Vous êtes sur la page 1sur 21

SENSORES NA AUTOMAO EM MINERADORA!

A NECESSIDADE DE SENSORES
Os sensores tornaram-se vitais na indstria e os fabricantes esto mostrando uma tendncia de integrao de equipamentos controlados por computador. No passado, os operadores eram os crebros de um equipamento e fonte de toda informao sobre a operao de um processo. O operador sabia se as peas estavam disponveis, que peas estavam prontas, se eram boas ou ms.

MOTIVO DA UTILIZAO DOS SENSORES EM MINERAO!


Tcnicas de deteco de falhas foram desenvolvidas para uso nas indstrias de minerao, processamento de minerais e cimento. Trata-se de uma soluo econmica, sob o conceito de sistema SKF, para a deteco de falhas de maquinaria potencialmente onerosas que causam paralisaes desnecessrias e perda de produo, elevao dos custos de reparo e manuteno e impacto na segurana dos trabalhadores.

TIPOS DE SENSORES
Os sensores so classificados de vrias maneiras; classificaes comuns so: sensores com contato ou sem-contato e sensores digitais e analgicos. COM CONTATO: Se o dispositivo precisa contactar uma pea para a detectar, o dispositivo um sensor de contato. SEM-CONTATO: Os sensores sem-contato podem detectar uma pea sem tocar nela fisicamente, o que evita o retardo ou a interferncia no processo.

SENSORES DIGITAIS
As aplicaes industriais necessitam tanto de sensores digitais quanto de analgicos. Um sensor digital tem dois estados: ligado ou desligado. A maioria das aplicaes envolvem monitorar a presena/ausncia de peas e procedimentos de contagem, o que um sensor digital faz de maneira perfeita e barata. Os sensores digitais so mais simples e mais fceis de usar do que os analgicos, o que um fator para seu largo uso. Video

SENSORES ANALGICOS
Tambm chamados de sensores de sada linear, so mais complexos do que os digitais, mas podem fornecer muito mais informao sobre um processo. Imagine um sensor usado para medir temperatura. Uma temperatura uma informao analgica. Um sensor analgico detecta a temperatura e emite uma corrente ao PLC. Quanto mais elevada a temperatura, mais elevada a sada do sensor.

SENSORES TICOS
Todos os sensores ticos usam a luz para detectar objetos. Uma fonte de luz (emissor) e um fotodetector sentem a presena ou a ausncia da luz. LEDs (diodos emissores de luz), que so diodos semicondutores que emitem luz, so usados tipicamente como fontes de luz porque so pequenos, resistentes, muito eficientes e podem ser ligados/desligados em velocidades extremamente elevadas. Video

SENSORES TERMOPARES.
Definimos Termopares como sensores de medio de temperatura que so constitudos por dois condutores metlicos e distintos, puros ou homogneos. Em uma de suas extremidades so unidos e soldados, a qual convencionou-se o nome de junta de medio ou junta quente, e a outra extremidade aberta onde se faz as devidas interligaes de junta de referncia.

SENSORES ULTRA-SNICOS
Um tipo de sensor bastante usado em aplicaes industriais o que faz uso de ultra-sons. Esses sensores podem ser utilizados para detectar a passagem de objetos numa linha de montagem, detectar a presena de pessoas ou ainda de substncias em diversos estados num reservatrio permitindo a medida de seu nvel. O princpio de operao desses sensores exatamente o mesmo do sonar, usado pelo morcego para detectar objetos e presas em seu vo cego. Video

PEQUENOS SENSORES NUM MUNDO GIGANTE!

O ttulo de maior caminho do mundo: o 797B, modelo fora-de-estrada para minerao da classe ultra. No para menos. S para comear, vazio, este verdadeiro tit pesa mais de 600 toneladas (623.690 kg, para ser mais exato). E no pra por a: 7,6 metros de altura vazio (que pode passar dos 15 metros em operao), 14,5 metros de comprimento, 9,8 metros de largura e capacidade de carga til de incrveis 345 toneladas mtricas.

PEQUENOS SENSORES NUM MUNDO GIGANTE!

Para facilitar o trabalho do operador, o fora-deestrada conta com direo hidrulica. Destaque ainda para a velocidade dos cilindros de levantamento da caamba: 25 segundos para subir e 18,5 segundos para descer.

PEQUENOS SENSORES NUM MUNDO GIGANTE!

A motorizao do super-caminho um captulo parte. O gigante da Caterpillar puxado por um motor diesel srie 3524B de 24 cilindros (dois blocos) e sistema de injeo eletrnica. Com ele, o 797B tem potncia mxima de 3.550 cavalos-fora e vai a 67 km/h o que no pouco, para um caminho de mais de 600 toneladas.

UM GIGANTE MONITORADO POR SENSORES!

O motor controlado eletronicamente via ECM (Mdulo de Controle Eletrnico), que utiliza um avanado software de administrao do motor para supervisionar, controlar e proteger a motorizao via sensores eletrnicos de diagnstico automtico. A transmisso, tambm considerada a maior a j equipar um caminho, tem sete velocidades mais a r.

TIPOS DE SENSORES:
SENSOR DE UMIDADE RELATIVA Os transmissores de Umidade Relativa e Temperatura so Indicados para monitoramentos, com preciso, de diversos tipos de ambientes .

SENSOR DE PRESSO

Aplicao: Transdutor de presso.

SENSOR DE PROXIMIDADE
Aplicao: * Sensor para Tacmetro de painel * Detector de posio

SENSOR INDUTIVO

Sonda indutiva de alta qualidade usada para medir RPM.

TERMMETRO INFRAVERMELHO COM MIRA LAZER

USADO PARA VERIFICAO DE TEMPERATURA INSTANTNEA.

SENSOR DE TEMPERATURA
um sensor ATC (Compensao de Temperatura Automtica) para obter o mximo de preciso possvel. Escala de Temperatura: 0 a 65C / 32 a 149F

SENSOR DE OXIGNIO

um medidor de oxignio .

FIM!

OBRIGADO!

Vous aimerez peut-être aussi