Vous êtes sur la page 1sur 39

Segurana em Movimentao de Cargas

O que Movimentao de Cargas?


a tcnica utilizada para iar ou transportar uma

determinada carga at seu local de montagem ou armazenagem. Pode ser feita manualmente ou com a utilizao de equipamentos: Guindastes Empilhadeiras Ponte Rolante

Tipos de equipamentos:
Guindaste sobre trilhos Guindaste sobre esteiras

Guindaste sobre rodas

Guindaste de coluna

Prtico

Ponte Rolante

Caminho Munck

Guindaste de convs

Empilhadeira

Grua

EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL


Luvas
Aventais culos de Segurana

Cinto de Segurana
Botas de Borracha Botinas

Equipamentos de Proteo Coletiva


Cones de Sinalizao
Faixa delimitadora de rea Luz de alerta

Clula de carga
Sirene de advertncia Cabo guia

ACESSRIOS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS


Cabos de Ao Olhal Ganchos Esticadores Anel Pra Anelo Sapatilha Terminais de Cabos CLIPS Travesso Eslinga Moito Correntes

Cuidados com os Equipamentos


Todos os equipamentos devem estar com os

certificados de conformidade em dia. Todos os cabos, eslingas e cintas devem estar ntegros, sem amassados, corroso, mordeduras, distoro, perda de seo, cortes, pudos etc. Todos os equipamentos devem ser armazenados corretamente, preferencialmente catalogados com controle de certificao acessvel a todos os usurios. Caso a certificao esteja vencida, os mesmos devem ser segregados para recertificao. No se deve ficar arrastando os acessrios.

Certificao de equipamentos.
A certificao de um equipamentos acontece mediante

a teste de carga realizado por empresa competente, acompanhado por profissional habilitado (tcnico ou engenheiro mecnico, inspetor de equipamentos ou surveyor de sociedade classificadora internacional). Deve ser antecedido e precedido de ensaio no destrutivo, LP, PM, US. Deve ser marcado no acessrio seu SWL por pintura, puno, plaqueta. Deve ser emitido relatrio contendo todo o escopo do teste, o mesmo deve ser assinado por todos os responsveis pela operao

Normas e Padres
As normas ABNT, assim como as normas

internacionais, exigem que todos acessrios de iamento de cargas sejam inspecionados e testados periodicamente. Essa certificao visa assegurar que esses materiais estejam em condies adequadas de uso, a fim de resguardar a segurana necessria s operaes evitando acidentes potenciais. A norma ABNT NBR ISO 4309 determina os critrios de inspeo em cabos de ao, assim como define que a execuo deste servio deve ser feita por profissional treinado e capacitado.

As normas API Spec (Specification for Pedestal Crane)

2C e API RP 2D (Operation and Maintainance for Pedestal Crane) determinam as condies de inspeo e manuteno para guindastes offshore, assim como a norma ASTM B30.5 (Mobile and Locomotive Cranes) determina condies para guindastes onshore. A norma DNV 2.22 (Standard for Certification of Lifting Appliances) determina a periodicidade e condio de inspeo e testes de cargas em olhais de iamento.

A Agncia responsvel pela proteo e segurana das

navegaes e preveno martima por embarcaes, IMO (International Maritime Organization) atravs de sua Conveno Internacional SOLAS (Safety of Life at Sea) determinam as condies de inspeo previstas para turcos, baleeiras e botes de resgate.

Novas Normas DNV


Contineres offshore

A certificao de contineres offshore pode ser realizada de acordo com os seguintes padres normativos: Padres DNV 2.7-1, 2.7-2 e 2.7-3 DNV 2.7-1 Unidades de Transporte (cestas, caixas, skids, containers, etc. DNV 2.7-2 Containers de servio. DNV 2.7-3 Unidades Mveis Offshore

Teste de carga

MEDIDAS DE SEGURANA COMPORTAMENTAL


Roteiro para estudo de levantamento e movimentao de cargas Verificar o peso da carga a ser iada Analisar a forma e as dimenses da carga Analisar a localizao da carga e dos seus acessos Analisar o local onde a carga ser descarregada

PROCEDIMENTOS SEGUROS
Deve-se verificar a capacidade e comprimento da lana

adequado para as caractersticas do trabalho. Devem-se verificar o local da movimentao e vistas de levantamento. Devem-se verificar cabos, eslingas, manilha, esticadores, balancins, cintas de nylon, correntes. Realizar completa inspeo no equipamento de elevao de carga antes de iniciar a operao de movimentao de cargas. Verificar o estado de conservao dos Acessrios.

No ultrapassar os limites de carga especificados pelo

fabricante dos equipamentos. No arrastar os acessrios de movimentao de cargas. Verificar os interruptores de limites antes de equipar a carga. Levantar a carga com algumas polegadas do piso do convs e verificar o equipamento. Nunca se posicionar abaixo (sob) cargas suspensas Usar sempre cabo guia. Emitir analise preliminar de risco e dependendo do trabalho tambm plano de rigger.

Iamento
Errado

Correto

COMO MOVIMENTAR UMA CARGA COM SEGURANA


Observar a rea de trabalho verificando os obstculos.
Observar os riscos que o ambiente oferece e

providenciar medidas de conteno. Verificar o tipo de carga e o produto. Conhecer o peso da carga. Verificar o estado de ferramentas, acessrios, equipamentos e materiais antes de realizar qualquer trabalho com movimentao de cargas.

PRINCIPAIS RISCOS ASSOCIADOS MOVIMENTAO DE CARGAS


Risco a combinao da probabilidade e consequncia

de ocorrer um evento perigoso especificado. Risco de Morte Queda dos objetos ou carga suspensa. Queda de mesmo nvel ou em altura dos operadores. Esmagamento. Agarramento ou arrastamento dos equipamentos movimentados em outros que esto fixos.

Acidentes em movimentao de carga

Vous aimerez peut-être aussi