Vous êtes sur la page 1sur 29

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIDADE DE SANANDUVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROINDUSTRIA

Componente Curricular: Tecnologia de Produtos de Origem Animal II; Discentes: Fabiano Morello e Moacir Joo Bombarda;

Docente: Prof. Dr. Paulo Afonso Carvalho;


Janeiro/2013

Introduo

O leite materno o primeiro alimento do homem, sua nica fonte de nutrientes no momento do nascimento.
o melhor alimento natural porque contm importantes nutrientes essenciais para dieta do recm nascido.

A Organizao Mundial da Sade (OMS) preconiza:

O aleitamento materno deve ser exclusivo at os seis meses de idade, desde que o crescimento e desenvolvimento do beb estejam adequados. Depois dos seis meses, o beb j tem todo o seu sistema digestivo amadurecido para receber outro alimento alm do leite materno.

Leite em P

Em muitos casos por vrios motivos, muitos bebes no conseguem alimentar-se do leite materno, neste momento que entra o leite de vaca, industrializado e na forma de p. Pela sua praticidade de estocagem, sempre com o maior controle, pois pra cada idade do bebe, tem uma formulao diferente. O qual poder acompanh-lo pelo restante de sua vida.

Indstria

No entanto os tratamentos a que o leite submetido na indstria, podem modificar suas caractersticas nutritivas, afetando principalmente as protenas e vitaminas hidrossolveis.

Maior Vida de Prateleira

O valor nutritivo do leite em p e de outros derivados lcticos sensivelmente inferior ao do leite normal. Mas deve-se levar em conta que estes produtos apresentam maior vida de prateleira. Viabilizando ganhos econmicos no armazenamento e transporte.

O leite em p um derivado do leite natural...

Sendo uma forma moderna de consumo do mesmo, este obtido pela desidratao do leite, que pode ser integral, semidesnatado ou desnatado.

A gua (Evaporao)

o maior componente do leite in natura, com aproximadamente 87,5%. eliminada atravs de um processo que envolve operaes unitrias, evaporao e secagem por pulverizao (atomizao, nebulizao),

Pulverizao

Secagem por pulverizao (atomizao, nebulizao).

aplicada para uma evaporao mais adicional do leite

Extrato Seco:

Restando o extrato seco do leite e uma pequena quantidade de gua, cerca de 2,5% a 4,0%. A presena de gordura influencia seriamente nas dificuldades de fabricao do leite em p, devido ao perigo de oxidao e rancificao, durante o processo de armazenamento.

Solubilidade:

Um problema que ocorre com o leite em p a solubilidade do produto acabado, assim pode ocorrer adio de lecitina ao qual facilitar sua disperso em gua.

Por isso, necessrio que o leite, no decorrer do processo, no sofra modificaes profundas que impeam sua dissoluo total em gua, quando da sua reconstituio.

Definio:

Entende-se por leite em p o produto obtido por desidratao do leite de vaca integral, desnatado , semidesnatado ou parcialmente desnatado e apto para a alimentao humana, mediante processos tecnologicamente adequados.

Leite em p - Classificao
O leite ser classificado conforme seu teor de gordura. E a classificao a seguinte: Integral: contm entre 26 e 42% de gordura. Semidesnatado: possui teor de gordura entre 1,5 e 26% Desnatado: possui teor de gordura menor que 1,5%. Parcialmente desnatado: matria gorda entre 1,5 a 25,9%.

Leite em p Designao (denominao de venda)

Segundo a Portaria N. 369, de 4 de setembro de 1997, O produto dever ser designado "leite em p integral", "leite em p parcialmente desnatado" ou "leite em p desnatado". A palavra "instantneo" ser acrescentada se o produto corresponder designao. No caso de leite em p desnatado poder utilizar-se a denominao de alto, mdio, ou baixo tratamento, segundo a classificao de tratamento trmico.

O produto que apresentar um mnimo de 12% e um mximo de 14,0% de matria gorda poder, opcionalmente, ser denominado como "leite em p semi-desnatado".

Caractersticas sensoriais:

Aspecto: P uniforme sem grumos. No conter substncias estranhas macro e microscopicamente visveis.

Cor:

Uniforme, de branco ou cremoso claro (devido ao tratamento trmico). No pode haver tonalidades amareladas que acusem um produto reaquecido.

Sabor e odor:

Agradvel no ranoso, semelhante ao leite fluido, antes e a aps sua reconstituio.

Leite em p Aspectos nutritivos

O contedo em nutrientes do leite em p depende das perdas durante o processo de concentrao e as demais que se originam durante a dessecao. A composio em aminocidos das protenas permanece relativamente constante durante a dessecao e instantaneizao.

Perda de Nutrientes:

Durante o aquecimento so pequenas devido baixa umidade relativa, no exposio dos produtos a temperaturas excessivamente altas e porque a durao do processo de aquecimento no muito grande.

Relao entre as propriedades funcionais do leite em p e suas aplicaes


O leite em p um produto multifuncional que desempenha diferentes papis na enorme variedade de aplicaes para que possa ser utilizado. Por esta razo, se fabricam muitos leites em p diferentes segundo as propriedades para seu uso final.

Protenas:

As propriedades funcionais das protenas do leite em p incluem a absoro e a reteno de gua, a formao de espuma, emulsificao, solubilidade, viscosidade, geleificao e estabilidade trmica e coloidal.

Fatores que influem na qualidade do leite em p


Durante o processo de fabricao de leite em p, o produto submetido a tratamentos, tanto trmicos quanto mecnicos. No perodo de transformao do estado lquido para p, sofre diversas mudanas com relao concentrao, aparncia, consistncia, estado fsico. A qualidade final dependem do bom desempenho do equipamento em perfeitas condies, bem como de sua correta operao.

Alm destes fatores, a viscosidade, habilidade espumante e ar ocluso tambm influenciam na qualidade final do produto.

Leite em p para bezerros

Concluso

Conclui-se pelo trabalho realizado que as pessoas esto cada vez mais conscientes da importncia dos alimentos, especialmente o leite que desde o nascimento do ser humano, apresenta-se quase indissocivel de sua alimentao, pois os componentes do leite desempenham uma vasta lista de funes fisiolgicas benficas sade.

Os avanos nas tcnicas relacionadas s etapas de produo, processamento e distribuio de leite tm favorecido ainda mais o seu consumo, particularmente o de origem bovina. Essas etapas, porm, induzem a alteraes bioqumicas, fsico-qumicas, microbiolgicas, nutricionais, sensoriais e reolgicas (no comportamento mecnico), que podem comprometer a qualidade do produto final.

A melhoria na tecnologia da produo do leite em p vem permitindo responder a grande demanda do produto, j que este se faz presente como ingrediente de outros produtos, sendo totalmente vivel e, at mesmo preferido em algumas condies. Isso se tornou possvel devido instantaneizao e ao uso de embalagens de atmosfera modificada, proporcionando maior vida til ao leite integral, evitando a oxidao de gorduras e a alterao de sabor.

Referncias Bibliogrficas
FOSCHIERA, J. L. Indstria de Laticnios: Industrializao do leite, Anlises e Produo de Derivados. Porto Alegre. Suliani Editografia Ltda. 2004. ORDEZ, J. A, RODRIGUEZ M. I., LVAREZ, L. F., SANZ, M. L. G., et al. Tecnologia de Alimentos. Porto Alegre. Volume 2. Artmed Editora S.A. 2005. Leite em p CNAM. Disponvel em: < www.cnamimosa.com.pt/artigos_prof_01.asp?artigo=23&categoria= 3&tipo=3 > Acesso em 19/01/2013. Leites em p. Disponvel em: < www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/leitepo.asp > Acesso em 19/01/2013.

Nem s de leite em p vive o homem!!

Muito obrigado!

Vous aimerez peut-être aussi