Vous êtes sur la page 1sur 52

MILIRIA BROTOEJA

Prof Gisele

MILIRIA BROTOEJA

A miliria se apresenta como uma erupo cutnea relacionada com as glndulas sudorparas (que produzem o suor). Afeta principalmente as crianas, mas tambm pode atingir os adultos.

Miliria o nome cientfico de uma erupo cutnea mais conhecida como brotoeja, que surge devido obstruo dos canais ou ductos que levam o suor das glndulas sudorparas at a pele.

MILIRIA BROTOEJA

A miliria mais comum em locais de clima mido e quente. Pode afetar at 30% das pessoas nestas condies climticas. H uma variao importante entre a susceptibilidade individual. Crianas de at 2 anos possuem uma tendncia aumentada a desenvolver esta condio.

QUADRO CLNICO

O quadro est relacionado com o aumento do calor e da produo do suor que, extravasando dentro da pele, antes de atingir a superfcie, provoca um processo inflamatrio.

MANIFESTAES CLNICAS

A localizao mais comum o tronco e a regio cervical. As leses geralmente so acompanhadas por coceira. Formam-se "bolinhas avermelhadas" ou vesculas (pequeninas bolhas) sobre pele avermelhada, podendo, em alguns casos, formar leses mais exuberantes .

MANIFESTAES CLNICAS

Uma vez desencadeado, um ataque de miliria dura em geral 5-6 semanas, mesmo que o melhor tratamento seja oferecido. Isto porque o tampo que se formou na sada do ducto do suor s ser removido pelo crescimento de novas clulas nestes ductos. Este processo leva algumas semanas, independente do tratamento.

MANIFESTAES CLNICAS

Devido coceira, a pele pode apresentar sinais de escoriao e pequeninas crostas sobre as leses, devido ruptura das bolhas.

MANIFESTAES CLNICAS

comum a ocorrncia de infeco secundria doena, com o surgimento de pstulas (bolhas de pus) ou ndulos dolorosos.

TRATAMENTO

Para evitar a miliria deve-se usar roupas frescas, tomar banhos frios e se proteger do calor, evitando o excesso de suor. Deve-se evitar o excesso de roupas nas crianas pequenas, principalmente nos recm-nascidos, hbito comum entre mes com preocupao excessiva em agasalhar seus filhos.

TRATAMENTO

Vitamina C - Em alguns casos, 1 grama de vitamina C por dia reduziu a intensidade dos ataques.

Corticides - Para casos mais intensos, corticides tpicos podem auxiliar a melhorar os sintomas.
Antisspticos - Podem ser usados de forma preventiva, para combater o crescimento bacteriano.

IMPETIGO

IMPETIGO

O impetigo uma infeco muito comum, que afeta a camada mais superficial da pele. Atinge principalmente crianas. O impetigo pode ser causado por 2 tipos de bactrias: Staphylococcus aureus, que acomete crianas de todas as idades, e Streptococcus do grupo A, que ocorre mais comumente em crianas de 3-5 anos.

IMPETIGO

o impetigo altamente contagioso. A infeco se espalha atravs do contato fsico de uma criana com a outra. A pele do adulto mais resistente. Traumas da pele, tais como um corte ou uma rachadura, facilitam o desenvolvimento da infeco. Roupas e toalhas tambm podem ajudar a transmitir esta infeco, mas so bem menos importantes que o contato direto.

IMPETIGO

MANIFESTAES CLNICAS

O impetigo possui duas formas: o impetigo comum e o impetigo bolhoso. O impetigo comum possui aparncia crostosa e pustulosa (pequenas espinhas cheias de pus), e geralmente causado por bactrias do tipo Streptoccus. Ele se inicia como uma pequena bolha ou pstula que se rompe deixando uma base avermelhada. Esta base depois passa a ser recoberta por uma crosta amarelada.

MANIFESTAES CLNICAS

J o impetigo bolhoso produz bolhas grandes, frgeis, e causado em geral por bactrias do tipo Staphylococcus aureus. Afeta freqentemente a face, mas pode aparecer em outros locais. As bolhas que se formam possuem paredes muito finas que se rompem, deixando uma base vermelho vivo, inflamada, mida.

DIAGNSTICO

Atravs do exame do paciente por um profissional de sade. importante lembrar que nem toda leso de pele que apresente crostas est infectada, especialmente em adultos. s vezes, um pequeno fragmento de pele poder ser enviado ao laboratrio para cultura. Este exame possibilita a identificao do agente causador, que poder, caso necessrio, ser testado quanto a sua sensibilidade aos antibiticos.

FATORES DE RISCO

Cortes, picadas, machucados, enfim, qualquer tipo de ferimento aumenta o risco de uma pessoa desenvolver impetigo. Ele pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas bem mais comum em crianas. Problemas crnicos de sade, desnutrio ou higiene inadequada podem fazer com que um adulto tornese suscetvel a esta doena. Algumas pessoas podem carrear estas bactrias em sua cavidade nasal sem apresentar quaisquer sintomas, podendo desta forma ajudar a disseminar o impetigo.

COMPLICAES

Em geral o impetigo uma doena benigna de resoluo completa. Porm eventualmente pode ocorrer um tipo de doena renal grave chamada de glomerulonefrite. Alm disso, caso no tratada, a infeco pode se espalhar e a bactria poder se instalar em outros rgos, podendo at causar infeco disseminada (sepse).

TRATAMENTO

Antibiticos tomados por via oral durante 7-10 dias geralmente iro resolver totalmente o impetigo. Estes antibiticos incluem os derivados de penicilina, eritromicina, e cefalexina.

O uso de uma pomada base de mupirocina tambm muito seguro e eficaz, podendo ser utilizada em casos mais brandos desta doena.

PREVENO

A preveno depende de uma boa higiene. Lavar as mos com freqncia, no usar toalhas ou roupas de outras pessoas, manter as unhas curtas. Estas medidas so simples e reduzem bastante a transmisso desta doena de uma pessoa para outra.

DERMATITE DE FRALDAS

DERMATITE DE FRALDAS

A dermatite de fralda, popularmente conhecida como assadura, uma irritao que acomete a pele dos bebs devido ao acmulo de fezes e urina que ficam retidas em suas fraldas. Tambm pode ocorrer em adultos com incontinncia urinria e fecal. Essa irritao provocada pela amnia, que veio da uria contida na urina, e tambm a pele molhada friccionada contra a fralda (de pano ou descartvel) pode permitir o crescimento de bactrias.

DERMATITE DE FRALDAS

No local da dermatite, observa-se vermelhido na pele com descamaes, aspecto brilhantes e tambm, pequenas elevaes conhecidas como ppulas, ficando estas restritas s regies cobertas pela fralda. Nas dermatites mais graves, as leses so mais profundas de cor violcea e spera. Esse quadro inicia-se geralmente entre o primeiro e o segundo ms de vida, localizando-se as leses nas reas de fralda, face interna das coxas, ndegas e vulva ou glande.

DERMATITE DE FRALDAS

DERMATITE DE FRALDAS

DIAGNSTICO E TRATAMENTO

O diagnstico faz-se atravs do exame clnico das leses e o tratamento feito predominantemente higienizando-se a rea afetada. As trocas de fralda devem ser freqentes, devendo ser evitado, no momento da limpeza o uso de lenos umedecidos e tambm a frico da pele, j que isso altera a composio normal da pele, levando ao inicio das assaduras. Para lavagem das fraldas de pano prefervel sabo neutro sabo em p e/ou amaciante.

DIAGNSTICO E TRATAMENTO

Deixar o beb o mximo possvel de tempo sem fralda e expor a regio afetada ao sol tambm so indicados. No caso de processo inflamatrio intenso, pode ser usado corticide tpico, e em caso de infeco por cndida, utiliza-se um antimictico tpico.

DIAGNSTICO E TRATAMENTO

O leite materno tambm outra maneira de se preveni-la, j que contm anticorpos que protegem os bebs contra infeces.

PEDICULOSE

PEDICULOSE

D-se o nome de pediculose infestao causada por um inseto cujo nome cientfico Pediculus humanus. Os cientistas demonstram que na verdade existem duas subespcies (ou raas, variedades) de piolhos. Uma delas, a subespcie que s freqenta a cabea do ser humano, e chamada de Pediculus capitis (PC), e a outra, menos comum no Brasil e mais comum na Europa, o Pediculus humanus (PH).

PEDICULOSE

Bem, de qualquer forma o piolho que mais conhecemos se aloja apenas em nossas cabeas e se alimenta de nosso sangue. muito comum em todas as raas humanas e em todos os pases, pobres ou ricos, em climas tropicais ou climas muito frios como o do Canad.

O PROBLEMA

No passado, os piolhos (do corpo) foram uma das mais importantes causas de mortalidade humana, pois transmitiam uma doena terrvel, causada por um tipo de bactria. O TIFO. Felizmente hoje os piolhos so apenas um GRANDE INCMODO, pela coceira que acarretam.

O PROBLEMA

Na nossa cabea, machos e fmeas do piolho se encontram para acasalar. conhecido que uma fmea de P. h. capitis pode colocar entre 50 a 250 ovos durante a sua vida adulta, que dura entre 3 a 4 semanas. Esses ovos, tambm conhecidos por lndeas, so firmemente colados nos fios de cabelo principalmente prximos s orelhas e a nuca.

O PROBLEMA

Os ovos ficam encubados por um perodo de 6 a 9 dias, saindo dele um piolhinho ainda sexualmente imaturo, chamado de NINFA de primeira idade, ou primeiro estdio.

Essa ninfa logo que sai do ovo j vai se alimentar. Perfura a pele do couro cabeludo e sugam o sangue, vrias vezes por dia.

O PROBLEMA

Depois de uns 3 a 5 dias, essa ninfa troca de pele, cresce um pouco e faz assim uma muda para um segundo estdio. Mais uns 3 a 5 dias, e muda novamente para o terceiro estdio de ninfa e agora j tm praticamente o mesmo tamanho que o adulto. Sempre se alimentando vrias vezes por dia.

O PROBLEMA

Finalmente, essa ninfa de terceiro estdio muda de pele depois de mais 3 a 5 dias e transforma-se em adulto: macho ou fmea. Agora sexualmente maduros, os adultos vo procurar o sexo oposto para se reproduzir.

MITOS E VERDADES

Os piolhos no voam. (VERDADE). Podem passar de uma pessoa para outra de vrias maneiras, mas voando, no. E tambm no passa pulando, como pulga. Acredita-se que a principal forma de transmisso dos piolhos de uma pessoa para outra, seja realmente o contato cabea/cabea. Outras formas, como compartilhar pentes e escovas, bons e at o mesmo travesseiro, tambm podem ser importantes.

MITOS E VERDADES
Lavar a cabea diariamente com shampoo ou sabonete comuns elimina o piolho.(MITO). No bem assim. Os piolhos so bastante resistentes gua quente do nosso banho e aos sabonetes e shampoos comuns. Cabelo limpo e cheiroso portanto, pode ter muito piolho.

MITOS E VERDADES

A penteao com pente fino diminui muito as chances de infestao, e permite que as pessoas percebam logo a presena do parasita. (VERDADE). importante saber que na verdade a penteao acaba sendo a mais eficiente forma de controle.

MITOS E VERDADES

Pessoas com cabelo curto e liso tem menos pilho. (MITO). O que acontece que cabelos desse tipo, apenas facilitam a visualizao e catao dos insetos e lndeas.

TRATAMENTO

Na verdade, o mais importante a penteao e a catao que as mes fazem quando usam essas frmulas. Prova disso, que os produtos de farmcia geralmente vm acompanhados de um pente fino.

O tratamento da pediculose deve abranger todas as pessoas que convivem no mesmo espao.

ESCABIOSE

ESCABIOSE

A escabiose ou sarna uma doena parasitria, causada pelo caro Sarcoptes scabiei. uma doena contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou atravs do uso de roupas contaminadas. O parasita escava tneis sob a pele onde a fmea deposita seus ovos que eclodiro em cerca de 7 a 10 dias dando origem a novos parasitas.

MANIFESTAES CLNICAS

Nos lactentes e pr- escolares as escavaes ocorrem nas regies palmares e plantares, e tambm podem ser observadas leses papulares no couro cabeludo, na face e no pescoo.

MANIFESTAES CLNICAS

A doena tem como caracterstica principal a coceira intensa que, geralmente, piora durante a noite. A leso tpica da sarna um pequeno trajeto linear pouco elevado, da cor da pele ou ligeiramente avermelhado e que corresponde aos tneis sob a pele.

MANIFESTAES CLNICAS
O prurido intenso comea de 2 a 6 semanas aps a primeira exposio ao caro . Uma forma grave ocorre mais comumente em indivduos Imunocomprometidos.

DIAGNSTICO

O diagnstico de qualquer infestao por escabiose depende da observao de um caro nos raspados cutneos de uma das escavaes. Na maioria dos casos, o diagnstico definitivo difcil devido s escoriaes.

TRATAMENTO

Todos os contatos domiciliares e ntimos devem ser tratados para evitar recorrncia ou transmisso contnua. As roupas de cama e toalhas devem ser lavadas com gua quente.Os caros da escabiose que infestam os animais domsticos, inclusive ces e gatos, algumas vezes causam dermatite nos seres humanos, mas as leses costumam ser limitadas as reas que entram em contato com os animais.

TRATAMENTO

O tratamento da sarna consiste na aplicao de medicamentos sob a forma de loes na pele do corpo todo, do pescoo para baixo, mesmo nos locais onde no aparecem leses ou coceira. Aps terminada a primeira srie do tratamento, este deve ser repetido uma semana aps, para atingir os parasitas que estaro deixando os ovos. Medicamentos para o alvio da coceira devem ser utilizados, porm no so os responsveis pela cura.

Vous aimerez peut-être aussi