 1926.
Sentimento de pessimismo poltico e descrena na Repblica.

A Revista Presena
1927
Abrir novos canais de participao para aqueles que tinham ficado fora do orfesmo.
Trazer literatura portuguesa uma discusso mais profunda sobre teoria da literatura e novas formas de expresso.

Capa de um dos nmeros da Revista Presena, rgo literrio que deu incio segunda fase do Modernismo portugus.

O Presencismo
Os contistas dessa fase, politizados, buscam a verdade, retratando o ambiente em seus aspectos socioeconnicos e mergulhando na psicologia dos personagens. A anlise interior e a introspeco eram os caminhos para essa forma de expresso.

Autores da Segunda Fase do Modernismo Portugus


Jos Rgio: lder da gerao portuguesa de 1930, um dos fundadores da revista Presena, elaborou uma poesia sria, religiosa e mstica; Miguel Torga; Adolfo Casais Monteiro; Branquinho da Fonseca; Antnio Botto; Jos Rodrigues Miguis; Vitorino Nemsio.

O Presencismo
Quando eu nasci, ficou tudo como estava, Nem homens cortaram veias, nem o Sol escureceu, nem houve Estrelas a mais... Somente, esquecida das dores, a minha Me sorriu e agradeceu.Quando eu nasci, no houve nada de novo seno eu. As nuvens no se espantaram, no enlouqueceu ningum... P'ra que o dia fosse enorme, Bastava toda a ternura que olhava nos olhos de minha Me... (Jos Rgio)

Artistas Modernos Independentes

Em oposio Oficializao do Modernismo organizada a exposio do Artistas Modernos Independentes.

Artistas Modernos Independentes

Abel Mantas, Jogo de Damas

Artistas Modernos Independentes

Mily Possoz, A Menina da Boina Verde

Artistas Modernos Independentes

Mrio Elloy, Bailarico no Bairro

Artistas Modernos Independentes

Sarah Afonso, Meninas

Artistas Modernos Independentes

Almada Negreiro, Quem no viu Liboa no viu coisa boa

O Presencismo
No ano de 1940, em plena Segunda Guerra Mundial, o grupo presencista encerra suas atividades, encerrando tambm o Modernismo em Portugal.

A Poesia de 30
Um poeta sempre irmo do vento e da gua: deixa seu ritmo por onde passa. (Ceclia Meireles)

A Poesia de 30
Sentido da existncia humana Confronto do homem com a realidade Estar no mundo Abordagem universal Ironia Poesia lrica Verso livre em paralelo a formas fixas, como o soneto.

Carlos Drummond de Andrade


(1902-1987)
Nascido em Itabira, Minas Gerais, considerado por alguns crticos o maior poeta brasileiro do sculo xx. considerado o grande representante da poesia contempornea brasileira. Embora partindo da realidade, seus textos refletem os problemas universais do ser humano, apresentando uma temtica variada.

Carlos Drummond de Andrade


No meio do Caminho No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento Na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho Tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra. (Carlos Drummond de Andrade)

Murilo Mendes e Jorge de Lima A poesia em pnico


Influenciados por ideias de filsofos catlicos, defendiam uma renovao do catolicismo e a criao de uma arte crist combativa. Cristianismo: nica ideologia capaz de trazer justia, igualdade social e paz entre os homens.

Murilo Mendes
(1901-1975)
Nascido em Juz de Fora, Minas Gerais, considerado por muitos como o principal representando da poesia surrealista no Brasil. Poesias religiosas com as contradies do eu. Preocupao social e sobrenatural.

Murilo Mendes
Pr Histria Mame vestida de rendas Tocava piano no caos. Uma noite abriu as asas Cansada de tanto som, Equilibrou-se no azul, De tonta no mais olhou Para mim, para ningum: Cai no lbum de retratos.
(Murilo Mendes)

Jorge de Lima
(1893-1953)
Nascido em Alagoas Suas obras chamam ateno por caractersticas como o cristianismo, o surrealismo, o regionalismo, a urbanidade, a crtica social e o apocalipse.

Jorge Lima
O poeta diante de Deus Senhor Jesus, o sculo est pobre. Onde que vou buscar poesia? Devo despir-me de todos os mantos, os belos mantos que o mundo me deu. Devo despir o manto da poesia. Devo despir o manto mais puro. Senhor Jesus, o sculo est doente, o sculo est rico, o sculo est gordo. Devo despir-me do que belo, devo despir-me da poesia, devo despir-me do manto mais puro que o tempo me deu, que a vida me d. Quero leveza no vosso caminho. (Jorge Lima)

Ceclia Meireles e Vincius de Morais

Espiritualistas, ambos, Ceclia desenvolve uma poesia intimista e reflexiva. Vincius, partindo de uma poesia religiosa e idealizante, chega a ser um dos poetas mais sensuais da literatura.

Ceclia Meireles
(1901-1964)
Nascida no Rio de Janeiro, foi a primeira grande escritora da literatura brasileira e a principal voz da nossa poesia moderna. Inclinao neossimbolista: vento, gua, mar, ar, tempo, espao e solido.

Ceclia Meireles
Retrato Eu no tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos to vazios, nem o lbio amargo. Eu no tinha estas mos sem fora, to paradas e frias e mortas; eu no tinha este corao que nem se mostra. Eu no dei por esta mudana, to simples, to certa, to fcil: Em que espelho ficou perdida a minha face? (Ceclia Meireles)

Vincius de Morais
(1913-1980)
Nascido no Rio de Janeiro, Vincius foi um homem que, alm de ter sido um dos maiores compositores da MPB, foi tambm um poeta muito significativo. Primeira fase: preocupao religiosa, angstia existencial, superao das sensaes de pecado. Segunda fase: proximidade com o mundo material e explorao do sensualismo com os temas de amor e da mulher.

Vincius de Morais
Soneto de Fidelidade De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.

Quero viv-lo em cada vo momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angstia de quem vive Quem sabe a solido, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que no seja imortal, posto que chama Mas que seja infinito enquanto dure. (Vincius de Morais)

Referncias Bibliogrficas
JORGE, Miguel. Redao, Interpretao de Textos e Obras Literrias. So Paulo: DVS Editora, 2012. CEREJA, Wiliam Roberto; MAGALHES, Thereza Cochar. Portugus - Linguagens. So Paulo, Editora Atual, Vol. 03, 2012

PANTOJA, Fernando. O Maravilhoso Mundo das Palavras. Disponvel em <http://redelitero.blogspot.com.br/2011/04/o-modernismo-portugues.html> Acesso em 22/03/2013
LAGO, Pedro. O Globo: Cristo - Jos Rgio. Disponvel em <http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/10/21/cristo-jose-regio-409885.asp> Acesso em 22/03/2013 HELENA, Maria. Aula de Literatura Portuguesa. Disponvel em <http://auladeliteraturaportuguesa.blogspot.com.br/2010/02/modernismo-em-portugal.html> Acesso em 22/03/2013

Autor desconhecido. Modernismo Segunda Gerao. Disponvel em <http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=definicoes_ texto&cd_verbete=12178&lst_palavras> Acesso em 22/03/2013
PRADO, Edna. Modernismo no Brasil - Segunda Fase (Poesia). Disponvel em <http://pt.scribd.com/doc/3373920/Literatura-Aula-24-Modernismo-no-Brasil-2-fase-poesia> Acesso em 22/03/2013

Vous aimerez peut-être aussi