Vous êtes sur la page 1sur 19

Acidente do trabalho: Responsabilidade civil do empregador, ao acidentria contra o INSS, ao regressiva do INSS em face do empregador.

FELIPE FRANA GIOVANNI MARAL GUILHERME GRANDO JOO G. WALSKI DE ALMEIDA PEDRO PANNUTI RAFAEL ZANELLA THIAGO PIEMONTEZ

Professora Dra. Thereza Cristina Gosdal

Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho.

Art. 19 da Lei 8.213/91

17.693 doenas do trabalho;

623.026 afastamentos das atividades devido incapacidade temporria (302.648 at 15 dias e 320.378 com tempos de afastamento superior a 15 dias);
13.047 incapacidade permanente;

2.496 bitos;
1 morte a cada 3,5 horas; 83 acidentes e doenas do trabalho reconhecido a cada 1 hora de jornada diria.
Fonte: Previdncia social (2009)

Ocorrendo acidente de trabalho, a comunicao deve ser feita at o 1 dia til seguinte ao da ocorrncia.
Resultando em bito, o comunicado dever ser realizado imediatamente s autoridades competentes.

Ocorrido o acidente do trabalho (abrangendo-se, tambm, as doenas ocupacionais) nota-se a existncia de trs relaes jurdicas decorrentes: Acidentado e Previdncia Social Acidentado e Empregador Previdncia Social e Empregador

Segue a teoria do risco social, ou seja, os riscos da atividade desenvolvida pelo trabalhador so transferidos sociedade, a toda a coletividade, j que esta que se beneficia com os servios prestados. Leva-se em considerao a ideia da solidariedade e da proteo social do trabalhador. Preenchidos os requisitos autorizadores da concesso do auxlio-doena acidentrio, o INSS tem o dever legal de pagar o benefcio, seja ao segurado, seja aos seus dependentes habilitados. A responsabilidade civil da Previdncia objetiva.

Em regra, a responsabilidade civil do empregador, quando se trata de acidente do trabalho, a responsabilidade subjetiva, onde se deve aferir a culpa ou o dolo do empregador. Por ser a relao havida entre empregado e empregador de natureza contratual, o acontecimento de um acidente do trabalho pode ser equiparado, por analogia, a um inadimplemento contratual. Se o empregado se acidenta, h presuno de que o patro no cumpriu com suas obrigaes contratuais, no fornecendo ao empregado um ambiente saudvel para a realizao de suas atividades e nem equipamentos que poderiam afastar, ou pelo menos diminuir, a ocorrncia de acidentes. Assim, h presuno iuris tantum de culpa, sendo do empregador o nus de demonstrar que tomou todas as cautelas para pelo menos assegurar a integridade fsica e mental de seu empregado.

H decises recentes que imputam ao empregador, independentemente da aferio da culpa no caso concreto, o dever de reparar os danos oriundos do acidente do trabalho. Porm, a teoria da responsabilidade objetiva no pode ser utilizada indistintamente, mas somente nos casos onde a prestao do labor possui riscos dentro do ambiente de trabalho ou riscos inerentes prpria funo desempenhada pelo trabalhador.

A responsabilidade civil do empregador, neste caso, sempre subjetiva. S poder o INSS ajuizar ao regressiva em face do empregador, para pleitear a restituio dos valores gastos com os benefcios concedidos ao acidentado ou a seus dependentes, se comprovar cabalmente a culpa do empregador. Justifica-se esta possibilidade de ingresso no judicirio, atravs de ao regressiva (visto que a responsabilidade do INSS face ao acidentado objetiva), sem que se configure bis in idem, porque a solidariedade social no pode acobertar condutas reprovveis por parte dos empregadores, que no fornecem condies adequadas de trabalho aos seus empregados.

Em um primeiro momento, o acidentado ou os seus dependentes fazem o pedido do benefcio previdencirio pertinente ao INSS, seja por leso temporria ou permanente, seja por incapacidade parcial ou total pro trabalho, seja por morte do trabalhador. Preenchidos os requisitos, o benefcio deve ser concedido (responsabilidade objetiva), diferentemente do que ocorre na ao de regresso, onde imprescindvel que a autarquia demonstre a culpa do empregador, visto que esse j contribui mensalmente com a previdncia. Por se tratar a ao de regresso de ao indenizatria, a competncia para julgar as causas da Justia Federal, conforme art. 109, I, da CF/88.

Nos casos de negligncia quanto s normas padro de segurana e higiene do trabalho indicados para a proteo individual e coletiva, a Previdncia Social propor ao regressiva contra os responsveis.
Art. 120 da Lei 8213/91.

A negligncia exigida caracteriza-se pela inobservncia das normas padro de segurana e higiene de trabalho, bem como pela falta de fiscalizao quanto ao cumprimento das disposies regulamentares pelos funcionrios, e em ltima anlise, pela violao do dever geral de cautela. Sendo o INSS o responsvel legal pelo pagamento dos benefcios, s merece acolhimento a pretenso de reparao dos gastos efetuados se cabalmente for demonstrada a negligncia do empregador.

EMENTA: PROCESSUAL CIVIL, CIVIL E PREVIDENCIRIO. MOLSTIA DECORRENTE DE ACIDENTE DE TRABALHO. AO REGRESSIVA DO INSS CONTRA O EMPREGADOR. ART. 120 DA LEI N 8.213/91. DEVER DO EMPREGADOR DE RESSARCIR OS VALORES DESPENDIDOS PELO INSS EM VIRTUDE DA CONCESSO DE BENEFCIO PREVIDENCIRIO. ALEGAES DE ILEGITIMIDADE ATIVA DO INSS E DE FALTA DE INTERESSE DE AGIR AFASTADAS. PRESCRIO. INOCORRNCIA. CULPA CONCORRENTE DO SEGURADO NO DEMONSTRADA. RESPONSABILIDADE DA EMPRESA QUANTO ADOO E OBSERVNCIA DAS MEDIDAS DE PROTEO SEGURANA DO TRABALHADOR. PEDIDO DE ABATIMENTO DOS VALORES PAGOS A TTULO DE SEGURO SAT. IMPROCEDNCIA. CONSTITUIO DE CAPITAL. DESCABIMENTO. HONORRIOS ADVOCATCIOS. APELOS DESPROVIDOS.

1. No h falar em imprescritibilidade da ao regressiva acidentria, sendo-lhe inaplicvel o artigo 37, 5, da Constituio Federal, uma vez que "considerando que a pretenso do INSS de regresso na condio de segurador, a lide de natureza civil, pelo que seria inaplicvel o art. 37, 5, da CF/88, j que a autarquia atua para se ressarcir de indenizao/benefcio que pagou" (AC n 0004226-49.2008.404.7201/SC, Rel. Des. Federal Marga Barth Tessler, 4 T., j. 09-02-2011, un., DJ 17-02-2011). 2. No prospera a preliminar de falta de interesse de agir da autarquia aventada pela parte r no caso. inquestionvel a existncia de interesse processual do INSS na propositura da presente demanda, visando a ressarcir-se dos valores despendidos com o pagamento do benefcio previdencirio (auxlio-doena por acidente de trabalho) no caso. 3. A preliminar de ilegitimidade ativa do INSS, aventada pelo ru, no merece guarida. A presente ao encontra previso legal expressa nos arts. 120 e 121 da Lei n 8.213/91, sendo o meio legal cabvel para a autarquia reaver os valores despendidos com a concesso de benefcio previdencirio a segurado vtima de acidente de trabalho, bastando, para tanto, a prova do pagamento do benefcio e da culpa da r pelo infortnio que gerou a concesso do amparo. 4.Demonstrada a negligncia do ru quanto adoo e fiscalizao das medidas de segurana do trabalhador, tem o INSS direito ao regressiva prevista nos arts. 120, 121 e 19, caput e 1, da Lei n 8.213/91

5. Hiptese em que o laudo pericial elaborado no caso e a prova testemunhal produzida demonstraram o descumprimento, pelo demandado, de normas de segurana no trabalho, detectando o referido laudo os seguintes problemas na execuo do labor pelos seus empregados: quadro de pessoal insuficiente; imobilirio inadequado (configurao ergonmica inadequada); condies ambientais inadequadas; falta de programa de ginstica compensatria e ausncias de pausas para recuperao. 6. Afastada a alegao quanto culpa concorrente da vtima para a ecloso da molstia, restando demonstrado na espcie que, caso existisse um ambiente de trabalho mais adequado, o mal no teria ocorrido 7. Constatada a existncia de algumas irregularidades relativas ao ambiente de trabalho do segurado, causadoras do pagamento do amparo em tela, resta inafastvel o dever de indenizao por parte do empregador ao INSS.

8. Improcede o pedido do apelante/ru de que as parcelas pagas a ttulo de seguro de acidente do trabalho - SAT sejam abatidas do montante a que foi condenado, uma vez que pacfico em nossos Tribunais o entendimento no sentido de que o fato das empresas contriburem para o custeio da Previdncia Social, mediante o recolhimento de tributos e contribuies sociais, dentre estas aquela destinada ao seguro de acidente do trabalho - SAT, no exclui sua responsabilidade nos casos de acidente de trabalho decorrentes de culpa sua, por inobservncia das normas de segurana e higiene do trabalho. 9. No se acolhe o pedido do INSS de constituio de capital para o pagamento das parcelas vincendas. Segundo o art. 475-Q do CPC, a constituio de capital somente ocorre quando a dvida for de natureza alimentar. A hiptese em tela trata de ressarcimento, isto , restituio, afastando o carter alimentar das parcelas. Alm disso, o segurado no corre o risco de ficar sem a verba alimentar, cujo pagamento de responsabilidade da autarquia. 10. Verba honorria mantida em 10% (dez por cento) do valor da condenao (parcelas vencidas at a prolao da sentena) - valor sedimentado por esta Turma para aes em que h condenao de cunho pecunirio. 11. Apelos desprovidos. (TRF4, AC 500558326.2010.404.7001, Terceira Turma, Relator p/ Acrdo Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, D.E. 08/07/2011)

Vous aimerez peut-être aussi